sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Responder
pbmoraes
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Nov 2011, 12:36

sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Mensagem por pbmoraes »

Caros
Comprei um Multilaser GP012, com SYGIC v.8.24. Dentro de casa ou no trabalho, fica sem sinal, e em ambiente externo demora alguns minutos para encontrar o satelite. Esta demora está atrapalhando muito. Isto é normal? Outra coisa (me desculpem, sou absolutamente novato em GPS): Naveguei aqui em Limeira (SP), tranquilo, tudo OK. No site da marca diz que não é necessária atualização, e o mapa é de setembro. Vou usar o cartão de memória para que? Quando eu for precisar atualizar, não dá para sobrepor? Se eu for para Sampa é recomendável atualizar? (onde encontro a última atualização disponível para esta plataforma?)
Obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Mensagem por Thundercel »

pbmoraes,
bem vindo a esse novo mundo do GPS.
O tempo para recepção de satelites varia de onde o GPS é ligado. Se for dentro de casa ou em outro ambiente coberto pode demorar e até não ter recepção. Ele precisa ter linha de visada com o céu onde estão os satélites.

Se o aparelho for desligado em um local e religado em outro distante também vai demorar porque ao desligar ele grava em um almanaque interno a localização dos satélites e ao religar ele primeiro procura onde estavam localizados.

Se tentar a recepção com o carro em movimento ele também vai demorar a se localizar uma vez que para a localização se faz necessário ter integridade de posicionamento fornecida por pelo menos 4 satélites e em movimento essa determinação de integridade demora.

Quanto a mapa compreenda que não existe mapa sem erros e por isso seja paciente que em novas atualizações alguns erros vem sendo corrigidos. Esperamos um dia ter mapa para GPS sem erro para o Brasil.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
pbmoraes
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Nov 2011, 12:36

Re: sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Mensagem por pbmoraes »

Muito obrigado pelos esclarecimentos, Thundercel! Achei que tinha algo de anormal, porque além de ser leigo no assunto, o fato da bateria descarregar extremamente rápido estava me intrigando, assim achei que seria devido a algum problema no equipamento (embora uma coisa possa não ter a ver com a outra)
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Mensagem por Thundercel »

pbmoraes,
não que sejamos "experts" em GPS, mas estamos aqui para informar aquilo que já conhecemos. Ainda estamos a cada dia aprendendo mais.
Não se acanhe em perguntar, pois ninguém poderá conhecer aquilo que nunca experimentou. Nós quando iniciamos perguntávamos muito.

Quanto a bateria descarregar rapidamente isso por vezes é normal dependendo do tempo em que o aparelho foi estocado antes da venda. Teóricamente a vida util dessas baterias de litio é regulada pelo numero de carregamentos e descarregamentos dela, mas não sabendo sua procedencia isso nem sempre é válido. Em que pese que essa bateria não é barata, a troca dela é relativamente fácil em se tendo paciência e cuidado.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
pbmoraes
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Nov 2011, 12:36

Re: sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Mensagem por pbmoraes »

Ok, obrigado novamente. Vou aguardar a degradação total da bateria antes de trocá-la, pois teroricamente deveria estar Ok, já que foi comprado em uma loja virtual com alta rotatividade de vendas e este modelo especifico (GP-012) não é tão antigo assim.
heitor245
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Fev 2012, 09:06

Re: sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Mensagem por heitor245 »

Caros,
Estou enfrentando um problema parecido: o GPS não funciona dentro do carro.

O que fiz e não resolveu:
1) Liguei o Garmin 1410 em um lugar descampado em dia sem nuvens: recepção total.
2) Entrei no carro e perde a recepção aos poucos. Então fui tentando diversas posições próximas ao para-brisa, em sobre o painel. Parece não fazer diferença, até o ponto em que perde o sinal completamente. Testei com o carro ligado e desligado , andando e parado, rádio, alarme, enfim, diversas combinações.
3) Se o carro é colocado em movimento, parece que perde o sinal mais rápido.
4) Fui pesquisar no São Google e achei algumas referências sobre o tipo de para-brisa (atérmico com partículas de prata) que "repelem" a recepção do satélite.
5) Fui pesquisar o modelo do carro para ver se tinha o dito para-brisa. Encontrei um fornecedor espanhol de para-brisas que diz que a Sportage modelo 2009 tem o para-brisa atérmico. Não encontrei outra referência e o manual não diz nada a respeito, bem como os sites da Kia.

Mas ainda tenho dúvida quanto a este diagnóstico do para-brisa.
O Garmin só tem porta USB e não tem conexão para antena externa.
Alguma ideia para resolver o problema?
Troco de GPS?
Troco de Carro?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9190
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Mensagem por Thundercel »

Se fora do carro ele ligado não perde o sinal o problema se encontra dentro do carro. Algo está interferindo na recepção dos sinais.

Já li também quanto a parabrisa que interfere e para saber se o seu esta interferindo seria bom testar o GPS no vidro da janela com o carro em movimento.

Não sei se o seu modelo aceita antena externa, mas seria bom verificar pois com ela talvez o problema se resolva.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
heitor245
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Fev 2012, 09:06

Re: sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Mensagem por heitor245 »

Certo. Boa dica e com isso descobri que não é o para-brisa. O problema acontece quando a chave de ignição está ligada, não necessariamente o motor. Agora vou procurar a origem da interferência elétrica.
carlosaps
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 29
Registrado em: 07 Ago 2017, 15:18

Re: sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Mensagem por carlosaps »

Está acontecendo comigo, testei um garmin nuvi55, outro 2200 e um foston com iGO, antigo.
Todos não pegam o sinal de satélite dentro do carro, mas fora, um metro é o suficiente para captar o sinal.
Isto está interferindo também no waze do celular, nem tanto quanto o GPS, mas às vezes eu tenho que mudar de navegador e resolve, outras vezes nem isto?
Usei uma bússula para investigar campo magnético, não percebi nada de anormal.
Isto aconteceu de repente e sem qualquer ocorrência, do nada, na estrada ficou sem sinal de satélite.
Se alguém já passou por isso ou tiver alguma sugestão, será muito bem vinda.
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Re: sem sinal dentro, demora para achar em ambiente externo

Mensagem por seggia »

Como o colega lhe informou há vidros que bloqueiam o sinal dos satelites e aí vc não vai conseguir usar o GPS ou o celular já que o bloqueio vai atuar nos dois.
Procure descobrir qual é o vidro do para-brisa do sue carro. Par atirar a dívida faça um teste do GPs no carro de um amigo e veja o que ocorre, e depois nso conte.
Seggia
Moderador Global
Garmin Nuvi 3490, 765, 2589
Responder

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.

GPSINFO DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site GPSINFO, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

PIX PIX

CPF

609.970.608-91

Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.