Comando de Voz 3597 EUROPEU

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
velhotulio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Abr 2010, 00:00

Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por velhotulio »

Pessoal Boa Noite,

Eu recentemente adquiri um Garmin Nuvi 3597 LMT comprado nos EUA mas europeu, comprei sabendo disso. Enfim, já li as 54 páginas do deste fórum e adquiri algumas boas informações a respeito, entretanto não consigo nem fazer ele reconhecer o CNSA 2019.20. Pois bem, pensando nisso gostaria de saber se alguém tem ou poderia me passar um tutorial completo de como fazer essa proeza. - "É só baixar os arquivos da página 1 e colocar no GPS" blz mas no meu GPS, mesmo habilitando SMTP (aprendi aqui) e mesmo visualizando as pastas ocultas no windows ele não possuía as pastas ASR e SRX.

No meu GPS ele só está reconhecendo uma mapa dos EUA que está no SD se apagar ou trocar ele não reconhece mais.

No Garmin Express ele só quer colocar mapa da Europa.

Enfim, quem puder me auxiliar pode me mandar um e-mail e conversamos pelo WhatsApp, eu monto um tuto completo e disponibilizo aqui para o próximo.

getuliosrj@yahoo.com.br

Muito Obrigado.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por Angelone »

velhotulio escreveu: 15 Set 2020, 21:43 ..No Garmin Express ele só quer colocar mapa da Europa.
Enfim, quem puder me auxiliar pode me mandar um e-mail e conversamos pelo WhatsApp, eu monto um tuto completo e disponibilizo aqui para o próximo.
Como o seu 3597 foi direcionado para o mercado europeu o mapa gratuito (lifetime) que o acampanha será o europeu.
O comando de voz só vai funcionar com o City Navigator South America (nao funciona com o CNBR). Os arquivos disponiveis em https://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=7026 sao especificos para cada versao do CNSA. Tais arquivos ficam na pasta .System\ASR. A principio com esses simples passos deve funcionar, lembrando que depois de instalados os arquivos convém fazer um reset geral, ou master reset. Aqui no forum tem instruçoes para tal..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
velhotulio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Abr 2010, 00:00

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por velhotulio »

Angelone escreveu: 16 Set 2020, 01:29
velhotulio escreveu: 15 Set 2020, 21:43 ..No Garmin Express ele só quer colocar mapa da Europa.
Enfim, quem puder me auxiliar pode me mandar um e-mail e conversamos pelo WhatsApp, eu monto um tuto completo e disponibilizo aqui para o próximo.
Como o seu 3597 foi direcionado para o mercado europeu o mapa gratuito (lifetime) que o acampanha será o europeu.
O comando de voz só vai funcionar com o City Navigator South America (nao funciona com o CNBR). Os arquivos disponiveis no post 1 sao especificos para cada versao do CNSA. Tais arquivos ficam na pasta .System\ASR. A principio com esses simples passos deve funcionar, lembrando que depois de instalados os arquivos convém fazer um reset geral, ou master reset. Aqui no forum tem instruçoes para tal..
Bom Dia Angelone, muito obrigado pela sua atenção, ciente das informações que dispôs, mas vamos lá, estou com arquivo do CNSA 2019.10, coloquei o arquivo .img no SD e na memória interna ele não reconheceu, ele só reconhece um mapa North America de 2015, tentei renomear o arquivo CNSA para o mesmo nome do North America ele não reconheceu, tive que criar as pastas do .System pois elas não existiam, baixei 0 2021.10 e vou fazer o testes depois eu posto aqui. A única coisa que não fiz foi o mas reset. Nem o mapa da europa ele aparece, conectei ele no Garmin Express e ele aparece aqui atualização do mapa da europa eu vou inserir esse mapa e prosseguir nos testes. Muito Obrigado.
Avatar do usuário
velhotulio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Abr 2010, 00:00

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por velhotulio »

Boa Noite, pessoal...fuçando aqui consegui fazer o GPS reconhecer o CNSA.

Fiz o master reset.

