Alertas Radar - Lombada - Polícia - Pedágio - Voz da Raquel

Forum do Software de Navegação Garmin
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9200
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Alertas Radar - Lombada - Polícia - Pedágio - Voz da Raquel

Mensagem por Thundercel »

EDITADO EM 02 ABR 2010

Pacote com Alertas a Escolher - Radar - Lombada - Perigo - Polícia - Pedágio - MP3 ou WAV

Amigos,
considerando os inúmeros pedidos decidimos disponibilizar gratuitamente arquivo GPI contendo alertas radar, lombada, perigo, polícia e pedágio de todo o Brasil, com voz da Raquel, tendo como suporte a base de dados do Projeto TrackSource.

Depois de inúmeros pedidos decidimos disponibilizar os arquivos separados ou juntos permitindo que cada um decida por quais instalar em seu GPS. Assim temos agora 8 opções de conjunto:

Conjunto 1 - somente Radar
Conjunto 2 - Radar + Polícia Rodoviária
Conjunto 3 - Radar + Lombada
Conjunto 4 - Radar + Lombada + Perigo
Conjunto 5 - Radar + Lombada + Polícia Rodoviária
Conjunto 6 - Radar + Lombada + Perigo + Polícia Rodoviária
Conjunto 7 - Radar + Lombada + Polícia Rodoviária + Pedágio
Conjunto 8 - radar + Lombada + Perigo + Polícia Rodoviária + Pedágio

Lembramos pela opção da instalação de um único conjunto. A instalação de dois conjuntos acarretará duplicidade de alerta

Esses arquivos estão atualizados até 02 ABR 2010 e contém avisos sonoros com a Voz em Português da Raquel com a opção de WAV ou MP3.

Procedimento de instalação:

1 - Identifique o arquivo adequado ao seu Garmin, se funciona com Wav ou MP3. Em caso de dúvide utilize o pacote WAV que funciona em todos os modelos.
Já constatamos que:
série Nuvi 8xx funciona com MP3
série Nuvi 7xx funciona com MP3.
série Nuvi 2xx com WAV
Garmin Mobile XT com WAV

2 - Faça o download do arquivo desejado em nosso site clicando AQUI e escolha o modelo de arquivo (MP3 ou WAV) adequado ao seu aparelho.
NOTA!
Somente os cadastrados no site e devidamente logados tem acesso à nossa área de downloads.


3 - descompacte em seu PC o arquivo zipado e se prepare para carregar o arquivo poi.gpi em seu aparelho GPS.

4 - Conecte seu GPS Garmin na porta USB do seu PC e instale o arquivo poi.gpi descompactado dentro da pasta de nome POI que se encontra no seguinte caminho da memória interna:

GARMIN / POI /

NOTAS!
1 - Em não existindo a pasta poi essa pode ser criada tranquilamente dentro da pasta /Garmin/
2 - Em já existindo arquivo poi.gpi dentro da pasta /poi/ , substitua o existente pelo descarregado de nosso site.
3 - Use gratuitamente, mas por outro lado colabore informando ao TrackSource erros encontrados de forma sejam corrigidos os problemas.


Bom proveito!
Editado pela última vez por Thundercel em 11 Abr 2010, 22:46, em um total de 36 vezes.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
LKF
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Out 2009, 23:00

Alerta radar voz Raquel

Mensagem por LKF »

A atualização com a voz da Raquel está muito boa !!! Eu havia baixado anteriormente aquela versão que não tinha a voz da Raquel, porém pelo menos aqui no Rio, aquela versão anterior deixava de avisar vários pontos, como por exemplo, as câmeras novas da Av. Brasil. Agora surge uma dúvida: Há necessidade de apagar os POIs de radares da versão anterior? Desde já grato.


