Alertas - POI Loader - utilizando base TrackSource

Forum para POIs de Alerta para garmin
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Alertas - POI Loader - utilizando base TrackSource

Mensagem por Thundercel »

Amigos,
como a grande maioria sabe, existem sites na NET que fornecem dados para se carregar no aparelho GPS e ter nele alertas de radares, semáforos com radar, lombadas, etc.

O bem conhecido da maioria são os dados extraídos do site MapaRadar ( [Link externo oculto para visitantes] ).

Muitos que usam os dados do site maparadar se perguntam do porque os radares aparecem na tela deslocados e por vezes não alertam ao usuário.

A resposta disso encontra-se no mapa utilizado para se posicionar os radares e formar a base de dados.

A base de dados do site MapaRadar tem como referência o Google Maps e não utilizamos o Google Maps em nosso aparelho. Nele utilizamos o um dos 3 mapas do Brasil para Garmin: City Navigator (CNBr), TrackSource (TRC) ou AutoGuia.

O CNBr e o AutoGuia não estampam pontos radar plotados no mapa e por isso não podemos contar com eles para termos alertas desse tipo, mas o TrackSource orienta seus desenvolvedores a posicionar esse ponto no mapa e, consequentemente, sua base de dados é alimantada com esses pontos que são disponibilizados gratuitamente para aqueles que desejarem.

Considerando que alguns não tem muita intimidade com a NET aqui faremos um tutorial mostrando como instalar no aparelho os dados extraídos da base de dados TrackSource.

Inicialmente se faz necessário se ter instalado na máquina (PC) o programa POI Loader da Garmin. Para aqueles que não tem, esse programa informamos que esse pode ser baixado clicando [Link externo oculto para visitantes]

Estando com o POI Loader instalado no computador vamos iniciar o procedimento para carregamento dos alertas que desejamos em nosso aparelho:

1 - Inicialmente crie em seu PC uma pasta que irá receber os arquivos baixados. Nomeie a seu gosto essa pasta. Como exemplo vamos considerá-la c:/poi/

2 - Dirija-se à página de download TrackSource clicando [Link externo oculto para visitantes]

3 - Estando na página, identifique o campo Aplicativos de Uso Público e clique no ícone POIs Loader apontado na imagem abaixo.

Imagem

4 - Na próxima página, no campo Estados apontado na imagem abaixo, deixe selecionado todos os Estados se desejar extrair os dados de todo o Brasil, ou selecione o Estado desejado.
Escollhida a opção clique em Seleciona Estado

Imagem

5 - Tendo selecionado a Região passaremos a configurar o restante do arquivo que desejamos. Para isso vamos observar a imagem abaixo e os comentários logo a seguir:

Imagem

a - no primeiro campo devemos selecionar o tipo de dados que queremos. No exemplo selecionamos "Radar, controlador de velocidade".

b - clicamos logo ao lado em "Selecionar".

c - No campo "Valor Desejado para distância genérica" será apresentado a distância de 150 mts que por experiência consideramos razoável para o alerta antecipado, porém quem desejar aumentar, ou diminuir, essa distância basta substituir os 150 ali pelo valor em metros desejado.

d - deixei em branco o campo da String.

e - clique no ícone "Busca POis".

6 - Tendo clicado no ícone "Busca POis" aparecerá a última tela de configuração como mostrado na imagem abaixo:

Imagem

Como usaremos o POI Loader para carregar o arquivo no aparelho, vamos nos prender tão somente ao campo correspondente a POI Loader.
Nesse campo existem 3 opções de modelo alarme com sua descrição.
Até aonde eu saiba a linha NUVI aceita MP3.

Clique na opção desejada que será conduzido ao download do arquivo ZIP.

7 - Descompacte o arquivo zip baixado na pasta criada no PC, no início do procedimento. No nosso exemplo c:/poi/

Estando com o arquivo descompactado na máquina (PC), execute o carregamento dos arquivos no GPS utilizando o programa POI Loader da Garmin comentado no início.

Procedimento:

1 - Conecte seu aparelho GPS na porta UBB do PC e aguarde o seu reconhecimento pelo PC.

2 - abra o programa POI Loader e clique no "Avançar" como apontado na imagem abaixo.

Imagem

3 - Deixe marcado "Garmin Device" e clique no "Avançar" como apontado na imagem abaixo.

Imagem

4 - aguarde o programa reconhecer seu GPS com o surgumento dos dados dele no campo "Device" e clique no "Avançar".

