Nuvi 3590 e Rotas

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
lpsa
Usuario 0
Usuario 0

Nuvi 3590 e Rotas

Mensagem por lpsa »

Comprei um Nuvi 3590LMT, e quando baixo waypoints e rotas criados no BaseCamp para o aparelho as rotas desaparecem. Sei que elas estão lá, pois aparecem no SDCard, mas não consigo ativá-las nem encontrá-las. O “Importar Rotas” (do meu antigo Nuvi 765T) não existe. Procuro as rotas no “Para Onde?”, “Salvo” e “Planej. viagem”, bem como no Nuvi inteiro e não acho nada. O que fazer?
Grato,
Luiz Paulo
Angelone
Administrador
Administrador

Re: Nuvi 3590 e Rotas

Mensagem por Angelone »

lpsa escreveu:Comprei um Nuvi 3590LMT, e quando baixo waypoints e rotas criados no BaseCamp para o aparelho as rotas desaparecem. Sei que elas estão lá, pois aparecem no SDCard, mas não consigo ativá-las nem encontrá-las. O “Importar Rotas” (do meu antigo Nuvi 765T) não existe. Procuro as rotas no “Para Onde?”, “Salvo” e “Planej. viagem”, bem como no Nuvi inteiro e não acho nada. O que fazer?
Grato,
Luiz Paulo
Paulo, as rotas enviadas pelo Basecamp devem estar disponíveis no "Plan. Viagem", nao existe nesses firmwares opção "Importar Rotas" como nos antigos. Se nao esta aparecendo no seu, provavelmente tem alguma coisa errada na criaçao e/ou envio das rotas. Pelo que voce diz, muito provavelmente voce esta enviando no formato de Trajeto (tracks, nao suportado pelos Nuvis), que são graficamente iguais a rotas no basecamp, e apesar de também terem terminação gpx são distintos na sua estrutura interna. Para saber a diferença entre eles no momento do envio é fácil: basta conferir, na coluna da esquerda do basecamp, o simbolo ao lado do nome da pretensa rota que voce criou: se for "pegadas de pisadas" é Trajeto e se for um mini diagrama em verde é rota. Vale tambem dar uma conferida no video da Garmin sobre como proceder para fazer rotas corretamente no Basecamp, esta em ingles, mas é compreensível pelas imagens.. [Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
lpsa
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por lpsa »

Obrigado Angelone
Mas tem algum mistério mesmo: são rotas, pois aparece o diagrama verde e aparecem na pasta GPX no aparelho, só que não são encontradas no "Planej. viagem". Acabei fazendo as rotas no próprio GPS. Quando voltar de viagem, no ano que vem, penso no assunto rsrsrssssssss.
Feliz Natal e muito obrigado!
Abs,
Luiz Paulo
Eder Abreu
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Eder Abreu »

Caro Ipsa, também tenho os nüvi 765T e 3590LMT. A Garmin mudou os nomes, por isso não encontrou o bom e velho "custom routes" no 3590, aconteceu comigo também. O que no velho era "route", no novo ela chama agora de "trip".

Ainda não tive a oportunidade de usar esse recurso no nüvi novo, mas baixe o manual em [Link externo oculto para visitantes] que a partir da página 44 você encontrará o que quer.

Infelizmente, o manual está em inglês, mas nada que um Google Translate não possa dar uma mão...

Grande abraço é ótimo 2013
jpgon

Mensagem por jpgon »

Eder Abreu,
Bom dia.

Tem o manual em Portugues, no site da Garmin.
Neste link voce terá acesso aos manuais em Ingles>[Link externo oculto para visitantes]

Observe que no lado direito está escrito View publications in all languages
Só clicar sobre e na página seguinte, rolar a mesma até achar Portugues e Manual do Utilizador.
Só fazer o download (arquivo em PDF).
Abs
Feliz Natal
Eder Abreu
Usuario 0
Usuario 0

Então, corrigindo e traduzindo para o português, a Garmin não extinguiu as rotas, ela dividiu o que antes chamava de rotas em duas partes:

1. Rotas: que é quando escolhe-se um ponto e manda-se o nüvi ir, manda-se o nüvi traçar uma rota pra aquele ponto. Obviamente pode-se introduzir outros pontos de acordo com a necessidade como sempre;

2. Viagens: que é o que antes era chamado de "rotas personalizadas", que são aquelas criadas seja no próprio nüvi, seja no BaseCamp ou seja no MapSource e guardadas para uso posterior, ligando somente dois pontos ou vários pontos.

Bem, é mais ou menos isso.

Abraço
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Eder Abreu escreveu:Então, corrigindo e traduzindo para o português, a Garmin não extinguiu as rotas, ela dividiu o que antes chamava de rotas em duas partes:
1. Rotas: que é quando escolhe-se um ponto e manda-se o nüvi ir, manda-se o nüvi traçar uma rota pra aquele ponto. Obviamente pode-se introduzir outros pontos de acordo com a necessidade como sempre;
2. Viagens: que é o que antes era chamado de "rotas personalizadas", que são aquelas criadas seja no próprio nüvi, seja no BaseCamp ou seja no MapSource e guardadas para uso posterior, ligando somente dois pontos ou vários pontos.
Bem, é mais ou menos isso.
Abraço
Eder,permita-me complementar as suas observaçoes com base nas definiçoes da Garmin. Nos novos firmwares como o do seu 3590, o conceito e arquitetura de rotas continua o mesmo. Rotas, segundo definiçao da própria Garmin, "sao caminhos pré-definidos criados a partir de um grupo de pontos de localizaçao inseridos no GPS na sequencia desejada para ser navegada". Esses pontos de localizaçao podem ser pontos de caminho gerados pelo usuário ou POIs (pontos de interesse) provenientes de um mapa ou de algum programa on ou off line: Google Maps, Earth, Basecamp, etc... As rotas podem então serem criadas no computador ou diretamente no dispositivo GPS. Essas características permanecem nos novos modelos, somente a forma de acessar e manipula-las é que mudou. Agora o caminho mais direto é o Trip Planner (Planejador Viagens), um aplicativo muitíssimo mais sofisticado e de interface mais acessível e eficiente do que as opçoes do navegador dos modelos anteriores da Garmin.

Assim, rotas personalizadas nada mais são do que caminhos pré-definidos por nós a partir de pontos de localizaçao no trajeto que nós escolhemos. As rotas calculadas pelos programas (Basecamp, Google Maps, Mapquest..) ou pelo gps obedecendo critérios de acordo com a configuraçao e/ou banco de dados dos mapasn na realidade também são personalizadas, apesar de pouco, porque inserimos pelo menos dois pontos: o inicial e o final. O restante dos pontos do caminho ou o gps ou o programa é que irão escolher. Então, para planejarmos um roteiro/viagem/caminho que nao seja alterado pelo gps, existem alguns procedimentos algo mais trabalhosos do que somente inserir ponto inicial e final. Essa sim seria a verdadeira rota personalizada, aquela que o gps nao alterará, o que nao é tarefa muito simples de se conseguir. Abs
nt analyce sophia
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por nt analyce sophia »

angelone vc ja fez isso. se vc fez mim explique como eu fasso eu tem 2 3460lt e queria sabe como coloca a rota do Google Maps, Earth no gps
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Analyce, na realidade, passar rotas do google maps para o gps é possível, em termos. Significa que se pode passar somente o ponto de localização inicial e o final da rota traçada nele, mesmo que tenhamos colocado vários outros pontos de rota no caminho. A partir do momento que transferimos tal rota para o gps, ele a recalcula na grande maioria dos casos e a rota será diferente daquela que traçamos tão facilmente no google maps (a rota será igual qdo não houver alternativa de caminho). Dessa forma nao teria muita utilidade planejarmos uma rota no google maps, já que ela será alterada pelo recalculo do gps. O que conseguimos transferir do google maps de forma eficiente sao POIs (pontos de interesse) como hoteis, postos de combustiveis, etc.. e a partir deles irmos navegando, mas é um processo incomodo.

Para forçar o gps a nao recalcular uma rota planejada no computador, o Basecamp é indicado desde que definamos muitos pontos estratégicos de caminho na rota para forçar o gps a nao ter outra alternativa a seguir, a não ser a que definimos. Confira esse video da Garmin que ensina como fazer rotas pelo Basecamp: [Link externo oculto para visitantes]
Uma alternativa de um sistema de mapas on line bastante semelhante ao Google Maps e que permite o envio de rotas para Garmin sem que ela seja alterada pelo gps é o do Mapquest, desde que se obedece certos procedimentos. Veja esse tutorial que preparei, bem didático, que também trata do Google Maps http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=5756 - traçar rotas nele um processo semelhante e fácil como no google maps, pena que o mapa seja limitado, principalmente para regiões mais afastadas, mas que parece ser eficiente em muitos grandes centros.
nt analyce sophia
Usuario 0
Usuario 0

muito bom abrigado vo ver se eu consigo faz pouco tempo que uso a gps so faz 1 anos e eu usava tomtom e nao vale nada e quando eu compre. compre logo o pio o 1400t ele sempre mim deixava na não ele era bom so na capital nos interior ele mim deixava na mão o garmin sempre consigo chegar hoje nao tenho nada pra fl sobre garmin todos tem eros mais nao chegar nem perto do tomtom. o tomtom e muito ruim varais vezes fiquei perdido no nada nos interior so faz 4 meses que uso garmim e esse fórum mim ajuda muito
Eder Abreu
Usuario 0
Usuario 0

