Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Forum de Mapas para Garmin
Vagcar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Mar 2014, 12:00

Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Vagcar »

Olá pessoal.

Percebi um comportamento estranho no mapa Tracksource.
Tenho 2 Gramins: 1 Nuvi 205W antigo, mas com SW atualizado e 1 Nuvi 2597 que meu pai comprou nos USA recentemente, também com SW atualizado.
Depois de muito pesquisar por aqui e em outros fóruns, percebi que o melhor seria utilizar o mapa Tracksource mesmo para por o mapa do Brasil no Nuvi 2597 do meu pai, visto que eu estava satisfeito com o desempenho do Tracksource no meu Nuvi 205W.
Baixei o TS mais atual (14.02) e instalei nos meus 2 GPSs. Aí começaram as diferenças.
Para testar, busquei um endereço conhecido: Av Lucio Costa, 3604, aqui mesmo no Rio de Janeiro.

No meu Nuvi 205W, o endereço é encontrado normalmente e o roteamento é feito com perfeição.

No Nuvi 2597 do meu pai o endereço não é encontrado. Para Avenida Lucio Costa, são sugeridos apenas uns 2 ou 3 endereços com numero.

Alguém saberia explicar o problema? Melhor ainda se souber como sair desta :)

Detalhes:
Nuvi 205W, Com versão de SW 7.60, Mapas NA NT 2014.40 (memória do aparelho) e Tracksource 14.02 instalado no SD (pasta \Garmin)
Nuvi 2597, Com versão de SW 4.20, Mapas NA NT 2014.40 (memória do aparelho) e Tracksource 14.02 instalado no SD (pasta \MAP)

Obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Thundercel »

Primeira pergunta:

Antes do teste os dois aparelhos se localizaram? Receberam sinal satélite e indicaram a posiçãol?

Segunda pergunta:

No Nuvi 2597 só tinha o mapa TRC habilitado para navegação?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Vagcar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Mar 2014, 12:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Vagcar »

Sim, ambos os aparelhos estavam com a localização já adquirida e mostravam a posição correta no mapa.

No Nuvi 2597 eu testei com o sem o mapa dos USA habilitado e o resultado foi o mesmo. Sendo bem claro: testei com apenas o TRC habilitado e o resultado foi o mesmo.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Thundercel »

Nuvi 2597, Com versão de SW 4.20, Mapas NA NT 2014.40 (memória do aparelho) e Tracksource 14.02 instalado no SD (pasta \MAP)
Não informou voce o nome do arquivo do TRC1402 na pasta MAP, mas certifique-se que é TRC1402.img
Em que pese que o sistema também reconhece o nome do arquivo na pasta MAP como gmapsupp.img recomenda-se renomear esse arquivo para o nome do mapa e versão.

Muita estranha essa situação reportada. Sabemos que está existindo problemas no mapa TRC para os estados do Rio de Janeiro, MInas e Espirito Santo, mas esses problemas se resumem ao TRC estadual e não ao TRC Brasil.

Com cuidado faça um teste no 2597 criando (se não existe) a pasta MAP na raiz da memoria interna dele e dentro dela carregue o arquivo TRC1402.img. Com isso ligue o aparelho sem o cartão e faça o teste.
Essa ação é para analisar e identificar se o cartão SD está com algum problema.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Vagcar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Mar 2014, 12:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Vagcar »

Olá Thudercel.

Eu utilizei o mesmo arquivo baixado do site da Tracksource nos 2 aparelhos. Este arquivo é o mais recente no Tracksource e está lá indicado como sendo o 14.02. Quando se baixa o arquivo, o nome é [gmapsupp.img] (sem os [] )

No meu Nivi 205W, eu criei, no SD Card, a pasta Garmin e dentro dela, eu pus o arquivo baixado do Tracksource, sem modificar o nome (mantive como gmapsupp.img).

Já para o Nuvi 2597, depois de ver seu tutorial, entendi que poderia fazer um pouco deiferente. Criei então, em outro SD Card, a pasta MAP e nesta copiei o mesmo arquivo gmapsupp.img, porém, renomeando-o para [trcksc_BR_1402.img], de novo sem os []. Pelo seu tutorial, entendi que poderia dar qualquer nome ao arquivo, não precisando ser necessariamente como TRC1402.img. Meu entendimento está correto?

