Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Forum de Mapas para Garmin
Responder
leogulin
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Mai 2016, 16:15

Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por leogulin »

Prezados Colegas,
Bom dia!

Tenho um GPS Garmin modelo 3560LT com a última atualização do mapa CNSA na própria memória interna do aparelho. Todavia, vendo neste fórum várias recomendações em optar o uso de mapas em cartão microSD, pergunto:

- Como transferir meu mapa para um cartão micro SD sem perder os suportes JCV, G2S, ASR, SQlite, mapa 3D entre outros?
- Quais arquivos devo copiar da memória interna (segue print screen abaixo) para o cartão microSD
pasta system.png
- Quando se compra um mapa via cartão microSD de uma loja revendedora Garmin, quais arquivos vem instalado no cartão? Será que vem só o tal arquivo .img ou vem também com as referências 3D, JCV e etc?

Sendo o só a perguntar(rs), desde já, agradeço a todos pelas respostas. Muito Obrigado!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por Thundercel »

Como transferir meu mapa para um cartão micro SD sem perder os suportes JCV, G2S, ASR, SQlite, mapa 3D entre outros?
- Quais arquivos devo copiar da memória interna (segue print screen abaixo) para o cartão microSD
No SD card crie uma pasta (se não existe) de nome Garmin

Transfira para essa pasta os 3 arquivos gmapprom (img, unl e gma)

Assim procedeu a Garmin quando optei por transferir para o SD card, pelo Garmin Express, o mapa CNSA do meu nuvi 3597 LMT BR. Ela criou a pasta Garmin e dentro dela colocou esses 3 arquivos.

Sabemos que o IMG é o mapa e os unl e gma são os desbloqueadores do mapa.

Os demais arquivos (JCV, 3D, etc) ela deixou na memoria interna.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
leogulin
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Mai 2016, 16:15

Re: Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por leogulin »

Thundercel escreveu:
Como transferir meu mapa para um cartão micro SD sem perder os suportes JCV, G2S, ASR, SQlite, mapa 3D entre outros?
- Quais arquivos devo copiar da memória interna (segue print screen abaixo) para o cartão microSD
No SD card crie uma pasta (se não existe) de nome Garmin

Transfira para essa pasta os 3 arquivos gmapprom (img, unl e gma)

Assim procedeu a Garmin quando optei por transferir para o SD card, pelo Garmin Express, o mapa CNSA do meu nuvi 3597 LMT BR. Ela criou a pasta Garmin e dentro dela colocou esses 3 arquivos.

Sabemos que o IMG é o mapa e os unl e gma são os desbloqueadores do mapa.

Os demais arquivos (JCV, 3D, etc) ela deixou na memoria interna.
Olá, Thuncercel!
Muito obrigado pela resposta! Agora, só mais uma dúvida pra encerrar a questão (risos): - E se eu quiser ter nesse mesmo cartão o um outro mapa tipo tracksource, daí eu terei que criar a pasta MAP dentro da pasta Garmin e dentro da mesma jogar os tais arquivos junto com o mapa tracksource? Qual seria, neste caso, o procedimento correto?
Obrigado mais uma vez!
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por seggia »

Diferente do Márcio eu coloco dentro da pasta Garmin contida no cartão Sd , copia de todas as pastas originais da memória interna do meu Garmin para o cartão Sd.
Vai funcionar sem problemas . Tive o cuidado de não ter , dentro da memória interna do GPS, nenhum mapa afora o original de fabrica.
===============================================================================================================================
Ficaria assim na raiz do SD as pastas Garmin, POI e map
Dentro da pasta Garmin coloco as pasta JCV, SID e etc.
Dentro destas os arquivos correspondentes daquele mapa City que estou usando.
Na pasta map coloco os arquivos de imagens do City , (3D, Dem, e a imagem original do mapa) e os demais mapas que queira usar.
Na pasta POI coloco os avisos daqui do Gpsinfo.
Espero ter me explicado bem. Qualquer dúvida pergunte.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por Thundercel »