Bruno
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9200
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

LKF,
utilizamos a base de dados TrackSource e normalmente nas atualizações daquela base alertas são inseridos e também são retirados os desativados.
Do exposto uma nova versão aqui disponibilizada substitui a anterior.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
kiyoharu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Set 2009, 00:00

Mensagem por kiyoharu »

Oi eu utilizo o programa garmin mobilepc e pelo que testei ele em vez de usar as vozes, emite beeps no lugar. Ja testei nas 2 versoes (mp3 e wav).
Os alertas de radar todos funcionam muito bem, parabens, mas me resta essa duvida se o programa garmin mobilepc nao roda vozes de arquivos poi ou mesmo alguma maneira de ativar essas vozes seria de grande ajuda.

Muito obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9200
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

kiyoharu,
confesso que ainda não li nada a respeito sobre o funcionamento das vozes de alerta em se utilizando o Garmin Mobile PC.

Pelo que sei, para carregamento dos alertas em WAV, pelo programa POILoader da Garmin, faz-se necessário o programinha SOX.EXE, pois sem ele o POILoader não compacta no arquivo poi.gpi as vozes em WAV.

Teria eu que testar um carregamento pelo POILoader para o Garmin Mobile PC para identificar se nesse carregamento o POILoader, junto com o arquivo SOX.EXE, compacta as vozes adequadamente para o Mobile PC.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
kiyoharu
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Set 2009, 00:00

Mensagem por kiyoharu »

Hmm entendi o que voce me explicou, baixei o seu arquivo poi em gpi e agora estou com dificuldades para converter em csv ou gpx, para assim reconverter usando o poiloader e o programa sox. Mas desde ja agradeco a dica, nao sou expert igual a vcs mas vou continuar tentando aqui hehe mas seria muito grato tambem se voce consegui-se testar isso e disponibilizar o arquivo se funcionar hehe

Muito obrigado Thundercel
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9200
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

kiyoharu,
moro no RJ e estou em viagem devendo retornar para casa nessa próxima segunda feira.
Quando em casa disponibilizarei aqui no site os arquivos em vozes da Raquel em MP3 e WAV. É um arquivo para cada alerta.
Explicarei aqui no fórum a metodologia empregada para se criar os arquivos gpi de alerta.
Com tudo isso acredito que os que um pouco de intimidade com o PC poderão montar seus próprios arquivos de alerta.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
seggia
Moderador
Moderador
Mensagens: 902
Registrado em: 16 Nov 2009, 23:00

Mensagem por seggia »

Caro Márcio
Saudações
Baixei o arquivo de poi e vou testar . Farei testes em NIterói, Rio de Janeiro e, no fim de semana, testarei na ida a Cabo Frio, Rio das Ostras e Macaé.
Nestas localizações conheço os locais de radares e verifico se as distâncias dos avisos estão boas e se os avisos estão corretos. Na volta lhe informo.
Suas explicações sobre o maparadar e tracksource ficaram um pouco confusas, para mim. Eu pensava que em qualquer mapa a localização do radar era determinada por coordenadas e estas eram as mesmas nos vários mapas. Pelo que entendi os mapas variam na apresentação das trajetórias que aparecem na tela e, em função disto, o veiculo fica fora da estrada. Já observei tal fato no Citynavegator quando na estrada para Friburgo. Na serra o veiculo fica no meio do nada e a Raquel fica recalculando o tempo todo. Mas os radares não vão funcionar se não houver a coincidência com a trajetoria mostrada?
Bem por ora é só
Abraços
seggia
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9200
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Caro Seggia,
inicialmente entenda que o ponto radar independe do mapa.
O City Navigator Brasil ou o TrackSource, por exemplo, sózinhos não fornecem alertas radar.

Para que tenhamos alertas radar é necessário dispor de um arquivo que contenha as coordenadas de todos os radares para que possamos carregar esse arquivo no GPS pelo programa POILoader da Garmin.

O arquivo GPI disponibilizado por nós aqui em nosso site já é o produto final, ou seja, um arquivo produzido pelo POILoader, contendo alertas radar, lombada, pedágio e polícia de todo o Brasil, já pronto para ser inserido no apalelho.

