Nüvi 3460 com problemas no som

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
Johnny74
Usuario 0
Usuario 0

Nüvi 3460 com problemas no som

Mensagem por Johnny74 »

Olá a todos!
Tenho um problema com um Garmin Nüvi 3460: ao ligá-lo na tomada do carro, na maior parte das vezes ele fica "mudo", isto é, a navegação continua normal (mapa, ícones, rota, alertas por escrito na tela, tudo perfeito), mas todos os sons somem - vozes, sons de alerta e mesmo os bipes de voltar para a tela inicial, iniciar algum aplicativo ou exibir o mapa.
Basta desconectar da tomada do carro e volta tudo ao normal...
Detalhe: já limpei os contatos do GPS e do conector da tomada e de nada adiantou. Um outro detalhe: algumas poucas vezes os sons funcionam normalmente mesmo ligado no carregador.
Enfim... se alguém já passou por isso, qualquer informação será de grande valia.

Abraço a todos!

João
Thundercel
Fundador
Fundador

Re: Nüvi 3460 com problemas no som

Mensagem por Thundercel »

João,
por vezes esse problema ocorria no nuvi 3460 que eu tinha e uma reinicialização do sistema no aparelho resolvia.

Acredito que o software dele tem algum tipo de BUG que permite que ele se inicialize sem processar os arquivos de som dele.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Johnny74 escreveu:Olá a todos!
Tenho um problema com um Garmin Nüvi 3460: ao ligá-lo na tomada do carro, na maior parte das vezes ele fica "mudo", isto é, a navegação continua normal (mapa, ícones, rota, alertas por escrito na tela, tudo perfeito), mas todos os sons somem - vozes, sons de alerta e mesmo os bipes de voltar para a tela inicial, iniciar algum aplicativo ou exibir o mapa.
Basta desconectar da tomada do carro e volta tudo ao normal...
Detalhe: já limpei os contatos do GPS e do conector da tomada e de nada adiantou. Um outro detalhe: algumas poucas vezes os sons funcionam normalmente mesmo ligado no carregador.
Enfim... se alguém já passou por isso, qualquer informação será de grande valia.
Abraço a todos!
João
Além de eventual bug, como o Thundercel citou, que acho pouco provável pelo seu relato, é grande a possibilidade de ser um problema de hardware, mais especificamente um problema no alto-falante do suporte, defeito comum nesses modelos. Esses gps tem um alto falante no corpo e outro, maior e mais potente, no suporte. Quando o cabo de energia, conectado ao suporte, é plugado no conector veicular, imediatamente o som é comutado para o alto-falante externo. Se esse está com defeito nao sairá som algum, o aparelho fica mudo, exatamente como voce descreve. O suporte contem uma plaquinha com circuito integrado e o alto-falante, que conecta-se a plaquinha por meio de duas garras flexíveis. Se voce estiver com sorte pode ser problema de mal contato e basta abrir o suporte, retirando um pequeno parafuso e desencaixar as partes, reposicionar as garras e limpar a superficie de conexão da placa. Se nao resolver voce terá q trocar o alto-falante, mas nem tente procurar um original no Brasil (nem lá fora), voce nao vai achar, a soluçao é encontrar um semelhante de 4 ohms. Alguns alto-falantes de notebook podem servir (devidamente adaptados), vc pode procurar em oficinas de assistência técnica (como nao tem garras, terá que ser soldado, via cabo, na placa). O ideal é comprar outro suporte original completo, custa em torno de 20 dólares nos Estados Unidos (dá para comprar pelo eBay também).
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Angelo,
pode ser também problema de hardware como citou, entretanto no meu caso creio que era problema de software já que a simples reinicialização do aparelho (sem tirar do suporte) retornava o som.

Acredito que no meu caso não era problema de hardware porque esse probolema ocorreu inumeras vezes (+10 vezes) e eu sempre reinicializava para voltar ao normal. Sabemos que na inicialização todos os arquivos de sistema (video, som, etc) são carregados e se um deles não for carregado devidamente acarretará problema no componente correspondente.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Johnny74
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Johnny74 »

Márcio e Ângelo,

Primeiramente, muito obrigado pelas respostas.

"Segundamente", como diria Odorico Paraguaçu, eu não me lembrava mais do alto-falante suplementar no suporte. E, assim, faz todo o sentido a explicação colocada pelo Ângelo, já que muitas vezes só de encaixar o GPS nos contatos do suporte (com este plugado na tomada) já é possível ouvir alguns chiados vindos do alto-falante.

Como havia dito antes, o problema é intermitente. Na esmagadora maioria das vezes o som desaparece, mas em outras ele funciona normalmente. Reiniciar o aparelho, como relatado pelo do Márcio, não resolve do lado de cá - muito embora algumas vezes simplesmente desligar e ligar * a tela * do 3460, com ele plugado no carregador, faça o som voltar.

Enfim, tudo indica que uma limpeza com Contatec possa resolver o problema. O único detalhe é que não encontrei o tal parafuso, descrito pelo Ângelo, para abrir o suporte. Seria possível me informar onde ele fica e/ou como fazer para acessá-lo?

Obrigado mais uma vez!

João
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

O mini parafuso fica no centro do encaixe concavo que prende a base esférica do suporte de fixaçao no vidro. Nao me recordo se o parafuso é recoberto por alguma película, mas basta remove-la, simples... Para desencaixar as partes do suporte use as bordas de um cartão de crédito "aposentado" para nao danificar nada. Se vc tiver sorte será contato, mas a probabilidade maior é falha no alto-falante, mesmo q intermitente. Nesse caso só trocando mesmo..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Johnny74
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Johnny74 »

Ângelo, agradeço mais uma vez. Abri o suporte, limpei tudo e, pelo menos por enquanto, estou com sorte. :D
De todo modo, por via das dúvidas, seguirei a sua dica e comprarei outro suporte original no eBay.

Um abraço!

João
Responder