Empresa japonesa cria sapatos com GPS para localizar idosos

Ambiente de descontração. Assuntos não relacionados a GPS.
Responder
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Empresa japonesa cria sapatos com GPS para localizar idosos

Mensagem por magnumsoft »

Empresa japonesa cria sapatos com GPS para localizar idosos perdidos


Imagem


Já pensou como um sapato poderia tornar mais segura a vida de idosos com determinadas doença?

A empresa japonesa Wish Hills desenvolveu calçados com GPS com intuito de ajudar a localizar idosos com demência, que podem se perder e não conseguir voltar para casa.

Os “GPS Dokodemo Shoes” mostram a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores com um número de identificação e senha.

“Temos experiência na busca de doentes com demência perdidos, e sabemos que este perfil de pessoas não utiliza telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos. Por isso decidimos criar sapatos com sistema de localização GPS”, explicou um porta-voz da empresa para a Folha.

Quando o idoso se afasta mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo do número programado, uma notificação é enviado ao dispositivo móvel, que mostra a posição do usuário em um mapa para que seja mais fácil iniciar a procura.

Custando 35 mil ienes (R$ 1.000), estão disponíveis apenas no Japão, país em que praticamente 25% da população supera os 65 anos.

“O mercado doméstico é muito importante para nós, no entanto, no futuro nos interessaria abrir em outros mercados nos quais a população envelhecerá rapidamente nos próximos anos”, disse a companhia.

A demência é uma síndrome que implica a deterioração da memória, do intelecto, do comportamento e da capacidade para realizar atividades da vida cotidiana. Cerca de 47,5 milhões de pessoas sofrem de demência no mundo, e a cada ano são registrados 7,7 milhões de novos casos, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Fonte: Folha de S. Paulo
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
viniciusf_bonatto
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 125
Registrado em: 12 Abr 2014, 00:52

Re: Empresa japonesa cria sapatos com GPS para localizar ido

Mensagem por viniciusf_bonatto »

Legal a ideia, mas e se o idoso com Alzheimer esquecer ou perder o sapato?
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Empresa japonesa cria sapatos com GPS para localizar ido

Mensagem por magnumsoft »

Ahahahaha... parece brincadeira mas é sério o caso, pois tenho este problema em minha própria família. A minha sogra por exemplo, quando ela estava no começo da doença ela começou a se perder e não sabia voltar para casa... de tantas vezes que se perdeu na rua, até os policiais a conheciam e a levavam de volta para casa, depois colocamos uma pessoa para ficar em cima dela 24 horas/dia, e isso de tirar o sapato e perder é muito comum... Infelizmente esta doença está aumentando numa velocidade muito grande.

Abraços.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
viniciusf_bonatto
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 125
Registrado em: 12 Abr 2014, 00:52

Re: Empresa japonesa cria sapatos com GPS para localizar ido

Mensagem por viniciusf_bonatto »

Heheheh... Apesar de ter falado com o intuito de descontrair, também possuo familiar com essa doença. Tenho uma tia que some e se perde direto. E falei isto com base nela, pois em 98% dos casos ela saía descalça ou de chinelinhos. Por não ser o sapato, acho que um acessório muito utilizado no Brasil, não se mostraria muito eficiente. Na minha opinião, a alternativa talvez mais eficiente seria a implantação de um chip ou algo similar às tornozeleiras eletrônicas utilizadas em presidiários.

Abraço.
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Empresa japonesa cria sapatos com GPS para localizar ido

Mensagem por magnumsoft »

:D
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.