Baixei o CNSA 2021.10 ALL e coloquei na pasta .System junto com os ASR, JCV, SID e SQLite

Deu certinho, só não consegui ativar ainda o comando de voz.
Avatar do usuário
velhotulio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Abr 2010, 00:00

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por velhotulio »

velhotulio escreveu: 16 Set 2020, 21:02 Boa Noite, pessoal...fuçando aqui consegui fazer o GPS reconhecer o CNSA.

Fiz o master reset.

Baixei o CNSA 2021.10 ALL e coloquei na pasta .System junto com os ASR, JCV, SID e SQLite

Deu certinho, só não consegui ativar ainda o comando de voz.
Olá Pessoal, ainda em relação ao assunto, li aqui no fórum que há um aplicativo no 3597 de Comando de Voz e que seria necessário alguma habilitação nele. No meu não tem esse aplicativo.

É possível baixar ou inserir de alguma maneira?

Outros pontos que descobri mexendo aqui, meu aparelho não reconhece nenhum outro CNSA a não ser o 2021.10, bom, pelo menos reconhece, além do TRK e COCAR que são reconhecidos.

Outro ponto é que ele não reconhece mapa no SD, copiei a pasta .System do aparelho passei para o SD e ele não reconheceu. Coloquei na raiz, pasta Garmin, map no SD e nada ele simplesmente não reconhece.

Esse é o meu 3597:

Modelo: nuvi 3597
Versão do Hardware: V7 SA3 8GB 128MB DS
Versão do Software: 5.50
Audio: 1.20 Raquel
Texto: 1.40 PT_BR
Firmware: 3.05.10
Bluetooth: 3.0.11 P32
Versão de TSC: 1.170.009
Avatar do usuário
velhotulio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Abr 2010, 00:00

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por velhotulio »

Bom é isso, travei neste ponto meu aparelho não aparece o app comando de voz, acredito que para "habilitá-lo" teria que mexer no firmware, o que gera um certo receio, ainda mais que não consegui encontrar maneira de correta de fazer esse procedimento.

Vou tentar restaurar os padrões de fábrica e instalar os mapas europeus, uma vez que os 3597 de lá são habilitados para comando de voz.

Quem puder me orientar em como habilitar esse bendito app, agradeço muito.

Seguindo.
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por Angelone »

velhotulio escreveu: 16 Set 2020, 21:02 Olá Pessoal, ainda em relação ao assunto, li aqui no fórum que há um aplicativo no 3597 de Comando de Voz e que seria necessário alguma habilitação nele. No meu não tem esse aplicativo.
É possível baixar ou inserir de alguma maneira?
Nao se trata de aplicativo, é uma opçao que aparece na configuraçao somente quando o comando de voz esta habilitado. Se a versao do seu gps europeu original LMT tem comando de voz a opçao deveria aparecer, mesmo que nao funcionando para o portugues-br. Caso nao tenha talvez seja bloqueio no firmware. Experimente com o mapa europeu original e confira se habilita em algum dos vários idiomas disponiveis.. Se nao habilitar deve ser bloqueio no firmware, mas esse seria o primeiro caso em 3597 que vejo, ou seja, situaçao improvável. Lembrando que os arquivos ASR e SRX devem ser os especificos para a versão do CNSA,no caso .

Outros pontos que descobri mexendo aqui, meu aparelho não reconhece nenhum outro CNSA a não ser o 2021.10, bom, pelo menos reconhece, além do TRK e COCAR que são reconhecidos.
Outro ponto é que ele não reconhece mapa no SD, copiei a pasta .System do aparelho passei para o SD e ele não reconheceu. Coloquei na raiz, pasta Garmin, map no SD e nada ele simplesmente não reconhece.
Como voce esta nomeando o arquivo dos CNSA? Se for gmapsupp.img já tendo um na memoria interna, o outro nao sera reconhecido no SD. Se somente no cartao esse arquivo deve ficar na pasta Garmin. A pasta .System é uma pasta criada pelo sistema q fica na memoria interna do gps, mas obviamente pode ser manipulada qdo se habilitada os recursos de visualizaçao de pastas e arquivos ocultos no Windows e no próprio gps, de nada adianta copia-la ou criar uma com o mesmo nome, pois nao será reconhecida. No SD os mapas tem que ser nomeados com qualquer nome e terminaçao .img (xxxx.img), ficando na pasta MAP. Se mesmo estando tudo certo nao sao reconhecidos pode ser defeito do cartao, tente outro. .
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
velhotulio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Abr 2010, 00:00

Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por velhotulio »

Boa Tarde Agelone,

Mais uma vez obrigado pela sua atenção e auxílio.

A questão dos mapas eu resolvi exatamente observando o que vc falou, troquei os nomes e deu certo, mas, depois ao instalar o da Europa via Garmin Express direto no SD eu percebi que ele nomeou o mapa como gmapprom e do CNSA também estava gmapprom só que um no cartão e outro no SD e ele leu os dois, mas enfim, renomeei os outros e agora ele lê direitinho.

Agora a opção Comando de Voz não aparece de jeito nenhum, já fiz master reset, escolhi europa, Eua, Africa do Sul e nada de liberar já reinstalei o Firmware via WebUpdater nada, passei um Patch no gupdate e enviei de volta via update..nada. Estou pensando em fazer ou um dawngrade ou pedir encarecidamente que tiver um 3597 LMT Europeu com a opção Comando de Voz habilitada me enviar o gupdate para eu tentar inserir no meu aqui e ver o que dá. pq a não aparece a opção..nem com reza braba.
Avatar do usuário
tadferreira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1273
Registrado em: 09 Dez 2009, 23:00

Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por tadferreira »

Olá caro colega.
Conforme dito pelo nosso amigo Angelone o seu seria o primeiro caso relatado de bloqueio do comando de voz via firmware. O que acho muito pouco provável.

Então vamos lá. Peço gentilmente que seja mais detalhistas nas infos refente ao mapa e arquivos.
Qual versão do mapa?
Se possível coloquei o mesmo na memória interna. Observando a pasta e o nome do arquivo.

Caso tenha alguma dúvida de uma lida neste tópico de Dúvidas e Dicas para iniciantes.
https://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=1239


Quais arquivos foram baixados?
Salvos em quais pastas?

Recomendo salvar o mapa americano e South América no seu Pc para não perder o mesmo e rodar o Garmim express no seus aparelho para que o seja instalado no mesmo o mapa europeu completo para que seja instalado os arquivos extras e o mesmo crie as pastas faltantes.
Após isso faça um master reset e deixei o mesmo por exemplo como Portugal e observe se o comando de voz já estará funcionando.
Para depois continuar o procedimento o mapa CNSA.

Eu já fiz o teste de deixar os arquivo no SD e não funcionava a pesquisa de endereço com o Mapa CNSA e então desde então eu sempre copio os .ASR e .SRX para a memoria do meu 3597.
Para o comando de voz ficar ativo basta o arquivo .SRD, porque eu posso não ter nenhum mapa no aparelho e chamar o menu de comando de voz, porém para o uso dos menus dentro do comando de voz e do mapa são necessário os arquivos .ASR e SRX.

Com o mapa CNSA2020.20all os seus arquivos devem ser 06BW6EIO.srx, 06BW6EIQ.asr, 06BW6EIR.asr e pt_BR.srd.
Avatar do usuário
velhotulio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Abr 2010, 00:00

Re:Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por velhotulio »

tadferreira escreveu: 20 Set 2020, 07:30 Olá caro colega.
Conforme dito pelo nosso amigo Angelone o seu seria o primeiro caso relatado de bloqueio do comando de voz via firmware. O que acho muito pouco provável.

Então vamos lá. Peço gentilmente que seja mais detalhistas nas infos refente ao mapa e arquivos.
Qual versão do mapa?
Se possível coloquei o mesmo na memória interna. Observando a pasta e o nome do arquivo.

