rlcasarin escreveu:Ola Tad, sem causar transtornos ou criar outro tópico.
Pq digo propaganda: Como pode um aparelho de mais de 1200,00 cuja propaganda é como maior desenvolvedor de sistemas de GPS do mundo, não conseguir sequer identificar em qual via de mão esta se trafegando?? Coisa que o iGo faz com maestria? O Garmin indica lombadas há 40/50 metros em vias que são transversais a que estamos trafegando, radares do lado da pista, sem aviso sonoro de excesso de velocidade, para isso é lamentável. É muito discrepante!
No meu primeiro uso (fui para Ubatuba) ainda se familiarizando com o GPS, na volta ele indicava radares da descida... Como pouco vou para esses cantos, fiquei meio que atônito, "caramba" aonde estão esses radares, só então percebi que estavam do outro lado, coisa que meu antigo iGo nunca fez, além do que ele indicava ate mesmo o sentido de mão das ruas, bem como os cruzamentos...
Ele tem seus méritos, tipo comando de voz.. mas penso que gps é para nos levar a um determinado local, com a máxima precisão (coisa que fica idêntica ao o iGo) e dentro do possível com o máximo numero de alertas REAIS!
Não penso em dispor dele nesse momento, ate porque perderia dinheiro com a sua troca, mas ao meu ver deixa muito a desejar, por navegar por mapas todos os fazem, mas com precisão de informações, ai é outra história.
Desculpe pelo desabafo e sem querer ser inconveniente.
É normal que se faça confusão entre aparelho gps (hardware) e sistema de navegaçao (softwares utilizados no aparelho). Mapas com erros ou imprecisos em determinado local nao significa que o gps é ruim, o mesmo para POIs de alerta (Pontos de Interesse). Em relaçao a precisão real de gps de uso civil muito se pode falar. Voce encontrará uma boa discusão no tópico sobre Precisao de Satélites nos Nuvis 3790 e 3490 aqui no fórum. Nele podemos conferir telas que mostram o trajeto real do gps, bem diferente daquele regular em cima das vias que estamos acostumados a ver. O fato é que o sistema do gps trava o deslocamento do usuário em cima da via mais provável, dando a impressao que estamos nos deslocando exatamente e precisamente sobre ela. Entretanto inumeras interferencias podem ocorrer nos sinais de satélites e no calculo de posicionamento feito pelo aparelho. Nesses momentos, apesar da trajetória estar travada em cima de uma via, quando a imprecisao devido à esses fatores for grande, o aparelho pode indicar uma via errada em que trafegamos, ou seja, é uma situaçao que de fato ocorre por fatores que nao tem a ver com a precisão do gps, a nao ser em caso de péssimos aparelhos. No tópico que indiquei discutimos a precisão de satélites (sintonia e calculo de posicionamento) nos Nuvis 3790 que utilizam o sistema operacional e navegador do 3490 (adaptaçao nao oficial). Nesse caso especifico a imprecisão nos calculos de posiçao no 3790 "transformado" em 3490 é marcante e nada desprezivel. Apesar do Lock on Road, é razoavelmente frequente o aparelho indicar erroneamente a via ou pista em que se trafega, as vezes até uma via paralela de outra quadra, algo inaceitável. No tópico pode-se conferir que mesmo outros modelos de gps mais precisos (handhelds) sofrem em algum momento muitas interferencias (da atmosfera, magnéticas, reflexao em predios, extrema diminuiçao do numero de satélites sintonizados, etc...) com diminuiçao consideravel da precisao de posicionamento, mas isso é normal. Entretanto quando ocorre com frequencia, como no caso do 3790 transformado, ai sim temos um problema. Há que se considerar também a qualidade e precisao do mapa utilizado. O original City Navigator é muito bom para grandes cidades e faixa leste do país, para o restante é muito pouco detalhado. Para locais afastados é recomendavel utilizar o gratuito Tracksource. Temos também o Autoguia, muito bom. Para quem vive no Rio de Janeiro temos o Open Street Map, pelo que diz o Thundercell, o melhor mapa da região, que acredito ser fato, já que ele e outros colaboradores trabalham duro na melhoria desse mapa. Em suma, uma mapa desalinhado em determinado local (rua, por exemplo) induz à erros, o que nao significa que o gps é ruim, e sim o mapa que é falho no local.
Em relaçao aos alertas de radar: no geral eles são externos aos mapas e ao fabricante. Se o 3597 comprado no Brasil veio com esses alertas eles foram copiados de alguma base externa (normalmente pelas lojas que os vendem), pois não sao compilados pela Garmin nem pela Here/Navteq, a maioria tem com fonte o Mapa Radar. O mapa gratuito Tracksource incorpora POIs de alerta nos seus mapas, então no uso com outros POIs, como os do GPSInfo (o mais completo e elaborado) podem dar duplicaçao nos alertas. Também notei alguma redundancia e imprecisao do aviso de alertas no meu 3597, mas sei que isso nao deve ter a ver com o gps: ou provem da base de dados de Radar/lombadas etc ou de alguma redundancia com arquivos POIs já instalados (.gpi) ou, talvez ainda de algum conflito do sistema operacional dos novos modelos 2013 com a forma com que a base de dados é compilada, nesse caso serão essas bases que normalmente serão alteradas (lembrando também que esses dados são passados por usuários q informam sua existencia, mas muitas vezes nao quando sao retirados - quem quiser precisão tem dar a sua colaboraçao também). Em outras palavras, POIs de alerta nao tem a ver diretamente com o gps/fabricante. Tais redundâncias de alertas no 3597 podem ser resolvidas com a ajuda do Márcio (Thundercel), especialista no assunto e responsável pela compilaçao dos POIs de alerta do forum, basta reportar a ele em um tópico adequado.
Por fim, o que mais vejo são pessoas "culpando" os aparelhos, mas como se pode ver as coisas nao são tão simples assim.. Os aparelhos (hardware) Garmin são bons ou ótimos (nao tem lixo como os xing lings), assim como devem ser os Tomtoms e seus respectivos navegadores. O diferencial mais importante resume-se à qualidade e variedade de mapas, POIs de alerta e outros detalhes de software.. Nisso os Garmin tem larga vantagem, mas gosto nao se discute, há quem prefira o navegador IGO, que é bom, desde que em um gps de categoria o que nao é fácil de encontrar entre marcas desconhecidas..