GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
sobralbruno
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mai 2010, 00:00

GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por sobralbruno »

GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Boa tarde senhores, tenho um GPS Garmin Nüvi® 2565LT, o Nuvi 2565LT tem 1,4 gigas (reais) de memoria interna.
A memoria interna so tem os arquivos originais do gps e o mapa oficial.

Tenho somente 400 megas livres. Lembrando que a cada atualização do mapa oficial ele vem maior.
Tenho um cartão SD te 8 gigas que tem os radares e o mapa tracksource.

Senhores, gostaria da ajuda de vocês, gostaria de transferir o mapa oficial para o cartão SD para aliviar a memoria interna. Não tenho condições no momento de comprar novo GPS Garmin 2014, 2015.

Observação, quero fazer essa transferência para o cartão sd e que o Garmin express reconheça o mapa e poder atualizar a cada 3 meses o mapa oficial.
Fico no aguardo de dicas e tutorial pode ser em inglês para estudo e testes.
Abrigado e aguardo a ajuda de vocês.

Att
jpgon

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por jpgon »

sobralbruno,
bom dia

Leia primeiramente este pequeno tutorial neste tópico com este link:
Pequeno tutorial para ajudar os iniciantes dos nüvi modelos 3x/4x/5x, Garmin nüvi 1XXX (e outros acima) das séries novas (2012 e 2013)
Aconselha-se copiar e colar este tutorial no PC para depois imprimir.
Tutorial no GPS Info – Dúvidas e dicas
viewtopic.php?f=210&t=1239

Blog de como alocar mapas no nüvi 30 ; 40 ; 50 e outros similares
http://leidmar.blogspot.com.br/2012/07/ ... as-do.html

veja este vídeo: [Link externo oculto para visitantes]

Quanto aos mapas suplementares, você poderá gravá-los no cartão de memória.
Basta você criar uma pasta com nome de MAP, na raiz do cartão de memoria.
Depois, grave os mapas suplementares dentro dela.
Para facilitar a identificação destes mapas, renomear cada um com um nome sugestivo, mantendo o formato e a extensão .img
Para o mapa Autoguia voce pode renomear de gmapsupp.img para AutoguiaV342.img (esta é a última versão disponibilizada)
Para o Tracksource você pode renomear de gmapsupp.img para TRC03_15.img
Avatar do usuário
sobralbruno
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mai 2010, 00:00

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por sobralbruno »

Obrigado pela resposta.

Vamos la, eu tenho o mapa vitalicio da garmin, mas o gps tem menos de 300 megas livre na memoria interna.

gostaria da ajuda de voces, é possivel transferir o mapa garmin oficial que esta na memoria interna para o cartao SD?
existe alguem que ja teve essa experiencia?
nao quero transferir tudo, pois a velocidade do barramento da memoria interna e superior da velocidade do cartao SD.

com essa transferência quero que o garmin express reconheça o mapa e continua a atualizar a cada 3 meses?

por favor, nada de tutorial para quem comprou um gps pela primeira vez... :)
jpgon

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por jpgon »

SobralBruno,
Boa tarde.

Você o mapa original gmappron.img e dois arquivos autenticadores do original que são: gmapprom.unl e gmapprom.gma
Como o mapa City Navigator South America NT 2015.40 tem 869.872 KB, e os dois arquivos autenticadores são bem menores : 1 KB e 3 KB,
seria interessante fazer um teste: copiar os três arquivos para o cartão de memória, dentro de uma pasta criada por você com o nome de Garminna raiz do cartão.
Antes de fazer isso, faça um backup completo de toda a memória interna do seu navegador, incluindo pastas e arquivos ocultos, e pastas e arquivos de sistema.
Eu até hoje não testei esta configuração em meu navegador GPS Garmin nüvi 1300.
Mas acredito que vá funcionar.
Se você tiver condições, providencie um cartão de memória Micro SDHC de 8GB class10 (Ultra) da Sandisk ou SDHC de 8GB Class10 da Kingston.
Eles são muito rápidos, pois gravam em 15 MBs e são lidos em aproximadamente 30 MBs. Suficiente para atender a demanda do processador da placa mãe do GPS
Se não funcionar, basta voltar o mapa e arquivos para a memória interna.
Só vamos saber se testarmos, ou se alguém já o fez e obteve resultados positivos ou negativos, e que possa nos informar.
No meu navegador, eu removi o mapa original USA, e o uso na pasta Garmin do cartão de memória, e os demais mapas na pasta Map.
Meu cartão é um Micro SDHC de 16GB Class10 da Sandisk
Avatar do usuário
sobralbruno
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mai 2010, 00:00

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por sobralbruno »

obrigado.

Faz sentido e ja tenho um caminho para caminhar.
agora sim.

quem tiver mais ideias, ou soluções de outros foruns gringos, e so falar.
Avatar do usuário
Henriquee G Correa
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 341
Registrado em: 13 Out 2011, 10:21

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por Henriquee G Correa »

sobralbruno,
Penso que pode haver uma divergência. Se você não tiver comprado uma versão de mapa além do que vem em seu GPS, o Garmin Nuvi 2565LT não tem atualização vitalícia para mapas, a não ser que a Garmin tenha modificado as características constantes após o número do modelo: LMT (Lifetime maps & transit), LM (Lifetime maps) e, LT (Lifetime transit). De acordo com essa classificação a atualização grátis de mapas, no caso desse aparelho, é apenas dentro de 90 dias após o registro no site da Garmin. Verifiquei no site da Garmin e realmente consta como tendo atualização vitalícia de mapas, o que pode ser uma informação enganosa. Sugiro contatar a Garmin para esclarecimentos, e, se for o caso de propaganda enganosa, exigir que lhe forneçam gratuitamente uma versão de atualização vitalícia para seu GPS, de acordo com o nosso CDC.
Editado pela última vez por Henriquee G Correa em 11 Abr 2015, 07:47, em um total de 1 vez.
Garmin 255W (USA) - Nuvi 50LM (USA) - Nuvi 3597LMT (BR)
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por Jorge+matos »

