FOSTON FS-3D717DC
Enviado: 06 Abr 2013, 11:52
Olá!
Criei este tópico para assuntos exclusivos ao modelo FS-3D717DC do GPS Foston, pois percebi que anda não havia um próprio para tal.
Adquiri o mesmo em fevereiro / 2013 e até poucos dias não sabia como atualizá-lo. Estava usando o navegador original NDrive 11 e nem sabia da existência do universo de assuntos do gênero, como atualizações, instalações de outros navegadores, possibilidades de interagir na atualização de pontos de alerta, especialidade, esta, deste site.
Vasculhei a Internet sobre o assunto e compartilharei o que achei de interessante e que, acredito eu, outras pessoas que adquirirem o modelo também usufruirão de tais informações.
I – ATUALIZAÇÃO DO NDRIVE 11 (Nplus)
A começar pela ATUALIZAÇÃO do software NDrive, modelo 11 (atual) – navegador (original) instalado de fábrica no meu FS-3D717DC. Na caixa e manual do aparelho diz que as atualizações são fáceis e gratuitas, mas eles se esqueceram de especificar alguns detalhes importantes:
1 – O site para baixar o atualizador: [Link externo oculto para visitantes]
Site totalmente em inglês. Há opção de download para Windows e para Macintosh. O aplicativo chama-se “NPLUS”.
2- Explicação do funcionamento:
Depois de instalar o aplicativo, será necessário plugar o GPS na PC, contudo, na função “sincronia” (há dois modos de conectar o GPS no computador: modo armazenamento e modo sincronia). Essas configurações você altera na penúltima opção do menu de configurações desse modelo. Uma vez conectado, execute o NPlus em seu computador e aparecerá uma série de opções (no computador), como atualizar, visualizar produtos da NDrive instalados no seu GPS, links de manuais online e até opção de compras de mapas de países e sons para serem utilizados no aparelho. Detalhe: a moeda utilizada nas vendas é o Euro.
3- Por fim, não encontrei uma forma de “interagir” com o fabricante a fim de enviar colaborações para melhorias dos mapas (tal como fazemos aqui no MapaRadar.com). Ou seja, quando nos deparamos com alterações nas vias públicas (como o sentido de direção e/ou o limite de velocidade nas mesmas), não temos como enviar essas informações a eles, de modo que possam editar e publicarem atualizações frequentes. Isso não ocorre, infelizmente. Ou, pelo menos, não encontrei como ou onde fazer.
Alterando a tela do "loading" do NDrive
É a imagem padrão que aparece na tela do GPS quando você acessa o NDrive.
Para alterar (personalizar a inicialização com uma imagem de sua preferência):
Se já tiver o arquivo "SPLASHBK.PNG" no seu navegador, edite o mesmo com o paint e substitua a imagem. Salve por cima (mantenha o nome do arquivo).
Se não tiver o arquivo ainda, crie uma tela na resolução do seu aparelho (exemplo: 480X272 pixels) e salve no formato PNG com o nome acima mencionado, depois é só colocar esse arquivo na pasta raiz do navegador (não é necessário alterar nada no SYS).
II – IGO8, IGO Amigo e IGO Primo
Agora, quem gosta de mexer e conhecer outras funcionalidades podem instalar outros navegadores (desde que seu GPS seja desbloqueado). As regras do Fórum MapaRadar coíbem a exibição de links contendo informações de como baixar gratuitamente (uma vez que constituiria em crime de pirataria de software). Contudo, basta acessar os sites de buscas na Internet com os termos certos e facilmente encontrarão diversos links para download.
Atualmente, a versão atualizada do IGO Amigo, é o 8.4.3.205081.
Já o IGO Primo possui diversas versões editadas (Extreme, Gurjon, diMka etc), sendo a numeração inicial “1.2”. Ou a versão padrão atual é a 8.5.
E o IGO está na versão 8.3.
Li diversos fóruns (neste e em outros sites) sobre qual dos IGO’s ter instalado no GPS e percebi que aconselham a utilização do Primo ou do Amigo, uma vez que o IGO8 supostamente é maior, pesado e sem funcionalidades presentes nas outras duas versões. Eu, particularmente, conheço apenas o Amigo (instalado e ativo no meu GPS) e não tenho do que reclamar.