Imagem

5 - ATENÇÃO!
Na próxima tela escolha a opção "Install new custom POI´s onto your device" se desejar carregar novos POI,s. Se já tiver carregado POI´s radares em vez anterior recomendamos, para não existir duplicidade, que escolha a opção "Remove all previously installed custom POI´s from your device".
Essa escolha desinstalará todos os POI´s carregados anteriormente no aparelho.
Se optar pela desinstalação, ao final do Processo deverá reabrir o POI Loader e proceder novamente com a configuração de carregamento de POI´s.

Tendo optado por uma das duas opções clique em "Avançar"

Imagem

6 - clique no ícone "Browse" e direcione para a pasta onde descompactou o arquivo ZIP baixado do TrackSource. No nosso exemplo c:/poi/
Esse caminho, após selecionado, deve surgir no campo correspondente.
Não modifique mais nada na tela e clique em "Avançar"

Imagem

7 - Aguarde o carregamento dos dados no GPS com a consequente tela de finalização abaixo. Após isso clique no "concluir".

Imagem

NOTA

Entenda que foram carregados somente os dados de radar no aparelho. Se desejar carregar outros dados, como "Lombadas", por exemplo, O procedimento deve ser repetido baixando os dados de "Área de Perigo, Quebra-Mola, Lombada, Mata Burro" do site TrackSource.

Esse procedimento pode ser feito logo no início de desejar, baixando todos os arquivos desejados e descompactando-os na mesma pasta criada no início ( c:/poi/ ). O POI Loader carregará a todos juntos.

Imagem
Editado pela última vez por Thundercel em 09 Ago 2015, 21:25, em um total de 9 vezes.
Razão: Atualizado link do POI Loader para versão 2.7.1
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Costelinha10
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 75
Registrado em: 12 Jan 2009, 23:00

Mensagem por Costelinha10 »

Boa tarde!!!

Para GPS da inforscape que utiliza windows Ce 5 qual o procedimento?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Costelinha,
esse procediemtno é aplicável a Garmin.
Se se Infoscap está tamb´m rodando o navegador Garmin Mobile XT então seria aplicado a ele.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Costelinha10
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 75
Registrado em: 12 Jan 2009, 23:00

Mensagem por Costelinha10 »

neste caso seria simplismente descompactar os arquivo e coloca-lo do sd?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Não!
Seria utilizar o POILoader para carregar os arquivos no SdCard onde está o Garmin Mobile XT.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Costelinha10
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 75
Registrado em: 12 Jan 2009, 23:00

Mensagem por Costelinha10 »

Em breve estarei dando um retorno.

Obrigado
Avatar do usuário
mjung2008
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Ago 2009, 00:00

poi.gpi

Mensagem por mjung2008 »

Em qual diretorio o PoiLoader grava o poi.gpi?
Ou melhor, e qual diretório o Garmin reconhece este arquivo?

Grato
Fraternais Saudações
HTC Touch Cruise WM6 - iGo8.3 - Gurjon 6.9p
Porto Alegre - RS - Brasil
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

O POILoader carrega um arquivo poi.gpi no diretório poi.

Esse diretório tem o seguinte caminho:

/ Garmin / poi /

Se porventura não exisitr o diretório poi o POILoader o cria automáticamente quando do carregamento dos alarmes.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Costelinha10
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 75
Registrado em: 12 Jan 2009, 23:00

Mensagem por Costelinha10 »

Olá!!!

Fiz conforme o tutorial, porém gostaria de fazer não apenas o carregamento de radares mais de outros pois, como por exemplo de farmácia... enfim, e ao fazer o procedimento de carregamento de radares observei como esperado, ou seja, passou a existir uma pasta poi na pasta garmim, porém quando refiz observei que o arquivo foi substituido o arquivo .gpx. Esta correto?
É isto mesmo que ocorre?
Os radares anteriormente carregador é perdido?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Costelinha,
o programa POILoader da Garmin tem duas opções. Uma de retirar os POIs carregados anteriormente e outra de carregar novos POIs.
O carregamento de novos POIs, até aonde eu saiba, não apaga os POIs carregados anteriormente.

Se deseja você, além de carregar radares, carregar também farmácias, espero que saiba que terá alarme de farmácia sempre que se aproximar de uma. Imagine circulando por uma área onde existam muitas farmácias.

Particularmente carrego meu GPS com 3 tipos de alarmes, a saber:
1 - área de perigo (lombadas)
2 - polícia rodoviária
3 - radares

Se deseja mais de um tipo de alarme descompacte os arquivos de alarme baixados em uma unica pasta e direcione o POILoader para essa pasta que ele se encarrega de juntar tudo em um unico arquivo.
Editado pela última vez por Thundercel em 10 Ago 2009, 20:57, em um total de 1 vez.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Costelinha10
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 75
Registrado em: 12 Jan 2009, 23:00

Mensagem por Costelinha10 »

Olá Thundercel!!!!

