Dúvidas básicas para quem é iniciante com GPS TomTom

Responder
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Dúvidas básicas para quem é iniciante com GPS TomTom

Mensagem por magnumsoft »

Dúvidas básicas para quem é iniciante com GPS TomTom


Suporte técnico Tomtom:
Fone: 0800 892 1259


1. [Link externo oculto para visitantes]

Facebook

1. [Link externo oculto para visitantes]

1) O que é arquivo meta.txt (ou código do mapa) e p/ que serve?
É um código hexa-decimal utilizado para desbloquear o mapa. Todo mapa que é lançado tem uma atualização do código. Exemplo de um meta.txt:

; Brazil v900.4602
D7 0F 7F 31 DA 4F 9A 90 D6 D7 92 CE C6 FF 20 9D Brazil-665.meta

2) Tenho o meta.txt e os arquivos do mapa, o que faço agora?
a)Crie um arquivo (bloco de notas do Windows) por nome META e insira-o dentro do arquivo criado e salve. Vc utilizará o mesmo junto com o desbloqueador de mapa e navcores na memória do GPS.
b) Se ainda não tem o código, verifique no fórum ou aguarde o mesmo ser disponibilizado.

Obs: Geralmente o arquivo META já vem junto com o desbloqueador, não necessitando criar o bloco de notas. Nesse caso, é só copiar o desbloqueador e o META p/ a memória do GPS e executar o desbloqueio. Se o código desejado não estiver inserido dentro do arquivo, mas, vc o tem em mãos, é só proceder conforme descrito no item "a)".

3) O que é um desbloqueador de mapas e navcores?
São programas utilizados por quem vai craquear o mapa. Existem vários, os mais comuns são: FasActivate, Easy Activator ou BBS Tools. Cada programas tem suas peculiaridades, os objetivos são os mesmos: desbloquear mapa e navcores, o que muda é a forma de utilizá-los, por isso existem tutoriais de como utilizar cada um deles.

4) Preciso mesmo utilizar esse desbloqueador? E se eu não quiser utilizá-lo?
Simplesmente não vai funcionar o mapa. Não basta somente copiar os arquivos do mapa p/ dentro do GPS. Se vai craquear, precisará usar um desbloqueador. Se não quer usar o desbloqueador, a outra única opção é: comprar o mapa. Mapa comprado é desbloqueado automaticamente pelo sistema da Tomtom.

5) Como funcionam esses desbloqueadores?
Ao utilizá-los, os mesmos vão associar o código do mapa com o ID do GPS (número de identificação do aparelho) gerando um arquivo chamado .DCT dentro da pasta do mapa, esse arquivo é a chave de liberação p/ uso do tal mapa no seu aparelho.

6) O que é ID (ou Device) do aparelho?
É o código do aparelho, composto por 10 caracteres. Este código é diferente para cada tipo de equipamento, ou seja, cada aparelho tem o seu número de ID.

7) Poderei fazer uso das atualizações via TTHome mesmo tendo um mapa craqueado?
Sim, não há problema nenhum. O mapa craqueado é absolutamente igual ao mapa comprado, tem os mesmos erros, as mesmas melhorias, a única diferença é que: o mapa craqueado foi desbloqueado manualmente (vc usou um desbloqueador) e o mapa comprado já vem desbloqueado pelo sistema da Tomtom.

8 ) Onde vejo qual é o número do ID, versão do mapa e o navcore do meu aparelho?


1. [Link externo oculto para visitantes] ... 268/c/2356
Device ou dispositivo= ID
App= Navcore

9) Mensagem de: “Impossível usar esse mapa com esse equipamento - Brazil-XXX" ...o que fazer?
A) Se a mensagem apareceu depois de uma atualização do TTHome, significa que o mesmo atualizou o aplicativo (navcore), nesse caso terá que baixar um desbloqueador e seguir os passos do tutorial p/ desbloquear navcore ou navigator do novo aplicativo instalado.

B) Se instalou mapa (baixado da net) e não desbloqueou, precisa baixar um desbloqueador e fazer os passos p/ desbloqueio. Certifique que o mapa desejado é "compatível com o aplicativo" (navcore) instalado no aparelho.

C) Se comprou o aparelho no exterior e baixou e desbloqueou só o mapa, deverá formatar o GPS antes, reinstalar via TTHome o aplicativo (navcore) que o mesmo irá disponibilizar e desbloquear mapa e navcore (ttystem). Mesmo que o desbloqueador diga que o navcore já está patcheado (desbloqueado) os aparelhos comprados no exterior estão com navcores desbloqueados p/ serem utilizados com o mapa do país de origem e não com o mapa nacional, por isso deve-se formatar.

10) Fiz o desbloqueio do mapa no meu aparelho e quero instalar em outro aparelho. Posso copiar o desbloqueio de um p/ o outro? Vai funcionar, certo?
ERRADO, não vai funcionar. Como já foi dito, cada aparelho tem o seu ID, se copiar o mapa desbloqueado do aparelho X p/ o aparelho Y, vai ter conflito, pois os ID’s são diferentes. O mapa desbloqueado no aparelho X é válido só p/ ele, isso é regra, não há exceção.
Se quer utilizar o mapa em outro aparelho, terá que fazer os passos de desbloqueio no aparelho que pretende instalar o mapa.

