Sistema Glonass - Estação Brasília

Ambiente de descontração. Assuntos não relacionados a GPS.
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Henriquee G Correa
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Sistema Glonass - Estação Brasília

Mensagem por Henriquee G Correa »

Instalada no ano passado na Universidade de Brasília, a estação óptica a laser Sazhen-TM-BIS, que faz parte do sistema russo GLONASS (Global Navigation Satellite System), foi inaugurada no dia 15 deste mês e entrou em pleno funcionamento no dia 19. Os sinais coletados são enviados à Rússia para processamento.
O sistema russo é semelhante ao GPS (Global Positioning System) norte-americano. Ambos sistemas utilizam 24 satélites de posicionamento.
É a primeira estação do Glonass instalada fora da Rússia.
Sua função é melhorar os sinais que chegam ao usuário final e reduzir erros de uma determinada posição.
Hoje o GLONASS é muito utilizado em conjunto com o GPS para oferecer uma melhor precisão de posicionamento em conjunto com uma maior velocidade, isso porque ao invés de apenas 3 satélites informando sua posição, estão disponíveis 6 ao mesmo tempo, otimizando sua localização.
Vários aparelhos Garmin já utilizam o GLONASS em paralelo com o GPS e, segundo a Garmin, sintonizam os satélites até 20% mais rápidos.
Garmin 255W (USA) - Nuvi 50LM (USA) - Nuvi 3597LMT (BR)
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afmenez
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Re: Sistema Glonass - Estação Brasília

Mensagem por afmenez »

Complementando, nenhum aparelho Garmin da linha automotiva suporta ainda o Glonass, apenas os modelos das linhas profissional, aventura e bicicleta. Esses são os modelos com suporte até o momento:
  • eTrex 10, 20 and 30
    Edge 510
    Edge 1000
    Oregon 6xx series
    GPS 19x HVS
    GLO
    echomap 50dv
    echoMAP 50s
    echoMAP 70dv
    echoMAP 70s
    GPSMAP 527xs
    GPSMAP 547xs
    GPSMAP 721xs
    GPSMAP 741xs
    GPSMAP 820xs
    GPSMAP 840xs
    GPSMAP 1020xs
    GPSMAP 1040xs
    Monterra
Por outro lado, os celulares com processadores Qualcomm recentes suportam o Glonass. É o caso do meu Galaxy S4 Active.
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tadferreira
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Re: Sistema Glonass - Estação Brasília

Mensagem por tadferreira »

Valeu Colegas pelas informações.
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pvezu
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Re: Sistema Glonass - Estação Brasília

Mensagem por pvezu »

Aproveitando o gancho...
Alguem poderia me esclarecer o que significa o sistema
WAAS / EGNOS
que o Garmin 60Csx possui ??
jpgon

Re: Sistema Glonass - Estação Brasília

Mensagem por jpgon »

pvezu,
boa noite.
Dando uma breve noção sobre navegadores GPS Garmin
Os receptores de GPS de hoje são extremamente precisos, graças ao design de multi-canais paralelos.
O receptor de 12 canais paralelos da GARMIN é rápido para localizar os satélites.Após a aquisição dos satélites, os sinais são mantidos até mesmo em mata densa ou locais urbanos, com edifícios altos.
Certos fatores atmosféricos e outras fontes de erro podem afetar a precisão de receptores de GPS.
Os receptores de GPS GARMIN são precisos numa faixa de 15 metros em média.
WAAS (Wide Area Augmentation System)
Os receptores de GPS GARMIN mais modernos vem equipados com WAAS ( Sistema de Aumento de Ampliação de Área), que tem a capacidade de melhorar a precisão, a menos de três metros em média.
Não é exigido nenhum equipamento adicional ou pagamento de taxas, para utilização do WAAS.
Os usuários também podem melhorar a precisão com o GPS Diferencial (DGPS), que corrige os sinais de GPS para uma média de três a cinco metros.
A Guarda Costeira norte-americana, opera comumente com DGPS.
Este sistema consiste em uma rede de torres que recebem os sinais de GPS e transmitem os sinais corrigidos, através de transmissores de rádio.
Para adquirir o sinal corrigido, os usuários têm que ter um receptor DGPS, além do GPS convencional.