Por fim, estou anexando foto das telas dos aparelhos onde se pode ver claramente que o mapa utilizado é o mesmo (Tracksource Brasil 14.02).

Estou copiando o arquivo do SD Card para a memória interna do Nuvi2597 e vou sair para testar novamente e te conto o resultado em breve.

Abraços e obrigado pela atenção.

Nuvi205W
NUVI205Wp.jpg
Nuvi2597
NUVI2597p.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Thundercel »

o Nuvi2597 está reconhecendo o mapa TRC 14.02 carregado no SD Card.

Se não está encontrando a Avenida Lucio Costa devemos analisar o motivo.

Primeiramente nesse processo de busca devemos nos certificar se a seleção que antecede a busca pela rua está correta. Se o País, Estado / Cidade estão selecionados.

Para anular problema com aquele mapa devemos selecionar outro mapa que pode ser o CNBR, AutoGuia ou OSM e testar. Se por umd eles encontrar a Avenida podemos deduzir que o problema se encontra no mapa, em sua compilação, que não atende a determinadas características de alguns modelos Garmin.

Fiz um teste agora com o meu nuvi 3460LMT rodando o TRC BRASIL 14.02 e encontrou normalmente a Av Lucio Costa.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Vagcar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Mar 2014, 12:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Vagcar »

Olá Thundercel

Fiz o teste que você pediu - salvar o mapa TrackSource na memória do aparelho, dentro da pasta MAP - e o resultado foi o mesmo. O Nuvi 2597 não consegue achar o endereço com o número indicado. Fiz inclusive outro teste com outro endereço conhecido e de novo, o 2597 não acha o endereço enquanto o Nuvi205W acha.

O teste feito agora, conforme você recomendou, fiz sem o SD Card no Nuvi 2597. Apenas o mapa dos EUA (que vem no aparelho) e o TrackSource 14.02 (na pasta MAP na memória do aparelho) estavam presentes, sendo que eu ainda por cima desativei o mapa dos EUA.

Uma diferença que eu notei é que no meu Nuvi205W, quando entro com o Endereço, tenho que digitar na sequência [Nome da Rua]>[Número]. Já no Nuvi 2597 do meu pai, a sequência é [Número] > [Nome da Rua]. Tentei mudar isso no Nuvi 2597 e não achei onde pudesse fazer. Alguma dica?

Obrigado

PS: Tenho as fotos das telas do teste acima, se interessar.
Vagcar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Mar 2014, 12:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Vagcar »

Thunder, o Nuvi2597 encontra a Lucio Costa. O que não está fazendo é encontrar o número 3604 na Avenida Lúcio Costa.

Eu inclusive estive testando, andando de carro pela avenida e a rua aparece normalmente no mapa, com nome correto e etc...

De onde baixo estes mapas que vc sugeriu? O processo é o mesmo que fiz para usar o Tracksource? Ou seja, copiar para a pasta MAP e nomear como queira?

Veja meu post anterior, ande explico que o processo de entrada do endereço é diferente nos dois GPS.

No teste que você fez com seu 3460LMT , vc achou o número 3604? qual a sequencia de entrada do endereço no seu? Nome Rua > Número? Ou Número > Nome Rua?

Obrigado
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Thundercel »

Thunder, o Nuvi2597 encontra a Lucio Costa. O que não está fazendo é encontrar o número 3604 na Avenida Lúcio Costa.
Nem o 205W encontrará esse numero 3604 na Av Lucio Costa.

NO mapa TRC Brasil 14.02 a numeração de porta da Av Lucio Costa termina no numero 1432. Nele ainda não foi inserido numeração nela do entroncamento da Érico Veríssimo para oeste (Recreio).

Quando não existe numeração de porta no mapa para determinado trecho da via, na busca o sistema desconsidera a numeração inserida e aponta um ponto onde o desenvolvedor começou a desenhar aquela via no mapa.

