BASECAMP - Última Atualização

Forum do Software de Navegação Garmin
foxchacal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 15 Fev 2016, 13:03

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por foxchacal »

Adilon P Barbosa escreveu:Olá, foxchacal.
Não sou expert em BASECAMP, mas vou tentar lhe ajudar.
Ao criar rotas, selecione no mapa os pontos de origem e destino, eles irão para "Minha Coleção", em "Biblioteca", no lado esquerdo da tela.
Selecione-os. Siga a sequência: ARQUIVO>NOVO>ROTA USANDO AS PARADAS SELECIONADAS.
Acho que isso resolverá o seu problema.
O que pode estar acontecendo é que você deve estar selecionando os pontos no mapa utilizando a ferramenta "Novo Trajeto", onde aparece a ferramenta lápis. Você clica em uma parada e arrasta o lápis até o destino.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Obrigado pela resposta Adilson, mas eu já havia tentado dessa forma também.
Seja pela ferramente Novo Trajeto ou seja fazendo o procedimento descrito por vc o resultado será o mesmo, uma linha reta.

A criação de rota de longo percurso funcionou apenas uma vez, quando instalei o programa, já nas outras vezes ñ funcionou mais. Como disse antes, a solução paliativa é ir adicionando pontos de paradas no caminho e recalcular a rota.

Eu li em outro forum que isso acontece quando não é o mapa da CN, eu tentei no Cocar e no Tracksource, irei fazer um teste no CN para ver se funciona.
Avatar do usuário
Adilon P Barbosa
Moderador
Moderador
Mensagens: 320
Registrado em: 24 Jul 2013, 19:25

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por Adilon P Barbosa »

Caro foxchacal,
Poderia me dizer os pontos desta rota?
Por favor, diga somente os nomes dos municípios.
Abraços.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por Angelone »

foxchacal escreveu:Instalei a última versão do Basecamp em meu pc, mas ao criar rotas longas ao invés de rotear pelas estradas ele traça uma linha reta.
Já pesquisei sobre o assunto e vi outras pessoas com o mesmo problema, mas não achei a solução.

Uma solução paliativa é criar pontos de paradas pelo caminho e recalcular a rota, tem alguma outra forma de resolver isso?
Na realidade nao é problema do Basecamp e sim de correta utilizaçao. Resumindo a sequencia das instruçoes anteriores: crie uma Lista (dê um nome qualquer) que deve conter tudo relacionado a sua rota e que vai aparecer no canto esquerdo da tela (Arquivo/Novo/Lista) e escolha o perfil correto automóvel, isto é, a opçao "Dirigindo" na mesma barra, extremo direito, depois sigas essas indicaçoes:
- mapa aparecendo na tela, escolha os pontos de inicio e fim mais eventuais pontos de passagem da sua rota. Na barra horizontal superior essa opçao é a bandeira vermelha (no Basecamp chama-se "Nova Parada") ao lado do icone de rota ("Nova Rota").
Selecione essa opçao com o mouse e clique nos locais do mapa onde inicia e finaliza a rota, incluindo pontos de passagem (parada). Cada ponto marcado no mapa aparecera na Lista à esquerda da tela. Escolhido os pontos de passagem (ou ptos de parada), clique no icone "Nova Rota" na barra de tarefas superior. Na janela q abre arraste um desses pontos para o campo Ponto de Inicio e outro para o campo Destino (confira em Atividade se o perfir é automovel, trilha, direto, etc..). Qdo vc clicar em "Ir" abrirá a janela de manipulaçao da rota. Nela vc poderá inserir vários outros pontos de passagem que estejam na sua Lista, basta clicar no icone + e arrastar o icone do pto escolhido da sua Lista. Também poderá coloca-los na ordem q desejar, controlando pela barra a direita da janela. Clique em Opçoes de Rota na pte superior da janela e veja se o perfil esta correto (pode ser alterado tambem na opçao ao lado), ou escolha Personalizar opçoes para essa rota no item inferior ao mencionado. Clicando em Propriedades vc volta a tela inicial da janela, clique em recalcular e a rota esta feita e aparecerá na sua lista, pronta para ser enviada ao gps. Dessa forma nao tem como errar, parece trabalhoso, mas se faz isso muito rapidamente..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
foxchacal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 15 Fev 2016, 13:03

