Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Avatar do usuário
Coiotte
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 66
Registrado em: 09 Fev 2011, 23:00

Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por Coiotte »

Abaixo algumas perguntas e respostas sobre atualização de mapas nos navegadores iGO8


Navegador IGO8.3

P- O que é atualização de um mapa no GPS com navegador iGO8.3?
R- Atualização de um mapa consiste em substituir o mapa existente no GPS, por um outro mais novo.

P- Como sei se o meu GPS que tem o navegador iGO8.3, precisa desta atualização?
R- O primeiro passo é descobrir qual a versão está instalada no GPS, para se saber isto deve-se entrar em Menu depois em Opções depois em Sobre e finalmente em Mapas, aparecerão duas barras, uma Basemap xxxx e outra Brazil xxxx, anotar a data que está na barra Brazil no formato aaaa/mm/dd, se esta data for igual ou superior a data do mapa que se pretende instalar, não há necessidade de atualização.


Navegador iGO8.4 Amigo

P- O que é atualizar um mapa no GPS com navegador iGO8.4 Amigo?
R- Atualizar um mapa consiste em substituir o mapa existente no GPS, por um outro mais novo.

Como sei se o meu GPS que tem o navegador iGO8.4 Amigo, precisa desta atualização?
R- O primeiro passo é descobrir qual a versão está instalada no GPS, para se saber isto deve-se entrar em Menu depois em Ferramentas em Conteúdo e finalmente em Mapas, aparecerão duas barras, uma Brasil xxxx, e outra Mapa base xxxx, anotar a data que está na barra Brasil no formato aaaa/mm/dd, se esta data for igual ou superior a data do mapa que se pretende instalar, não há necessidade de atualização.

Navegador iGO8.5 Primo

P- O que é atualizar um mapa no GPS com navegador iGO8.5 Primo?
R- Atualizar um mapa consiste em substituir o mapa existente no GPS, por um outro mais novo.

Como sei se o meu GPS que tem o navegador iGO8.5 Primo, precisa desta atualização?
R- O primeiro passo é descobrir qual a versão está instalada no GPS, para se saber isto deve-se entrar em Mais depois em Ajuda depois em Mais em Conteúdo e finalmente em Mapas, aparecerão duas barras, uma Brasil xxxx, e outra Mapa base xxxx, anotar a data que está na barra Brasil no formato aaaa/mm/dd, se esta data for igual ou superior a data do mapa que se pretende instalar, não há necessidade de atualização.

Válido para todos os navegadores da família iGO

P- Posso colocar qualquer mapa no meu GPS?
R- Não, a priori só se pode colocar nos navegadores iGO mapas com a terminação .fbl

P- Posso usar qualquer mapa da família iGO, no meu GPS que usa o navegador iGOxxxx?
R- Sim os mapas dos navegadores iGO, 8, Primo e Amigo são iguais, podendo ser usados indistintamente em qualquer navegador da família iGO.

P- Se eu não gostar do novo mapa, posso voltar o mapa antigo?
R- Sim, basta substituir o mapa novo pelo antigo, e pronto.

P- Ouvi dizer que existem dois mapas diferentes o TA da Tele Atlas e o NT da Navteq, qual deles devo instalar no meu GPS?
R- A princípio são mapas iguais, mas dependendo da região existem muitas diferenças na cartografia, é interessante testar os dois e escolher o que melhor se adaptar às necessidades.

P- Se eu atualizar o mapa do GPS, preciso atualizar o navegador também?
R- Não, são duas coisas distintas o mapa é apenas um item dentro do navegador.

P- Tenho vária rotas gravadas no meu GPS, se eu trocar o mapa perco estas rotas?
R- Não, a troca do mapa não altera as rotas, as rotas estão guardadas na pasta Save/Routes.

P- Se eu trocar o mapa perco os POIs?
R- Não, o mapa não interfere nos POIs.

P- Existe a possibilidade de um novo mapa causar danos no meu GPS?
R- Não, de maneira nenhuma o troca de mapas não causa danos ao GPS.

P- Posso ter dois mapas no meu GPS, e usar um o outro quando eu quiser?
R- Sim, é possível ter dois ou mais mapas instalados no mesmo GPS, e altera-los indistintamente usando o MapChanger, mas isto implica em várias alterações no navegador.

