Boa tarde senhor LKS,
A interface que lhe foi sugerida é totalmente personalizável, portanto caso houvesse interesse, bastaria solicitar apenas os recursos que realmente lhe fossem úteis, sendo possível inclusive reorganizar o
lay out dos ícones ou até mesmo trocá-los assim como escolher outros papéis de parede, etc...porém como eu disse, foi apenas uma sugestão e fica a seu critério decidir se esta solução se encaixa ou não à sua necessidade.
De qualquer maneira, a sua
analogia entre formatar um computador de mesa e um GPS funciona muito bem
na teoria, porém
na prática a coisa é beeeeeeeeeem diferente!rs...
Primeiramente é importante lembrar que um computador normal tem um disco rígido que pode ser de vários tamanhos, que permite ser gravado e regravado quantas vezes se desejar ou simplesmente ser substituito por um outro de mesmo tamanho, maior ou menor, dependendo da sua necessidade e além disso é possível instalar outros sistemas operacionais além do próprio Windows, seja ele 95 - 98 - XP - Vista ou Se7en, como também o Linux, mesmo que a busca pelos
drivers muitas vezes possa ser um verdadeiro pesadelo dependendo do
hardware que se tem instalado.
Em contra partida os aparelhos GPS possuem uma memória
flash sólida
"on board" que não pode ser substituida ou regravada com a mesma freqüência e facilidade de um HD, a menos que se tenha um equipamento específico chamado gravadora de EPROM, que é um equipamento caro e que com certeza não está entre os eletrodomésticos mais comuns de se encontrar!rs...
O menu original do aparelho OEM (
Original Equipment Manufacturer), normalmente vem gravada junto com a
imagem de uma versão para dispositivos móveis do Windows CE ou Mobile (
4.2 a 5.00.14 ou 6.0 a 6.5 respectivamente), além de todos os
drivers dos controladores de vídeos, antenas internas, processadores, memórias, placa mãe, etc...e todo este arquivo não tem mais que 25MB.
A memória interna que abriga este
"firmware", normalmente tem entre algo 50MB e 200MB e fica em uma partição separada daquela onde se pode gravar e regravar os mapas e outros aplicativos que pode ser de até 2GB.
Quanto a apagar alguma chave de registro, posso lhe garantir o seguinte:
O registro é um banco de dados que armazena informações sobre aplicativos, drivers, configuração do sistema, as preferências do usuário e outros dados.
O objetivo do registro é oferecer um único local para armazenar todas as configurações para o sistema, aplicações e usuários.
Existem 2 tipos de registro do Windows:
1 - Registro Baseado na RAM:
Para a maioria dos dispositivos portáteis, os dados do registro do Windows CE (4.2 à 5.00.14) é sempre guardados na memória RAM e são, portanto, instáveis.
Se não houver nenhum registro disponível na memória RAM, o Windows CE pode simplesmente regenerar uma padrão de um arquivo armazenado na ROM ou seja, volta às suas configurações originais.
2 - Registro (Hive-Based) Baseado em Colméia (acima do 6.0):
A maioria dos dispositivos do sistema x86 têm geralmente um disco rígido ou um disco flash .
O Windows CE 6.0 irá armazenar os dados de registro em um arquivo de seção que está localizado no disco.
Quando o sistema é inicializado ou desligamento, qualquer alteração nos dados do registro serão gravados no arquivo de colméia que existe no disco.
Trocando em miúdos:
Um registro baseado em colméia é uma das formas de se tornar possível a persistência de uma alteração de registro em um sistema Windows CE.
"Persistência" é um termo usado para significar manter os dados mesmo após uma perda de energia ou um
"hard reset".
Um registro baseado em colméias, salva as alterações ou deltas, para o registro em arquivos em um disco.
As versões anteriores de dispositivos com Windows CE tendiam a perder todos os dados de seus usuários, como as alterações do registro, quando se reiniciava o aparelho.
Antes do Windows CE 4.0, o registro poderia ser mantido se o fabricante do dispositivo (OEM) escrevesse algumas funções no
kernel.
Estas funções permitiam ao fabricante (OEM) salvar os dados do registro de algum dispositivo de armazenamento, como a memória flash, e depois recuperar os dados quando o sistema fosse reiniciado.
Estas funções ainda estão disponíveis, mas em um Registro baseado em colméia é um pouco mais fácil de implementar e manter.
O Registro baseado em colméia requer algum "disco", que possa guardar dados.
O que quero dizer com "disco" neste caso não precisa ser necessariamente apenas a memória flash interna que vai soldada a placa, pode ser qualquer memória sólida como um cartão SD, Compact Flash ou até mesmo um dispositivo de memória USB e então o sistema que veio gravado de fábrica OEM é quem é o responsável por identificar o disco a ser usado para ser gravado no registro colméia.
Agora se os arquivos são armazenadas na memória RAM, não irão persistir.
Portanto o aparelho é seu, faça o que bem entender, mas lhe afirmo com toda certeza e conhecimento que tenho na área, que o senhor está a 1 passo de
"brickar" o seu aparelho com esta linha de pensamento.
Como disse, não é impossível, tanto que o senhor mesmo já afirmou que há aparelhos sendo vendidos no Mercado Livre desta forma, porém é necessário conhecimento específico para fazê-lo e o mais recomendado é buscar um profissional para efetuar este trabalho de maneira segura, porém como pode verificar o seu GPS tem a versão 5.00.14 do Windows CE e não a 6.0, portanto tem o seu registro baseado na RAM e sendo assim, fazer o aparelho
"bootar" no Windows é o máximo que conseguirá fazer, pois este tipo de registro não guarda as alterações e quando desligar o aparelho e religar novamente, tudo voltará a estaca zero.
Os aparelhos da Foston/MIDI/Powerpack são os famosos chineses/paraguayos, que são muito bons enquanto duram, pois são extremamente baratos, porém são totalmente descartávies, pois quando travam não há solução...é lixo mesmo, uma vez que o fabricante não disponibiliza o
"firmware" e quando digo fabricante, quero dizer as várias
fabriquetas lá na China, pois Foston/MIDI/Powerpack são meramente os importadores, tanto que o aparelho é o mesmo, só muda a etiqueta.
Portanto...Boa Sorte amigo!rs...
Um grande abraço!
Cleiton Gomes
Moderador GPSInfo &
Desenvolvedor da Interface E.V.A.