Agora, comparando o ‘Amigo’ do ‘NDrive’, com toda a certeza o primeiro ganha de goleada em recursos, visuais e funcionalidades extras.
III – Atualização de MAPAS via site NAVIEXTRAS
O site [Link externo oculto para visitantes] oferece opções de atualizações e vendas de mapas e conteúdos extras. Quem o conhece, vai comentar que o serviço não está disponível para algumas marcas de GPS (como o FOSTON, inclusive!). E, segundo informações que peguei em fóruns sobre o assunto, isso se dá pelo fato desses fabricantes não possuírem acordo legal de parceria. A marca FOSTON, por exemplo, mal possui site próprio (apenas site de revendedores supostamente “autorizados”), seus GPS’s, em algumas lojas, são encontrados com mais de um navegador instalado, quando, o correto é vir com apenas um (uma vez que optar por mais de um, aumentaria os custos pelas licenças adicionais). Seria o mesmo que comprar um computador com dois sistemas operacionais pelo mesmo preço de um, por exemplo. Claro que isso só se tornaria possível com a pirataria. Quando comprei o meu GPS, exigi do revendedor uma garantia da originalidade do Ndrive 11 nele instalado. E, realmente, ao utilizar o NPlus, o aplicativo aceitou a licença de uso...
Mesmo que o Foston (ou outras marcas) não possua modelos registrados no naviextras, ainda assim é possível baixar o TOOLBOX e “tentar a sorte” para descobrir se o aplicativo vai ou não reconhecer seu GPS. No pior das hipóteses, o seu GPS não será reconhecido e nenhuma alteração será realizada. Descobri – em outros fóruns – que alguns usuários conseguiram que seus GPS’s fossem reconhecidos e obtiveram atualizações de mapas e conteúdos extras.
Veja, abaixo, como proceder – passo à passo – para obter altas chances de êxito nas atualizações.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1) TANTO O SITE (NAVIEXTRAS), QUANTO O APLICATIVO (TOOLBOX) CITADOS NAS EXPLICAÇÕES DESTE POST E UTILIZADOS NA ATUALIZAÇÃO DOS GPS’S SÃO ORIGINAIS E DE UTILIZAÇÃO GRATUITA (alguns dos recursos disponíveis são pagos, mas não são obrigatórios), PORTANTO NÃO VIOLAM AS REGRAS DO MAPARADAR;
2) Assim como eu, muitos usuários adquirem GPS’s de forma legal (inclusive com Nota Fiscal), com softwares originais instalados e não têm culpa se o fabricante não dispõe de atualizações próprias;
3) A utilização dos recursos de atualização em modelos de GPS’s não listados no site da NAVIEXTRAS não são garantidos, valendo-se do interesse individual de cada um. Contudo, se o aparelho não for reconhecido, nenhuma modificação será feita no mesmo;
4) Por fim, este POST é dedicado ao modelo FS-3D717DC do GPS Foston, portanto, tudo isso aqui postado foi testado nesse modelo. Não por isso outras marcas e/ou outros modelos não possam ser testados, contudo, terão que obter ajuda de especialistas – ou curiosos – dos respectivos modelos.
Vamos lá...
Antes de começar, seguem algumas dicas de usuários que já testaram a atualização pelo TOOLBOX:
A- Deixe apenas 1 (um) navegador instalado no GPS (para evitar conflito de atualização);
B- Antes de atualizar, faça back up (guarde uma cópia) dos seus dados do GPS (utilize o próprio programa ou faça CTRL+C / CTRL+V);
C- Retire o cartão de memória do GPS durante a atualização (caso possua outros navegadores nele);
A atualização de aparelho registrado é muito simples. É só seguir os seguintes passos:
1. Crie uma conta de usuário no site do Naviextras. O site tem suporte ao idioma Português e o registro é gratuito. E, se não souber o modelo de seu GPS, ou o mesmo não estiver na lista, escolha por exemplo um modelo que você gostaria de ter que funcionará igual.