P- Como faço para colocar o novo mapa no meu GPS?
R- A colocação do novo mapa no GPS é bastante simples, mas exige alguns cuidados a saber: inicialmente e preciso conectar o GPS ao computador, o que normalmente é feito através de uma porta USB (Universal Serial Buss) e antes de mais nada deve-se fazer uma cópia de todos os dados do GPS para algum lugar dentro do computador, criar uma nova pasta com um nome que possa ser identificado com facilidade por ex.... Meu GPS, criada a nova pasta, verificar se a opção de mostrar arquivos ocultos está habilitada no computador, antes de efetuar a cópia observar que alguns GPS tem dois diretórios ou seja duas pastas distintas o que são facilmente identificáveis ao instalar o GPS na porta USB, e se por ventura aparecerem dois novos dispositivos no Meu Computador o GPS tem duas pastas, neste caso deve- se criar duas sub-pastas dentro da primeira e depois copiar os dados do GPS separadamente para cada uma das novas sub-pastas, (se tiver dificuldade ou se sentir inseguro quanto a este procedimento solicitar ajuda a alguém mais experiente)
Em seguida pode-se copiar o novo mapa para o GPS, com o auxilio do Windows Explorer localize a pasta Content e dentro dela a pasta Map localizar o novo mapa dentro do computador e arrastar ou copiar para dentro da pasta Map na pasta Content do GPS, desconectar o GPS do PC e efetuar os testes.

Obs.. Cabe aqui lembrar que alguns GPS’s tem o mapa vínculado a uma licença, onde o navegador não reconhece um outro mapa mesmo que igual, nestes casos para a atualização do mapa também se faz necessário a troca do navegador, este processo também é conhecido como desbloqueio do GPS


Coiotte
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por magnumsoft »

Olá Coiotte

Parabéns pelo belo trabalho... Em poucas palavras, você conseguiu resumir a maioria das perguntas e respostas que são primordiais em uma atualização.
Com certeza irá ajudar muita gente.

Abraços.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Avatar do usuário
Coiotte
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 66
Registrado em: 09 Fev 2011, 23:00

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por Coiotte »

Grande Magnunsoft,

além de bom companheiro, você é um gentleman, obrigado!!!

Coiotte
Avatar do usuário
MGermano1956
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Dez 2010, 23:00

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por MGermano1956 »

Prezado Coiotte,
Qual a diferença entre os mapas iGO My Way, iGO Primo e iGO Amigo?
Cordialmente,
MGermano1956
Avatar do usuário
Coiotte
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 66
Registrado em: 09 Fev 2011, 23:00

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por Coiotte »

Bom dia, mgermano1956.

Nenhuma o mapa usado no iGO8.3 My Way é exatamente o mesmo que é usado nos iGO's Amigo e Primo, ou vice-versa.

Coiotte
Avatar do usuário
MGermano1956
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Dez 2010, 23:00

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por MGermano1956 »

Coiotte escreveu:Bom dia, mgermano1956.

Nenhuma o mapa usado no iGO8.3 My Way é exatamente o mesmo que é usado nos iGO's Amigo e Primo, ou vice-versa.

Coiotte
Uai!? Então por que essa diferença de nomes? Há alguma explicação do fabricante?
(Muito obrigado pela resposta e por sua atenção!)
Avatar do usuário
cleiton-s-a
Moderador
Moderador
Mensagens: 730
Registrado em: 12 Dez 2008, 23:00

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por cleiton-s-a »

Boa tarde caro amigo MGermano1956!

Na verdade iGO8 (ou My Way) - iGO Amigo ou iGO Primo, são exatamente o mesmo software, inclusive com a mesma "inteligência" de navegação e roteamento, apenas com uma "interface" diferente, tanto que usam os mesmos bancos de dados como mapas, radares e POI's (Pontos de Interesse).

A unica diferença é que nessas interfaces diferentes do iGO Amigo e do iGO Primo, tem algumas aplicações adicionais como: jogos, MP3 Players, visualizadores de imagens, calculadoras, conversores de unidades, etc, porém estas mesmas funcionalidades podem ser acrescidas ao iGO8 através das várias "skins" disponíveis no mercado: Gurjon - diMka - Riks - etc...

Como pode observar, não há nenhuma utilidade "prática" em nenhuma das "novas" versões do iGO além da estética, pois não há uma otimização nas rotas, não há um ganho na força ou na velocidade da sincronização de dados do sinal dos satélites, não há nenhuma mudança em relação a inteligência de roteamento e principalmente o fator mais importante...não há diferença alguma nos mapas! :lol:

Portanto se você tem um GPS com processador com velocidade inferior a 400mHz, memória virtual RAM inferior a 64MB e uma versão de Windows CE anterior ao build 5.0014, é melhor nem perder tempo tentando rodar estas versões mais "pesadas", pois a única diferença que notará é que seu GPS ir´pa ficar muito mais lento, pois "graficamente" estas versões são muito mais pesados e por isso exigirão muito mais processamento do seu GPS.

Se este é o seu caso, fique com o bom e velho iGO8, com mapas e radares atualizados, bem configurado, sem TTS, skins ou carrinhos, pois estes também só servem para carregar ainda mais o programa, que o senhor terá o seu GPS funcionando perfeitamente para aquilo que ele foi criado...uma navegação precisa e eficiente.

Espero que possa tê-lo ajudado.

Um grande abraço!

Cleiton Gomes
Moderador GPSInfo & Desenvolvedor da Interface E.V.A.
Imagem
(((GPS Super User)))
cleiton.s.a@gmail.com
viewtopic.php?f=143&t=302
OrbiterNV43BWCE5.0+SD16GB+EVA+RoadstarRS675WCE5.00.14+SD8GB+EVAHD+GalaxyS2
GT-9100+Android2.3.5ROMKI3+SD32GB+iGOMyWay8.4.2.139242+Sygic11.2.0+NDrive10.1.15
Avatar do usuário
MGermano1956
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Dez 2010, 23:00

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por MGermano1956 »

Muito obrigado! Ajudou muito!
Apesar de procurar há tempos uma resposta para essa dúvida, foi a primeira vez que encontrei uma orientação cristalina e didática a respeito do tema.
Realmente não tenho necessidade de nenhum aplicativo adicional. Quero meu GPS unicamente para navegar pelas cidades e estradas sem susto.
Agora fico feliz e tranquilo com meu bom e velho iGO 8!
Mais uma vez, muito obrigado pela gentileza do ensinamento. Valeu demais!
:D
Hiltonmc
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Jun 2011, 00:00

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por Hiltonmc »

Prezados Coiotte e Cleiton-s-a

Os textos de vocês dois estão de parabéns.
cleiton-s-a escreveu:Boa tarde caro amigo MGermano1956!

Na verdade iGO8 (ou My Way) - iGO Amigo ou iGO Primo, são exatamente o mesmo software, inclusive com a mesma "inteligência" de navegação e roteamento, apenas com uma "interface" diferente, tanto que usam os mesmos bancos de dados como mapas, radares e POI's (Pontos de Interesse).

A unica diferença é que nessas interfaces diferentes do iGO Amigo e do iGO Primo, tem algumas aplicações adicionais como: jogos, MP3 Players, visualizadores de imagens, calculadoras, conversores de unidades, etc, porém estas mesmas funcionalidades podem ser acrescidas ao iGO8 através das várias "skins" disponíveis no mercado: Gurjon - diMka - Riks - etc...

Como pode observar, não há nenhuma utilidade "prática" em nenhuma das "novas" versões do iGO além da estética, pois não há uma otimização nas rotas, não há um ganho na força ou na velocidade da sincronização de dados do sinal dos satélites, não há nenhuma mudança em relação a inteligência de roteamento e principalmente o fator mais importante...não há diferença alguma nos mapas! :lol:

Portanto se você tem um GPS com processador com velocidade inferior a 400mHz, memória virtual RAM inferior a 64MB e uma versão de Windows CE anterior ao build 5.0014, é melhor nem perder tempo tentando rodar estas versões mais "pesadas", pois a única diferença que notará é que seu GPS ir´pa ficar muito mais lento, pois "graficamente" estas versões são muito mais pesados e por isso exigirão muito mais processamento do seu GPS.

Se este é o seu caso, fique com o bom e velho iGO8, com mapas e radares atualizados, bem configurado, sem TTS, skins ou carrinhos, pois estes também só servem para carregar ainda mais o programa, que o senhor terá o seu GPS funcionando perfeitamente para aquilo que ele foi criado...uma navegação precisa e eficiente.

Espero que possa tê-lo ajudado.

Um grande abraço!

