Etrex 30 20 10 Reparar botão
Enviado: 06 Abr 2017, 02:56
Uma fraqueza tipica dos Etrex, e também de muitos outros modelos de gps outdoor da Garmin, são os botões de acionamento. Como se pode ver nas fotos eles são compostos de um pino de borracha semi rígida que é colada em uma membrana de borracha que envolve a lateral do aparelho. Essa membrana é incorporada ao "case" frontal do aparelho e nao tem como troca-la (somente a tampa frontal, caso consiga). Quando resseca, devido ao uso e fragilidade do material, o pino de borracha se descola da membrana de borracha, que se degrada ou rasga, podendo danificar o acionador na placa do gps, como mostrado em uma das fotos.
O problema pode acontecer inesperadamente, por exemplo, no meio de uma trilha na mata, como ocorreu comigo: o pino interno de borracha simplesmente se soltou, apesar da membrana externa de borracha estar intacta. Estava sozinho na mata e fora da trilha, então, por necessidade, tive que rasgar a borracha e acionar o botão interno da placa mãe com um pequeno galho. A consequencia foi que danifiquei também o micro botão de acionamento da placa
mas pelo menos encontrei o caminho que procurava (aí me dei conta da importância de um backup). Esse botão fisico também é delicado nos Etrex e se desmonta com facilidade quando o pino de borracha é pressionado fora de posiçao. Para troca-lo é necessário um cuidadoso trabalho em estação de solda, pois a parte interna do botão tem uma fina membrana plástica que derrete facilmente com o calor. Para conseguir o botão só através de alguma sucata de placa de etrex 10, 20 ou 30, pois a Garmin nao vende separadamente, infelizmente. Se mandar reparar na Garmin eles simplesmente vão trocar a placa inteira a um custo proibitivo.
No caso dos botões de borracha da carcaça, oficialmente nao tem reparo segundo a Garmin, simplesmente ela será trocada por outra carcaça frontal (front case).
O objetivo desse tópico é mostrar que é possível reparar o botão/case em muitos casos, e também prevenir esse problema aplicando um selante flexível e resistente para preencher as laterais entre o pino de borracha e o case. Dessa forma o pino de borracha ficará firmemente preso ao conjunto resolvendo o risco de ruptura da membrana de borracha e de danificar o botão da placa mãe, além do que aumenta o nivel de impermeabilização do gps. Para proteger os botões desses modelos, existe também uma membrana de borracha que envolve toda a lateral encobrindo os botões, que ajudará na preservação dos mesmo. Procure no eBay ou, se tiver sorte, no Mercado Livre.
O selante que tenho usado é o ORBI, no caso o ORBIBLACK (tem outras cores), da Orbi Quimica, um selante neutro preto, resistente a altas temperaturas, normalmente utilizado para substituir juntas de diversos tipos, é encontrada em auto-peças de automóveis. O fabricante indica 24 horas para secagem completa, mas espero pelo menos uns 3 dias. Depois de aplicado não faça nenhum movimento no botão até a secagem completa, fica perfeito, super aderente e mantém a flexibilidade. Aplique tendo o cuidado de preencher todo o espaço lateral onde fica o pino de borracha, eliminando eventuais bolhas internas de ar. Passados uns 15 minutos da secagem superficial, limpe os excessos laterais para melhorar o acabamento.
Para abrir os Etrex é necessário uma chave Torque numero 7 e outra Philips pequena para soltar a placa.
Essa solução é ideal para todos os modelos com o mesmo tipo de arquitetura, caso dos Oregons (2xx, 4xx, 5xx, 6xx, 7xx).
Seguem fotos auto-explicativas:





Quando a borracha externa foi bem danificada, o resultado estético nao é bom, mas o aparelho fica plenamente utilizavel:



O problema pode acontecer inesperadamente, por exemplo, no meio de uma trilha na mata, como ocorreu comigo: o pino interno de borracha simplesmente se soltou, apesar da membrana externa de borracha estar intacta. Estava sozinho na mata e fora da trilha, então, por necessidade, tive que rasgar a borracha e acionar o botão interno da placa mãe com um pequeno galho. A consequencia foi que danifiquei também o micro botão de acionamento da placa

No caso dos botões de borracha da carcaça, oficialmente nao tem reparo segundo a Garmin, simplesmente ela será trocada por outra carcaça frontal (front case).
O objetivo desse tópico é mostrar que é possível reparar o botão/case em muitos casos, e também prevenir esse problema aplicando um selante flexível e resistente para preencher as laterais entre o pino de borracha e o case. Dessa forma o pino de borracha ficará firmemente preso ao conjunto resolvendo o risco de ruptura da membrana de borracha e de danificar o botão da placa mãe, além do que aumenta o nivel de impermeabilização do gps. Para proteger os botões desses modelos, existe também uma membrana de borracha que envolve toda a lateral encobrindo os botões, que ajudará na preservação dos mesmo. Procure no eBay ou, se tiver sorte, no Mercado Livre.
O selante que tenho usado é o ORBI, no caso o ORBIBLACK (tem outras cores), da Orbi Quimica, um selante neutro preto, resistente a altas temperaturas, normalmente utilizado para substituir juntas de diversos tipos, é encontrada em auto-peças de automóveis. O fabricante indica 24 horas para secagem completa, mas espero pelo menos uns 3 dias. Depois de aplicado não faça nenhum movimento no botão até a secagem completa, fica perfeito, super aderente e mantém a flexibilidade. Aplique tendo o cuidado de preencher todo o espaço lateral onde fica o pino de borracha, eliminando eventuais bolhas internas de ar. Passados uns 15 minutos da secagem superficial, limpe os excessos laterais para melhorar o acabamento.
Para abrir os Etrex é necessário uma chave Torque numero 7 e outra Philips pequena para soltar a placa.
Essa solução é ideal para todos os modelos com o mesmo tipo de arquitetura, caso dos Oregons (2xx, 4xx, 5xx, 6xx, 7xx).
Seguem fotos auto-explicativas:





Quando a borracha externa foi bem danificada, o resultado estético nao é bom, mas o aparelho fica plenamente utilizavel:


