RMA Garmin - Problemas com nüvi 1300 após system update
- eduardosr
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RMA Garmin - Problemas com nüvi 1300 após system update
Pessoal,
Bom dia,
Ontem eu fui atualizar o firmware do meu 1300 através do web site e segui tudo como sempre fiz, mas ao ligar o GPS após a transferência do sistema, ficou na tela de atualização por quase uma hora, quando ela apagou e o GPS não ligou mais.
Alguém tem alguma dica para fazer o equipamento voltar À funcionar ou alguma indicação de uma assistência técnica aqui em São Paulo (capital) onde eu possa levá-lo?
Muito obrigado!
Eduardo
Bom dia,
Ontem eu fui atualizar o firmware do meu 1300 através do web site e segui tudo como sempre fiz, mas ao ligar o GPS após a transferência do sistema, ficou na tela de atualização por quase uma hora, quando ela apagou e o GPS não ligou mais.
Alguém tem alguma dica para fazer o equipamento voltar À funcionar ou alguma indicação de uma assistência técnica aqui em São Paulo (capital) onde eu possa levá-lo?
Muito obrigado!
Eduardo
- Thundercel
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eduardosr,
o processo de atualização pelo WebUpdater é um processo delicado e que requer precaução. Qualquer falta de energia durante o processo, seja no PC (AC) ou no GPS (DC), pode causar danos ao aparelho.
Não diria ser esse o seu caso, mas no seu lugar eu deixaria o GPS carregando no carro, com seu cabo do isqueiro, ou com um carregador de parede AC que pode ser o original da Garmin ou o outro compatível como o do telefone motorola. Já li em alguns foruns na NET que o cabo USB do GPS não carrega a bateria, mas não tive ainda confirmação disso.
Teóricamente, ao se ligar o aparelho com seu cabo plugado no isqueiro do carro ele deveria voltar a vida e fazer automaticamente a atualização nele carregada e aguardando ser feita. Se isso não ocorrer, se ele não ligar estando plugado no isqueiro do carro, tente um "hard reset", pressionando o dedo no canto inferior direito da tela e ao mesmo tempo a chave ON/OFF mantida em ON até que apareça algo na tela em no máximo 30 segundos. Se não aparecer creio que só a assistência técnica poderá resolver esse problema ou, quem sabe, algum colaborador daqui com outra idéia.
Boa sorte!
o processo de atualização pelo WebUpdater é um processo delicado e que requer precaução. Qualquer falta de energia durante o processo, seja no PC (AC) ou no GPS (DC), pode causar danos ao aparelho.
Não diria ser esse o seu caso, mas no seu lugar eu deixaria o GPS carregando no carro, com seu cabo do isqueiro, ou com um carregador de parede AC que pode ser o original da Garmin ou o outro compatível como o do telefone motorola. Já li em alguns foruns na NET que o cabo USB do GPS não carrega a bateria, mas não tive ainda confirmação disso.
Teóricamente, ao se ligar o aparelho com seu cabo plugado no isqueiro do carro ele deveria voltar a vida e fazer automaticamente a atualização nele carregada e aguardando ser feita. Se isso não ocorrer, se ele não ligar estando plugado no isqueiro do carro, tente um "hard reset", pressionando o dedo no canto inferior direito da tela e ao mesmo tempo a chave ON/OFF mantida em ON até que apareça algo na tela em no máximo 30 segundos. Se não aparecer creio que só a assistência técnica poderá resolver esse problema ou, quem sabe, algum colaborador daqui com outra idéia.
Boa sorte!
Marcio M Soares
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- eduardosr
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Marcio,
Obrigado pelo retorno!
Já havia tentado ligá-lo diretamente no carro e com um carregador doméstico que comprei junto com o aparelho, mas ele continua sem dar sinal de vida. Ele simplesmente não liga...
Acabei de tentar dar um reset nele, mas mesmo assim ele continua "morto".
Já abri um chamado na Garmin mas até o momento não obtive retorno (eles pedem três dias útreis para responder). Você conhece alguma assistência aqui em SP?
Mais uma vez, muito obrigado pelo seu retorno!
Eduardo
Obrigado pelo retorno!
Já havia tentado ligá-lo diretamente no carro e com um carregador doméstico que comprei junto com o aparelho, mas ele continua sem dar sinal de vida. Ele simplesmente não liga...
Acabei de tentar dar um reset nele, mas mesmo assim ele continua "morto".
Já abri um chamado na Garmin mas até o momento não obtive retorno (eles pedem três dias útreis para responder). Você conhece alguma assistência aqui em SP?
Mais uma vez, muito obrigado pelo seu retorno!
Eduardo
- Thundercel
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Eduardo,
até onde sei a Garmin tem uma política de não consertar aparelho em garantia. Ela troca o aparelho desde que o cliente tenha a NF.
Até onde sei, no Brasil só existe um representante da Garmin porém que se limita a atender aqueles que adquirem o aparelho em nosso país e com NF do Brasil. Esse representante é encontrado [Link externo oculto para visitantes]
até onde sei a Garmin tem uma política de não consertar aparelho em garantia. Ela troca o aparelho desde que o cliente tenha a NF.
Até onde sei, no Brasil só existe um representante da Garmin porém que se limita a atender aqueles que adquirem o aparelho em nosso país e com NF do Brasil. Esse representante é encontrado [Link externo oculto para visitantes]
Marcio M Soares
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- eduardosr
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Marcio,
Muito obrigado pela dica do representante, mas eu acho que o único remédio é encaminhar via RMA para a Garmin, pois eu comprei ele nos Estados Unidos (pelo menos eu tenho a nota fiscal dele...).