Cleiton Gomes
Moderador GPSInfo & Desenvolvedor da Interface E.V.A.
Imagem
Coiotte escreveu:Abaixo algumas perguntas e respostas sobre atualização de mapas nos navegadores iGO8


Navegador IGO8.3

P- O que é atualização de um mapa no GPS com navegador iGO8.3?
R- Atualização de um mapa consiste em substituir o mapa existente no GPS, por um outro mais novo.

P- Como sei se o meu GPS que tem o navegador iGO8.3, precisa desta atualização?
R- O primeiro passo é descobrir qual a versão está instalada no GPS, para se saber isto deve-se entrar em Menu depois em Opções depois em Sobre e finalmente em Mapas, aparecerão duas barras, uma Basemap xxxx e outra Brazil xxxx, anotar a data que está na barra Brazil no formato aaaa/mm/dd, se esta data for igual ou superior a data do mapa que se pretende instalar, não há necessidade de atualização.


Navegador iGO8.4 Amigo

P- O que é atualizar um mapa no GPS com navegador iGO8.4 Amigo?
R- Atualizar um mapa consiste em substituir o mapa existente no GPS, por um outro mais novo.

Como sei se o meu GPS que tem o navegador iGO8.4 Amigo, precisa desta atualização?
R- O primeiro passo é descobrir qual a versão está instalada no GPS, para se saber isto deve-se entrar em Menu depois em Ferramentas em Conteúdo e finalmente em Mapas, aparecerão duas barras, uma Brasil xxxx, e outra Mapa base xxxx, anotar a data que está na barra Brasil no formato aaaa/mm/dd, se esta data for igual ou superior a data do mapa que se pretende instalar, não há necessidade de atualização.

Navegador iGO8.5 Primo

P- O que é atualizar um mapa no GPS com navegador iGO8.5 Primo?
R- Atualizar um mapa consiste em substituir o mapa existente no GPS, por um outro mais novo.

Como sei se o meu GPS que tem o navegador iGO8.5 Primo, precisa desta atualização?
R- O primeiro passo é descobrir qual a versão está instalada no GPS, para se saber isto deve-se entrar em Mais depois em Ajuda depois em Mais em Conteúdo e finalmente em Mapas, aparecerão duas barras, uma Brasil xxxx, e outra Mapa base xxxx, anotar a data que está na barra Brasil no formato aaaa/mm/dd, se esta data for igual ou superior a data do mapa que se pretende instalar, não há necessidade de atualização.

Válido para todos os navegadores da família iGO

P- Posso colocar qualquer mapa no meu GPS?
R- Não, a priori só se pode colocar nos navegadores iGO mapas com a terminação .fbl

P- Posso usar qualquer mapa da família iGO, no meu GPS que usa o navegador iGOxxxx?
R- Sim os mapas dos navegadores iGO, 8, Primo e Amigo são iguais, podendo ser usados indistintamente em qualquer navegador da família iGO.

P- Se eu não gostar do novo mapa, posso voltar o mapa antigo?
R- Sim, basta substituir o mapa novo pelo antigo, e pronto.

P- Ouvi dizer que existem dois mapas diferentes o TA da Tele Atlas e o NT da Navteq, qual deles devo instalar no meu GPS?
R- A princípio são mapas iguais, mas dependendo da região existem muitas diferenças na cartografia, é interessante testar os dois e escolher o que melhor se adaptar às necessidades.

P- Se eu atualizar o mapa do GPS, preciso atualizar o navegador também?
R- Não, são duas coisas distintas o mapa é apenas um item dentro do navegador.

P- Tenho vária rotas gravadas no meu GPS, se eu trocar o mapa perco estas rotas?
R- Não, a troca do mapa não altera as rotas, as rotas estão guardadas na pasta Save/Routes.

P- Se eu trocar o mapa perco os POIs?
R- Não, o mapa não interfere nos POIs.

P- Existe a possibilidade de um novo mapa causar danos no meu GPS?
R- Não, de maneira nenhuma o troca de mapas não causa danos ao GPS.

P- Posso ter dois mapas no meu GPS, e usar um o outro quando eu quiser?
R- Sim, é possível ter dois ou mais mapas instalados no mesmo GPS, e altera-los indistintamente usando o MapChanger, mas isto implica em várias alterações no navegador.

