Gerar um tracklog no iGO 8.3

Trancado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Gerar um tracklog no iGO 8.3

Mensagem por Thundercel »

No iGO 8.3, com ou sem skin, é possível gravar um trajeto (tracklog) no formato gpx.

Nota sobre as instruções: existem duas traduções para o português do Brasil usadas o iGO. Uma delas traduz "tracks" por "trajetos". Outra traduz por "percursos". As instruções a seguir consideram a primeira tradução. Se no seu iGO aparecer "Percursos", é só levar essa diferença da tradução em conta.

Configurando a Gravação

Primeiro, há que configurar a gravação, clicando em Menu / Opções / -> / Trajetos. A informação sobre as opções existentes está disponível no botão "Ajuda" e é bem explicativa.

Imagem

Imagem

Gravando o Trajeto

Supondo que não foi selecionada a gravação automática, o procedimento para iniciar a gravação de um trajeto é Menu / Controle / Trajetos Salvos / Gravar. O iGO volta para a tela do mapa e, assim que os satélites forem captados, passa a gravar.

Imagem

Imagem

Concluindo a Gravação e Exportando

Para concluir a gravação, o procedimento é quase idêntico: Menu / Controle / Trajetos Salvos / Parar gravação.

Imagem

Nesta mesma tela, aparece a lista dos trajetos gravados. No meu iGO, os nomes seguem o padrão Trajeto 000, Trajeto 001, etc.

Ao clicar sobre o nome de um deles (não na seta verde à direita), surgirá um resumo do trajeto e um botão Exportar.

Imagem

Clicando neste botão Exportar, o iGO exporta o trajeto com o mesmo nome mas com extensão gpx, e indica o local onde o arquivo foi gravado. Se o trajeto for longo, a exportação pode ser bem demorada.

Imagem

No meu aparelho, os arquivos gpx foram gravados na pasta iGO8/tracks. Na pasta iGO8/save/TRACKS ficam os arquivos originais, formato trk, dos trajetos.

O iGO Primo tem a mesma possibilidade de gravação do iGO 8, mas os procedimentos são diferentes e o nome dos arquivos incluem ainda a data e a hora do trajeto. Quando houver necessidade, teremos um tutorial a respeito.


Créditos:
escadajr em [Link externo oculto para visitantes]
Trancado