2. Depois que criar um usuário/senha , faça o login no Naviextras e baixe o ToolBox (o aplicativo para o computador) e instale-o. Depois de instalado, carregue o programa e conecte seu GPS ao PC através de um cabo USB. Neste momento certifique-se de que seu computador esteja conectado à Internet! Deixe o aparelho conectado (pode demorar bastante tempo!), não tenha pressa, pois a detecção do mesmo depende dessa paciência. Se tudo ocorrer bem, o ToolBox estará exibindo uma mensagem de que localizou seu GPS, informando marca e modelo e aguardando você fazer login (no ToolBox) para ele poder procurar por atualizações.
Ao conectar o GPS ao ToolBox ele não só muda o aparelho associado ao usuário (quando você fez o cadastro, escolheu um modelo qualquer, agora deverá aparecer o modelo real) como também a oferta de atualizações disponíveis para ele. Ou seja, pode ser que antes de reconhecer o aparelho, algumas atualizações previamente descritas supostamente pelo modelo escolhido; após o reconhecimento, as opções mudem.
Resumindo:
O caminho para a obtenção de conteúdo para seu GPS é o ToolBox - não tenha receio de tentar! Não vai destruir seu equipamento. O pior que pode acontecer é não acontecer nada: o software não identificar seu aparelho.
Nem todo aparelho registrado tem a mesma política/privilégios de atualização. Vários usuários dos fóruns que visitei notaram que alguns usuários logados no Naviextras que informaram um aparelho de uma determinada marca obtiveram "catálogos" de conteúdo diferentes de outros usuários. Minha opinião é que isso se deve ao tipo de "suporte" contratado por cada fabricante, e não à sorte.
Navegador original roda a maioria dos conteúdos que rodam em navegadores não originais - em geral, o que não roda, é o que requer licença, como mapas !
Com base no último parágrafo acima :
- Skin, Mapchanger, POI KML, Speedcam, Scheme, Telepules - tudo isso é grátis e tudo isso RODA em navegadores originais !
- Usando o ToolBox, como você tem a opção de fazer backup do navegador, caso você faça algo de errado, tipo apagar algo que não deveria, o próprio programa restaura o Backup para você!
E não é esse o problema de muita gente, restaurar o navegador quando faz algo sem querer?
Post de usuários de fóruns: “...sim , o Mapchanger funciona com o navegador original porque é uma ferramenta ligada a uma Skin e skins funcionam em qualquer navegador. Antigamente usávamos também o External MapChanger - este sim não precisava de Skin para funcionar - e portanto funcionava em qualquer coisa. Mas não é preciso sermos tão radicais assim...”
A última versão de mapa disponível atualmente, pela NavTeq é a “2012.Q2_120911” (conhecida também por “2012.Q2 FIX”.
Uma última informação: Não se surpreendam se, no processo de instalação, o TOOLBOX fornecer uma versão anterior à última disponível. Para quem tiver versões antigas, poderá estar com um mapa 2011, por exemplo e o aplicativo te oferecer o “2012.120808” (exemplos). Faça a atualização assim mesmo (não terá a mais atual, mas garantirá uma versão melhor do que já tens instalado e, futuramente, poderá tentar atualizar novamente). Como foi dito neste post, o ToolBox reage diferentemente de aparelho para aparelho.
Fóruns e sites consultados para edição deste post:
GPSPOINT, PORTALGPS, CLUBEDOGPS, GPSIGO, GUIADOGPS, MAPARADAR.
Atte.:
Rodrigo Alberti em [Link externo oculto para visitantes]
Criei este tópico para assuntos exclusivos ao modelo FS-3D717DC do GPS Foston, pois percebi que anda não havia um próprio para tal.
Adquiri o mesmo em fevereiro / 2013 e até poucos dias não sabia como atualizá-lo. Estava usando o navegador original NDrive 11 e nem sabia da existência do universo de assuntos do gênero, como atualizações, instalações de outros navegadores, possibilidades de interagir na atualização de pontos de alerta, especialidade, esta, deste site.
Vasculhei a Internet sobre o assunto e compartilharei o que achei de interessante e que, acredito eu, outras pessoas que adquirirem o modelo também usufruirão de tais informações.
