Alerta: O seu GPS pode deixar de funcionar já em abril 2019.

Assuntos não tratados nos outros fóruns
Responder
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3233
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Alerta: O seu GPS pode deixar de funcionar já em abril 2019.

Mensagem por magnumsoft »

Se usa um sistema de GPS de última geração, então a informação que consta neste artigo não é para si! Para quem tem sistemas mais antigos, fique desde já a saber que no próximo dia 6 de abril, o seu sistema poderá ter falhas no funcionamento, podendo mesmo deixar de funcionar corretamente.

Tal situação deve-se ao facto de, no dia 6 de abril, acontecer um “GPS Rollover”. Saiba o que é!

Imagem


É já no próximo dia 6 de abril que acontecerá uma situação curiosa! O sistema de navegação norte-americano GPS , que fazer uso do GPS Time (uma média ponderada de satélites GPS e relógios de estação terrestre) irá ser reiniciado. Tecnicamente este momento é designado de GPS Rollover.

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) fornece informações de tempo precisas para muitos dos nossos sistemas críticos, como, por exemplo, redes elétricas, comunicações, mercados financeiros, serviços de emergência ou sistema de controlo industrial. O sistema tem também a capacidade de transmitir a data e hora adequadas a um recetor, informando o recetor a semana atual e o número atual de segundos da semana. Isso permite que o destinatário traduza a data e a hora num formato mais típico – dia, mês, ano e hora do dia.

Imagem


GPS Rollover pode parar o seu GPS
O “GPS Rollover” ocorre porque o valor da “hora da semana”, que tradicionalmente manipula o GPS, é de apenas 10 bits, o que permite apenas codificar 1024 (0 – 1023) semanas diferentes a partir de uma data inicial. Já se passaram quase 2048 semanas desde o dia 6 de janeiro de 1980, que é a data inicial do sistema GPS e, por isso está quase a acontecer um segundo “reset” para zero ao valor associado ao “número de semanas”.

Tal situação já aconteceu uma vez no dia 21 de agosto de 1999 (exatamente após cumprir 1024 semanas). Cada período de 19,7 anos é conhecido, na área dos sistemas GPS, como uma “época”.

Será que o meu GPS tem esse problema?
Se tem um recetor recente de GPS este deverá ser capaz de lidar com as alterações que irão acontecer após o “GPS Rollover”. No entanto, se o dispositivo for antigo, este pode não funcionar corretamente após a alteração, a menos que exista uma atualização de firmware por parte do fabricante.

Tal situação pode causar inconvenientes a diferentes níveis e poderá ser uma dor de cabeça ainda maior para empresas e organizações governamentais que dependem exclusivamente do sistema GPS e têm recetores antigos. Por exemplo,o Departamento de Energia dos EUA já referiu que pode existir um impacto na transmissão e distribuição de eletricidade se as empresas de serviços públicos não tomarem as medidas adequadas.

Imagem


Ainda relativamente a esta situação, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos já emitiu um memorando para alertar os utilizadores e empresas/organizações.

Outros sistemas de navegação como o GLONASS, Galileo ou BeiDou, não serão afetados por este problema.

Fonte: pplware
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@terra.com.br

Avatar do usuário
pvezu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 83
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:00

Re: Alerta: O seu GPS pode deixar de funcionar já em abril 2

Mensagem por pvezu »

Bem curiosa a situação heim !!

Magnumsoft, você saberia dizer o que é um GPS antigo ??
Por exemplo, um Garmin 60CSx ou um Nuvi 3460 são antigos ?? Ambos são bons aparelhos porém são aparelhos fora de linha, da Garmin.

Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3233
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Alerta: O seu GPS pode deixar de funcionar já em abril 2

Mensagem por magnumsoft »

Boa tarde, até o presente momento não tenho esta informação, mas com certeza, empresas famosas como a Garmin por exemplo, já está trabalhando nisso e aparelhos que poderão sofrer com este problema, serão corrigidos com um firmware de atualização...
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@terra.com.br

Responder