P- Como faço para colocar o novo mapa no meu GPS?
R- A colocação do novo mapa no GPS é bastante simples, mas exige alguns cuidados a saber: inicialmente e preciso conectar o GPS ao computador, o que normalmente é feito através de uma porta USB (Universal Serial Buss) e antes de mais nada deve-se fazer uma cópia de todos os dados do GPS para algum lugar dentro do computador, criar uma nova pasta com um nome que possa ser identificado com facilidade por ex.... Meu GPS, criada a nova pasta, verificar se a opção de mostrar arquivos ocultos está habilitada no computador, antes de efetuar a cópia observar que alguns GPS tem dois diretórios ou seja duas pastas distintas o que são facilmente identificáveis ao instalar o GPS na porta USB, e se por ventura aparecerem dois novos dispositivos no Meu Computador o GPS tem duas pastas, neste caso deve- se criar duas sub-pastas dentro da primeira e depois copiar os dados do GPS separadamente para cada uma das novas sub-pastas, (se tiver dificuldade ou se sentir inseguro quanto a este procedimento solicitar ajuda a alguém mais experiente)
Em seguida pode-se copiar o novo mapa para o GPS, com o auxilio do Windows Explorer localize a pasta Content e dentro dela a pasta Map localizar o novo mapa dentro do computador e arrastar ou copiar para dentro da pasta Map na pasta Content do GPS, desconectar o GPS do PC e efetuar os testes.

Obs.. Cabe aqui lembrar que alguns GPS’s tem o mapa vínculado a uma licença, onde o navegador não reconhece um outro mapa mesmo que igual, nestes casos para a atualização do mapa também se faz necessário a troca do navegador, este processo também é conhecido como desbloqueio do GPS


Coiotte
Com este dois textos, eu finalmente consegui fazer funcionar o IGO no meu velho e lento HP RX5710. Estou satisfeitíssimo.

O problema de resolução, em que a tela era invertida, foi resolvido. Também depois que ele detectava o receptor GPS e achava os satélites, depois de um certo tempo (1 minuto), apesar dos satélites estarem aparecendo ele perdia a conexão com o receptor de GPS e ficava dando uma mensagem "Detectando o receptor GPS...". Esta mensagem levava até 20 segundos para desaparecer, o que era suficiente para eu me "perder".

Este último problema é erroneamente comentado nos fóruns da Internet, na verdade não são os satélites que desaparecem, e sim ocorre uma perda de comunicação entre o software IGO e o receptor de GPS. Devido ao software estar muito pesado.

Ou seja, eu usei o IGO 8.3.5 Light. Sem carrinhos, sem TTS, sem elevação topográfica (Brasil.DEM). Bastante enxuto. Apenas a voz da Gabriela.

Obrigado

Hiltonmc
fagsvm
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Jul 2011, 13:18

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por fagsvm »

e onde eu acho essas atualizações ?? meu gps apontador com software IGO8 tem muitas estradas que estao muito desatualizadas.....
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por magnumsoft »

Boa tarde fagsvm

Temos todos os mapas e navegadores originais para venda em nossa loja, ou se preferir podemos instalar para você remotamente (via internet).
Caso haja interesse entre em contato comigo por MP (Mensagem Particular aqui do Fórum).
Abraços.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Pabllo Roberto
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jan 2012, 21:03

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por Pabllo Roberto »

Como podem perceber, sou noob aqui no forúm e ainda não me habituei, porem lendo aqui, gostaria que alguma alma bondosa me informasse qual o problema que tenho, vejam bem: comprei um "GPS FOSTON FS-783 DVC" que já veio com o IGO 8, porem noto que em muitos lugares (cidades, rodovias,...)o ponteiro (a setinha) fica fora do local que era pra estar, ex.: se estou em uma rodovia, a seta fica como se eu estivesse no mato, porque isso acontece?????? se eu atualizar para o 8.3 concerta isso?????
Avatar do usuário
cleiton-s-a
Moderador
Moderador
Mensagens: 730
Registrado em: 12 Dez 2008, 23:00

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por cleiton-s-a »

Boa noite caro amigo Pabllo!

Primeiramente gostaria de lhe dar as boas vindas ao Fórum GPSInfo!

Quanto à sua dúvida ressalto que a atualização do GPS é tão essencial quanto abastecer ou trocar os pneus do seu carro periodicamente.

Veja que o maior erro que 99% dos novos donos de GPS cometem é fazerem o seguinte comentário: "Eu não preciso atualizar, meu GPS é novo!"

Ledo engano!

