Garmin Nuvi 255W (made Taiwan) não entra na tela de pre-boot

Forum do Software de Navegação Garmin
Mario Sapi
Usuario 0
Usuario 0

Garmin Nuvi 255W (made Taiwan) não entra na tela de pre-boot

Mensagem por Mario Sapi »

Não consigo conectar meu gps (modelo Gramin Nuvi 255W) no pc. O problema começou a partir do momento que tentei fazer uma atualização de mapas, baixei o arquivo gmapsupp.zip do site www.cursosdegps.com.br e fiz a instalação como descrito no site. Depois da instalação meu PC não conseguiu mais reconhecer o GPS. O GPS está funcionando normalmente, só não consigo mais fazer atualizações. Tentei entrar na tela "pre-boot mode" segurando a tecla start e pressionando a tela no canto superior esquerdo, mas não está entrando na tela de pre-boot e sim na calibração da tela.
seggia
Moderador
Moderador

Re: Garmin Nuvi 255W (made Taiwan) não entra na tela de pre-

Mensagem por seggia »

Faça contato com o acleite e ele vai resolver.
Quinca
Moderador
Moderador

Mensagem por Quinca »

Mario Sapi, quando você faz um "pré-boot", não aparece nenhuma tela dizendo algo como "estou em "modo de pré-boot".... mas o modo acontece de forma oculta, logo que você liga o GPS já com o dedo pressionado, e num breve intervalo de tempo ANTES de entrar a tela de calibragem.

Experimente prá ver. Já passei por isso...

Abs.
Mario Sapi
Usuario 0
Usuario 0

Já tentei, só que antes de aparecer a tela de calibração, não aparece nada desse tipo, fica simplesmente aparecendo o logo da Garmin (tela inicial).
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

O modo pre-boot só é necessário quando se vai colocar algum firmware nele e o mesmo não tem acesso pelo PC.
Não sei porque você quis colocar em pre, mas se for pra tentar acessar a memória, não adianta somente colocar em preboot.
Mesmo que ele entre nesse modo, não te dará acesso.
Para corrigir este problema, a primeira coisa é saber qual o HWID do seu nuvi.
Depois disso, usar um cure firmware para acessar a memória, e depois tomar as medidas necessárias.
Antes de mais nada, descubra qual o HWID que ele tem.
Leia este tópico: viewtopic.php?f=210&t=3826
Depois sim poderemos te ajudar.
Abraços
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Mario Sapi
Usuario 0
Usuario 0

Foi para tentar encontrar o HWID que tentei entrar no pre-boot, seguindo o procedimento mencionado por você, mas não consigo completar o procedimento usando o software G7towin pois quando tento pegar o id pelo software aparece um erro:
"USB_Error open Garmin_USB:Failed getting USB handle"

Começo a suspeitar do cabo? O que você acha?
Onde de posso encontrar tal cabo para compra?

E com relação ao acesso da tela de pre-boot para o modelo nuvi 255W, como é feito?

Abraços.
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Pode ser o cabo também, mas se este cabo funcionava antes, não deve ser. Em todo caso, experimente usar algum outro cabo.
Os cabos de máquinas fotográficas da Sony costumam funcionar muito bem.
E o pre-boot não mostra nada, não é uma tela diferente.
Para entrar nesse modo, você deve segurar e manter o dedo no canto superior esquerdo da tela e depois ligar o gps. Daí tem que ser rapido para conectar no PC e clicar no GET ID do g7towin. Caso contrário ele logo sai do preboot e vai dar erro mesmo.
É uma questão de ir tentando até conseguir.
Existem casos que pode ser um pouco diferente o processo, mas no geral este procedimento deve funcionar no seu 255.
Há ainda casos de gps que por algum motivo não entram mais em modo preboot, e aí, só a Garmin mesmo para arrumar. (um exemplo é se colocar algum firmware errado ou muito antigo nele)
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Mario Sapi
Usuario 0
Usuario 0

Comprei um cabo novo (cabo USB p/ mini USB 5pin), conectei o GPS no pc com esse cabo e agora aparece na tela do gps a figura de um pc e uma barra, entretanto passado alguns segundos essa barra para de ser carregada e o gps carrega os mapas, dessa forma meu pc ainda não o reconhece o gps.