No teste que fiz no meu 3460LMT so pesquisei pela Av Lucio Costa uma vez que tinha entendido que voce não encontrava essa via no 2597. Não pesquisei pelo numero até porque sei que no mapa TRC ela não tem a numeração de porta a partir do numero 1432.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Thundercel »

Corrigindo a informação.

Analsie rapida nos leva a erro.

Observando melhor a Av Lucio Costa identificamos que o desenvolvedor do mapa terminou sua numeração de porta no numero 1432 como citado, passou um trecho dela sem numeração e depois recomeçou no numero 1700.

O numero 3604 está numerada nela sim e em consequencia deve ser encontrado no 2597.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Vagcar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Mar 2014, 12:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Vagcar »

Thunder,
Thundercel escreveu:
Thunder, o Nuvi2597 encontra a Lucio Costa. O que não está fazendo é encontrar o número 3604 na Avenida Lúcio Costa.
Nem o 205W encontrará esse numero 3604 na Av Lucio Costa.
o meu Nuvi205W encontra SIM o número 3604. estou afirmando isso desde o início.

Veja meus posts recentes. Refiz os tests com outro endereço conhecido - Rua Henrique Cordeiro 120 - e o Nuvi205 consegue encontrar (ou determinar) a posição correta do número na rua e rotear para lá. Já no Nuvi2597 vem a informação que o endereço não foi encontrado e sugere outros números na mesma rua (creio que possa ser de algum POI da base de dados do TRC14.02).

Eu estou mais desconfiado de ser um problema na maneira de entrar o endereço no Nuvi 2597 (numero>rua) que pode estar causando isso.

E adicionando, sim, ambos os GPS estão país, estado e cidade como BR, RJ, Rio de Janeiro

Veja as telas capturadas nos dois aparelhos que eu estou anexando.

Nuvi 205W - Endereço Herique Cordeiro, 120 - por favor, repare que o GPS encontra o endereço complete (com número) e dá a rota (veja o botão SIGA, em verde no canto inferior direito da tela.
Nuvi205W_HC.jpg
Nuvi 2597 - Endereço Henrique Cordeiro, 120 - repare que no caso do 2597 ele dá a mensagem dizendo que "120 Henrique Cordeiro não foi encontrado" e sugere outro número da mesma rua (no caso, número 119, lado ímpar).
Nuvi2597_HC.jpg
Nuvi 205W - Endereço Lucio Costa, 3604 - por favor, repare que o GPS encontra o endereço complete (com número) e dá a rota (veja o botão SIGA, em verde no canto inferior direito da tela.
Nuvi205W_LC.jpg
Nuvi 2597 - Endereço Lucio Costa, 3604 - repare que no caso do 2597 ele dá a mensagem dizendo que "3604 Lucio Costa não foi encontrado" e sugere outros numerous da mesma avenida.
Nuvi2597_LC.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Thundercel »

Como citei anteriormente ao seu ultimo post enganei-me ao verificar a numeração de porta na Av Lucio Costa. Somente um trecho dela não está numerado.

No meu 3460LMT que não é muito diferente do 2597 fiz o seguinte:

1 - seleção de um unico mapa para navegação em My Maps;
1.jpg
2 - Para Onde / Endereço
2.jpg
3 - Soletrar Cidade / digitar Rio de Janeiro
3.jpg
4 - Selecionar Rio de Janeiro , RJ
4.jpg
5 - Inserir Rua / Digitar Lucio Costa
5.jpg
6 - escolher rua nas opções. Pode escolher qualquer uma das duas porque o acento agudo não altera o resultado.
6.jpg
7 - inserir numeração
7.jpg
8.jpg
8 Resultado
9.jpg
Pelo espoxto por voce deduzo que o 2597 é diferente e essa situação não me é estranha uma vez que resultados em alguns modelos são diferentes mesmo, inclusive de roteamento.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Vagcar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Mar 2014, 12:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Vagcar »

E mapeou? ou seja, achou o endereço e fez a rota até o 3604 da lucio costa?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 9201
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Thundercel »

Sim, achou o endereço e simulou rota para ela.

Estou estranhando esse comportamento no 2597. Esse comportamento é normal no navegador iGO, mas não no Garmin. NO iGO ele informa numero não encontrado, mas no Garmin é a primeira vez que vejo isso e olha que tenho 6 modelos nuvi.