Prezado Julio,

utilizo SDHC 4 GB da Sandisk com os mapas da Cocar e TRC para o garmin 52 LM, Resolvi mudar o cartão para o SDHC 8GB ULTRA da Sandisk. Embora gravados, quando tento enxergar os mapas no GPS, só encontro o original (NT 2015- 40). Incompatibilidade ?
J.Matos
jpgon

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por jpgon »

Jorge+matos ,
Boa noite

Pode ser incompatibilidade. Meu navegador é antigo: um nüvi 1300 convertido para nüvi 1490, com alguns dos recursos deste.
Primeiramente, verifique se a formatação do cartão é FAT32. Teste o cartão de memória em seu note, com o BaseCamp.
Verifique com o programa acionado, se o mesmo lê o cartão.
Explicando melhor:
O BaseCamp tem a capacidade de reconhecer o cartão de memória onde estão gravados os mapas, como se fosse o próprio navegador GPS.
Tenho no meu note um cartão de 16GB Micro SDHC Class10 Ultra da Sandisk já formatado de fábrica em FAT32.
Criei as pastas Garmin, Map e Poi na raiz do mesmo.
Em uma destas atualizações (faz já algum tempo), automaticamente foi criada também a pasta oculta .System, e dentro dela os arquivos :
gmaptz.img
Locales.xml
TrafficProvider.xml

Copiei do navegador para dentro da pasta Garmin do cartão o arquivo GarminDevice.xml
Com isso, o BaseCamp reconhece até o serial do seu navegador, e baixa as atualizações disponíveis.
O GarminExpress quando acionado, reconhece o cartão como se fosse a própria memória interna do navegador
Tenho outro cartão igual no navegador, e os troco, pois faço as atualizações primeiramente no cartão instalado no note e depois substituo o mesmo para o navegador.
Vamos com isso verificar se o seu está funcionando
Aguardando seus testes.
Abs
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por Jorge+matos »

Bom dia Julio,

agradeço a sua atenção. Acrescento ainda, que ao gravar os mapas para o cartão, o fiz com o GPS conectado. Percebe-se que os mapas foram gravados no cartão. Agora, quando eu o insiro no GPS, não reconhece essas gravações.
Vou fazer essas verificações.
J.Matos
jpgon

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por jpgon »

Jorge+matos,
Bom dia

Eu os gravo do computador para o cartão, usando o slot para cartões.
Muito mais rápido e pratico.
Abs
Avatar do usuário
Jorge+matos
Moderador
Moderador
Mensagens: 340
Registrado em: 26 Set 2013, 00:52

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por Jorge+matos »

Julio, agradeço a sua atenção. Acredito que seja mesmo a incompatibilidade (o cartão grava os mapas, mas o GPS não reconhece). Vou tentar com a Kingston.
Abs.
J.Matos
Avatar do usuário
Henriquee G Correa
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 341
Registrado em: 13 Out 2011, 10:21

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por Henriquee G Correa »

Jorge+matos

Experimente formatar o seu cartão por meio do aplicativo SDFormatter. Procure no Google e faça o download. É o mais recomendado para formatar cartões de memória.
Garmin 255W (USA) - Nuvi 50LM (USA) - Nuvi 3597LMT (BR)
Avatar do usuário
sobralbruno
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mai 2010, 00:00

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por sobralbruno »

o topico perdeu o foco, que era para gps com memoria interna cheia...

ta certo. :)
jpgon

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por jpgon »

sobralbruno,
Boa noite

O uso dos cartões de memória nos navegadores GPS Garmin nüvi são necessários quando se tem a memória interna cheia.
O quando e como usar estes cartões também é importante.
No quesito memória cheia do navegador, ao ser feito uma atualização de mapa, o sistema informará a incapacidade de gravar os arquivos. Neste caso ele pede uma memória suplementar, abre no cartão de memória automaticamente uma pasta com o nome Garmin, e grava o mapa nesta.
No Brasil, o tamanho do mapa original é relativamente pequeno comparado ao mapa USA/Canadá e ou Europa.
A Garmin optou por fornecer navegadores com 1.76 GB reais ( teórico de 2 GB)
Nos USA e Europa os equipamentos atuais são fornecidos com 8GB teórico.
Alguns novos equipamentos fornecidos no Brasil, nos quais são inclusos os arquivos de mapa 3D e DEM, a capacidade de memória interna está sendo de 4GB.
Ocorre que estes novos mapas e seus arquivos complementares (caso do CNSA NT 2015.40 ocupa atualmente 3.67GB.
Portanto a memória interna está lotada.
Para um bom funcionamento, deveria existir 8GB de memória interna nestes equipamentos.
Esperemos que a Garmin reconheça este erro e passe a fornecer equipamentos com memória interna condizentes com os atuais mapas.
Avatar do usuário
sobralbruno
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mai 2010, 00:00

Re: GPS Garmin Nüvi® 2565LT com memoria interna cheia.

Mensagem por sobralbruno »

ento o gps ira automaticamente gravar o mapa no cartao sd?
era essa informação que eu estava buscando...
nao tutoriais para quem comprou gps ontem.
Responder