Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Duvidas e Informações sobre alertas em geral
Responder
PandaEuropeu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 27 Mar 2019, 18:43

Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por PandaEuropeu »

Olá a todos! Trabalho e uma empresa de energia elétrica e antigamente a mesmo distribuía aparelhos de GPS da Garmin. Hoje, a empresa não distribui mais e poucos são os que ainda têm esses aparelhos. A empresa disponibilizava POI dos equipamentos que precisamos manobrar na rua, esses arquivos estão como a extensão .GPI, que são arquivos lidos pelo GPS Garmin. Peguei esses arquivos com um colega do trabalho para poder tentar arrumar um aplicativo de GPS para Android, seja TOM TOM, SYGIC ou algum outro que consiga ler esses arquivos e nisso fazer todos os outros terem como consultar os equipamentos pelo GPS do celular. Preciso de ajuda para converter esses arquivos .GPI em algum arquivo que qualquer outro GPS de celular consiga ler. Poderiam me ajudar com isso?

Segue a imagem da pasta com os arquivos:



Imagem
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por Thundercel »

A empresa disponibilizava POI dos equipamentos que precisamos manobrar na rua
Qual informação tinham extraídas desses POis?

Qual informação desejam extrair do gps?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
PandaEuropeu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 27 Mar 2019, 18:43

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por PandaEuropeu »

Os POIs que a empresa fornece são exatamente esses da imagem. Dentro deles estão os endereços (coordenadas) dos equipamentos. Tem somente as coordenadas em cada linha e uma descrição.
PandaEuropeu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 27 Mar 2019, 18:43

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por PandaEuropeu »

Vou colocar a imagem deles aqui daqui a pouco.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por Thundercel »

Os POIs que a empresa fornece são exatamente esses da imagem. Dentro deles estão os endereços (coordenadas) dos equipamentos. Tem somente as coordenadas em cada linha e uma descrição.
Na imagem apresentada temos arquivos dem formato GPI e não sabemos quais os dados contidos naqueles arquivos para poder opinarmos.
Ali, por exemplo, identificamos o arquivo MapaRadarBrasilSample.gpi e como administrador do site MapaRadar posso informar que esse arquivo advem de uma parceria que tivemos com a Garmin Brasil permitindo que ela emprega-se informações de alerta radar referente a nossa base de dados de 2011 e sem convenio para atualizações. Por isso que na nomenclatura dele encontramos o Sample. Esse arquivo, por estar muito desatualizado pode ser tranquilamente excluído do aparelho.

As necessidades de inclusão de POIs podem ser tranquilamente produzida em arquivos gpi por compilação com o programa [Link externo oculto para visitantes], desde que se tenham as coordenadas dos pontos desejados.

Outra forma de se prover essa informação é por meio da inclusão dos POis no mapa [Link externo oculto para visitantes] e posterior compilação dos dados do mapa empregando o programa [Link externo oculto para visitantes] ou, para quem desejar, após edição do mapa OSM empregar o mapa COCAR-BR.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
PandaEuropeu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 27 Mar 2019, 18:43

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por PandaEuropeu »

-43.7883725,-22.3462576,RD-2052,| ____ | # ESTRADA QUIRINO-EST.NORMAL:A-TELECOMANDO:S,;

Em cada linha está desse jeito. Segue uma imagem também de como está todo o conjunto.

Imagem


Imagem original (sem corte): [Link externo oculto para visitantes]

O que eu preciso é de um aplicativo de GPS para Android, capaz de ler esses tipos de arquivos POIs. Nesse site ([Link externo oculto para visitantes]) eu consigo converter esse tipo de arquivo ".GPI" para outros arquivos. Sobre o conteúdo da pasta, realmente é antigo, foi na época que a empresa distribuía o aparelho de GPS para os empregados. Raros os empregados que ainda possuem o aparelho e quem usa esse GPS, lá na empresa, anda com ele desatualizado. Por isso quero deixar tudo mais moderno, achando um aplicativo de GPS para Android, capaz de ler esses arquivos POI, seja em ".GPI" ou após a conversão, para que todos possam usar nos celulares.

Consegue me ajudar de alguma forma? Você usa algum aplicativo em seu celular que consegue ler arquivos de POI?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por Thundercel »

O que eu preciso é de um aplicativo de GPS para Android, capaz de ler esses tipos de arquivos POIs.
Não costumo navegar usando o celular, mas qualquer navegador garmin para android reconhecerá os arquivos Gpi instalados na pasta Poi dele. Por uma busca no google encontra voce inumeros e ao faze-la aqui ja de cara encontrei o Viago.

Como citei anteriormente poderá voce também incluir os pontos desejados na base OSM e te-los nos Apps [Link externo oculto para visitantes] e [Link externo oculto para visitantes]. Nesses sei que reconhecem os dados inseridos no mapa OSM, mas não sei se reconhecem gpi
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por hctomio »

Panda,

Se vc converter esse gpi para kml, usando o program GpsBabel, poderá abrir ele em vários gps como Maps.Me, Osmand, iGO, etc...

Pode usar esse mesmo arquivo kml e inserir as informações no Openstreetmap, através do editor iD. Assim, poderá usar algum gps que utiliza esses dados e navegar como queira.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
PandaEuropeu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 27 Mar 2019, 18:43

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por PandaEuropeu »

Ok! Consegui fazer uns esquemas aqui e converti os arquivos para .txt e também para .kml. Em .kml, usando no Maps.ME, não consegui uma boa busca dentro do aplicativo, pois ao inportar, ele somente dá opção para selecionar de uma lista. São mais de 5.000 equipamentos do Rio de Janeiro todo e procurá-los em uma lista não seria nada bom. Tenho apenas para que seja mostrado com as estrelas no mapa.