Obrigado pela dica pois, ao descompactar os arquivo com os pois de interesse esta colocando em pasta diferente. Agora farei corretamente.

Valeuuuuuuuuuuuuuuu
Avatar do usuário
Pedroluthier
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Ago 2009, 00:00

Mensagem por Pedroluthier »

Olá Thundercel,
Existe algum procedimento parecido para os aparelhos Foston-fs430 ?
Obrigado
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

Amigo

Para este procedimento para o foston voce teria que primeiro desbloquear (ter acesso ao windows) instalar algum desbloqueador em nosso forum existe alguns nesta categoria
Apos feito o desbloqueio tera que instalar o garmin com o procedimento tambem com um tutorial que temos passo a passo
Assim que for feito comsucesso eo garmin estiver sendo usado 100% voce podera fazer o procedimento deste tutorial lembrando este procedimento e somente para o navegador da garmin

Abraços
Avatar do usuário
passarinho
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Dez 2009, 23:00

Re: Alerta Radar e Lombada - TrackSource

Mensagem por passarinho »

Amigo sensacional este tutorial entendi quase tudo so tenho uma duvida neste tópico numero 5. Se eu optar pela primeira opção e houver duplicidade , o que ocorre, prejudica?
E se eu optar pela segunda opção e desistalar tudo e instalar somente os novos pontos eu tenho no final de tudo proceder novamente com a configuração de carregamento de poi’s , não entendi o que o amigo esta falando, pode ser mais claro, por gentileza

Exemplo para se localizar no que estou falando



Amigos, 5 - ATENÇÃO!
Na próxima tela escolha a opção "Install new custom POI´s onto your device" se desejar carregar novos POI,s. Se já tiver carregado POI´s radares em vez anterior recomendamos, para não existir duplicidade, que escolha a opção "Remove all previously installed custom POI´s from your device.
Essa escolha desinstalará todos os POI´s carregados anteriormente no aparelho.
Se optar pela desinstalação, ao final do Processo deverá reabrir o POI Loader e proceder novamente com a configuração de carregamento de POI´s.

Tendo optado por uma das duas opções clique em "Avançar"

Outra duvida é quanto aos pois eu como o senhor sugeriu baixei os radares, pontos de lombada e policia rodoviária, pergunto quando enviar para o gps ele consegue mandar os três mesmo havendo duplicidade de arquivos
Eu vizualizei data e sos.exe com duplicidade
Quando eu extraio os arquivos dentro da pasta POI ele diz que já existe os arquivos data e sos.exe e pergunta se quero substitui-los, o que respondo?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

passarinho escreveu:Amigo sensacional este tutorial entendi quase tudo so tenho uma duvida neste tópico numero 5. Se eu optar pela primeira opção e houver duplicidade , o que ocorre, prejudica?
E se eu optar pela segunda opção e desistalar tudo e instalar somente os novos pontos eu tenho no final de tudo proceder novamente com a configuração de carregamento de poi’s , não entendi o que o amigo esta falando, pode ser mais claro, por gentileza
Amigo,
teóricamente não deveria existir duplicidade uma vez que o POI Loader carregaria um novo arquivo poi.gpi sobescrevendo o existente no GPS, porém existem relatos que em alguns modelos de GPS essa sobescrição não ocorre e os POIs acabam ficando duplicados.
Nessa situação o problema é a sobrecarga de POis duplicados emperrando, ou dificultando o processamento.
Outra duvida é quanto aos pois eu como o senhor sugeriu baixei os radares, pontos de lombada e policia rodoviária, pergunto quando enviar para o gps ele consegue mandar os três mesmo havendo duplicidade de arquivos
Para o POI Loader não importa quantos e quais arquivos estão na pasta de carregamento. Ele pega todos e compila em um unico arquivo poi.gpi.
No seu caso o POI Loader pegará as informações contidas nos 3 arquivos GPX ( radares, lombadas e polícia) e juntar´, as 3 compiladas em um unico arquivo poi.gpi
Eu vizualizei data e sos.exe com duplicidade
Quando eu extraio os arquivos dentro da pasta POI ele diz que já existe os arquivos data e sos.exe e pergunta se quero substitui-los, o que respondo?
Confesso que não entendi já que no PC não se consegue manter dentro de uma mesma pasta, pastas e/ou arquivos de mesmo nome.

Como conseguiu você ter duas pastas Data e um arquivo sox.exe com mesmo nome dentro da mesma pasta?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder