Tenho utilizado os 3 mapas mais recentes em 2 aparelhos: um Nuvi e um genérico, com o Garmin XT.
Gostaria de entender como uma rota é calculada pelo software. Para evitar comparações indevidas (uma vez que diferentes conjuntos de mapas podem ter diferentes velocidades máximas numa mesma via), estou usando a opção de caminho mais curto. (Ainda para evitar diferenças entre o Nuvi e XT, tenho alternado o conjunto de mapa em cada um desses aparelhos.)
As rotas utilizadas para comparação estão presentes nos 3 conjuntos de mapas: Tracksource, CN 2011 e Autoguia. Quer dizer, todos esses mapas possibilitam a mesma trajetória. Assim, os resultados deveriam ser iguais.
Mas, pelo que percebi, os resultados são bem diferentes! Não se trata de um pequeno desajuste nas posições das vias utilizadas. Em um trajeto de 10km, as opções variam às vezes em mais de 1 km.
Como conheço bem o lugar onde realizo a comparação, sei qual é o cominho mais curto. E, em geral, o caminho mais curto quase sempre é aquele apresentado pelo Tracksource. O que faz com que essas diferenças aconteçam? Thunder, você pode me explicar?
Obrigado, Hamilton
Cálculo de Rotas
- hamiltonpb
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- Thundercel
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Hamilton,
o que define ao sistema a prioridade de determinada via é, dentro da hierarquia de via, a posição em que ocupa a via.
Cada um dos mapas citados foi criado por seu elemento desenvolvedor e a ele coube a estruturação da hierarquia das vias. Vias de hierarquia maior são preferidas pelo roteamento.
Dito isso não espere que o roteamento entre dois pontos ocorra de mesma forma nos 3 mapas, pois dificilmente ocorrerá onde existirem muitas opções de vias.
Teóricamente, para caminho mais curto, o sistema deveria identificar o caminho mais curto mesmo e com isso encontrar-se a mesma rota nos 3 mapas para caminho mais curto entre dois pontos, mas outros fatores influem no calculo e esses são trabalhados pelo desenvolvedor do mapa.
Um fator que interfere, por exemplo, é o angulo de virada em uma esquina. Se esse ângulo for muito acentuado, fazendo com que para se fazer a manobra de entrada na outra via curva-se acentuadamente, o sistema procura uma curva menos acentuada mais proxima. Como desenvolvedor de mapas sempre procurei nessas situações desenhar nessa esquina um pequeno segmento de acesso reduzindo, dessa forma, a curva acentuada.
E por aí vai e as diferenças de trajeto estão no mapa e na técnica de desenho empregada pelo desenvolvedor dele.
Não sei quanto a NAVTEQ (CNBr) e a Multispectral (AutoGuia), mas com o TrackSource (TRC) o diálogo é mais fácil e em se comentando com o desenvolvedor do mapa um melhor caminho esse tem condições técnicas de trabalhar na hierarquia das vias e forçar o roteamento pelo caminho desejado.
[]s
o que define ao sistema a prioridade de determinada via é, dentro da hierarquia de via, a posição em que ocupa a via.
Cada um dos mapas citados foi criado por seu elemento desenvolvedor e a ele coube a estruturação da hierarquia das vias. Vias de hierarquia maior são preferidas pelo roteamento.
Dito isso não espere que o roteamento entre dois pontos ocorra de mesma forma nos 3 mapas, pois dificilmente ocorrerá onde existirem muitas opções de vias.
Teóricamente, para caminho mais curto, o sistema deveria identificar o caminho mais curto mesmo e com isso encontrar-se a mesma rota nos 3 mapas para caminho mais curto entre dois pontos, mas outros fatores influem no calculo e esses são trabalhados pelo desenvolvedor do mapa.
Um fator que interfere, por exemplo, é o angulo de virada em uma esquina. Se esse ângulo for muito acentuado, fazendo com que para se fazer a manobra de entrada na outra via curva-se acentuadamente, o sistema procura uma curva menos acentuada mais proxima. Como desenvolvedor de mapas sempre procurei nessas situações desenhar nessa esquina um pequeno segmento de acesso reduzindo, dessa forma, a curva acentuada.
E por aí vai e as diferenças de trajeto estão no mapa e na técnica de desenho empregada pelo desenvolvedor dele.
Não sei quanto a NAVTEQ (CNBr) e a Multispectral (AutoGuia), mas com o TrackSource (TRC) o diálogo é mais fácil e em se comentando com o desenvolvedor do mapa um melhor caminho esse tem condições técnicas de trabalhar na hierarquia das vias e forçar o roteamento pelo caminho desejado.
[]s
Marcio M Soares
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Garmin NUVI 3597 LMT
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