Boa Noite, Francisco.
Para facilitar, vamos fragmentar um pouco:
tenho um nuvi 1200 com MicroSD de 4G onde estão os mapas do Brasil (arquivo: gmapsupp).
Da forma como está colocado, devo supor que há mais de um mapa do Brasil aglutinado no arquivo "gmapsupp.img"? O chamado "pacotão"?
Acabo de baixar e salvar no POI do GPS a ultima atualização de alerta de radares. As questões que apresento e para as quais peço orientação são: 1) Esta atualização de alerta de radares funciona com o mapa atualizado no ano passado?
Sim, funcionam, uma vez que as atualizações de alertas contemplam a supressão/acréscimo de novos pontos e suas coordenadas. O que pode acontecer é você não ser levado, pelo GPS, por aquelas rodovias que porventura ainda não constem no seu mapa antigo. Mas nas rodovias já existentes, eles funcionarão normalmente.
2) Qual o melhor mapa disponível para o Brasil? 3) Qual sua última versão? 4) Onde obtê-lo?
Não dá para se falar em "melhor mapa", pois uns são mais eficazes em uma região, e outro em outra. Assim, se você estiver enrascado com o uso de um determinado mapa, seria o caso de habilitar outro que esteja carregado, desabilitando aquele que não deu bons resultados. Atualmente existem 3 mapas que oferecem cobertura para o Brasil: O do Projeto TrackSource, TRC_11.12 (grátis), o CNSA-Brasil 2012.30 (pago) e o AutoGuia 3.03 (pago). O TRC_11.12 (excelente mapa) pode ser baixado aqui:
[Link externo oculto para visitantes].
Já os outros, procure os sites oficiais para aquisição.
5) Uma vez feito o download basta eu salvá-lo no Micro SD na mesma pasta do GMAPSUPP?
Agora tem uns detalhes que você deve prestar atenção, e que reportam-se ao primeiro item:
Para o seu modelo de Nuvi, da série acima de 1xxx, o MicroSD pode conter, para abrigar mapas, as seguintes pastas, criadas na raiz do cartão:
>
Pasta GARMIN - essa pasta só admite UM arquivo, obrigatóriamente com a nomenclatura "gmapsupp.img". Esse arquivo tanto pode ser representativo de UM mapa (recomendável, no seu modêlo), como representar a compilação de DIVERSOS mapas (compilação feita com a ferramenta GMapTool).
Assim, se o que você tem é um "pacotão", representativo de vários mapas, o arquivo será sobreescrito pelo arquivo de mapa único do TRC_11.12, já que a nomenclatura do arquivo é a mesma - gmapsupp.img.
>
Pasta MAP - essa pasta (excelente opção oferecida pela Garmin) admite tantos mapas quantos queira, limitado apenas à capacidade do cartão, com a nomenclatura que quiseres (se recomenda que seja uma que identifique os mapas),
desde que a extensão seja, obrigatóriamente "
.img". Por exemplo: Autoguia_3.3.img, CNSA-Brasil.img, Mapear_9.5.img e assim por diante... Basta renomear os arquivos.
Então, se temos essa pasta com essas propriedades à disposição, não há porque o uso de "pacotes" lá na pasta Garmin, concordas?
Tenha em conta que é totalmente desaconselhável que existam 2 ou mais mapas de mesma origem, mesmo que em versões diferentes, seja nas pastas do cartão ou da memória interna. Digo isso porque o "pacotão" pode conter mapas (aglutinados) que já existam de forma individual na pasta MAP.
Permanecendo dúvidas, retorne.
Abs.