11) O que é navcore e navigator?
Navcore: é o sistema operacional, ou sistema de navegação, ou firmware para PNA (Portable Navigation Assistant) dos aparelhos da Tomtom.
Navigator:é o sistema operacional para PDA (Personal Digital Assistant) que utiliza o Windows Mobile ou CE em computadores de mão e dispositivos móveis como Handhelds e smartphones
O Navcore não funciona em PDA e o Navigator não funciona em PNA


12) Posso trocar de navcore?
Sim, desde que seja compatível p/ com o modelo do aparelho. O Tomtom Home (TTH) ou Mytomtom geralmente sugerem a atualização de aplicativo, mas, se quer mudar por vontade própria, atente-se, pois, existem incompatibilidades entre modelos de GPS x Navcores, e os riscos são de responsabilidade do usuário.

13) O que acontece se instalar um navcore incompatível no aparelho?
O aparelho geralmente vai travar, vai ficar reiniciando a todo instante ou ficar lento demais na inicialização.

14) É possível instalar outro sistema de navegação nos aparelhos Tomtom?, exemplo: Instalar um iGO?.
Infelizmente não é possível, e isso é válido p/ qualquer modelo de aparelho da Tomtom, sem exceção. Da mesma forma não é possível instalar o Navcore em aparelhos de outras marcas de GPS.

15) O que é Tomtom Home (TTH) e Mytomtom - atualmente - MyDrive?
TTHome: aplicativo usado para gerir determinados modelos de aparelhos da Tomtom. Através do TTHome é possível ter disponíveis diversas atualizações p/ o bom funcionamento do GPS, tipo: Vozes, correções de mapshare, pontos de interesses (POI’s) e outros.

Mytomtom - atualmente MyDrive: também é um aplicativo usado para gerir os aparelhos mais recentes da Tomtom: VIA, Start 2x, GO 1xxx e 2xxx.


Ambos estão disponíveis no site da Tomtom

16) O que é Mapshare?


1. [Link externo oculto para visitantes] ... a_id/8040/


17) O que é IQ Routes e ALG?
IQ Routes:

1. [Link externo oculto para visitantes] ... Q%20ROutes

ALG:

1. [Link externo oculto para visitantes] ... nce%20lane

18) É possível craquear mapa nos aparelhos VIA, START 2x, GO 1xxx ou 2xxx?
Não. Esses novos modelos da TomTom não são reconhecidos pelo PC como dispositivos de armazenamento em massa (tipo pendrive, cartão SD etc...). São geridos através de um aplicativo online chamado MyTomTom (atualmente MyDrive).
Esses modelos foram projetados p/ evitar o uso de mapas craqueados, assim como também não é possível desbloquear seus navcores por nenhum tipo de desbloqueador existente.

19) E agora, comprei um desses novos modelos, como vou usá-lo?
Simples, comprando o mapa. Não existe outro jeito.

20) Posso formatar o GPS Tomtom?
Sim, os modelos que utilizam o TTHome são possíveis, até 2GB em FAT, acima de 2GB em FAT32.

Créditos: binao21

MagnumSoft.
Piracicaba SP.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
betorick
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Nov 2013, 16:55

Re: Dúvidas básicas para quem é iniciante com GPS Tomtom

Mensagem por betorick »

Olá.. Eu tinha antes um GPS da apontador mas me levaram.. estou querendo comprar um TOMTOM 1505, gostaria de saber de é possível habilitar aviso por voz dos pardais..? procurei no forum mas não achei.. Obrigado
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Dúvidas básicas para quem é iniciante com GPS Tomtom

Mensagem por magnumsoft »

Sim é possível, pois este aparelho tem voz TTS.
Caso queira mesmo comprar um aparelho da marca TomTom, este modelo tem:
GPS TomTom Via 1505M - Tela 5" - Atualização gratuita vitalicia Mapas Brasil, Função TTS (fala o nome das ruas) e IQ Routes (fornece horário de chegada no destino).

MagnumSoft.
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
betorick
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Nov 2013, 16:55

Re: Dúvidas básicas para quem é iniciante com GPS Tomtom

Mensagem por betorick »

Uma com paração custo beneficio entre TomTom Via 1505M e o Apontador T503.. O valor esta mais que o dobro, o TOMTOM é tão superior assim? Obrigado
Avatar do usuário
magnumsoft
Administrador
Administrador
Mensagens: 3255
Registrado em: 14 Jun 2010, 00:00

Re: Dúvidas básicas para quem é iniciante com GPS Tomtom

Mensagem por magnumsoft »

Gosto é gosto... na minha opinião não troco um Garmin por nenhum outro...
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
julio NATY
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Fev 2015, 22:03

Re: Dúvidas básicas para quem é iniciante com GPS Tomtom

Mensagem por julio NATY »

PRESIZO DE AJUDA TENHO UM GPS DA TOMTOM XL MODELO 4ET0 , EU FORMATEI ELE E AGORA NAO CONSIGO ATUALIZAR ,
alexmelo
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Jun 2011, 19:25

Re: Dúvidas básicas para quem é iniciante com GPS TomTom

Mensagem por alexmelo »

Olá, sempre usei Garmin e neles posso ter mapas do Brasil, EUA e Europa simultaneamente, na memória do aparelho e em cartão microSD sem problemas. Quando viajo, seleciono o mapa do continente onde estou. Os outros mapas além do da memória do sistema (no meu caso, EUA, pois comprei o aparelho nos EUA) ficam numa pasta Maps, etc. Asssim, uso no Brasil e na Europa também.

Quero agora comprar um Tomtom 1505M que tem slot para cartão microSD e atualizações vitalícias. O aparelho é vendido no Brasil com mapas do Brasil. A pergunta é: o Tomtom aceita a instalação de outros mapas simultaneamente, no cartão microSD, como os Garmin?
Para quem conhece o 1505M - a atualização vitalícia engloba todos os mapas, i.e., Brasil (local da venda e garantia), EUA e Europa, ou só do Brasil (local da venda)? Muito grato,
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.