Backup Garmin Etrex antigo

Responder
fabiosub67
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Dez 2014, 21:29

Backup Garmin Etrex antigo

Mensagem por fabiosub67 »

Tenho um GPS Etrex (amarelo) que sua tela está queimada.
Não consigo visualizar suas coordenadas.
Ontem, comprei um GPS Garmin 30.
Fiz o download do Garmin Home Port.
Queria uma orientação para realizar o backup, como exemplo: DATUM, coordenadas, etc...
Meu primeiro backup as coordenadas não bateram, acho que as configurações estão conflitantes (HomePort, Etrex e Etrex 30).
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Como posso fazer backup

Mensagem por Angelone »

Pelo que entendi voce quer fazer um backup da configuraçao do Etrex antigo. Pelo que sei nao é possivel diretamente. Use o Mapsource (se o cabo for o serial) ou o Basecamp (se for USB) para fazer o backup de rotas, trilhas, pontos de interesse gravados, mapas, etc.. ou ainda o Garmin Express. Pela configuraçao deles voce poderá conhecer a que estava gravada no gps, suponho. O datum padrão em gps é o WGS84, só será diferente se mapa utilizado for de outro padrão e configurado de acordo pelo usuário. No caso dos Etrex amarelinhos que só aceitam mapas vetoriais, dificilmente o datum será outro que nao o WGS84. Já modelos mais recentes como o Etrex 30, que suportam também imagens raster (mapas escaneados), é comum utilizar-se outros datuns, por exemplo: com um mapa do IBGE o datum pode ser Corrego Alegre, SAD69, Sirgass2000 (=WGS84). O HomePort é um programa para manipular e planejar rotas em cartas nauticas da Garmin, que também usa datum WGS84 como padrão, o mesmo usado nas Bluecharts da Garmin. Em relaçao as coordenadas elas poderiam estar no formato decimal (DDD), Graus, minutos, segundos (DMS) ou Graus, minutos com segundos decimais (DMM). Basta ver as que voce tem gravadas nos seus tracklogs para saber em que formato o gps estava configurado.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
fabiosub67
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Dez 2014, 21:29

Re: Backup Garmin Etrex antigo

Mensagem por fabiosub67 »

Minha duvida é simples.
Quero apenas passar meus pontos do Garmin (amarelinhos) com cabo serial para meu notebook, e depois do note para o Etrex 30.
Não tenho conhecimento na área, por isso não fui claro.
Obrigado pela atenção
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Backup Garmin Etrex antigo

Mensagem por Angelone »

Assim colocada é uma nova questão.
Voce já tem um adaptador serial/usb para passar para o notebook? Normalmente essa etapa é dificultada por problemas de compatibilidade entre serial/usb e sistema operacional. Em casos assim em que o uso será esporádico, normalmente é melhor utilizar um desktop mais antigo que tenha porta serial padrão e Windows XP. O programa para o backup deverá ser o Mapsource, quase que obrigatoriamente. Ele deve reconhecer esse modelo de gps e permite facilmente passar POIs, tracks, etc.. para o computador. Pelo próprio Mapsource pode se corrigir o datum, padrão de coordenadas, etc..e posteriormente transferir para outro gps. O Mapsource é um programa gratuito da Garmin. Outro gratuito que eventualmente pode ser utilizado é o Trackmaker, também gratuito. Caso nao consiga comunicaçao posteriormente com o Etrex 30, utilize o Basecamp, que é 100% compativel. Salve seus dados no Mapsource no formato .gbd e abra no Basecamp para poder transferir para o Etrex 30.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.