GPS Mio funcionando com TMC (informações de trânsito)

Responder
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

GPS Mio funcionando com TMC (informações de trânsito)

Mensagem por wassuncao »

O que é o TMC?

Traffic Message Channel (TMC) é uma tecnologia de envio de informações de trânsito para os motoristas. As mensagens são enviadas via FM-RDS e recebidas em navegadores GPS que possuem o receptor e configurações específicas para receber estas informações.

Quando as mensagens são recebidas o navegador oferece ao usuário rotas alternativas para chegar ao seu destino final, podendo optar para que o navegador recalcule a rota automaticamente ou manualmente, selecionando os eventos de tráfego que deseja desviar.

Como funciona

Cada incidente de trânsito é enviado pela Central Indica através de uma mensagem. Essa mensagem é composta por três principais informações: o código de evento (congestionamentos, acidentes, alagamentos, etc), o código de localização e detalhes de horários.

As fontes das informações de tráfego são as mais variadas possíveis como rastreadores, câmeras de trânsito, rádio escuta, informações dos usuários (call center/sms), entre outras. Todas as informações chegam com a garantia de origem de quem mais entende do assunto: Grupo Bandeirantes e Apontador-Maplink.

TMC é uma aplicação que utiliza a frequência RDS FM para enviar informações de trânsito. As mensagens são enviadas silenciosamente, decodificadas e entregues nos navegadores habilitados oferecendo alternativas de trânsito para a rota planejada pelo usuário, desviando das ruas e rodovias congestionadas. Veja o vídeo sobre o funcionamento da tecnologia TMC

O processo é muito simples:

? As informações de trânsito são recebidas pelo seu GPS devidamente configurado, habilitado e monitorado pela ferramenta de tráfego do SW.
? O SW monitora somente os eventos relevantes para sua rota e automaticamente recalcula um novo trajeto evitando os locais que estão congestionados.
? Você pode configurar o SW para calcular automaticamente uma rota alternativa ou selecionar manualmente os eventos que deseja desviar e o SW monta uma nova rota.
? As condições de trânsito e a rota em que você se encontra são sempre avaliadas, mantendo uma atualização constante.
? Não será cobrada nenhuma mensalidade pelo uso do serviço Indica. Basta comprar os produtos ou acessórios devidamente habilitados.

Compatibilidade

O Indica é um serviço que pode ser utilizado em aparelhos GPS devidamente configurados e habilitados para a funcionalidade.

Nesse primeiro momento, o Indica é compatível com dois modelos de GPS: C320 Mio Traffic e C520 Mio Traffic.

E para quem já possui um GPS Mio C320 e Mio C520 basta adquirir o Kit TMC e usufruir todos os benefícios do serviço Indica.

Cobertura

São Paulo é uma cidade em movimento. Uma das maiores metrópoles do mundo, conta com mais de 6 milhões* de veículos circulando diariamente por suas vias de acesso.

Não poderíamos ignorar esse fato! O serviço de informações de trânsito Indica cobre atualmente a região de São Paulo e as principais rodovias.

Em breve, novas cidades também estarão disponíveis para os nossos clientes.

Fonte: DETRAN–SP

O USUÁRIO do serviço INDICA entende e aceita que o serviço INDICA, assim como toda tecnologia, possui limitações e é passível de erros.

O USUÁRIO reconhece que o serviço INDICA é mera referência para informações de trânsito, as quais não são produzidas diretamente, mas sim coletadas de diversas fontes idôneas. O serviço INDICA não possui como finalidade determinar de forma precisa as condições e os locais exatos do tráfego de veículos automotores; impedir plenamente que o USUÁRIO enfrente congestionamentos; constituir-se como único meio para alertar o USUÁRIO a respeito de uma situação de perigo, etc.

As informações de trânsito transmitidas pelo serviço INDICA podem conter inexatidões devido ao transcurso do tempo entre a coleta de informações, seu processamento, sua transmissão e sua decodificação pelo navegador veicular do USUÁRIO; devido a informações imprecisas ou conflitantes relatadas pelas fontes utilizadas para coleta; devido à alteração de circunstâncias que não sejam relatadas pelas fontes utilizadas para coleta de informações, entre outros.

O USUÁRIO entende e aceita que o serviço INDICA pode apresentar falhas naturais que impeçam total ou parcialmente a decodificação de informações de trânsito pelo navegador veicular em decorrência de situações relacionadas, mas não limitadas, à má qualidade ou interferência na transmissão de sinal RDS; a condições climáticas adversas (por exemplo, chuvas); a estar o USUÁRIO trafegando por local que impeça o recebimento do sinal RDS (por exemplo, túneis e regiões com grande concentração de antenas de transmissão ou de edifícios); a mapa digital do navegador veicular desatualizado ou sem cobertura da área em que o USUÁRIO esteja trafegando.

Limitação de Responsabilidade

Em decorrência de ser o serviço INDICA mera referência para informações de trânsito, da possível inexatidão de informações coletadas de fontes diversas, bem como das falhas naturais que impeçam o recebimento adequado das informações pelo USUÁRIO, a MOVIX, titular exclusiva do serviço INDICA, e seus parceiros não poderão ser responsabilizados por dano de qualquer natureza, seja especial, incidental, indireto ou consequencial (incluindo danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, danos pessoais, perda de privacidade, falha no cumprimento de qualquer obrigação, inclusive de boa fé ou com cuidados razoáveis, negligência e perdas de qualquer natureza, inclusive financeira) decorrente ou de qualquer forma relacionados a uso do sistema INDICA ou quaisquer problemas provenientes do não cumprimento das instruções contidas neste Manual, ou referente de qualquer outro modo a qualquer disposição deste Manual, ainda que a MOVIX tenha sido alertada sobre a possibilidade de tais danos. As limitações, exclusões e isenções de responsabilidade contidas neste Manual devem ser aplicadas na extensão máxima permitida pela legislação aplicável e não se aplicarão a quaisquer responsabilidades que não possam ser excluídas ou limitadas em função da legislação aplicável. Caso, por qualquer razão, algum Tribunal entenda ser a MOVIX responsável por qualquer dano de qualquer natureza frente ao Usuário, a responsabilidade integral da MOVIX, em função deste Manual, será limitada ao valor efetivamente pago pelo USUÁRIO pelo sistema INDICA.

Fonte
http://www.indicaseucaminho.com.br/
Avatar do usuário
rogerio_m22
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Abr 2009, 00:00

Mio 310: Atualização de mapas e TMC???

Mensagem por rogerio_m22 »

Olá.

Já de início, gostaria de parabenizar os moderadores do site, pois ele é realmente muito rico e organizado!!

Bom, tenho um Mio (acredito que 310, pelo que consta no verso) que trouxe dos EUA.

Já consegui baixar em um site mapas e software (MioMap) para rodar no Brasil por um site que tinha coisas para o 230.

Apenas reconfigurei as propriedades da tela, pois a minha é de 4,2'' e a do 230 é 3,5''.

Será que consigo comprar o módulo de TMC??

No site de venda diz que NÃO SERVE para Mio comprado fora do Brasil...

Aproveitando, cito alguns problemas que tenho com meu software:

- O mapa está desatualizado (é de 2008 e algumas coisas já mudaram, como a Ponte Estaiada que é perto de casa).

Não sei se há mapas mais novos do MioMap.

Como consigo novas versões?

Preciso de outro software?

- Minha versão foi feita para iniciar automaticamente. Com isso não tenho MP3, video, word/excel, etc.

- A fala é em português, mas tá com pau.

Repete algumas vezes a preposição "de", por vezes pula a palavra "rotatória", etc.

Abs.
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

Caro amigo,

Primeiramente muito obrigado pelo elogio.

Ficamos muitos contentes por isso e espero ter você sempre aqui em nosso fórum.

Em questão dos problemas que tem com o seu navegador Miomap, temos uma nova versão: O Miomap 2008, que tem um skin diferente e um mapa mais atualizado.

Esta versão está disponível em nosso site, no link logo abaixo:

modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=217

Fico a sua disposição!

Abraços
Avatar do usuário
rogerio_m22
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Abr 2009, 00:00

Mensagem por rogerio_m22 »

Então Wassunção,

Descobri o modelo certo do meu Mio: é um Moov 310. O Problema é que de tanto fuçar, meu irmão tentou instalar esse "SLiMio" que teoricamente evita que o Mio entre direto no software MioMoov, possibilitando o uso do Windows...

Bom, não deu certo! Agora o GPS não conecta mais com o com o computador (de jeito algum!!) e quando ligo o GPS ele entra numa tela assim:
"Select which type of unlock you prefer:
Storage Card (SD) or Flash Disk (FD) based"

E depois vem as 5 opções:

SD - Skin and Apps are on SD-Card
FD - Skin and Apps should already be on the Flash Disk
FD – Skin asd Apps will be copied to the Flah Disk
SD/FD - Combination - Skin on FD, Apps on FD / SD per ini file
Exit - Do not unlock device

Tem as possibilidades de "Ok" e "Cancel", mas não importa o que é apertado, ele apenas reinicia o GPS e volta pra essa tela. Dependendo da opção aparece ainda uma tela de “Error: HKEY_CURRENT_USER\Software\SnoopSoft\BananaPC 112”. Que pode ser seguida de outras telas de Erro.