Então, consegui o que queria utilizando o aplicativo Sygic. Converti os arquivos .gpi para .txt e editei os arquivos (com a ajuda do "substituir" dentro do editor de texto) para que ficasse no formato adequado para utilizar uma ferramenta que converte o arquivo .txt para .rupi, que é o que o Sygic lê. Fazendo isso, ao tocar para pesquisar um endereço no Sygic ele dá a opção de pesquisar em locais personalizados, que é onde estão os equipamentos (as localizações deles). Sendo assim eu consigo achar 10x mais rápido do que procurando numa lista.

O aplicativo Viago eu não consigo instalar, na verdade, utilizar. Baixei uma versão na Internet e ao abrir diz que será encerrado por não ter sido baixado pela PlayStore. Pesquisando na PlayStore não achei um aplicativo de fato da Garmin, como ela tinha antes. Será que a Garmin ainda tem aplicativo de GPS para Android atualmente, como o antigo Viago?

Osmand e IGO possuem versões para Android? São gratuitos? O foco principal é colocar um aplicativo gratuito no celular de cada um da empresa e depois apenas compartilhar esses arquivos para que possam usar. Consegui uma versão da Sygic e por isso estou usando essa versão. Gostaria de usar alguma outra, caso tenha alternativa.
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por hctomio »

Bom dia PAndaEuropeu,

Uma pena que não funcionou no Maps.Me. Ele é um aplicativo fácil de operar. Talvez no futuro alterem o programa viabilizando a sua idéia.

Para editar arquivos eu uso o Notepad++. Ele permite abrir muitos arquivos diferentes, preservando a estrutura. Assim ficam fáceis de ler e editar.

O Viago foi descontinuado. Existe um truque nele, de editar um arquivo que possibilitará usar mapas do Garmin, como o CocarDL, mas somente no modo offline. Muita gambiarra. Acho que não vale a pena. Infelizmente para android ainda não existe nada atualizado da empresa inclusive o StreetPilot ([Link externo oculto para visitantes]).

O iGO também não tem versões gratuitas para android ([Link externo oculto para visitantes]). Existem ótimas versões "não oficiais" como o NextGen, mas sempre na gambiarra.

O Osmand é muito semelhante ao iGO, com vários recursos e é de graça. Tem alerta de radares, lombadas, exibe as faixas da pista, grava e importa tracks....
Tem a vantagem de usar dados do Openstreetmap. Então qq estrada ou objeto que vc cadastrar naquela base mundial, estará disponível para qq gps que use dados OSM.
Atualiza mensalmente, mas vc pode obter mapas atualizados diariamente em [Link externo oculto para visitantes]
Mas como tem muitos recursos, ele é mais chatinho de configurar. Apenas isso.

Existem muitos programas de gps que são gratuitos e usam dados do OSM, como o Mapfactor, Magic Earth,...

Ainda tem outras opções como o Here Wego, que usa os mapas da Here que são os mesmos usados no gps Garmin.

Difícil saber qual melhor te atenderia. Ainda há a questão de gosto pessoal que interfere na escolha.

Mas pense na possibilidade de colocar esses seus 5000 pontos no OSM. Assim, estariam para consulta aberta de qq um de vcs.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
PandaEuropeu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 27 Mar 2019, 18:43

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por PandaEuropeu »

hctomio, muito obrigado pela força e explicação. Vou testar os que você falou também e pesquisar direitinho como importar as coordenadas (POIs) dos equipamentos para os GPS que você falou. Baixei o aplicativo OSMAnd e gostei muito de toda a informação que ele mostra. Nunca imaginei que seria possível inserir até mesmo semáforos nesses mapas e lombadas (redutores de velocidade/quebra-molas) também. Não sei ainda como acrescentar coisas assim na base global (para que todos possam visualizar também) desses mapas, vou pesquisar sobre. Também vou pesquisar em como importar os POIs para o OSMAnd, pelo pouco que vi, acho que são os arquivos .GPX (que terei de converter). Valeu pela força! Vou tentar fazer mais coisas aqui com sua informação!
PandaEuropeu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 7
Registrado em: 27 Mar 2019, 18:43

Re: Ajuda para arquivos POI (GPI) para ANDROID.

Mensagem por PandaEuropeu »

Galera, depois de muito tempo consegui fazer o que eu queria. Eu peguei os arquivos .GPI do Garmin e converti para arquivos .GPX. Fiz essa converção utilizando o programa GPS Babel ([Link externo oculto para visitantes]). Depois disso, instalei no celular o aplicativo OsmAnd ([Link externo oculto para visitantes]).

Peguei os arquvos em .GPX e joguei em > Armazenamento Interno > Andoid > Data > net.osmand > files > tracks.

Feitos isso, dentro do aplicativo basta ir no menu (3 traços) > Meus lugares > Trilhas.

Agora só tocar no tipo de arquivo que você quer pesquisar e depois ir digitando que o app vai filtrando e mostrando.

Tem também como você importar direto pelo aplicativo. Você pode colocar esses arquivos em .GPX em qualquer pasta dentro do celular e depois pelo aplicativo selecionar para importar, tanto na aba Favoritos quanto na aba Trilhas. Em favoritos eles ficam todos juntos. Escolhendo Trilhas eles ficam por nome de arquivo.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.