E se eu quiser ter nesse mesmo cartão o um outro mapa tipo tracksource, daí eu terei que criar a pasta MAP dentro da pasta Garmin
No meu aparelho tenho a pasta Map na raiz do SD card e dentro dela jogo todos os demais mapas do Brasil.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Ildo_SC
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Set 2014, 19:23

Re: Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por Ildo_SC »

Boa noite Thundercel,
Por favor, como fizestes para transferir o mapa garmin para o SD card, pelo Garmin Express, pois não encontrei esta opção.
As outras vezes fiz a transferência direta nas pastas, mas agora com o mapa de 3GB, penso que possa não ter espaço na memória interna para fazer o donwload para o 3597.
Muito obrigado.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por Thundercel »

Ildo,
não existindo espaço na memoria interna do aparelho para comportar a nova versão do mapa o proprio programa recomenda instalar no sd card.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
portomp
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Mai 2018, 22:14

Re: Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por portomp »

Bom dia!

Estou com situação idêntica. Tenho um Zumo 350LM instalado no SD o mapa CN South America NT 2018.20 Brasil.

Quero passar esse mapa para um outro meu gps da Garmin BMW Motorradad Navigator IV.

Transferi para um cartão SD os arquivos da pasta garmin (do Zumo 350ML) .img, .unl e gma (gmapsupp) para o cartão sd do Navigator IV.

Ocorre que o Navigator não carrega o mapa do Brasil (referente aos arquivos transferidos do Zumo) apenas carrega o mapa instalado internamente no dispositivo (Europa).

Já no Zumo o mesmo mapa do Brasil carrega normalmente.

Não encontrei no SD do Zumo os arquivos referenciados gmapprom ((img, unl e gma), somente localizei os arquivos gmapsupp (.img, .unl e gma) os quais foram todos transferidos para o Navigator IV. Mas, não funcionaou.

Agradeço, desde logo, a atenção.

Porto.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por Thundercel »

Os aquivos .UNL e .GMA que estão juntos ao arquivo .IMG do mapa são os registros daquele mapa para determinado aparelho e não funcionam em outro aparelho Aí que entra a pirataria desbloqueando o mapa e fazendo com que o IMG dele funcione em qualquer aparelho.
Não encontrei no SD do Zumo os arquivos referenciados gmapprom ((img, unl e gma), somente localizei os arquivos gmapsupp (.img, .unl e gma) os quais foram todos transferidos para o Navigator IV. Mas, não funcionaou.
Verifique no zumo, na função meus mapas no aparelho, qual ou quais mapas estão carregados nele.
Me estranha um mapa original estar nomeado gmapsupp já que eles vem nomeados gmapprom
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
portomp
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Mai 2018, 22:14

Re: Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por portomp »

Boa tarde!

Grato pela brevidade nesse atendimento.

No que se refere à: "(...) Aí que entra a pirataria desbloqueando o mapa e fazendo com que o IMG dele funcione em qualquer aparelho."

Não se pretende, como não poderia ser diferente, incorrer em crime de pirataria com a presente solicitação. Até porque o gps Navigator já tem instalado um mapa da América do Sul só que mais antigo que o do Zumo.

Considerando que o mapa do Zumo é mais recente, o que se pretende, claro, - sem fazer pirataria -, rodar o mapa referido no Navigator de fabricação da própria garmin.

Contudo, se a garmin não permite que mapas de determinado gps (garmin) rode em outro de fabricação dela própria, não há outro caminho, senão, adquirir novo sd card com mapa atualizado.

Relativamente à: "Verifique no zumo, na função meus mapas no aparelho, qual ou quais mapas estão carregados nele."

Resposta: CN South America NT Brasil e CN Europe NTU. (carregados no Zumo).

Renovo meus agradecimentos pelos bons préstimos que este relevante sítio dispensa com seriedade aos seus seguidores.

Porto.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Como transferir mapa memória interna p/ micro SD

Mensagem por Thundercel »

Resposta: CN South America NT Brasil e CN Europe NTU. (carregados no Zumo).
Com isso concluo que o CN South America NT Brasil é o que está carregado no SD card em arquivo gmapsupp e o CN Europe NTU na memoria interna do aparelho, em arquivo gmapprom.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.