Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 3597

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

eipeldau escreveu:Talvez a pergunta seja boba, mas, considerando-se que meu mapa CNSA 2017.20 é local quando se trata de Florida, não valeria a pena tentar copiar os arquivos ASR/SRX de algum aparelho americano que tenha o CN North America 2017.20?
Infelizmente o seu CNSA não é "local" nos states por conter Florida. O mapa definido pela Garmin como regional (local) é o CNSA (City Navigator North America) e o comando de voz FULL (com pesquisa de endereços) só vai funcionar no idioma inglês americano com esse mapa e correspondentes arquivos ASR; de nada adianta colocar tais arquivos com o CNSA.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por eipeldau »

Angelone escreveu:
eipeldau escreveu:Talvez a pergunta seja boba, mas, considerando-se que meu mapa CNSA 2017.20 é local quando se trata de Florida, não valeria a pena tentar copiar os arquivos ASR/SRX de algum aparelho americano que tenha o CN North America 2017.20?
Infelizmente o seu CNSA não é "local" nos states por conter Florida. O mapa definido pela Garmin como regional (local) é o CNSA (City Navigator North America) e o comando de voz FULL (com pesquisa de endereços) só vai funcionar no idioma inglês americano com esse mapa e correspondentes arquivos ASR; de nada adianta colocar tais arquivos com o CNSA.
Eu poderia conseguir facilmente o mapa CN North America 2017.20 em cartão SD, acredito. Você acha que aqui no forum alguém poderia me passar os arquivos ASR correspondentes a esse mapa específico?
Entendo que as pessoas que possuem os arquivos ASR que eu precisaria passaram exatamente pela minha situação, porém em sentido inverso: Elas precisaram conseguir o CN South America ALL e pegaram os ASR correspondentes na pagina 1 aqui deste thread, certo? Portanto, estas mesmas pessoas, teoricamente, possuem os ASR do CNNA que eu preciso, certo?
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

Não exatamente caro colega.
Pois no meu caso eu comprei o meu na Europa e tenho os arquivos do CNNEU e não do CNNA.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por eipeldau »

tadferreira escreveu:Não exatamente caro colega.
Pois no meu caso eu comprei o meu na Europa e tenho os arquivos do CNNEU e não do CNNA.
Seu caso é um pouco diferente da maioria, pois o comprou na Itália, se não me engano. A maioria a que me refiro, e de quem gostaria de ajuda na obtenção dos arquivos ASR, comprou o 3597 nos EUA e devem possuir CNNA.

Ainda assim, você passou por situação análoga à minha, na busca de um mapa CNSA-ALL e seus correspondentes arquivos ASR. Li, ao longo de todo o tópico, que um ou mais usuários disponibilizaram os arquivos ASR para CNSA-ALL e você os têm atualizado na página 1.

No meu caso, preciso que alguém disponibilize os ASR do CN North America 2017.20, que entendo que todos que compraram o 3597 nos EUA possuem.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

Mas se você comprou o seu no continente Norte Americano e tem o Life Maps vc teria direito a estes arquivos também.
Onde você adquiriu o seu aparelho?
Avatar do usuário
luiznuvi
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 51
Registrado em: 02 Ago 2009, 00:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por luiznuvi »

tadferreira escreveu:Mas se você comprou o seu no continente Norte Americano e tem o Life Maps vc teria direito a estes arquivos também.
Onde você adquiriu o seu aparelho?
Nos EUA e o mapa europeu na europa
Luiz Nuvi
Garmin Nuvi 3597 LMT
Garmin Nuvi 2350
Garmin Nuvi 1490T
Gramin Nuvi 750
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por eipeldau »

tadferreira escreveu:Mas se você comprou o seu no continente Norte Americano e tem o Life Maps vc teria direito a estes arquivos também.
Onde você adquiriu o seu aparelho?
Comprei meu aparelho no Brasil, com o CNSA-All, conforme pag 49 deste tópico.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por eipeldau »

tadferreira escreveu:Não exatamente caro colega.
Pois no meu caso eu comprei o meu na Europa e tenho os arquivos do CNNEU e não do CNNA.
Colega, quando você baixou os arquivos ASR do CNSA para a memória interna do aparelho, conseguiu manter os seus ASR originais, relativos ao seu mapa europeu? Ou teve que deletar estes existentes para abrir espaço pros ASR do CNSA, ficando assim sem comando de voz pro CN Europe?

Pergunto porque eu consegui o CN North America e seus ASR, mas não tenho espaço na memória para colocar os ASR. Mesmo fazendo uma limpa de arquivos conforme dicas aqui do fórum e do noeman, não consigo os 900mb livres necessários pros ASR. Como obviamente não quero apagar os ASR originais do CNSA, não consigo colocar os ASR do cNNA na memória.
Tentei colocá-los no cartão, a exemplo do CNNA, mas eles só são reconhecidos se estiverem no local certo da memória interna.

Obrigado e feliz natal!
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

Feliz Natal, caro colega.
Eu não necessitei deletar os meus Asr é demais arquivos de funções extras para acrescentar os arquivos extras como ASR do CNSA.
Porém deletei todo o restante de arquivos que não utilizo. Por exemplo Deletei todos os Helps, keyboard, vozes etc de outras línguas que não utilizo.
E Todos os meus mapas detalhados mantenho todos eles no SDCard. Mantendo na System somente o DEM, TIMEZONE, BASEMAP.
Desta forma livrei muito espaço da memória interna.
Pois por exemplo o mapa Europeu pesa mais de 8gb quando completo então só deletando ele
Da memória interna e colocando no SDCard já livrei 8gb de memória interna.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por eipeldau »

Feliz Natal amigo!