Os 24 satélites no espaço que compõem o segmento GPS, estão na órbita da Terra a aproximadamente 12.000 milhas sobre nós.
Eles estão se movendo constantemente, fazendo duas órbitas completas em menos de 24 horas. Estes satélites viajam à velocidades de aproximadamente 7.000 milhas por hora.
Satélites de GPS são alimentados por energia solar.
Eles tem baterias de back-up para os manter funcionando no caso de um eclipse solar, ou quando não houver sol. Pequenos propulsores de foguete em cada satélite, os mantêm voando no caminho correto.
Aqui estão alguns fatos interessantes sobre os satélites de GPS ( também chamados de NAVSTAR, pelo Departamento de Defesa Norte-Americano, nome oficial dado ao GPS ):
O primeiro satélite de GPS foi lançado em 1978.
Uma constelação de 24 satélites foi alcançada em 1994.
Cada satélite é construído para durar aproximadamente 10 anos. Constantemente estão sendo construídas substituições e lançadas em órbita.
Um satélite de GPS pesa aproximadamente 2.000 libras e aproximadamente 17 pés com os painéis solares estendidos.
O poder do transmissor é de só 50 watts ou menos.
O que é o sinal:
Satélites de GPS transmitem dois sinais de rádio de baixa freqüência denominados: L1 e L2. GPS de uso civil usa a freqüência L1 de 1575.42 MHz na faixa de UHF. Os sinais viajam por linha de visada; o que significa que eles atravessam nuvens, vidros e plástico mas não passarão pela maioria dos objetos sólidos como edifícios e montanhas. Um sinal de GPS contém três diferentes dados de informação—um código de pseudorandom, dados de ephemeris e dados de almanaque.
O código de pseudorandom é simplesmente um código de RG que identifica qual satélite está transmitindo informação. Você pode ver este número em seu GPS GARMIN, na página de satélite que identifica quais satélites está recebendo.
Dados de Ephemeris que constantemente são transmitidos por cada satélite, contém informações importantes sobre o estado do satélite (forte ou fraco), data atual e tempo. Este dado do sinal é essencial para determinar uma posição.
Os Dados de Almanaque transmitem para o receptor de GPS, onde cada satélite de GPS deve estar, a qualquer hora ao longo do dia. Cada satélite transmite dados de almanaque, que mostram a informação orbital, para aquele satélite e para todos os outros satélites no sistema.

Fontes de erro de GPS:
Fatores que podem degradar os sinais de GPS e assim afetar a sua precisão :

Atraso na Ionosfera e Troposfera--O sinal de satélite reduz a velocidade quando atravessa a atmosfera. O GPS usa um padrão de sistema embutido, que calcula parcialmente o tempo comum de demora, para corrigir este tipo de erro.
Sinal Multipath—Isto ocorre quando o sinal de GPS é refletido em objetos; como edifícios altos ou superfícies com pedras grandes, antes de localizar o receptor. Isto aumenta o tempo de viagem do sinal, causando erros.
Erros no receptor de relógio—o relógio embutido de um receptor não é tão preciso quanto o relógio atômico dos satélites de GPS. Então, podem haver erros de cronometragem muito leves.
Erros orbitais—Também conhecido como erros de ephemeris, são inexatidões do local informado do satélite.
Número de satélites visíveis—Quanto maior o número de satélites que um receptor de GPS puder captar, tanto melhor será a precisão. Edifícios, terrenos, interferência eletrônica, ou às vezes até mesmo folhagem densa, podem bloquear notoriamente a recepção, causando erros de posição ou possivelmente nenhuma leitura de posição. Tipicamente, unidades de GPS não funcionarão em lugar fechado, subaquático ou subterrâneo.
Sombreamento Geométrico de Satélite—Isto ocorre em posição relativa dos satélites, a qualquer momento. A Geometria ideal do satélite some, quando os satélites ficarem situados a grandes ângulos, relativos de um para o outro. Geometria pobre resulta, quando os satélites ficarem situados em uma mesma linha ou em um agrupamento apertado.
Degradação intencional do sinal de satélite—Disponibilidade Seletiva (SA) é a degradação intencional do sinal imposta pelo Departamento de Defesa Norte-Americano. Era pretendido que o SA impedisse os adversários militares de usar os sinais altamente precisos de GPS. O governo retirou o SA em maio de 2000, o que melhorou significativamente, a precisão dos receptores de GPS civil.

EGNOS ( É o sitema WAAS para Europa)ou Europeu Geostationary Navigation Overlay Service (EGNOS)
WAAS, EGNOS e GPS Garmin
Tendo começando a 1 de Abril de 2003, o sinal EGNOS é transmitido em formato de dados compatível WAAS (SBAS modo 0 / 2). Desde essa altura os receptores de Garmin são capazes de usar esses dados. Mas (e é aqui que está o buzilis da questão) devemos repetir que os receptores da Garmin só são capazes de fazer as correcções WAAS/EGNOS se estiverem configurados para o modo normal. Não basta alterar as definições para manter o WAAS activo, é imprescindível que o modo de gestão de bateria do aparelho Garmin esteja configurado para NORMAL. Estar em “energy saver” (poupança de energia) não permite que o modo WAAS / EGNOS fique activo, apesar de mostrar no écran de configuração que sim. Infelizmente, o modo normal usa significativamente mais bateria e, assim, reduz drasticamente a vida útil da bateria (que nos modelos Venture Cx ainda assim é de cerca de 48 horas de uso normal – já testado no terreno). No écran dos satélites nos modelos da Garmins extrex a correcção aplicada pelo sistema EGNOS é indicada pela aquisição do satélite nº 33 e/ou 37. A letra “D” na barra de sinal indica que os dados desse satélite estão a ser corrigidos pelo sinal EGNOS.
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pvezu
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Re: Sistema Glonass - Estação Brasília

Mensagem por pvezu »

Julio,

Obrigado pela explanação.
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tadferreira
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Re: Sistema Glonass - Estação Brasília

Mensagem por tadferreira »

Após está excelente explanação do colega jpgon. Se ainda ficar dúvida leia também o tópico precisão do 3790 transformado em 3490 pois lá neste tópico abordamos todos este assuntos sore tipos e precisão do sinal de GPS.
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