Como usar GPS Garmin em carro sem isqueiro e só com USB

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
alexmelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Jun 2011, 19:25

Como usar GPS Garmin em carro sem isqueiro e só com USB

Mensagem por alexmelo »

Olá amigos do forum,
Meu novo carro, PUlse, não tem tomada de isqueiro nem tomada 12V para o carregador Garmin usual (meu GPS é o modelo 52 LM). O GPS Garmin automotivo não previu que os carros perderiam o isqueiro e que o mundo seria de não fumantes....
Aliás, a tendência dos novos carros é esta. Nem toca-CD nem isqueiro.
Ao colocar o cabo de dados do Garmin na USB do carro, o GPS entra no "modo sync", achando que eu o conectei a um computador. Aparece a imagem do computador e nada de mapas. Aí, não posso navegar com o GPS.
Alguém tem uma solução? Vi no eBay um cabo que apregoa funcionar na USB na navegação, carregando o celular e não entrando no "modo sync".
O mesmo ocorre com motos modernas. Não têm tomada para isqueiro.
Alguém tem uma solução? Muoto grato, Alexandre
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Como usar GPS Garmin em carro sem isqueiro e só com USB

Mensagem por Thundercel »

Ao colocar o cabo de dados do Garmin na USB do carro, o GPS entra no "modo sync", achando que eu o conectei a um computador. Aparece a imagem do computador e nada de mapas. Aí, não posso navegar com o GPS.
A garmin não joga pra perder. O cabo dela para carro tem alteração nos fios e somente com ele conectado no bocal para isqueiro consegue o usuário entrar no modo navegação do aparelho.

Não sei se existe outra solução, mas inicialmente identifico o emprego de um conversor usb carro para isqueiro.

Em rapida pesquisa na net encontrei:

https://shopee.com.br/Conversor-Adaptad ... 8269791367

https://www.amazon.com.br/isqueiro-Asix ... B07H4PX558

Teoricamente deve funcionar. NÃO TESTEI, mas devido ao custo baiximo dele vale a pena testar.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
alexmelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Jun 2011, 19:25

Re: Como usar GPS Garmin em carro sem isqueiro e só com USB

Mensagem por alexmelo »

Muiot grato , Thundercell. Vou testar e informarei. Como os carros de hoje não virão mais com isqueiro e o gps do celular não se equipara ao Garmin, creio que várias pessoas terão o mesmo problema. Estranho é a Garmin não disponibilizar um cabo próprio pois não vejo como alguém compraria hoje um novo gps tendo só cabo para isqueiro.
alexmelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Jun 2011, 19:25

Re: Como usar GPS Garmin em carro sem isqueiro e só com USB

Mensagem por alexmelo »

Comprei o adaptador sugerido por Thundercell no link da amazon.com.br e funciona. Meu carro Fiat Pulse, só tem USB (5V, acho). O adaptador me dá um soquete fêmea de 12V tipo de isqueiro onde coloco o carregador normal do GPS. Grato, abraços. Outra solução que fiz: cabo USB normal, mini USB numa ponta (para o GPS) x USB macho para plugar no carro.
Cortei o cabo, desencapei as duas pontas, removi a blindagem de malha metálica, encontrei 4 fios: isolei os fios amarelo e branco. Emendei os fios vermelho e preto com conector (pode também soldar ou enrolar um no outro), envolvi tudo com fita isolante. O cabo passou a ser somente de alimentação e o GPS funciona sem entrar em "modo PC". Pelo que me consta, os fios amarelo e branco funcionam para dados e os fios vermelho e preto para "power". Assim eliminando a passagem de dados, tudo fica OK para usar o GPS no carro com USB somente. Abraços.
Timoneiro
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 38
Registrado em: 26 Nov 2016, 00:10

Re: Como usar GPS Garmin em carro sem isqueiro e só com USB

Mensagem por Timoneiro »

Aqui, em um Fiat Pulse, consegui navegar com um NUVI 3597 apenas conectando o GPS com o cabo USB original da Garmin que vem com o GPS.

Ao conectar no carro, o GPS liga normalmente e entra no modo de navegação (não aparece a imagem de uma torre de computador). O único porém é que aparece um aviso dizendo que não há como carregar o GPS e que devo utilizar o carregador veicular. Ao tocar em "OK", o símbolo da bateria fica vermelho e sem o sinal de carregamento. Apesar disso, o GPS NÃO desliga e fica possível o uso com a navegação pelo mapa

Testei em um Drivesmart e o resultado foi similar. Ainda vou testar com um cabo USB sem ser da marca GARMIN. Não sei se há diferença.

No site da Garmin tem o cabo abaixo e se menciona que ele permite carregar o GPS. Não sei se isso o torna diferente de outros cabos USB ou se, caso todos carreguem a bateria, o da Garmin tenha alguma configuração que permite a navegação quando outros não permitem e tratam como se fosse um computador.

https://www.garminstore.com.br/cabo-car ... p?skuId=83

De qualquer modo, creio que a solução do Thundercel é perfeita. Vou comprar esse adaptador.
alexmelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Jun 2011, 19:25

Re: Como usar GPS Garmin em carro sem isqueiro e só com USB

Mensagem por alexmelo »

Eu comprei o adaptador sugerido por Thundercell, como já disse acima, e funciona bem. No meu caso, o cabo USB que vem com o Garmin é muito curto e não funcionaria na posição adequada, aparelho no pára-brisa. Mas testei na USB do carro e entra em modo de computador. Não serve. Outra solução, que também funciona, que fiz, foi seccionar um cabo USB longo (USB A macho x mini USB macho como usado no Garmin), desencapar a blindagem, isolar os fios amarelo e branco (passagem de dados), emendar somente os fios vermelho e preto (alimentação pura - power), enrolar com fita isolante, etc. Funciona bem. Uma terceira opção, comprei um cabo especial no eBay, já chegou na residência mas viajei antes da entrega (33 dias), e ainda não testei. Link: [Link externo oculto para visitantes] --- (Descrição: Garmin GPS USB Port Charge & Power Cable With Mini USB Plug NO PC Sync Problem). Feito especialmente para esta situação. Abraço,
alexmelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Jun 2011, 19:25

Re: Como usar GPS Garmin em carro sem isqueiro e só com USB

Mensagem por alexmelo »

Um acréscimo: o cabo mostrado no link do site da Garmin, enviado por Timoneiro, R$ 149,00, tem a ponta "micro USB". NOmeu caso, o Garmin LM52 tem tomada "mini USB". Não sei se os aparelhos mais modernos ou mais sofisticados vêm com micro USB.
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Re: Como usar GPS Garmin em carro sem isqueiro e só com USB

Mensagem por hctomio »

Alguns cabos usb fazem o garmin entrar em modo sincronização, outros não.

Teste com vários cabos, principalmente os mais "vagabundinhos", que serviam apenas para recarregar celular ou aparelhos com porta usb.

Algum deles vai carregar o gps, sem que entre em modo sync.

Ao menos isso aconteceu comigo, ao tentar achar algum cabo usb que fizesse o gps entrar em sync. A maioria deles ficava apenas carregando.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.