Cálculo de Área Etrex30

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Amauri Arruda
Usuario 0
Usuario 0

Cálculo de Área Etrex30

Mensagem por Amauri Arruda »

Boa tarde,
Trabalho na área de reflorestamento e utilizo o Garmin Etrex 10; Porem surgiu a necessidade de mais um aparelho e optei pela compra do Garmin Etrex 30. A situação é que não consigo realizar as mesmas atividades, como por exemplo calcular áreas. Tenho o manual completo mais não ajudou.
Segue abaixo a descrição da minha necessidade.

Cálculo de área: Se precisar interromper por um instante o percurso como dar um pause? Ex. Em um determinado momento eu preciso parar o trajeto e marcar um ponto a 50 metros da borda de um talhão, para depois dar continuidade no cálculo da área. Sem que o percurso dos 50 metros para coletar o ponto, não interfira na medição do talhão.
No etrex10 eu consigo fazer isso com a função ON OFF
GPS Etrex30
Angelone
Administrador
Administrador

Re: Cálculo de Área Etrex30

Mensagem por Angelone »

Amauri, voce já tentou mudar de tela, indo para o mapa (ou seja, a tela do mapa) enquanto esta na funçao calculo de área? Nela, ou em outra tela qualquer, voce executaria funçoes ou leria informaçoes para depois voltar a tela da área. Teoricamente deve dar certo porque na realidade o gps estaria, ainda, apenas gravando o registro do trajeto (tracklog) para no final fechar o poligno e então calcular a área, nesse caso nao havendo nenhuma necessidade de Pause. Se voce tentou, ou por algum motivo nao der certo, resta a opçao de habilitar a funçao de gravar trajeto, exatamente onde voce vai iniciar a área a ser medida, e no final parar a gravaçao. Nessa modalidade voce pode utilizar qualquer funçao ou tela de informaçao do gps que o registro do trajeto nao para eqto voce nao desabilitar a funçao. Nao me recordo se somente com esse tracklog formando um poligno seria possivel calcular a área no gps (nao tenho como experimentar agora), mas a área poderá ser facilmente checada pelo Basecamp (é calculada automaticamente), basta importar o track. Se nunca usou o Basecamp, dê uma olhada no vídeo abaixo:

Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Amauri Arruda
Usuario 0
Usuario 0

Olá Angelo,
Já tentei mudar de tela durante o cálculo de área, acontece que fazendo isso surge um problemas; Ao sair da tela de cálculo para fazer outra função (no caso marcar um ponto fora do perímetro a ser calculado) ao voltar para a tela de cálculo acabo perdendo o trecho já executado, na tela não me mostra que o cálculo ainda está em processo, e sim ele pede para iniciar o cálculo. Eu clico no iniciar novamente, e continuo exatamente onde eu parei para trocar de tela; Ao término do perímetro a ser calculado, gravo e noto que o trecho onde deu o início do cálculo até onde troquei de tela fica perdido.

Obs. Eu consigo marcar um ponto durante o cálculo de área sem esse problema citado a cima, apertando e segurando o joystick por um (01) segundo, onde a tela de marcar ponto aparece automaticamente, e após gravar o ponto, a tela cálculo de área volta sozinho e sem perder o trecho já feito. Ou seja, o ponto é gravado em cima da linha onde estou calculando.
O que eu preciso fazer é marcar um ponto fora (distante) do perímetro a ser calculado.
Porem, o que eu preciso é marcar u
GPS Etrex30
Amauri Arruda
Usuario 0
Usuario 0

Como faço para habilitar a função Gravar Trajetos? Só encontrei a função Gestor de Trajetos.
GPS Etrex30
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Habilite em Configuraçao/Trajetos/Registro de Trajeto. A melhor opçao no seu caso é "Gravar, Mostrar no mapa" no inicio; no final da delimitação da área, nao esquecer de voltar a essa configuraçao e colocar a opçao "Não Gravar". Depois baixe no Basecamp (programa gratuito da Garmin e confira a área), conforme indicado no video anterior. Mais detalhes na pagina 14 do manual (em pdf), recomendo uma leitura atenta.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Responder