Até onde sei o algoritmo Garmin não identifica numero por numero de porta, ele analisa por interpolação dos numeros de porta inseridos pelo desenvolvedor nas esquinas da via, entre nos de roteamento. O desenvolvedor do mapa configura lado par e impar e daí pra frente o sistema interpola aquele numero pesquisado dentro da via tendo como referencia os numeros inseridos nas esquinas proximas.

O firmware desse 2597 foi mexido?
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Vagcar
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Mar 2014, 12:00

Re: Tracksource no Garmin Nuv250 e 2597 - Erro no Numero Endereç

Mensagem por Vagcar »

Não, não foi mexido. O aparelho é novo. Foi comprador a menos de 3 semanas nos EUA.

Eu apenas atualizei o SW utilizando o Garmin Express e fiz o SD Card com o mapa da TRC14.02.

Fiz uns testes aqui e comparei com o meu Nuvi205W e me parece que o problema está na maneira como o aparelho trabalha (parece que o SW e as opções de menu são um pouco diferentes do seu 3597) e em alguma infomação do Mapa.

baseado na sequencia de telas que vc postou do seu 3597, quando vc vai entrar com o endereço, você tem a opção de começar definindo o País, Estado, Cidade e endereço. O Meu Nuvi 205W também me dá esta opção. Já o Nuvi2597 não me permite isso. Ele ou parte da posição do satellite, ou da última posição, para já mostrar a cidade onde vai buscar, ou ainda há a possibilidade de se entrar manualmente o Estado e a Cidade apenas.

Aquí está o detalhe, eu acho! Como não posso entrar com a informação do país, ele mantém a sequencia de entrada do endereço como Número>Rua (padrão Americano) e não me deixa mudar para o padrão brasileiro (rua>Número). Entendo que daí, quando vai buscar na base de dados do TRC, por algum motivo, não está passando a informação de número corretamente, de forma que o Gramin possa fazer a interpolação corretamente.

Cheguei a esta conclusão fazendo o seguinte teste com meu Nuvi 205W:

** Comecei com o Nuv205W com os mapas EUA e BR TRC14.02 ambos carregados e ativos

Inicalmente, busquei endereço no Rio de Janeiro. A sequencia de telas e entrada de dadois foi esta:
1- Onde > Endereço >
2- Na tela aparece já Rio de Janeiro Brasil e para entrar com a cidade > Digito Rio de janeiro
3- Aparece a tela para entrar com o NOME da rua > digito Lucio Costa
4- aparece a tela para entrar com a NUMERO da casa > entro com 3604
5- O endereço é corretamente encontrado e a rota calculada

** Daí resolví buscar um endereço nos EUA, para comparar e ver se a maneira de entrar o endereço mudaria (o que de fato acontece).
1- Onde > Endereço >
2- Na tela aparece Rio de Janeiro Brasil e para entrar com a cidade, PORÉM, há uma opção abaixo para trocar o estado > Clico nesta opção
3-Aparece outra tela com uma opção abaixo para trocar o país > Clico nesta opção
4-Entro com o país > United States
5- Me pede para entrar o estado > entro com Florida
6- me pede para entrar com a cidade > entro com Orlando
7- Aparece a tela para entrar com o NUMERO da casa > 8119
8- aparece a tela para entrar com a Nome da Rua > entro com Resort Village dr
9- O endereço é corretamente encontrado e a rota colaculada

*************
Repare que a sequencia mudou quando passei de BR para EUA. Voltei a procurar endereço no Brasil fazendo o procedimento todo de novo, escolhendo BR>RJ, Rio de Janeiro, e a sequência VOLTOU a ser Nome Rua > Numero.

No Nuvi 2597 não consigo fazer esta sequência, escolhendo desde o país. Aparentemente, no seu 3597 isso é possível e creio, por isso não ocorra o problema no seu. Me parece que esta sequência podendo escolher o país, pelo uso dos menus no aparelho, é fundamental para que o aparelho utilize outra maneira de entrar o endereço (rua>numero).

Será que mais alguém aqui no forum não teria um 2597 para comparar?
Responder