Backup de locais, rotas e configuração

Forum do Software de Navegação Garmin Mobile XT
Responder
Avatar do usuário
bearshare
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Mar 2010, 00:00

Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por bearshare »

Olá,

Eu instalei o Garmin Mobile XT no meu celular Nokia C6-01 (Symbian^3). O navegador está funcionando (quase) perfeitamente e já instalei os POIs do MapaRadar.

Procurei aqui no fórum, mas não localizei a informação:

Como fazer um backup dos locais e rotas que eu salvo no Garmin Mobile XT e também da sua configuração? Tentei localizar as pastas no celular onde estas informações são armazenadas, mas não consegui.

Em relação ao funcionamento do navegador no Symbian, apenas duas coisas me incomodam:

1) Frequentemente o navegador trava quando eu estou visualizando e navegando pelo o mapa (ícone 'ferramenta' -> 'pesq. mapa'). Quase sempre o travamento ocorre quando o mapa é arrastado. Isto torna quase impossível utilizar o navegador como um visualizador de mapas, função que é de uso muito comum em qualquer navegador.

2) A visualização do mapa em 3D, com o celular usado no modo "paisagem" (na horizontal), não é muito boa. As ruas, avenidas e estradas são representadas por traços muito finos, o que dificulta um pouco a visualização. Se o celular é colocado "na vertical", a visualização volta a ser aquele padrão conhecido do Garmin, de ruas "gordas".

Estes dois problemas acima eu já havia observado tempos atrás, quando eu utilizei o Garmin Mobile XT num Nokia 5530 (Symbian s60v5).

Abraços!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por Thundercel »

bearshare,
os pontos e rotas salvas são arquivados em arquivo GPX dentro da pasta GPX.

De uma olhada nela.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
bearshare
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Mar 2010, 00:00

Re: Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por bearshare »

Thundercel,

A pasta E:\Garmin\GPX do cartão de memória do celular está vazia. Nos drives C: e D: (memória interna do celular) não existe pasta Garmin.

Abraço!
Avatar do usuário
bearshare
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Mar 2010, 00:00

Re: Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por bearshare »

Thundercel,

Aproveito para perguntar (fora do tema do tópico), quais são os nomes de mapas que o Garmin Mobile XT suporta? Eu quero colocar 4 mapas na pasta E:\Garmin (cartão de memória do celular).

Obrigado pela paciência. Já procurei resposta para a dúvida acima aqui no fórum mas não encontrei.

Um abraço!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por Thundercel »

bearshare,
quanto a importação dos dados salvos no navegador tente o seguinte:

No celular, no programa GARMIN MOBILE XT, no menu FERRAMENTAS (TOOLS), GERENCIAR MEUS DADOS (MANAGE MY DATA), GERIR (MANAGE). Utilize a opcao EXPORTAR e tente fazer o procedimento de importacao pelo MapSource.

Não tenho muita experiência com o garmin Mobile XT, mas acredito que ele reconheça mapas na pasta garmin se estiverem com os seguintes nomes de arquivos:
- gmapprom.img
- gmapsupp.img

Se deseja colocar mais de um mapa sugiro fazer a união dos mapas em um unico arquivo gmapsupp.img. Para isso empregue o explicado em http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=213&t=1132
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
bearshare
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 40
Registrado em: 10 Mar 2010, 00:00

Re: Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por bearshare »

Thundercel,

Beleza! Uni os mapas City Navigator Brasil e parte do Tracksource num único arquivo GMAPSUPP. Agora eu posso selecionar no Garmin Mobile XT qual mapa eu quero usar.

No meu Nokia C6-01 eu tenho também o Ovi Maps 3.06, que é um excelente sistema de navegação, com mapa do Brasil atualizadíssimo, pois é o mapa mais recente da Navteq de 2011. Porém, em diversas cidades do interior do RS, tanto o mapa Navteq que a Nokia utiliza, como o City Navigator Brasil da Garmin, são muito incompletos. Em várias cidades, estes mapas só mostram as avenidas principais de acesso às cidades. Daí a necessidade de utilizar o Tracksource, do qual eu extraí apenas os mapas do RS e de SC, com o Mapsource. Nas cidades menores do RS, o Tracksource é nota 10!

--------------------------------------------

Quanto à exportação de locais e rotas, consegui fazer a exportação para um arquivo GPX e assim tenho uma opção de fazer backup dos meus dados.

Aqui eu descobri algo muito interessante para quem tem celular Nokia com o Ovi Maps:

O Garmin Mobile XT exporta todos os locais e rotas salvas para um único arquivo E:\Garmin\GPX\current.gpx, no cartão de memória do celular. Usando o gerenciador de arquivos do celular, quando se 'clica' neste arquivo GPX, são mostrados todos os locais salvos. Cada local pode ser selecionado e então há uma opção no menu chamada "Mostrar no mapa". Esta opção abre o Ovi Maps posicionado no local selecionado e então o local pode ser salvo como favorito dentro do Ovi Maps.