Veja que o GPS vai vir na caixa, lacrado com o mapa instalado mais recente até o dia em que ele foi fabricado e embalado, logo entre ele ser negociado e vendido pelo fabricante, transportado, estocado, distribuído entre suas filiais pelo lojista + o tempo de prateleira, até que finalmente chegue às mãos do consumidor final, leva-se de 6 meses a 2 anos, por isso é muito comum comprar HOJE um aparelho com mapas de novembro de 2009 ou março de 2010!!! 8O

Durante 1 ano, saem pelo menos 2 atualizações do software iGO8 (a mais recente é a 8.3.5 de 27/05/11 e é responsável pela inteligência de navegação, com rotas mais eficientes a cada nova versão) e pelo menos de 3 a 4 atualizações de mapas (com mais cidades, novas ruas, mãos de direção e velocidades das vias corrigidas, etc) e apesar de não serem obrigatórias, é indicado que se faça pelo menos de 1 a 2 atualizações por ano (1 a cada 6 meses), caso contrário os mapas do GPS ficarão totalmente desatualizados e seus bancos de dados de radares e pontos de interesse (POI's= restaurantes, hotéis, bancos, oficinas mecânicas, postos de gasolina, shoppings, parques, etc), ficarão completamente obsoletos, causando mais prejuízos do que auxiliando o motorista pelos seus trajetos.

Já pensou em rodar 1 hora a mais e perder aquele voo, chegar atrasado naquela reunião importante ou pior ainda, fazer uma curva a direita e dar de frente com um caminhão? 8O

É importante ressaltar, que nenhuma atualização, por mais recente que seja, é infalível e é muito comum encontrar discrepâncias como estas que o senhor tem experimentado, principalmente nas estradas e cidades menores (distantes dos grandes centros urbanos e das principais capitais), porém a única maneira de minimizar estas discrepâncias é justamente fazendo as atualizações, o que irá proporcionar rotas mais inteligentes, graças aos mapas mais recentes com um detalhamento muito mais eficientes e uma maior abrangência de cidades, o que trará como consequência uma economia para o motorista não apenas de tempo e quilometragem, como também a longo prazo, um menor consumo de combustível (menos emissão de poluentes na atmosfera :lol:) e até mesmo, um menor desgaste do veiculo, o que significa menos manutenção também! :wink:

O custo de uma atualização oficial gira em torno dos US$50,00 (só mapas) à US$75,00 (mapa+software) e é bastante compensadora, muito embora a grande maioria dos usuários de GPS no Brasil possuam os famosos aparelhos "genéricos" Xing Ling (sem marca ou com marcas pouco conhecidas de durabilidade e qualidade duvidosas), cujos preços se equiparam ao de uma atualização oficial e por isso muitos optam pela pirataria. :twisted:

Porém esse também é o maior motivo de travamento de aparelhos e na relação custoXbenefício o barato acaba saindo caro, como diz o velho ditado. :lol:

Isso ocorre porque muita gente que opta por esse "atalho", não procura um profissional especializado e acaba seguindo as famosas receitas de bolo do tipo "faça você mesmo" espalhadas pela net, que nada mais são do "dicas" postadas por usuários amadores, compartilhando suas próprias experiências com aparelhos específicos: OS SEUS! :roll:

O porém, é que nem todos tem a mesma familiaridade com este tipo de procedimento e muitas vezes nem possuem o mesmo aparelho que o da receita em questão e é ai que muitos acabam tendo que jogar seus aparelhos no lixo!!! :cry:

Existe uma grande variedade de marcas e modelos de aparelhos GPS no mercado (ok...ok...Foston, MIDI, Powerpack, BAK, Roadstar é tudo igual!rs) e embora o software de navegação seja o mesmo, existem várias diferenças a serem levadas em consideração antes de sair instalando um software iGO8 baixado da net, principalmente as especificações do hardware, como tamanho e resolução de tela, canal de comunicação com os satélites (para ter sinal), capacidade de processamento e memória RAM do aparelho e também de software, como a versão do sistema operacional Windows CE ou Mobile instalada no aparelho. 8O

Sendo assim o iGO8 precisa estar configurado e dimensionado especificamente para as características do SEU aparelho para que o software possa funcionar corretamente, pois alguns aparelhos possuem memórias internas acessíveis, outros não, precisando desbloquear o aparelho para poder ter acesso ao Windows e só assim poder instalar outro software mais atualizado, outros rodam tudo no cartão SD e mesmo assim alguns precisam de arquivos *.ini complementares para rodar o software, enquanto alguns aparelhos tem um direcionador de arquivos no próprio menu, alguns só rodam se a pasta e o executável tiverem um nome e uma localização específica no sistema, etc...etc...