I – ATUALIZAÇÃO DO NDRIVE 11 (Nplus)
A começar pela ATUALIZAÇÃO do software NDrive, modelo 11 (atual) – navegador (original) instalado de fábrica no meu FS-3D717DC. Na caixa e manual do aparelho diz que as atualizações são fáceis e gratuitas, mas eles se esqueceram de especificar alguns detalhes importantes:
1 – O site para baixar o atualizador: [Link externo oculto para visitantes]
Site totalmente em inglês. Há opção de download para Windows e para Macintosh. O aplicativo chama-se “NPLUS”.
2- Explicação do funcionamento:
Depois de instalar o aplicativo, será necessário plugar o GPS na PC, contudo, na função “sincronia” (há dois modos de conectar o GPS no computador: modo armazenamento e modo sincronia). Essas configurações você altera na penúltima opção do menu de configurações desse modelo. Uma vez conectado, execute o NPlus em seu computador e aparecerá uma série de opções (no computador), como atualizar, visualizar produtos da NDrive instalados no seu GPS, links de manuais online e até opção de compras de mapas de países e sons para serem utilizados no aparelho. Detalhe: a moeda utilizada nas vendas é o Euro.
3- Por fim, não encontrei uma forma de “interagir” com o fabricante a fim de enviar colaborações para melhorias dos mapas (tal como fazemos aqui no MapaRadar.com). Ou seja, quando nos deparamos com alterações nas vias públicas (como o sentido de direção e/ou o limite de velocidade nas mesmas), não temos como enviar essas informações a eles, de modo que possam editar e publicarem atualizações frequentes. Isso não ocorre, infelizmente. Ou, pelo menos, não encontrei como ou onde fazer.
Alterando a tela do "loading" do NDrive
É a imagem padrão que aparece na tela do GPS quando você acessa o NDrive.
Para alterar (personalizar a inicialização com uma imagem de sua preferência):
Se já tiver o arquivo "SPLASHBK.PNG" no seu navegador, edite o mesmo com o paint e substitua a imagem. Salve por cima (mantenha o nome do arquivo).
Se não tiver o arquivo ainda, crie uma tela na resolução do seu aparelho (exemplo: 480X272 pixels) e salve no formato PNG com o nome acima mencionado, depois é só colocar esse arquivo na pasta raiz do navegador (não é necessário alterar nada no SYS).
II – IGO8, IGO Amigo e IGO Primo
Agora, quem gosta de mexer e conhecer outras funcionalidades podem instalar outros navegadores (desde que seu GPS seja desbloqueado). As regras do Fórum MapaRadar coíbem a exibição de links contendo informações de como baixar gratuitamente (uma vez que constituiria em crime de pirataria de software). Contudo, basta acessar os sites de buscas na Internet com os termos certos e facilmente encontrarão diversos links para download.
Atualmente, a versão atualizada do IGO Amigo, é o 8.4.3.205081.
Já o IGO Primo possui diversas versões editadas (Extreme, Gurjon, diMka etc), sendo a numeração inicial “1.2”. Ou a versão padrão atual é a 8.5.
E o IGO está na versão 8.3.
Li diversos fóruns (neste e em outros sites) sobre qual dos IGO’s ter instalado no GPS e percebi que aconselham a utilização do Primo ou do Amigo, uma vez que o IGO8 supostamente é maior, pesado e sem funcionalidades presentes nas outras duas versões. Eu, particularmente, conheço apenas o Amigo (instalado e ativo no meu GPS) e não tenho do que reclamar.
Agora, comparando o ‘Amigo’ do ‘NDrive’, com toda a certeza o primeiro ganha de goleada em recursos, visuais e funcionalidades extras.
