Caros,
Eu tenho um Corolla XEi 2016/2017, comprado zero km em Março de 2017 e sofro do mesmo mal: GPS com interface antiquada, de difícil utiliização e com mapas desatualizados.
Informações que me foram passadas pela concessionária CarHouse Toyota, de Porto Alegre RS:
1) A ultima atualização dos mapas do GPS foi feita em 2015 (provavelmente com base de dados de 2014...).
2) A central multimídia que a Toyota vende atualmente é a mesma que eu tenho, não houve nenhuma evolução neste sentido, desde o lançamento do modelo 2014/2015 do Corolla.
Fiquei simplesmente chocado com estas informações. Mapas com dados de 2014, não servem para muita coisa.
Eu acho que de nada adianta reclamar, seja no SAC da Toyota ou no Reclame Aqui, sem dar a devida importância ao que pode doer mais na Toyota: as vendas. Vejam bem, o principal concorrente do Corolla é o Civic, certo? Pois o Civic vem com uma central multimídia moderna, com interface Android Auto e Apple CarPlay. Ou seja, o proprietário de um Civic pode facilmente utilizar o seu celular com espelhamento na central multimídia. Enquanto isso... o Corolla tem uma central com GPS que não presta. Chocante isso!
Copiei abaixo um resumo do email que enviei ao SAC Toyota, faz poucos dias:
Boa tarde,
Sou proprietário de um Toyota Corolla XEi 2016/2017, que comprei zero km na concessionária CarHouse Toyota, de Porto Alegre RS, em Março de 2016.
O meu Corolla atualmente tem 13.400 km rodados, sendo 10.300 em viagens e o restante na minha cidade. Dentre os motivos que me fizeram optar por comprar um Corolla, destaco o conforto, desempenho e segurança que o carro me proporciona na estrada. Eu sou aposentado e faço viagens de turismo várias vezes ao ano. Em relação às características mencionadas, estou totalmente satisfeito com o meu Corolla.
Porém, há uma questão que me incomoda bastante no meu Corolla, que é a central multimídia, específicamente em relação ao GPS. Os mapas do GPS estão completamente desatualizados. Em todas as viagens que eu fiz, sem exceção, eu encontrei erros grosseiros do GPS, sempre por falta de atualização dos mapas. Por exemplo: sentido de ruas incorreto, falta de estradas que existem há alguns anos, e outros. Um exemplo típico: no dia 21/08/2017, eu estava na cidade de Imigrante RS e procurei no GPS do carro, uma rota para a cidade de Westfália. O GPS do Corolla me indicou uma rota de 38 km e fiquei desconfiado, pois era um desvio muito grande. Este trajeto pode ser feito em apenas 12 km, mas o GPS do Corolla me indicou uma rota de 38 km, porque no seu mapa não havia a estrada que liga a cidade de Imigrante à rodovia BR-453 (Rota do Sol). Este trecho de 5 km de estrada tem asfalto com pelo menos 3 ou 4 anos de uso, pelo que constatei. Eu encontrei a rota correta pelo Google Maps do celular!
Entrei em contato com a concessionária CarHouse de Porto Alegre RS, e me informaram que a central multimídia do Corolla é de 2015 e desde então os mapas não são atualizados.
A Toyota fica muito atrás de outras marcas, nesta questão do GPS, sem dúvida. Outras marcas oferecem centrais multimídias mais modernas, algumas com interface Android, que é o ideal, pois estas centrais permitem utilizar aplicativos de mapas no celular, para marcar pontos de interesse, e visualizar estes mesmos pontos no GPS do carro. Enquanto isso, a Toyota oferece uma central multimídia com um GPS de interface antiquada, de difícil utilização, e o que é o pior, com mapas desatualizados desde 2015! Ora, isto não está de maneira alguma à altura do nome e da fama da marca Toyota.
Vejam a rota que encontrei pelo Google Maps do celular:
[Link externo oculto para visitantes]
E vejam a rota que o GPS do Corola me indicou:
[Link externo oculto para visitantes]
Lamentável, não é mesmo?
Vejam a resposta evasiva da Toyota:
Boa Tarde Sr. XXXX,
Agradecemos o contato com o Serviço de Assistência ao Cliente Toyota.
Sua manifestação gerou o atendimento de nº xxxxx.
Ficamos agradecidos por nos enviar suas observações sobre nossos produtos.
No que se refere às características das versões atualmente disponíveis no Corolla, estas foram determinadas mediante pesquisas de mercado e estratégias de marketing personalizadas para o consumidor brasileiro. Contudo, temos ciência de que é preciso inovar nossas perspectivas a cada dia, para ampliar os nossos diferenciais e fidelizar ainda mais nossos clientes.
Estamos encaminhando suas observações para analise da área de de Desenvolvimento de Produto que poderá incorporar aos estudos de melhorias dos produtos atuais ou no desenvolvimento de novos produtos para o mercado brasileiro.
O Serviço de Assistência ao Cliente Toyota continua à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Atenciosamente,
Toyota do Brasil
Serviço de Assistência ao Cliente
0800 703 02 06
clientes@sac.toyota.com.br
Achei muito hilária a parte que destacada em negrito no texto acima. "Personalizada para o consumidor brasileiro" pode traduzir por "só no Brasil é que podemos vender Corolla com este GPS antiquado, em países de primeiro mundo, ninguém compraria o nosso Corolla com esta mesma central multimídia."
Por esta resposta da Toyota, e pelas respostas que eu li no Reclame Aqui, a Toyota dá a entender que está se lixando para a concorrência (leia-se Honda Civic). Totalmente equivocada este posicionamento, é óbvio. A maior parte das alterações que a Toyota fez no Corolla, que resultaram no modelo 2014/2015, foram no sentido de posicionar o Corolla junto a um público mais jovem (alvo principal do Civic). Os modelos anteriores do Corolla eram considerados pelo público brasileiro com o "carro de tiozão", "carro de coroa". Isso mudou com a evolução do Corolla, claro, mas a Toyota não percebeu que "público mais jovem" não aceita tecnologias antiquadas num carro que custa caro, muito caro!!!
Abraços,