Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
Henriquee G Correa
Usuario 300
Usuario 300
Mensagens: 341
Registrado em: 13 Out 2011, 10:21

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por Henriquee G Correa »

Desde que, após uma criteriosa pesquisa e avaliação, comprei meu primeiro GPS, um Garmin 3560 (extraviado ou furtado durante uma viagem) sou radicalmente a favor da Garmin. Atualmente possuo um 50LM USA e um 3597 BR perfeitamente funcionais. A única restrição que faço é que meu 3597, após a última atualização está mais lento na pesquisa inicial de satélites (quando ligo pela primeira vez). A partir daí funciona com rapidez e sem problemas. Não sei se é específico do meu aparelho ou geral.
Em meu iPhone tenho o iGo Primo e o TOM TOM, ambos com mapas USA e Brasil, às vezes usados em paralelo com o GPS, e continuo considerando o Garmin superior.
Quanto aos radares, lombadas, etc, utilizo os do gpsinfo, que são atualizados frequentemente e muito raramente apresentam alguma inconsistência.
Garmin 255W (USA) - Nuvi 50LM (USA) - Nuvi 3597LMT (BR)
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por tadferreira »

Entendo seu desabafo.
O alerta sonoro de velocidade ele avisa sim basta deixar habilitado no menu navegação.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por Angelone »

