
Sistema se beneficia de informações dos smartphones Android espalhados pelo mundo; média de velocidade dos usuários define condições das vias.
O Google Maps ganhou um recurso que considera o trânsito em tempo real nas principais vias das cidades na hora de informar a previsão da duração do trajeto que será percorrido.
A novidade foi divulgada no blog oficial do Maps. "O novo sistema permite avaliar as condições reais de trânsito e é constantemente atualizado para oferecer dados mais precisos", escreveu o engenheiro Szabolcs Payrits, um dos responsáveis pelo projeto.
Para definir as condições de trânsito, o Maps vai usar dados de usuários de Android que estão passando pelas vias das cidades. Os smartphones com a função "Meu local" ativado são rastreados via GPS e, a partir da velocidade média deles, a situação do tráfego é definida. Esses dados serão cruzados com informações de serviços de trânsito em tempo real local.
A partir daí, duas estimativas de trajetos serão oferecidas: uma considerando o trânsito do momento e uma de quando as vias estão livres de tráfego. O Maps também fornecerá rotas alternativas por ruas que não estejam congestionadas no momento.
Fonte: Olhar Digital - 03 de Abril de 2012 | 12:42h