Página 1 de 1

Nuvi 1490T Som baixo intermitente

Enviado: 23 Jan 2012, 15:53
por ro-mello@uol.com.br
Oi pessoal,

Um amigo me trouxe um nuvi 1490T dos EUA e ele ainda está na garantia. Preciso saber se o problema é de configuração ou se devo acionar a garantia. O problema é que às vezes o volume do som fica muito baixo. Depois de aumentar e abaixar o controle de volume pela tela inicial, sair e voltar para a tela do mapa, pedir informação sobre a próxima virada e, às vezes, desligar e ligar novamente, o volume volta para o normal. No problema depois que atualizei o firmware para 5.80 e ativei o bluetooth. Inclusive com o viva-voz ligado as pessoas não me ouvem bem do outro lado da linha, apesar de eu ouví-las bem. Não sei se o microfone está relacionado ao alto-falante, por exemplo. O aparelho é novo e nunca levou nenhuma batida. Acho improvável que seja o alto-falante. Inclusive porque depois de reinicializar o som volta ao normal. Será que não é algum conflito de drivers (algo relacionado à atualização do software, misturado com resíduos de drivers antigos)? Parece semelhante ao problema descrito no tópico do 1300 mudo, mas aquilo foi para uma versão bem antiga do software. Será que alguém pode me ajudar? Será que é problema com o aparelho? Melhor acionar a garantia?

Re: Nuvi 1490T Som baixo intermitente

Enviado: 24 Jan 2012, 11:09
por Thundercel
Estando na garantia, sem duvida é melhor aciona-la.

Re: Nuvi 1490T Som baixo intermitente

Enviado: 24 Jan 2012, 12:49
por ro-mello@uol.com.br
Thundercel escreveu:Estando na garantia, sem duvida é melhor aciona-la.
Se precisar mesmo vou ter que fazer isto, mas preferia evitar. Vai que me trocam por outro com problemas diferentes. Este aqui está bom, só tá com este probleminha. Derrepente é alguma coisa simples de configuração e pronto. Nunca vc ouviu falar de alguem com este problema? Do som ficar subitamente baixo, daí reinicializa e volta ao normal? Notei isto com os avisos sonoros de POI dos radares, policia rodoviaria etc. Não pode ser os arquivos de alerta de radares com avisos sonoros? Talvez conflito com driver de bluetooth? Quando vc usa o viva voz as pessoas ouvema sua voz nitidamente do outro lado ou vc tem que ficar gritando perto do microfone?

Re: Nuvi 1490T Som baixo intermitente

Enviado: 24 Jan 2012, 13:34
por Thundercel
Nunca experimentei essa situação e por isso não posso ajuda-lo a esse respeito.

Re: Nuvi 1490T Som baixo intermitente

Enviado: 26 Jan 2012, 15:49
por ro-mello@uol.com.br
Pesquizei na internet e li relatos de outros usuários americanos com o mesmo problema de fuga de voz. Pode ser um problema gerado pelo Ecoroute. Parece que, devido a um bug ainda não resolvido até o firmware 5.80, uma das linhas do arquivo \.System\sqlite\mlg_history.db sofre um overflow e ocupa um endereço de memória RAM associado ao audio ocasionando o problema. De fato, foi após ativar o Ecoroute por ocasião de uma viagem que notei o problema. Uma gambiarra que resolve o problema enquanto a garmin não faz um novo firmware é deletar o referido arquivo após cerca de 50 horas de log pelo Ecoroute. Como este recurso só é útil em viagem, para mim, e está dando problema, apaguei todo o conteúdo das pastas sqlite, remotesw e voice, resetei o hardware para configuração original de fábrica, rodei o webupdate para reinstalar novamente o firmware 5.80 e todos os drivers de audio, bluetooth e ecoroute. Entrei em modo de diagnóstico para testar o sistema, realizei teste de audio (ele varre todas as frequencias com um som continuo, logo não é problema de alto-falante). Como o bluetooth é uma porcaria, pois tem que ficar gritando para conseguir transmitir a fala, deixei desativado, assim como o ecoroute (desativado). Dentro de casa está tudo normal, agora vou ficar rodando com ele nestas novas configurações para monitorar se o problema de fuga de voz foi realmente resolvido. Esse modelo 1490Té bugado demais, me arrependi de comprá-lo.

Re: Nuvi 1490T Som baixo intermitente

Enviado: 27 Jan 2012, 09:20
por Thundercel
Agradecemos o relato.
Vivendo e aprendendo.