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por foxchacal »

Adilon P Barbosa escreveu:Caro foxchacal,
Poderia me dizer os pontos desta rota?
Por favor, diga somente os nomes dos municípios.
Abraços.
Guarujá-SP - Lages-SC

Angelone escreveu:
foxchacal escreveu:Instalei a última versão do Basecamp em meu pc, mas ao criar rotas longas ao invés de rotear pelas estradas ele traça uma linha reta.
Já pesquisei sobre o assunto e vi outras pessoas com o mesmo problema, mas não achei a solução.

Uma solução paliativa é criar pontos de paradas pelo caminho e recalcular a rota, tem alguma outra forma de resolver isso?
Na realidade nao é problema do Basecamp e sim de correta utilizaçao. Resumindo a sequencia das instruçoes anteriores: crie uma Lista (dê um nome qualquer) que deve conter tudo relacionado a sua rota e que vai aparecer no canto esquerdo da tela (Arquivo/Novo/Lista) e escolha o perfil correto automóvel, isto é, a opçao "Dirigindo" na mesma barra, extremo direito, depois sigas essas indicaçoes:
- mapa aparecendo na tela, escolha os pontos de inicio e fim mais eventuais pontos de passagem da sua rota. Na barra horizontal superior essa opçao é a bandeira vermelha (no Basecamp chama-se "Nova Parada") ao lado do icone de rota ("Nova Rota").
Selecione essa opçao com o mouse e clique nos locais do mapa onde inicia e finaliza a rota, incluindo pontos de passagem (parada). Cada ponto marcado no mapa aparecera na Lista à esquerda da tela. Escolhido os pontos de passagem (ou ptos de parada), clique no icone "Nova Rota" na barra de tarefas superior. Na janela q abre arraste um desses pontos para o campo Ponto de Inicio e outro para o campo Destino (confira em Atividade se o perfir é automovel, trilha, direto, etc..). Qdo vc clicar em "Ir" abrirá a janela de manipulaçao da rota. Nela vc poderá inserir vários outros pontos de passagem que estejam na sua Lista, basta clicar no icone + e arrastar o icone do pto escolhido da sua Lista. Também poderá coloca-los na ordem q desejar, controlando pela barra a direita da janela. Clique em Opçoes de Rota na pte superior da janela e veja se o perfil esta correto (pode ser alterado tambem na opçao ao lado), ou escolha Personalizar opçoes para essa rota no item inferior ao mencionado. Clicando em Propriedades vc volta a tela inicial da janela, clique em recalcular e a rota esta feita e aparecerá na sua lista, pronta para ser enviada ao gps. Dessa forma nao tem como errar, parece trabalhoso, mas se faz isso muito rapidamente..
Muito bom seu passo a passo e agradeço por ajudar. Mas como disse anteriormente, dessa forma eu consigo criar a rota, Início-destino-eventuais paradas no caminho. Assim a rota é traçada corretamente.

O que eu quero dizer é que, na primeira vez que utilizei o programa, logo após instalar, ao criar a rota Guarujá-Lages automaticamente o programa calculou a rota assim como é feito no GPS ou no googlemaps, por exemplo.

Depois tentei fazer Guarujá-Gramado, aí o programa já não calculou, da mesma forma que se eu fazer novamente Guarujá-Lages ou qualquer outro percurso mais longo ele traça uma linha reta.
Outros exemplos: Curtiba-Torres ele calcula corretamente, já Curitiba-Caxias do Sul ele traça uma linha reta.

