BAK 4801 - travamento total sem solução

Responder
Avatar do usuário
revinn47
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Mai 2010, 00:00

BAK 4801 - travamento total sem solução

Mensagem por revinn47 »

Desculpem o "Testamento de Moisés" que vou escrever aqui. Creio que esse problema vá deixar-nos de cabelos (mais) brancos.

Recentemente adquiri um GPS BAK 4801, excelente e funcional. Adaptei nele um micro SD de 8 Gb, que funcionou perfeitamente. Inseri músicas, vídeos e usei bem o aparelho, que tinha uma velocidade de processamento razoável e um desempenho que considero acima do meu GPS antigo Garmin.

Ao instalar o programa MioPocket 3.0 Release 50, tudo funcionou perfeitamente também, pois instalei na flash RAM de 2 Gb que vem de fábrica.

Porém não gostei das funcionalidades, pois já havia instalado o menu adicional e acessado o windows CE, mas no MioPocket o sistema ficou lento e além disso não ficou prático iniciar o player de MP3 junto com o navegador Igo8 (original do sistema) e também ficou ruim para alternar entre eles para regular o volume, trocar de músicas e outras facilidades - que no sistema de menu adicional e mesmo no original, funcionavam melhor.

Resolvi desinstalar o MioPocket. Ao utilizar o aplicativo de desinstalação que veio no pacote Mio, o sistema começou o procedimento de remoção de arquivos.

Tomei o cuidado de deixar no atalho do aplicativo nativo da BAK (do sistema) a chamada ao Igo8.exe original, para que, ao desinstalar, o GPS retornasse à condição de fábrica. Também salvei todos os arquivos que estavam no SD card e na memória interna original, para backup/restore se fosse necessário via USB.

Infelizmente o GPS, ao fazer o reboot, não inicia mais.

Não tenho acesso à ROM do sistema que tinha antes com o ActiveSync, e mesmo que todos os arquivos tenham sido restaurados ao que estavam antes, o GPS trava na tela do logo da BAK (robô) e não sai dela. Tentei diversos procedimentos, como reset, botão liga/desliga, deixei a bateria descarregar completamente para apagar possíveis resíduos, até abri o GPS e desconectei a bateria, mas ao reconectar, tudo continua travado.

Tenho ainda acesso à memória interna de 2GB onde veio o Igo8, e ao SD card de 8Gb via USB. Os arquivos estavam lá, mas alguns perdidos pela desinstalação, outros intactos. Restaurei tudo com o backup, mas não voltou a funcionar: ao ligar o GPS, aparece o logo da BAK e fica nele até descarregar a bateria.

Parece que a nand flash rom (onde vem o sistema original) tornou-se inacessível ou foi apagada, ou mesmo preenchida com dados incorretos pelo MioPocket.

Minha odisséia para solucionar foi uma verdadeira via crucis.

Instalei o WolfNCU, instalei o Navigo, outras versões do MioMap, tentei todos os softwares que estão disponíveis para cópia, recoloquei os arquivos no local correto, instalei o Windows CE (copiando as pastas para a memória interna de 2Gb e para o SD de 8Gb) e nada funcionou.

Renomeei e criei vários arquivos e pastas com arquivos como o autorun.exe, miopocket.exe, launch.exe, startwin.exe, loadCE.exe, arquivos mscr e ini, em pastas do sistema diversas, e nada funcionou. Coloquei arquivos de chamada ao windows CE e ao IGO8 nas referidas pastas, inclusive dentro da pasta root, boot e autorun do windows CE e nada: o GPS aparece com o robô da BAK, incólume.

Em todos os procedimentos realizei reset apertando o botão reset do aparelho enquanto ligado. Tentei inclusive variações disso, apertando por um, dois, três minutos, combinando alternadamente, ao mesmo tempo e um de cada vez os dois únicos botões do GPS: o reset traseiro e o botão liga/desliga, e nada.