Lembramos que o site maparadar colhe dos usuários e colaboradores informações de ponto radar. Esses "ajudantes", tomam como base o Google Maps que aparece no proprio site maparadar. Ali encontram a rua e apontam a posição do radar (normalmente no centro da rua).
Essa posição é sistemicamente transformada em coordenadas e inserida na base de dados radar do maparadar que é utilizada para nos fornecer o arquivo de alertas radar.

Diferentemente do maparadar o TrackSource, sistemicamente, para compor sua base de dados radar, resgata do mapa os pontos radar inseridos pelo desenvolvedor do mapa.
Mesmo existindo no mapa TrackSource os pontos radar, esses, por si só, não ativam o alarme desejado no GPS.

Ora, como as refêrências utilizadas são diferentes (maparadar/ google maps e trackSource/seu proprio mapa) é natural que um mesmo radar tenha coordenadas diferentes nas bases de dados TrackSource e Maparadar.

No aspecto técnico, o ponto radar, por caracterírsticas do algoritimo Garmin, só ativa o alarme se esse estiver dentro de uma faixa de 30 mts para cada lado da pista. Se esse ponto estiver configurado em posição além desses 30 mts da pista, o alarme não será ativado.

Particularmente utilizo a base de dados TrackSource pelo simples fato que o mapa que utilizo é o TrackSource e assim terei a garantia que os radares estarão posicionados em locais que ativarão o alarme do meu GPS.

Não espere visualizar o radar no eixo da pista, pois os desenvolvedores TrackSource por vezes são obrigados a defasá-los da pista para que o alarme ocorra somente para a pista que o radar monitora.

Exemplo:
se existe duas pistas paralelas distantes entre si de 20 mts.
Se existe um radar que monitora somente a pista da direita.
Em se colocando esse radar na pista da direita ele ativará o alarme para a outra pista também já que esta a menos de 30 mts dela.
A técnica que utilizamos é posicionar esse radar lateralmente de forma que fique a mais de 30 mts da pista que ele não monitora.

Agora quanto a variações de trajetória observadas por você informo que essas normalmente se devem a desalinhamento da via no mapa. Se esse desalinhamento for superior a 50 mts o algoritimo Garmin ativa o recalculo automatico de rota.

No mapa City Navigator somente os produtores podem corrigir esses desalinhamentos, porém nos mapas TrackSource, quando for observado algum desalinhamento desse tipo solicitamos que nos seja informado oa região do desalinhamento e, se possivel, nos enviado o tracklog com o traçado correto da via.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
renatospock
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 74
Registrado em: 08 Nov 2009, 23:00

Mensagem por renatospock »

:) Ola professor, Thundercel...tudo bem?
Bacana que você esta fazendo, parabens, em nome de todos, eu poderia lhe falar.
Mas a pergunta é!
- Caso eu queira ter as vozes da Raquel, onde poderia mudar o tipo da fala, fazer que ela responda exemplo "Spock, lombada eletronica a frente, diminua a velocidade." e assim por diante. Como consigo estas vozes ou o programa que se possa digitar e fazer falar perfeito como a Raquel. Sei que existe um programa para isso, "Loquendo TTS Director" segunda a WEB é o top...oque você pode me ajudar?
- Ou sera que isso é uma gravação em MP3 e é de sorte quem o tiver, pois não é compartilhado...será que é isso?
- O bom seria disponibilizar as vozes:
"Atenção Lombada eletroniaca a frente"
"Atenção Posto Policial a frente"
"Atenção Pedagioa frente"
"Atenção Tunel a frente"
Em fim assim vai....cada POIs fazer sua especialidade, sua personalização....

No mais era isso meu amigo.....
Conto com uma explicação, que seja positiva....hehehe..pois o tanto que já perguntei a WEB e ninguem soube me responder, ou porque não sabem ou porque não querem dividir seus conhecimentos com os mais leigos.

Abração...e até a proxima
Renato Spock
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9200
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Prezado renatospock,
confesso que sou do espírito compartilhador e não centralizador.