"Carrinhos", relevo, falar o nome das ruas, "predinhos" 3D, "skins" só servem de enfeite (pois o importante mesmo é uma navegação eficiente) e tudo isso ocupa memória, portanto se for optar por uma versão mais completa, certifique-se que seu aparelho tem processador e memória suficiente para rodar tudo isso, pois os mais atuais tem processadores acima de 468mHz e 128MB de RAM, além de telas de alta resolução (800X480) e se for comprar um cartão SD de alta capacidade (SDHC) maior que 4GB, certifique-se que é de classe 6 pra cima! :wink:

Enfim, o problema que relatou é muito característico de um mapa desatualizado, pois o aparelho (receptor GPS embutido) marca a posição correta, de acordo com as coordenadas de localização enviadas pelos satélites, porém o mapa é que se encontra deslocado em relação à essa localização e por isso a seta fica fora de estrada navegando no mato, como você mesmo disse. :oops:

É claro que outros fatores externos influenciam na indicação do posicionamento correto do aparelho como dias nublados com muitas nuvens, antenas de transmissão de radio e TV, cabos pesados de alta tensão de redes elétricas (muito comuns em estradas), regiões montanhosas, vales, locais com muitas árvores, ou seja...seu amiguinho já tem muitos adversários, portanto ajude-o e pelo menos mantenha seus mapas atualizados! :wink:

Conclusão: Atualizar o seu GPS periodicamente pelo menos a cada 6 meses vale muito a pena e caso não tenha familiaridade com este tipo de procedimento, procure um profissional especializado e dê preferência pelo software original, pois uma única multa tomada por transitar 20% acima da velocidade permitida em lombadas eletrônicas (que são as mais baratinhas) custa R$121,90 + 4 pontos na carteira (são + de 12.800 radares cadastrados), portanto esse sim é o valor que deve ser comparado ao de uma atualização oficial e não o do aparelho em si, pois atualização de mapas é uma manutenção absolutamente necessária para que se possa obter o melhor desempenho possível do aparelho, caso contrário, pare de se exibir para os seus amigos com um "gadget" bonitinho porém com mapas totalmente obsoletos no seu painel, que mais atrapalha do que ajuda e compre um guia de papel da 4 Rodas que sai bem mais barato (R$30,00)! :lol:

Se tiver qualquer outra dúvida, fique à vontade em retornar por aqui ou diretamente pelo meu e-mail, logo abaixo em minha assinatura.

Espero que possa tê-lo ajudado.

Um grande abraço!

Cleiton Gomes
Moderador GPSInfo & Desenvolvedor da Interface E.V.A.
Imagem
(((GPS Super User)))
cleiton.s.a@gmail.com
viewtopic.php?f=143&t=302
OrbiterNV43BWCE5.0+SD16GB+EVA+RoadstarRS675WCE5.00.14+SD8GB+EVAHD+GalaxyS2
GT-9100+Android2.3.5ROMKI3+SD32GB+iGOMyWay8.4.2.139242+Sygic11.2.0+NDrive10.1.15
Pabllo Roberto
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jan 2012, 21:03

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por Pabllo Roberto »

Cleiton muito obrigado por ter me esclarecido algumas dúvidas, as info aqui postadas foram de tamanha ajuda.
Avatar do usuário
silviolourenco
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Jul 2011, 14:35

Re: Atualização de Mapas nos Navegadores iGO8

Mensagem por silviolourenco »

Bom dia Cleiton,

Referente à Navegadores GPS que indicam a seta fora da estrada, na maioria das vezes o erro é nas matrizes do mapa brasileiro que contém esse erro a muito tempo, e nunca foram corrigidos, tanto que no GOOGLE MAPS as imagens do satelite tem diferenças dos mapas, observando no modo hibrido.

Por exemplo na BR-163 no trecho total dentro do estado de Mato Grosso do Sul, em todos os navegadores utilizados, GARMIN, TOM TOM, 4RODAS, FOSTON, MIDI, POWERPACK, ROADSTAR, SATELLITE, MOX, apresentavam o mesmo problema da seta fora da estrada.

Por isso espero a muito tempo a modificação OFICIAL do dados de MAPA BRASILEIRO para os Navegadores GPS.
Atenciosamente,

Silvio
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.