Obrigado, Angelone, aproveitando o gancho da Analyce, usava muito o MapSource e agora uso muito o BaseCamp no planejamento de viagens, estou muito adaptado a eles e gosto muito do último. Sempre levei, além do gps, mapas rodoviários detalhados e de papel, uns cadernos grossos como esses Michelin da vida como backup, e já saí de encrencas por causa deles. Só que eles são pesados e não são vendidos no Brasil... é uma logística complicada...

Especulei ter como backup um GPS TomTom, que nos EUA e na Europa parece que estão no mesmo nível dos Garmin, ou pelo menos próximos. E possui mapas e algoritmo de roteamento distintos, seria uma "segunda opinião" na hora da dúvida. E, se o nüvi quebrasse, seria substituído por outro GPS. O mapa de papel, por mais detalhado, não chega ao detalhe do entrocamento, dos viadutos, e um erro ali costuma custar, 10, 20, 30, 40, 50 km a mais. Multiplicando isso por vários dias...

Acabei desistindo do TomTom por vários motivos. Mas uma das coisas que tentei saber mas não avancei era se eles têm um software para planejamento offline equivalente ao BaseCamp. Seria esse o TomTom HOME? Sabe sobre isso também?

Como comprei um nüvi novo, usarei o meu velho companheiro nüvi 765T como backup. Mas ele está equipadinho: tenho a assinatura nüMaps Lifetime dos EUA e Europa para o mesmo GPS. No caso, o 765T foi comprado nos EUA, então tinha o mapa da AN sem direito a atualização perpétua. Também tinha comprado o CN da Europa pra ele, mas sem direito a atualização. Aí, um belo dia, quando o 765T estava conectado ao PC via USB, o próprio Dashboard da Garmin sugeriu a compra do pacote nüMaps Lifetime EUA e Europa por coisa próxima a USD 110.

Comprei, gostei, só ando com mapa top e acho que vale a pena. Sobretudo porque o BaseCamp usa os mapas do seu aparelho e podemos adquiri-los por download, o que antes não era possível com o MapSource, que só aceitava mapas de DVD, os quais a Garmin não entregava no Brasil. Coisa de louco...

É isso. Grande abraço
nt analyce sophia
Usuario 0
Usuario 0

Eder abreu tem como vc mim manda seu msn pra mim tira umas duvida sobre o basecamp ja que vc ta muito adaptado a ele
jpgon

Mensagem por jpgon »

nt analyce sophia,
Boa noite.

Baixe para o seu computador o arquivo contido neste link:
[Link externo oculto para visitantes]

Ou poderá acessar este link com estes trabalhos sobre BaseCamp:

Tambem estão disponíveis alguns vídeos no Youtube que poderá ver:
[Link externo oculto para visitantes] (em combinado com Gogle Maps)

Todos eles formam uma biblioteca de informações que ajudarão bastante a solucionar dúvidas de como usar o BaseCamp.
Abs
nt analyce sophia
Usuario 0
Usuario 0

jpgon muito obrigado pela ajuda fico grato
ankaka
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por ankaka »

O Nuvi 3460, obriga a passar pelos waypoints criados pelo mapsource.

Estou com uma dificuldade em utilizar as rotas criadas no mapsource.
Ocorre que as vezes, não é possível chegar exatamente no ponto marcado no mapsource e o nuvi 3460 me obriga a estar no ponto exato, senão fica sempre criando alternativas para voltar ao ponto determinado.

Já tive varios nuvi, 765, 1490, e sempre que eu deixava de passar por um waypoint marcado no mapsource, depois de um tempo o nuvi recalculava e programava uma nova rota para o próximo ponto, "esquecendo" aquele ponto que deixei de passar.

Mas no 3460 isso não ocorre, eu sou obrigado a passar pelo waypoint.

Alguém pode me ajudar a resolver isto.
Acredito que esteja fazendo algo errado, mas não consegui resolver

André.
Responder