Utilizo o programa NaturalReader 9 que adquiri para gravar as vozes em wav ou mp3.

Esse programa é americano e não vem com a voz da Raquel em TTS e por essa razão devemos instalar em nosso PC (não no programa) o pacote contendo a voz da Raquel em TTS.

Posso dispor tranquilamente os arquivos em MP3 e/ou WAV para aqueles que desejarem criar seus proprios arquivos GPI. Para isso só necessito saber o que a maioria deseja, pois é trabalhoso criar cada arquivo.

No Programa NaturalReader digito o que desejo que a Raquel pronuncie e salvo em MP3 e depois em WAV.

Isso é feito para cada alerta. Para Radar, por exemplo, eu coloquei:
ATENÇÂO ! RADAR 60 À FRENTE!

Para cada velocidade de monitoramento deve ser criado um arquivo de som em mp3 e outro em WAV.

De qualquer forma e para não ficar "em cima do muro" estamos disponibilizando em nossa área de downloads os arquivos em WAV e MP3 utilizados para compor o arquivo poi.GPI aqui disponibilizado.

Aqueles que desejarem criar seus proprios arquivos e se contentarem com a forma da fala criada por nós, cadastrados em nosso site e logados basta clicar AQUI e fazer o download do pacote desejado (MP3 e/ou WAV).

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
renatospock
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 74
Registrado em: 08 Nov 2009, 23:00

Mensagem por renatospock »

Ola Marcio, tudo bem?
Muito obrigado pelo retorno, isso faz a sua qualidade um profissional e respeitador, ...parabens!!
- tentei fazer minha propria personalização de voz, com o programa "Loquendo TTS Director" com a voz Fernanda TTS mas ela tadinha fala mal nas opções com "Ç" e "ÃO"...muito ruim. Este programa seu mais a voz raquel é o suficiente para gerar a personalização?
- Peço sua autorização para usar este programa NaturalReader, se possivel.
- Tentei encontrar a voz da "raquel" e "Fernanda", não estou sendo feliz em encontrar..si puderes me ajudar, farei muitas coisas a benificios a este forun e a sua pessoa, desde que me autorize. Claro se for possivel e não tiver invadindo seus dominios e particularidades...por favor!!!

Forte abraço Marcio.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9200
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Renato,
realmente existe uma grande dificuldade de se encontrar na NET o executavel da Raquel em SAPI5. Por essa razão disponibilizamos aqui em nosso site, na área de downloads, esse arquivo. Aqueles que desejarem basta fazer o download e para isso clique AQUI.

Quanto ao uso do programa NaturalReader não entendi sobre autorização.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
renatospock
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 74
Registrado em: 08 Nov 2009, 23:00

Mensagem por renatospock »

Ola Marcio, beleza?
- Sim realmente, existe uma enorme dificuldade de se encontrar o arquivo da raquerl em SAPI5. Porem como sempre falo você e equipe deste forun disponibilizou este arquivo para download...muito obrigado Marcio. Estou com uma divida por esta sua grande ajuda.
- A luta agora é tentar baixar o programa versão profissional da NaturalReader 9, pois até agora só links quebrados ou corrompidos os arquivos deste programa. Si souber de um link que estja OK é só dar um toque....

Forte abraço Marcio, e muito obrigado e parabens pelo profissionalismo e coleguismo, ligitimo compartilhador.....
VALEU.....
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9200
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por Thundercel »

Renato,
decidimos adquirir a licença do NaturalReader 9.0 Profissional Version porque só esse permite o salvamento da voz em MP3 ou WAV. A versão free dele não salva em MP3 ou WAV.
Essa licença, na nossa opinião, é relativamente barata dependendo do fim a que se destina.
O desenvolvedor do programa é a NaturalSoft e ele pode ser visto [Link externo oculto para visitantes]

De qualquer forma, e considerando que não estamos comercializando nada, podemos utilizar o nosso programa registrado para gravar os textos que a maioria aqui julgar melhor. Gravados disponibilizaremos para download.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Trancado