Duvida em alertas de marcos quilometricos

Forum para POIs de Alerta para garmin
Responder
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Duvida em alertas de marcos quilometricos

Mensagem por hctomio »

Amigos Foreiros,

Estou cadastrando os marcos quilométricos (km) das rodovias estaduais de SC no Openstreetmap. São mais de 6mil pontos.
Gostaria de criar um alerta visual na tela desses km, através do Poi Loader.
Algo que apenas exibisse o número do marco "km" da rodovia, sem alerta sonoro.
Li vários tópicos sobre alertas e fiquei com algumas dúvidas.

O que poderia funcionar melhor:
1. Criar um alerta baseado na distância de 20m, para ser acionado por proximidade independente da velocidade.
2. Criar um alerta baseado na velocidade de 5 km/h, que conforme alguns post's que li, seria acionado a uma distância de 50m (Distance = 36 seconds * Speed).

Esses alertas vão usar um ícone e um arquivo de áudio (gravado como silencioso).

Minhas dúvidas:
- Se a curta distância usada para o "tipo 1" vai funcionar adequadamente.
- A velocidade usada no "tipo 2" vai acionar o alerta praticamente para qq velocidade. Mas a distância de disparo do alerta vai mudar conforme a velocidade do veículo ou ela sempre será a mesma em função da configuração usada no Poi Loader (de 5 km/h para gerar distância de 50m)?
- O tempo de áudio influencia na duração de exibição do alerta?

Agradeço qq sugestão o ou comentário.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Duvida em alertas de marcos quilometricos

Mensagem por Thundercel »

Estou cadastrando os marcos quilométricos (km) das rodovias estaduais de SC no Openstreetmap. São mais de 6mil pontos.
Gostaria de criar um alerta visual na tela desses km, através do Poi Loader.
Algo que apenas exibisse o número do marco "km" da rodovia, sem alerta sonoro.
Acredito que a criação de um arquivo GPI contendo tão somente os marcos vá sobrecarregar o sobrecarregado processador.
A configuração da compilação do mapa COCAR já faz com que os marcos sejam estampados no visor do GPS ao se aproximar dele, sem o alerta sonoro.
O que poderia funcionar melhor:
1. Criar um alerta baseado na distância de 20m, para ser acionado por proximidade independente da velocidade.
2. Criar um alerta baseado na velocidade de 5 km/h, que conforme alguns post's que li, seria acionado a uma distância de 50m (Distance = 36 seconds * Speed).
Lembro que alertas por velocidade só ativam o alerta na proximidade configurada e a uma velocidade de 90% da configurada para o alerta. Assim não é recomendável configurar um alerta desse tipo por velocidade.
Somente em proximidade não se recomenda configurações abaixo de 100m porque dependendo da velocidade o alerta poderá ocorrer após a passagem pelo ponto.
Esses alertas vão usar um ícone e um arquivo de áudio (gravado como silencioso).
o ícone tudo bem, mas o audio silencioso não se faz necessario. Só se compila com o POI Loader com a imagem do icone.
- Se a curta distância usada para o "tipo 1" vai funcionar adequadamente.
Não funcionará adequadamente conforme citado anteriormente.
- A velocidade usada no "tipo 2" vai acionar o alerta praticamente para qq velocidade. Mas a distância de disparo do alerta vai mudar conforme a velocidade do veículo ou ela sempre será a mesma em função da configuração usada no Poi Loader (de 5 km/h para gerar distância de 50m)?
Compreenda que na configuração do POI Loader existem dois tipos: Proximidade e velocidade
A proximidade sempre estará presente e o ponto irá ativar o alerta naquela distancia.
A velocidade, quando também configurada junto com a proximidade, fará com que o ponto seja ativado dentro da faixa de proximidade porém somente quando a velocidade estiver a 90%, ou acima, da configurada.
- O tempo de áudio influencia na duração de exibição do alerta?
Não, mas é influenciado quando da existencia de alguma instrução de manobra em audio durante o trecho ativo dele. A instrução de manobra em audio corta a instrução de alerta.
Se deseja tão somente exibição do alerta crie um GPI com os pontos, sem audio e com somente o icone. Nessa situação configure a proximidade para 500m, ou menos até 100m (nunca inferior), que o icone aparecerá na tela do gps quando da navegação e na distancia suportada pelo processador do GPS.
Só lembro que se o usuárioe stiver empregando o mapa Cocar quando da navegação, e também o arquivo de alerta de marcos criado, Terá duplicidade de informação já que, como citado anteriormente, o mapa cocar estampa o KM na via durante a navegação.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Re: Duvida em alertas de marcos quilometricos

Mensagem por hctomio »

Obrigado pelas informações Thundercel. Vão me ajudar muito.

Sim, o Cocardl já tem os marcos km. Pensei de fazer como um "aperitivo" para quem usar apenas o mapa Here, das possibilidades que editar no OSM pode proporcionar.
E nos meus gps nem sempre aparecem os marcos, algumas vezes dependem do zoom que está sendo usado.

Qto a sobrecarga do processador, isso me preocupa. Acho que vou começar fazendo apenas do estado de SC pra sentir o peso no processamento do gps.

Compilar no Poi Loader sem precisar do audio seria muito bom. Mas achei que o gps iria usar como default o som padrão do gps, aquele boing ou ping.

O alertas de proximidade para curtas distâncias (menor que 100m) qdo utilizei, nem sempre funcionaram direito. Provavelmente seja o que vc comentou anteriormente.

Vou estudar melhor o assunto.

Obrigado novamente.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.