III – Atualização de MAPAS via site NAVIEXTRAS
O site [Link externo oculto para visitantes] oferece opções de atualizações e vendas de mapas e conteúdos extras. Quem o conhece, vai comentar que o serviço não está disponível para algumas marcas de GPS (como o FOSTON, inclusive!). E, segundo informações que peguei em fóruns sobre o assunto, isso se dá pelo fato desses fabricantes não possuírem acordo legal de parceria. A marca FOSTON, por exemplo, mal possui site próprio (apenas site de revendedores supostamente “autorizados”), seus GPS’s, em algumas lojas, são encontrados com mais de um navegador instalado, quando, o correto é vir com apenas um (uma vez que optar por mais de um, aumentaria os custos pelas licenças adicionais). Seria o mesmo que comprar um computador com dois sistemas operacionais pelo mesmo preço de um, por exemplo. Claro que isso só se tornaria possível com a pirataria. Quando comprei o meu GPS, exigi do revendedor uma garantia da originalidade do Ndrive 11 nele instalado. E, realmente, ao utilizar o NPlus, o aplicativo aceitou a licença de uso...
Mesmo que o Foston (ou outras marcas) não possua modelos registrados no naviextras, ainda assim é possível baixar o TOOLBOX e “tentar a sorte” para descobrir se o aplicativo vai ou não reconhecer seu GPS. No pior das hipóteses, o seu GPS não será reconhecido e nenhuma alteração será realizada. Descobri – em outros fóruns – que alguns usuários conseguiram que seus GPS’s fossem reconhecidos e obtiveram atualizações de mapas e conteúdos extras.
Veja, abaixo, como proceder – passo à passo – para obter altas chances de êxito nas atualizações.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:




Vamos lá...
Antes de começar, seguem algumas dicas de usuários que já testaram a atualização pelo TOOLBOX:



A atualização de aparelho registrado é muito simples. É só seguir os seguintes passos:


Ao conectar o GPS ao ToolBox ele não só muda o aparelho associado ao usuário (quando você fez o cadastro, escolheu um modelo qualquer, agora deverá aparecer o modelo real) como também a oferta de atualizações disponíveis para ele. Ou seja, pode ser que antes de reconhecer o aparelho, algumas atualizações previamente descritas supostamente pelo modelo escolhido; após o reconhecimento, as opções mudem.
Resumindo:
O caminho para a obtenção de conteúdo para seu GPS é o ToolBox - não tenha receio de tentar! Não vai destruir seu equipamento. O pior que pode acontecer é não acontecer nada: o software não identificar seu aparelho.
Nem todo aparelho registrado tem a mesma política/privilégios de atualização. Vários usuários dos fóruns que visitei notaram que alguns usuários logados no Naviextras que informaram um aparelho de uma determinada marca obtiveram "catálogos" de conteúdo diferentes de outros usuários. Minha opinião é que isso se deve ao tipo de "suporte" contratado por cada fabricante, e não à sorte.
Navegador original roda a maioria dos conteúdos que rodam em navegadores não originais - em geral, o que não roda, é o que requer licença, como mapas !
Com base no último parágrafo acima :
- Skin, Mapchanger, POI KML, Speedcam, Scheme, Telepules - tudo isso é grátis e tudo isso RODA em navegadores originais !
- Usando o ToolBox, como você tem a opção de fazer backup do navegador, caso você faça algo de errado, tipo apagar algo que não deveria, o próprio programa restaura o Backup para você!
E não é esse o problema de muita gente, restaurar o navegador quando faz algo sem querer?
Post de usuários de fóruns: “...sim , o Mapchanger funciona com o navegador original porque é uma ferramenta ligada a uma Skin e skins funcionam em qualquer navegador. Antigamente usávamos também o External MapChanger - este sim não precisava de Skin para funcionar - e portanto funcionava em qualquer coisa. Mas não é preciso sermos tão radicais assim...”

Uma última informação: Não se surpreendam se, no processo de instalação, o TOOLBOX fornecer uma versão anterior à última disponível. Para quem tiver versões antigas, poderá estar com um mapa 2011, por exemplo e o aplicativo te oferecer o “2012.120808” (exemplos). Faça a atualização assim mesmo (não terá a mais atual, mas garantirá uma versão melhor do que já tens instalado e, futuramente, poderá tentar atualizar novamente). Como foi dito neste post, o ToolBox reage diferentemente de aparelho para aparelho.
Fóruns e sites consultados para edição deste post:

Atte.:
Rodrigo Alberti em [Link externo oculto para visitantes]