Já fiz bastante tentativas com relação a obter o HWID mas até agora não obtive sucesso.

Com esse novo quadro, existe mais algum teste que possa ser feito?

Abraço.
magnumsoft
Administrador
Administrador

Mensagem por magnumsoft »

Pode até ser que eu esteja fazendo uma pergunta ridicula, mas você disse que baixou o arquivo gmapsupp.zip ... você descompactou este arquivo antes de enviar para o GPS né? e foi criado um arquivo de nome: gmapsupp.img?
Você já tentou ligar este GPS em outro computador?
Você já tentou inserir um cartão de memória com a pasta Garmin e o arquivo gmapsupp.img dentro dela para teste?
Magnum Som e GPS. Piracicaba SP.
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Mario Sapi
Usuario 0
Usuario 0

Exato, descompactei e copiei esse arquivo ".img" para o gps, se eu não me engano em uma pasta chamada "maps".
Já tentei sim, e o mesmo problema ocorre, em outro pc não reconhece o GPS
Não tentei isso ainda, mas não entendi, qual o objetivo desse teste?

Quando conecto o gps no pc, a bateria do gps começa a ser carregada, mas a parte de comunicação não funciona, começo a suspeitar que o conector mini USB do gps pode estar com algum mal contato.

O que vc acha?
magnumsoft
Administrador
Administrador

Neste modelo de aparelho você teria que instalar o arquivo gmapsupp.img na raiz da memória interna, se eu não me engano...
Falei sobre instalar o mapa no cartão externo porque eu já vi muitas coisas doidas acontecerem, dentre elas, o novo mapa (sem problemas) sobrepor o anterior e o problema ser sanado, pois você disse que o problema começou após uma atualização de mapa...
Sobre o conector mini usb do GPS estar com problemas... Até pode ser este o problema todo, para isso, teria que levar seu GPS a uma assistência técnica e pedir para verificar este conector com o aparelho aberto...
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Mario Sapi
Usuario 0
Usuario 0

Você me recomendaria mais algum teste, uma vez que o GPS funciona, só não consigo fazer atualizações via pc?
magnumsoft
Administrador
Administrador

Não... Somente esses que eu mencionei mesmo... daí em diante teria que ser feito como o Acleite recomendou...
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Mario Sapi
Usuario 0
Usuario 0

O problema todo é que não consigo entrar na tela de pre-boot para verificar o HMID via g7towin, teria alguma idéia de como fazer entrar na tela de pre-boot, pressionando e mantendo pressionado o botão start e pressionando a tela no canto superior esquerdo não funciona, toda vez entra na tela de calibração de tela.
magnumsoft
Administrador
Administrador

Teria que fazer como o Acleite disse:

Para entrar nesse modo, você deve segurar e manter o dedo no canto superior esquerdo da tela e depois ligar o gps. Daí tem que ser rapido para conectar no PC e clicar no GET ID do g7towin. Caso contrário ele logo sai do preboot e vai dar erro mesmo.
É uma questão de ir tentando até conseguir.
Existem casos que pode ser um pouco diferente o processo, mas no geral este procedimento deve funcionar no seu 255.
Há ainda casos de gps que por algum motivo não entram mais em modo preboot, e aí, só a Garmin mesmo para arrumar. (um exemplo é se colocar algum firmware errado ou muito antigo nele)

Mas como o seu GPS está funcionando perfeitamente, a hora que você quiser atualizar os mapas e o arquivo Poi, poderá ser feito pelo SD Card sem problemas...
(19) 3434-7534
magnumsom@hotmail.com
Responder