Tentei reformatar o cartão interno e o cartão externo em fat no lugar de fat32, repeti todos os procedimentos e nada funcionou. Tentei também usar um cartão SD de capacidade menor (1Gb) e o resultado foi o mesmo.

Tentei também acessar a ROM interna com o aplicativo DNW, sem sucesso. Usei os drivers da mediatek para isso, troquei pelos padrões do XP e nada.

Tentei também acessar a ROM via aplicativos de acesso a BIOS em lowlevel (a nível de hardware) e o GPS simplesmente não permitiu o acesso à ROM interna, nem mesmo a nível de bits e bytes.

Concluindo, estou com um peso de papel que não me parece ter solução até o momento. Está descartada a possibilidade de falha de hardware, porque o procedimento teve início com falha de software.

Na página de "suporte" da BAK há somente o desenho do robô em formato CDR para download; porém, esse desenho é o que mais tenho visto por aqui.

Agradeceria muito se encontrasse uma solução aqui no fórum.

Alexandre (Revinn47)
Avatar do usuário
JUANR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Mai 2010, 00:00

Mensagem por JUANR »

Sr. Revinn
Esto con o mesmo problema que o Sr., meu GPS congelo na tela do Robot // eu moro na Argentina na divisa con Uruguaiana RS aki no tei servicio tecnico // Sr. pudo solucionar o problema Brigado
Avatar do usuário
Camilo
Moderador
Moderador
Mensagens: 509
Registrado em: 22 Jan 2010, 23:00

Mensagem por Camilo »

A solução é reinstalar o firmware do aparelho... vouver o que consigo descobrir e post para vc ....
Avatar do usuário
JUANR
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Mai 2010, 00:00

Mensagem por JUANR »

Camilo escreveu:A solução é reinstalar o firmware do aparelho... vouver o que consigo descobrir e post para vc ....
MUITO OBRIGADO
Avatar do usuário
revinn47
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Mai 2010, 00:00

Mensagem por revinn47 »

Camilo e demais colegas, consegui o firmware. Porém ao conectar o cabo USB o disco interno e o cartão SD são "tomados" pelo windows XP, e não consigo enxergar a ROM interna para atualizar.

Não há como rodar software no próprio GPS, pois ele não inicia o windows CE.

Tentei o reset deixando os arquivos com diversos nomes e mantendo a extensão .img, mas sem efeito.

Como poderei fazer para instalar esses arquivos na ROM interna?
Editado pela última vez por revinn47 em 02 Jun 2010, 10:11, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
giovanith
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Jul 2010, 00:00

Mensagem por giovanith »

Estou na mesma situação...
BAK4801 fica só na telainicial do robô. Tentei de tudoo tbem.
Acesso via USB o drive interno (2gb), que pode ser modificado. Mas este não é o do boot... que deve estar no nand interno, que nao consigo acessar.
Alguém tem o firmware ? Agradeceria qualquer tentativa de ajuda. Obrigado.

Giovani - RS
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Amigos,
movemos o topico para o forum do Back já que estava postado em Geral.

revinn47,
não tenho experiência com o Back, mas de uma maneira geral os GPS que tem plataforma Win CE atualizam o firmware se este estiver na raiz do SD Card.

Para isso com o firmware na raiz do SD Card de um reset no aparelho.

Não conheço o Back mas a maioria desses GPS tem um pequeno orificio na parte traseira ou la lateral, logo acima do slot de cartão.

Com uma caneta ou instrumento de ponta é só introuzir no orificio que o aparelho devera resetar e buscar a atualização existente no cartao.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
giovanith
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Jul 2010, 00:00

Mensagem por giovanith »

`Upando´ o tópico...

Tem um furinho bem pequeno na lateral do aparelho, abaixo do botão de reset. Seria este o local citado no post acima ?
...
Outra coisa: alguém tem o firmware do 4801, ou ao menos temos alguma informação de como fazer o backup ?

Se alguém tiver o firm e quiser compartilhar, agradecemos.

obrigado,
Giovani
Responder