Muito legal isto, pois é uma maneira fácil e rápida de copiar locais do Garmin Mobile XT para o Ovi Maps. O caminho inverso deve ser possível (exportar locais do Ovi Maps para o Garmin), pois obviamente o Ovi Maps entende a sintaxe dos arquivos GPX. O problema é que eu ainda não descobri onde o Ovi Maps guarda as informações dos locais salvos e ele não tem um 'botão exportar" como o Garmin... mas estou trabalhando nisto.

Um abraço e muito obrigado pela ajuda!
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por tadferreira »

Olá Pessoal,
Desde que instalei o Garmin 5020wp no meu xperia com WindosMobile6.1 não é criado o arquivo GPX e no mapsource o mesmo não reconhece. Como um Garmin. E desde de então não tenho backup dos meus locais.
Caso alguém tenha uma solução favor postar aqui.

Bons Caminhos
tadferreira
raffaellobruno
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Set 2012, 13:55

Re: Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por raffaellobruno »

Pessoal,

só para ajudar aqueles que estão com problema de perda de configuração no Garmin Mobile XT no Windows CE:

Estou usando o Garmin em um GPS xing-ling (BAK). Quando eu coloco o Garmin para iniciar automaticamente ou por meio de um menu, às vezes o aplicativo inicia normalmente, mas às vezes trava o GPS e, ao conseguir entrar novamente, ele perde todas as configurações e eu tenho que configurar tudo de novo.

Aí eu descobri no forum "[Link externo oculto para visitantes]" uma maneira de salvar as configurações. É assim: após configurar tudo, você sai do aplicativo e, usando o Explorer do Windows CE, vai para a pasta GARMIN que é criada automaticamente no diretório raiz do dispositivo e copia o conteúdo dos arquivos para a pasta SETTINGS (que fica dentro da pasta RUNGMXT no cartão de memória ou outra pasta em que o Garmin tenha sido instalado), sobrescrevendo os arquivos já existentes.

Acho que esse procedimento também serve para salvar waypoints e tracks, pois entre os arquivos copiados há um com o nome GARMIN_TRIP e outro com o nome GARMIN_WPT.

Quanto ao problema de inicialização, verifiquei que ele quase não acontece se eu clicar diretamente no aplicativo (no meu caso o executável é o Garmin\Apps\WM\Que.exe) ou em um atalho criado para ele.

Espero que ajude.

:)


bearshare escreveu:Olá,

Eu instalei o Garmin Mobile XT no meu celular Nokia C6-01 (Symbian^3). O navegador está funcionando (quase) perfeitamente e já instalei os POIs do MapaRadar.

Procurei aqui no fórum, mas não localizei a informação:

Como fazer um backup dos locais e rotas que eu salvo no Garmin Mobile XT e também da sua configuração? Tentei localizar as pastas no celular onde estas informações são armazenadas, mas não consegui.

Em relação ao funcionamento do navegador no Symbian, apenas duas coisas me incomodam:

1) Frequentemente o navegador trava quando eu estou visualizando e navegando pelo o mapa (ícone 'ferramenta' -> 'pesq. mapa'). Quase sempre o travamento ocorre quando o mapa é arrastado. Isto torna quase impossível utilizar o navegador como um visualizador de mapas, função que é de uso muito comum em qualquer navegador.

2) A visualização do mapa em 3D, com o celular usado no modo "paisagem" (na horizontal), não é muito boa. As ruas, avenidas e estradas são representadas por traços muito finos, o que dificulta um pouco a visualização. Se o celular é colocado "na vertical", a visualização volta a ser aquele padrão conhecido do Garmin, de ruas "gordas".

Estes dois problemas acima eu já havia observado tempos atrás, quando eu utilizei o Garmin Mobile XT num Nokia 5530 (Symbian s60v5).

Abraços!
tetenic
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:28

Re: Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por tetenic »

Pessoal, tenho o programa da garmin instalado no orange G5000DVT, na pasta garmin pode ser no cartão ou no proprio aparelho vc encontra uma pasta chamada RunGMXT, dentro dela Settins e finalmente dentro dela o arquivo GARMIN_WPT.
Esse arquivo carrega os arquivo que vc guarda do Ger. meus dados/Meus Locais!
Existe outros arquivos na mesma pasta so nao tive tempo de testar!
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por tadferreira »

Dentro da Pasta GPX também tem o arquivo current.gpx que também contém os Meus Locais
tetenic
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:28

Re: Backup de locais, rotas e configuração

Mensagem por tetenic »

Essa pasta GPX foi criada na instalação, adicionei uns pontos em meus locais e nada nenhum arquivo apareceu dentro dela volto a afirmar que apenas observando no programa do Gps e mesmo no symbian é o arquivo GARMIN_WPT.NVM encontrado dentro da pasta Garmin\Apps\Symbian é o que realmente carrega os arquivos meus locais, inclusive copiei e colei do meu gps no garmin do meu nokia 5530 os dados e esta tudo lá!
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.