Se for um percurso muito longo, tenho que previamente fazer a rota no googlemaps (por exemplo) e ver eventuais pontos de paradas para ir adicionando na rota a ser feita no basecamp.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por Angelone »

Certo, mas voce acha que o problema é com o programa?
Ele, por padrão, traça uma linha reta entre dois pontos de rota, a nao ser q o perfil e todas as opçoes q indiquei anteriormente estejam configurados para o tipo de atividade escolhida.
Certeza que o Basecamp nao tem nada a ver com o "problema"..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
foxchacal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 15 Fev 2016, 13:03

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por foxchacal »

Angelone escreveu:Certo, mas voce acha que o problema é com o programa?
Ele, por padrão, traça uma linha reta entre dois pontos de rota, a nao ser q o perfil e todas as opçoes q indiquei anteriormente estejam configurados para o tipo de atividade escolhida.
Certeza que o Basecamp nao tem nada a ver com o "problema"..
Então Angelone, não creio que seja o programa.
Pode ser alguma configuração ou algo que foi feito que está causando isso. Como falei, encontrei relatos de outras pessoas que passaram pelo mesmo e não encontraram uma solução definitiva.

Estou postando dois prints para exemplificar.
O primeiro tracei a rota direto, Rio de Janeiro-São Paulo-Curitiba
Imagem

No segundo a rota é a mesma, incluindo várias paradas/passagens.
Imagem
Avatar do usuário
Adilon P Barbosa
Moderador
Moderador
Mensagens: 320
Registrado em: 24 Jul 2013, 19:25

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por Adilon P Barbosa »

Olá, Foxchacal.
Olha, fiz os testes com a rota Rio de Janeiro x Curitiba.
Utilizando a ferramenta "NOVA ROTA", destacada em amarelo, selecionando a origem e o destino diretamente no mapa, consegui um percurso como você deseja.
magenta.png
Ao utilizar a ferramenta "TRAJETO", destacada em verde, obtive uma linha reta.
verde.png
Mesmo se você criar uma rota a partir da trilha selecionada, utilizando a função destacada em vermelho, (para acessar este menu, clique no trajeto com o botão direito do mouse) ela continuará sendo uma linha reta.
vermelho.png
Por favor, verifique se as ferramentas estão sendo utilizadas corretamente.
Abraços.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
foxchacal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 15 Fev 2016, 13:03

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por foxchacal »

Obrigado pela sua preocupação em ajudar Adilon.

Nos perfis Dirigindo, Motociclismo, Caminhão, RV e Fora de Estrada é traçado uma linha reta.
Em qualquer outro perfil a rota é traçada corretamente.

Pesquisei em alguns forums gringos e tbm ñ encontrei oq pode ter ocorrido.

O jeito é ir acrescentando pontos de paradas/passagens mesmo.

Se eu descobrir qualquer novidade eu volto a postar aqui, vai que ajude alguém.
jpgon

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por jpgon »

foxchacal,
Bom dia.

Qual o mapa que voce está usando?
Motivo: Eu testei usando o City Navigator South America NT 2016.20 e parti do centro do Rio de Janeiro ao Centro de Curitiba.
O percurso foi traçado perfeitamente, com todos os meandros das estradas escolhidos pelo programa.
Já usando o TRC traçou uma reta
Usando o OSM traçou uma reta
Usando o Autoguia 4.10 traçou uma reta.
foxchacal
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 15 Fev 2016, 13:03

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por foxchacal »

jpgon escreveu:foxchacal,
Bom dia.

Qual o mapa que voce está usando?
Motivo: Eu testei usando o City Navigator South America NT 2016.20 e parti do centro do Rio de Janeiro ao Centro de Curitiba.
O percurso foi traçado perfeitamente, com todos os meandros das estradas escolhidos pelo programa.
Já usando o TRC traçou uma reta
Usando o OSM traçou uma reta
Usando o Autoguia 4.10 traçou uma reta.
Pois é jpgon.
Como disse anteriormente, em relatos de outros forums, apontaram para esse detalhe. O problema ocorre com qualquer outro mapa, exceto o CN.

Fiz testes no City Navigator South America NT 2016.30 e funcionou corretamente. Já no Cocar 16.02 e no TRC não.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: BASECAMP - Última Atualização

Mensagem por Angelone »

Basecamp 4.6.2 Portable (nao requer instalaçao, roda de qq pen drive):

[Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.