Caso tenha alguma dúvida de uma lida neste tópico de Dúvidas e Dicas para iniciantes.
https://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=1239


Quais arquivos foram baixados?
Salvos em quais pastas?

Recomendo salvar o mapa americano e South América no seu Pc para não perder o mesmo e rodar o Garmim express no seus aparelho para que o seja instalado no mesmo o mapa europeu completo para que seja instalado os arquivos extras e o mesmo crie as pastas faltantes.
Após isso faça um master reset e deixei o mesmo por exemplo como Portugal e observe se o comando de voz já estará funcionando.
Para depois continuar o procedimento o mapa CNSA.

Eu já fiz o teste de deixar os arquivo no SD e não funcionava a pesquisa de endereço com o Mapa CNSA e então desde então eu sempre copio os .ASR e .SRX para a memoria do meu 3597.
Para o comando de voz ficar ativo basta o arquivo .SRD, porque eu posso não ter nenhum mapa no aparelho e chamar o menu de comando de voz, porém para o uso dos menus dentro do comando de voz e do mapa são necessário os arquivos .ASR e SRX.

Com o mapa CNSA2020.20all os seus arquivos devem ser 06BW6EIO.srx, 06BW6EIQ.asr, 06BW6EIR.asr e pt_BR.srd.
Boa Tarde Tadferreira muito obrigado pela sua atenção e apoio.

Passando as informações:

-Qual versão do mapa?

Estou usando o CNSA 2021.10 com seus respectivos arquivos auxiliares, todos eles na pasta .System do aparelho.
Já utilizei o 2019.20 e o 2018.20 com seus respectivos ASR, sozinhos, no aparelho e no SD e mesmo assim não apareceu a opção no menu comando de voz.
Já dei reset de fábrica baixei os mapas europeus, coloquei como se estivesse na frança, eua, e nada de aparecer comando de voz. A versão do meu aparelho é a Europeia.

Quais arquivos foram baixados?

Tanto os europeus, quanto os CNSA estão nomeados como gmapprom, daí coloquei eles na pasta .System com seus respectivos arquivos da pasta ASR e nada.

Já limpei o aparelho de todos os mapas, atualizei pelo Garmin Express, depois substitui os mapas criados pelos CNSA e seus arquivos auxiliares..nada.

Uma coisa que eu observei foi o seguinte, se eu estiver com um mapa mais recente ou no cartão ou no aparelho ele só aparece como opção no mymaps o mais novo, exemplo, no aparelho 0 2019.20 e no cartão 0 2021.10 ele só aparece no my maps o 2021.10 e ao ligar o aparelho aparece uma mensagem dizendo que tem arquivos desatualizados.

Já deixei só o 2019.20 no aparelho com os arquivos auxiliares baixados aqui do fórum com o pt_br.srd na pasta ASR e pasta SRX..e nada de aparecer a opção.

Até agora esse é o status..sem o bendito comando de voz.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por Thundercel »

Tanto os europeus, quanto os CNSA estão nomeados como gmapprom, daí coloquei eles na pasta .System com seus respectivos arquivos da pasta ASR e nada.
Não compreendi. O seu sistema leu 2 mapas com o mesmo nome de arquivo?
Até onde sei uma mapa de determinado região não pode ter o mesmo nome de arquivo de mapa de outra região.
Recomendo que carregue o arquivo img do cnsa na pasta Map criada na raiz do sd card.

Quando voce baixa o mapa europeu pelo garmin express ele se instala na pasta .system da memoria interna, mas isso não impede que voce retire ele de lá, de um novo nome para o arquivo e carregue-o na pasta Map, junto com o CNSA nomeado com outro nome.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
velhotulio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Abr 2010, 00:00

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por velhotulio »

Boa Tarde ThunderCel, obrigado por seu apoio e atenção,

Desculpe, quando disse: "Tanto os europeus, quanto os CNSA estão nomeados como gmapprom, daí coloquei eles na pasta .System com seus respectivos arquivos da pasta ASR e nada."