rlcasarin escreveu:Ola Tad, sem causar transtornos ou criar outro tópico.
Pq digo propaganda: Como pode um aparelho de mais de 1200,00 cuja propaganda é como maior desenvolvedor de sistemas de GPS do mundo, não conseguir sequer identificar em qual via de mão esta se trafegando?? Coisa que o iGo faz com maestria? O Garmin indica lombadas há 40/50 metros em vias que são transversais a que estamos trafegando, radares do lado da pista, sem aviso sonoro de excesso de velocidade, para isso é lamentável. É muito discrepante!
No meu primeiro uso (fui para Ubatuba) ainda se familiarizando com o GPS, na volta ele indicava radares da descida... Como pouco vou para esses cantos, fiquei meio que atônito, "caramba" aonde estão esses radares, só então percebi que estavam do outro lado, coisa que meu antigo iGo nunca fez, além do que ele indicava ate mesmo o sentido de mão das ruas, bem como os cruzamentos...
Ele tem seus méritos, tipo comando de voz.. mas penso que gps é para nos levar a um determinado local, com a máxima precisão (coisa que fica idêntica ao o iGo) e dentro do possível com o máximo numero de alertas REAIS!
Não penso em dispor dele nesse momento, ate porque perderia dinheiro com a sua troca, mas ao meu ver deixa muito a desejar, por navegar por mapas todos os fazem, mas com precisão de informações, ai é outra história.
Desculpe pelo desabafo e sem querer ser inconveniente.
É normal que se faça confusão entre aparelho gps (hardware) e sistema de navegaçao (softwares utilizados no aparelho). Mapas com erros ou imprecisos em determinado local nao significa que o gps é ruim, o mesmo para POIs de alerta (Pontos de Interesse). Em relaçao a precisão real de gps de uso civil muito se pode falar. Voce encontrará uma boa discusão no tópico sobre Precisao de Satélites nos Nuvis 3790 e 3490 aqui no fórum. Nele podemos conferir telas que mostram o trajeto real do gps, bem diferente daquele regular em cima das vias que estamos acostumados a ver. O fato é que o sistema do gps trava o deslocamento do usuário em cima da via mais provável, dando a impressao que estamos nos deslocando exatamente e precisamente sobre ela. Entretanto inumeras interferencias podem ocorrer nos sinais de satélites e no calculo de posicionamento feito pelo aparelho. Nesses momentos, apesar da trajetória estar travada em cima de uma via, quando a imprecisao devido à esses fatores for grande, o aparelho pode indicar uma via errada em que trafegamos, ou seja, é uma situaçao que de fato ocorre por fatores que nao tem a ver com a precisão do gps, a nao ser em caso de péssimos aparelhos. No tópico que indiquei discutimos a precisão de satélites (sintonia e calculo de posicionamento) nos Nuvis 3790 que utilizam o sistema operacional e navegador do 3490 (adaptaçao nao oficial). Nesse caso especifico a imprecisão nos calculos de posiçao no 3790 "transformado" em 3490 é marcante e nada desprezivel. Apesar do Lock on Road, é razoavelmente frequente o aparelho indicar erroneamente a via ou pista em que se trafega, as vezes até uma via paralela de outra quadra, algo inaceitável. No tópico pode-se conferir que mesmo outros modelos de gps mais precisos (handhelds) sofrem em algum momento muitas interferencias (da atmosfera, magnéticas, reflexao em predios, extrema diminuiçao do numero de satélites sintonizados, etc...) com diminuiçao consideravel da precisao de posicionamento, mas isso é normal. Entretanto quando ocorre com frequencia, como no caso do 3790 transformado, ai sim temos um problema. Há que se considerar também a qualidade e precisao do mapa utilizado. O original City Navigator é muito bom para grandes cidades e faixa leste do país, para o restante é muito pouco detalhado. Para locais afastados é recomendavel utilizar o gratuito Tracksource. Temos também o Autoguia, muito bom. Para quem vive no Rio de Janeiro temos o Open Street Map, pelo que diz o Thundercell, o melhor mapa da região, que acredito ser fato, já que ele e outros colaboradores trabalham duro na melhoria desse mapa. Em suma, uma mapa desalinhado em determinado local (rua, por exemplo) induz à erros, o que nao significa que o gps é ruim, e sim o mapa que é falho no local.
Em relaçao aos alertas de radar: no geral eles são externos aos mapas e ao fabricante. Se o 3597 comprado no Brasil veio com esses alertas eles foram copiados de alguma base externa (normalmente pelas lojas que os vendem), pois não sao compilados pela Garmin nem pela Here/Navteq, a maioria tem com fonte o Mapa Radar. O mapa gratuito Tracksource incorpora POIs de alerta nos seus mapas, então no uso com outros POIs, como os do GPSInfo (o mais completo e elaborado) podem dar duplicaçao nos alertas. Também notei alguma redundancia e imprecisao do aviso de alertas no meu 3597, mas sei que isso nao deve ter a ver com o gps: ou provem da base de dados de Radar/lombadas etc ou de alguma redundancia com arquivos POIs já instalados (.gpi) ou, talvez ainda de algum conflito do sistema operacional dos novos modelos 2013 com a forma com que a base de dados é compilada, nesse caso serão essas bases que normalmente serão alteradas (lembrando também que esses dados são passados por usuários q informam sua existencia, mas muitas vezes nao quando sao retirados - quem quiser precisão tem dar a sua colaboraçao também). Em outras palavras, POIs de alerta nao tem a ver diretamente com o gps/fabricante. Tais redundâncias de alertas no 3597 podem ser resolvidas com a ajuda do Márcio (Thundercel), especialista no assunto e responsável pela compilaçao dos POIs de alerta do forum, basta reportar a ele em um tópico adequado.
Por fim, o que mais vejo são pessoas "culpando" os aparelhos, mas como se pode ver as coisas nao são tão simples assim.. Os aparelhos (hardware) Garmin são bons ou ótimos (nao tem lixo como os xing lings), assim como devem ser os Tomtoms e seus respectivos navegadores. O diferencial mais importante resume-se à qualidade e variedade de mapas, POIs de alerta e outros detalhes de software.. Nisso os Garmin tem larga vantagem, mas gosto nao se discute, há quem prefira o navegador IGO, que é bom, desde que em um gps de categoria o que nao é fácil de encontrar entre marcas desconhecidas..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
rlcasarin
Usuario 100
Usuario 100
Mensagens: 139
Registrado em: 13 Ago 2011, 08:15

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por rlcasarin »

Poxa Angelone, que aula!
Vc me fez repensar sobre o 3597...
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por Angelone »

Henriquee G Correa escreveu:...A única restrição que faço é que meu 3597, após a última atualização está mais lento na pesquisa inicial de satélites (quando ligo pela primeira vez). A partir daí funciona com rapidez e sem problemas. Não sei se é específico do meu aparelho ou geral..
Henrique e interessados no problema, na realidade um bug da ultima atualizaçao (firmware 4.20), deêm uma olhada nesse tópico que trás a soluçao:
viewtopic.php?f=210&t=7651

Qualquer comentário sobre o tema, por favor postem no tópico indicado.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
roberto_pb
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Nov 2012, 07:04

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por roberto_pb »

Boa tarde!
Pessoal sou novo aqui e estou com meu 3597 que ele não fala as ruas nem as lombadas gostaria que alguem me indicasse um tópico ou me ajudasse a como colocar o áudio para falar o nome das ruas em português Raquel tts, que aparece na lista de vozes, mas mesmo habilitado ele não fala. Está tudo habilitado direitinho nas configurações de idioma e alertas. Já li alguns posts, mas como todos são de mais de dois anos atrás não encontrei nada que entendi como aplicável ao meu garmin que está com o mapa 2021.10 que acredito foi comprado nos EUA, por estar tudo em inglês na caixa e ser lmt. Tenho dúvidas pq comprei de um terceiro no ML. Por favor me ajudem, sei que tem solução, só que não estou encontrando o fórum é repleto de informações e mesmo fazendo a busca o que encontrei como falei é de anos atrás.