Vejo que o grande diferencial, no seu caso, foi remover o CNEU para um cartão SD. Isso livrou uma memória enorme. As demais limpezas que você citou eu também fiz, mas nada se compara a retirar uns .img hehehehe

Eu poderia passar pra cartão o meu CNSA original, como você fez com seu europeu original. Inclusive tem um tutorial, acho que no noeman, mostrando como fazer o garmin express reconhecer o cartão como se fosse um aparelho e instalar ali os mapas originais com seus arquivos complementares.
Fiz isso para o CN North America. O mapa ficou show, com junction view, lane assist, 3D, etc, mas infelizmente os benditos ASR não são reconhecidos se ficam no cartão. Só colocando no .system do aparelho mesmo.

Vou dar uma pensada em que desvantagens eu teria em ter o CNSA no cartão, pois este é meu mapa do dia e dia e preciso do seu funcionamento e consistência perfeitos.

Abraços
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por tadferreira »

Não existem desvantagens prática em rodar os Mapas Detalhados no SD Card.
Pelo contrário é recomendado rodar os mesmos no Cartão de Memória.

Para baixar o mapa e atualizações e uma memória externa existe aqui no GPSInfo onde explicar porém é simples.
Copie o Arquivo GarminDevice.xml da memoria interna do seu aparelho e cole em uma pasta Garmin na raiz da pendrive por exemplo.
Então desconecte o gps do PC e com a pendrive conectada abra o GarminExpress ou WebUpdater ou MapUpdater e faça a atualização que quiser pois as mesmas serão baixada na pen drive.
Depois transfira o .img e demais arquivos .jcv, .asr, .srx e etc para os seus respectivos lugares.
eipeldau
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:10

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por eipeldau »

Pois é. Eu já fiz esse procedimento todo em relação ao CNNA e funcionou muito bem, como mencionei no último post.
Vou experimentar fazer também para o CNSA e experimentar na prática se aparecerá alguma desvantagem.
Obrigado pelas dicas!
Giancarlo_GPS
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Jun 2014, 22:24

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Giancarlo_GPS »

Boa noite amigos.

Primeiramente desculpe por estar ressuscitando o tópico depois de tanto tempo, mas está sendo necessário.
Sempre acompanhei o fórum, mas quieto. (só estou aprendendo) mas agora chegou o momento de participar, e para começar já com dúvidas.
Li todo o tópico, comecei ontem as 15:45hrs, e terminei agora a pouco. Muito interessante a forma de como vocês evoluem na resolução de um problema. Parabéns.
Bom, muita coisa, até a página 35 mais ou menos não me animou muito, até porque essa busca vem desde 2013. Então na página 35 o membro @LEE me fez voltar a ter esperanças.
Está certo, li todo o tópico, mas já com os arquivos baixados para o mapa CNSA_2017.20 que é o mapa que contém o meu GPS.

Bom relato aqui o problema:

Tenho um Garmin Nuvi 2597 (sem letra alguma)

Ele não tem a função Comando de Voz habilitada, em nenhum idioma. Tentei em inglês, português_pt, português_br, espanhol, e até italiano, e o mesmo não habilita.
Na pasta .System não existe nenhuma pasta ASR.
O que fiz foi criar a tal pasta, da seguinte forma, copiei a pasta descompactada que baixei no link da primeira página do fórum, referente ao mapa que tenho instalado e colei na pasta .System e renomeei para ASR. Também não tem a função ou pasta Junction View na estrutura de pastas, bem estranho isso. Mas vamos nos ater ao COMANDO DE VOZ.

Não adiantou, então, sei que o caso é meio antigo, e as soluções já não estão mais tão importantes, mas solicito a ajuda do pessoal para habilitar essa função no meu GPS, o qual comprei por ter tal função.

Realmente, acho que a minha solução será desbloqueio via firmware, mas não tenho a mínima ideia de como isso é feito.
Vi que o membro @Angelone, ajudou o @LEE em uma situação semelhante à minha, porém isso foi há quase três anos atrás, e acho que aquela modificação da firmware não vai mais me ser útil, ou sim, pois não entendo como funciona.
Sinto muito não ter podido participar das pesquisas e outras descobertas, nem mesmo como fornecedor de arquivos para estudo, pois naquele tempo eu me contentava com um Nuvi 250W que comprei em 2006 e funcionou até ontem com os mapas do TRC. O que me obrigou a comprar um novo GPS.

Seguem alguns dados para ajudar na solução:

Modelo: Nuvi 2597
PartNumber: 006-B1582-00
Versão do Software: 5.40
Versão do Hardware: V3-00 SA3 4GB 128MB250 A05 BT
Versão do Áudio: 2.0 (Português Brasileiro-Raquel)
Versão do Texto: 2.0 (Português Brasileiro)
Firmware do GPS: 3.05.10
Firmware do Bluetooth: 3.0.11 P32
(notem que não existe versão do comando de voz)


Bom...
Fico no aguardo do contato dos colegas.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Angelone »

Com certeza o comando de voz e outros recursos do seu 2597 estão bloqueados no firmware. Vou preparar um desbloqueio e te envio por MP. Deve resolver, a não ser que determinados códigos relacionados ao recurso não estejam presentes no firmware, mas só tentando para saber..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Giancarlo_GPS
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Jun 2014, 22:24

Re: Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 359

Mensagem por Giancarlo_GPS »

Ok. Obrigado. Fico no aguardo!
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.