Quis dizer que quando instalo o mapa europeu pelo Garmin Express ele cria um mapa com o nome gmapprom, na pasta .System do aparelho ou na pasta Garmin se eu instalar no SD (já fiz esse teste também). E daí já coloquei o CNSA 2018.20, depois 2019.20 e por fim 2021.10, com esse mesmo nome na pasta .System, juntamente com os respectivos arquivos da pasta ASR de cada um e nada..não coloquei todos de uma vez de modo que ficasse com o mesmo nome, até pq arquivos com o mesmo nome no mesmo lugar o windows sugere ou substituir ou manter com outro nome, nem no SD.

Quando coloco os 2, um no aparelho e outro no SD, eu coloco como gmapprom1 um deles para não ter conflito, como pode verificar nas imagens abaixo.

Agora o que ocorreu foi que no SD estou com o 2021.10 e no aparelho o 2019.20, e na hora de escolher ele suprimiu o 2019.20 e deixou como opção só 2021. vou mandar as fotos do aparelho e pastas.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por Thundercel »

Quando coloco os 2, um no aparelho e outro no SD, eu coloco como gmapprom1 um deles para não ter conflito, como pode verificar nas imagens abaixo.
Pelo visto na imagem voce esta com 2 CNSA carregados. O 2019.20 e o 2021.10. Alguma razão para estar com o 2019.20?

Na imagem que mostra a pasta ASR, comparando com a minha no meu 3597, observo diferença de nomes de arquivos. Não seriam esses que tem voce do CNEU?

Os meus no CNSA 2021.10:
1.jpg
Nessa mesma pasta que mostrou seus ASR observo que nomeou o arquivo gmapprom1 que acredito ser do CNSA 2019.20 porque voce citou na mesma imagem que o 2021.10 está no sd card, na pasta Garmin. Se for o CNSA 2019.20 não sei se é pirata, mas se for os arquivos UNL e GMA dele e do gmap3d são inuteis e podem gerar conflito no sistema. Esses arquivos são referencia do mapa original. Eles contem a chave de desbloqueio.

Por fim, essa pratica de nomear gmapprom1 adotávamos para os modelos antigos de garmin. Nos novos modelos, incluido o 3597, recomendamos criar uma pasta Map na raiz do SD card e nela carregar o gmapprom1.img e alterar o nome para o correspondente mapa (no caso CNSA2021.10.IMG)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
velhotulio
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Abr 2010, 00:00

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por velhotulio »

Boa Noite ThunderCel, mais ma vez obrigado.

Deixei os dois apenas para testar mesmo.

Quando limpei o aparelho e instalei unicamente o mapa europeu a pasta ASR não foi criada na .System, criei manualmente.

Os meus CNSA não são originais, baixei CNSA 2021.10 de um outro fórum e já veio com as pastas e arquivos adicionais ASR, JCV, SID e SQLite, mas entendo que os arquivos da ASR não sejam do mapa EU justamente pq a pasta não é criada quando da instalação no Gamrin Express. Vou aguardar sair aqui no fórum os arquivos do comando de voz do CNSA 2021.10 e tentar para ver, mas acredito que tbm n seja isso, uma vez que tentei e deixei no aparelho só o 2019.20 com os arquivos baixados aqui da pág 1 e não obtive sucesso.

Em relação ao UNL e GMA vou retirar da pasta.

Sim, quanto aos nomes eu ainda tenho um Colorado 300 que faço dessa forma com os nomes dos mapas, vou alterar aqui no SD depois, é que como baixei assim deixei.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Comando de Voz 3597 EUROPEU

Mensagem por Thundercel »

Quando limpei o aparelho e instalei unicamente o mapa europeu a pasta ASR não foi criada na .System, criei manualmente.
Me estranha isso.
Se o seu aparelho é LMT da Europa, pelo garmin express a instalação do mapa deveria instalar a pasta ASR e os arquivos.

Me envie em privado o arquivo GarminDevice.xml que, se nao me engano, fica na pasta Garmin da memoria interna.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.