Atenciosamente,

Roberto
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por Thundercel »

roberto_pb,
para falar lombadas tem voce que ter o arquivo de alerta de lombada na pasta POI. Se não tiver nunca falará a aproximaçãod e alguma.

Para falar nome de rua tem voce que estar roteado (com algum destino selecionado). Se não tiver não falará.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
roberto_pb
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Nov 2012, 07:04

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por roberto_pb »

Thundercel, desde já agradeço a rapidez com que me respondeu. Eu tenho todos os POI´s instalados e é exatamente quando traço um destino (rota) que ele fica mudo, mesmo selecionado a Raquel. Ele até faz tudo direitinho quando coloco no modo simulação em local fechado, mas quando traço o destino e dou o comando de ir ele fica completamente silente. Estou baixando os arquivos ASR do início do post "Garmin Nuvi 3597/2597 - Comando de Voz em PT-BR" pra ver se consigo copiar para a pasta que foi informada lá. Muita paz!!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por Thundercel »

Eu tenho todos os POI´s instalados e é exatamente quando traço um destino (rota) que ele fica mudo, mesmo selecionado a Raquel.
Os POIs de alerta não tem qualquer relação com a voz em TTS da Raquel. Eles contem a propria voz.
Se carregou corretamente os POis de Lombada na pasta POI eles tem de ativar o alerta em voz quando proximo de 120m de algum.
No seu 3597 navegue por: Para Onde /Categorias / Pois personalziados
Ali verifique se aparece Lombadas.
Recomendo não ficar testando sem conhecimento de causa, pois pode carregar algum arquivo incompativel e travar seu aparelho.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
roberto_pb
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Nov 2012, 07:04

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por roberto_pb »

Thundercel escreveu: 28 Jul 2020, 19:34
Eu tenho todos os POI´s instalados e é exatamente quando traço um destino (rota) que ele fica mudo, mesmo selecionado a Raquel.
Os POIs de alerta não tem qualquer relação com a voz em TTS da Raquel. Eles contem a propria voz.
Se carregou corretamente os POis de Lombada na pasta POI eles tem de ativar o alerta em voz quando proximo de 120m de algum.
No seu 3597 navegue por: Para Onde /Categorias / Pois personalziados
Ali verifique se aparece Lombadas.
Recomendo não ficar testando sem conhecimento de causa, pois pode carregar algum arquivo incompativel e travar seu aparelho.
Bom dia Márcio. Mais uma vez obrigado pela atenção. Eu fiz tudo isso que vc falou, pois não é meu primeiro Garmin e estou familiarizado com o S.O. deles. Mas seguirei o seu conselho de não copiar arquivos que podem travar o aparelho, entretanto vc me deu uma ideia que é a de voltar aos meus POI´s originais que eu tinha feito backup quando comprei um mapa da Autoguia 4 rodas para Garmin e coloquei uns que o vendedor ofereceu junto que são do Brasil e da América do Sul. Vou testar colocando os originais. Deus o abençoe.

Roberto
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por Thundercel »

Minha sugestão é para que voce limpe a pasta POI da memoria interna do aparelho ou do cartão SD. Depois de limpar, sem qualquer arquivo dentro, baixe os arquivos de alerta, para esse modelo 3597 (igual ao meu), aqui no site em https://gpsinfo.com.br/app.php/dlext/?cat=3
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
roberto_pb
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Nov 2012, 07:04

Re: Garmin 3597 - Aumentar o volume da voz TTS

Mensagem por roberto_pb »

Thundercel escreveu: 29 Jul 2020, 09:47 Minha sugestão é para que voce limpe a pasta POI da memoria interna do aparelho ou do cartão SD. Depois de limpar, sem qualquer arquivo dentro, baixe os arquivos de alerta, para esse modelo 3597 (igual ao meu), aqui no site em https://gpsinfo.com.br/app.php/dlext/?cat=3
Ok, vou testar. Muito obrigado Marcio.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.