Se eu coloco algo num SD e ponho o SD dentro do GPS, consigo mudar ao menos um pouco a reação dessa tela, o que me leva a crer que haja alguma coisa que possa por no SD que realmente funcione como um disquete de boot para o GPS. Mas ainda não sei o que... Tem alguma dica? Caso contrario, acabei de perder um ótimo GPS!

Abs.
Avatar do usuário
Anakin
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 34
Registrado em: 29 Mai 2009, 00:00

GPS Mio funcionando com TMC

Mensagem por Anakin »

wassuncao

Vc pode me informar se este kit se compõe de hardware e software ou somente de software? Estou pensando em mudar meu gps e então a pergunta é se este kit serve em qualquer mio 320

Abraços
Mio C320, MioMap v3.3, iGO 8.3, MioPocket 4.0 Release 62
[Link externo oculto para visitantes]
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

rogerio_m22

Amigo voce não perdeu o seu gps pois em ultimo caso tenho tecnico para refazer as instalções originais eu ñão tinha visto um problema igual ao seu mas posso verificar e te pásso o resultado ou se alguem vir aqui e tiver a soulção ante de mim
Se não acharmos a suloção posso enviar seu aparelho para assistencia e reconfigurar novamente

Abraços
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

Anakin

O kit compoe de um aparelho acoplado ao seu gps leia abaixo

O Indica é um serviço que pode ser utilizado em aparelhos GPS devidamente configurados e habilitados para a funcionalidade.

Nesse primeiro momento, o Indica é compatível com dois modelos de GPS: C320 Mio Traffic e C520 Mio Traffic.

E para quem já possui um GPS Mio C320 e Mio C520 basta adquirir o Kit TMC e usufruir todos os benefícios do serviço Indica.

Cada incidente de trânsito é enviado pela Central Indica através de uma mensagem. Essa mensagem é composta por três principais informações: o código de evento (congestionamentos, acidentes, alagamentos, etc), o código de localização e detalhes de horários.

As fontes das informações de tráfego são as mais variadas possíveis como rastreadores, câmeras de trânsito, rádio escuta, informações dos usuários (call center/sms), entre outras. Todas as informações chegam com a garantia de origem de quem mais entende do assunto: Grupo Bandeirantes e Apontador-Maplink.

TMC é uma aplicação que utiliza a frequência RDS FM para enviar informações de trânsito. As mensagens são enviadas silenciosamente, decodificadas e entregues nos navegadores habilitados oferecendo alternativas de trânsito para a rota planejada pelo usuário, desviando das ruas e rodovias congestionadas. Veja o vídeo sobre o funcionamento da tecnologia TMC

O processo é muito simples:

? As informações de trânsito são recebidas pelo seu GPS devidamente configurado, habilitado e monitorado pela ferramenta de tráfego do SW.
? O SW monitora somente os eventos relevantes para sua rota e automaticamente recalcula um novo trajeto evitando os locais que estão congestionados.
? Você pode configurar o SW para calcular automaticamente uma rota alternativa ou selecionar manualmente os eventos que deseja desviar e o SW monta uma nova rota.
? As condições de trânsito e a rota em que você se encontra são sempre avaliadas, mantendo uma atualização constante.
? Não será cobrada nenhuma mensalidade pelo uso do serviço Indica. Basta comprar os produtos ou acessórios devidamente habilitados.

Maiores informações
http://www.indicaseucaminho.com.br/home ... ion=5,9994

Abraços
Avatar do usuário
Anakin
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 34
Registrado em: 29 Mai 2009, 00:00

Mensagem por Anakin »

Wassuncao

Obrigado pelas informações. Hoje estive em uma loja que vende os MIO 4rodas e me explicaram e vi o aparelho que liga no gps, (tem um conector parecido com Ipod) e também um chip interno que atualizando com o software comprado é possível passar um C320 sem TCM para com TCM. Achei meio caro um com TCM - R$1.300. De qualquer maneira, obrigado mais uma vez.

Abraços
Mio C320, MioMap v3.3, iGO 8.3, MioPocket 4.0 Release 62
[Link externo oculto para visitantes]
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

Anakin

De um olhadao indicapois acho qu por leuns R$300,00

Abraços
Avatar do usuário
Anakin
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 34
Registrado em: 29 Mai 2009, 00:00

Mensagem por Anakin »

wassuncao

Ok. O kit para transformar para TCM sim, mas o valor que mencionei se refere ao MIO C320 já com TCM incluso.

Abraços
Mio C320, MioMap v3.3, iGO 8.3, MioPocket 4.0 Release 62
[Link externo oculto para visitantes]
wassuncao
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1563
Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00

Mensagem por wassuncao »

Anakin

Amigo mesmo assim tente fazer uma cotação do aparelho separado do gps quem sabe consiga melhorar este custo

Abraços
Responder