Paabéns pela iniciativa de ajudar o pessoal do forum. Realmente é muito bom contar com quem conhece bem do assunto!
Eduardo
Muito obrigado pela dica do representante, mas eu acho que o único remédio é encaminhar via RMA para a Garmin, pois eu comprei ele nos Estados Unidos (pelo menos eu tenho a nota fiscal dele...).
Paabéns pela iniciativa de ajudar o pessoal do forum. Realmente é muito bom contar com quem conhece bem do assunto!
Eduardo
- eduardosr
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Pessoal,
Hoje eu passei o dia com o suporte da Garmin e finalmene consegui um número de RMA para enviar o equipamento para a fábrica.
Quem estiver passando pela mesma situação, este é o cronograma e pocedimentos que eles me passaram:
1) Na abertura do chamado, eles pediram as informações de número de série do GPS, endereço, e UserID cadastrado.
2) Na primeira resposta, eles passaram um procedimento de reset (segurar o botão por 15 segundos) utilizando uma ou mais fontes exernas. Comentei com eles que já havia sido feito isso.
3) Em seguida, outro técnico me mandou um e-mail pedindo que eu repetisse o procedimento. Comentei ue já havia feito isso e inclusive havia tentado o hard reset (apertando o botão por 15 segundos, pressionando o canto inferior esquerdo da tela). Ainda sem resultados.
4) Em seguida eles me perguntaram de quem eu havia comprado e sugeriram que eu mandasse para o fornecedor solicitando o RMA. Também me informaram que para o Brasil, o prazo de reparo era de 14 a 21 dias úteis. Comentei que eu havia comrado nos Estados Unidos e não tinha como mandar para lá de volta (pois eu havia comprado no Wal Mart). Passei para eles a data da compra e o número do "cupom fiscal" e perguntei se tinha algum procedimento de RMA direto com eles.
5) Em seguida eles pediram que eu confirmasse o meu enderço ("Shipping Address") para que posteriormente me mandassem o procedimento. Informei o meu endereço.
6) Finalmente eles me passaram o endereço para onde eu deveria mandar o meu GPS com o número do RMA.
Amanhã eu vou até os correios e vou despachar o meu GPS para lá... Depois eu posto os resultados...
[ ]s
Eduardo
Hoje eu passei o dia com o suporte da Garmin e finalmene consegui um número de RMA para enviar o equipamento para a fábrica.
Quem estiver passando pela mesma situação, este é o cronograma e pocedimentos que eles me passaram:
1) Na abertura do chamado, eles pediram as informações de número de série do GPS, endereço, e UserID cadastrado.
2) Na primeira resposta, eles passaram um procedimento de reset (segurar o botão por 15 segundos) utilizando uma ou mais fontes exernas. Comentei com eles que já havia sido feito isso.
3) Em seguida, outro técnico me mandou um e-mail pedindo que eu repetisse o procedimento. Comentei ue já havia feito isso e inclusive havia tentado o hard reset (apertando o botão por 15 segundos, pressionando o canto inferior esquerdo da tela). Ainda sem resultados.
4) Em seguida eles me perguntaram de quem eu havia comprado e sugeriram que eu mandasse para o fornecedor solicitando o RMA. Também me informaram que para o Brasil, o prazo de reparo era de 14 a 21 dias úteis. Comentei que eu havia comrado nos Estados Unidos e não tinha como mandar para lá de volta (pois eu havia comprado no Wal Mart). Passei para eles a data da compra e o número do "cupom fiscal" e perguntei se tinha algum procedimento de RMA direto com eles.
5) Em seguida eles pediram que eu confirmasse o meu enderço ("Shipping Address") para que posteriormente me mandassem o procedimento. Informei o meu endereço.
6) Finalmente eles me passaram o endereço para onde eu deveria mandar o meu GPS com o número do RMA.
Amanhã eu vou até os correios e vou despachar o meu GPS para lá... Depois eu posto os resultados...
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Eduardo
- Thundercel
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eduardo,
em nome da comunidade agradeço o seu relato que seguramente ajudará a muitos outros com o mesmo problema.
[]s
em nome da comunidade agradeço o seu relato que seguramente ajudará a muitos outros com o mesmo problema.
[]s
Marcio M Soares
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- eduardosr
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Pessoal,
Hoje eu finalmente consegui ir até uma agência do correio para poder despachar o meu 1300.
O processo foi extremamente fácil. Tive de preencher um formulário chamado "Exporta Fácil", onde eu preenchi os meus dados , os dados que a Garmin me forneceu junto com o número do RMA, declarei que estava enviando um "GPS Garmin nüvi 1300" e um "Carregador veicular para. nüvi". Não precisei informar o número de série do equipamento, mas, por indicação do agente dos correios, categorizei a remessa (campo 8 do formulário) como "Mercadoria (venda)".
Também declarei para efeito de seguro, o valor de R$ 400,00 que foi o valor aproximado do meu GPS lá nos Estados Unidos (cerca de US$ 200,00). Este seguro me custou uma fortuna! Exatamente R$ 2,00 (dois Reais). O preço da embalagem de sedex também foi de R$ 2,00. O valor total da remessa foi de R$ 62,00.
Existem dois tipos de SEDEX neste modelo Exporta Fácil. Um com prazo de entrega de até 5 dias úteis e outro com o prazo de entrega de 15 dias úteis. O preço acima foi para o SEDEX mais rápido.
Agora, de posse do número para rastramento (tracking number) só me resta esperar e acompanhar o processo.
Espero que para me mandarem de volta não me cobrem imposto... segundo o agente do correio, apenas com este formulário que preenchi já é suficinete, pois é no retorno que a Garmin deve informar que o material está voltando de concerto...
Assim que tiver alguma novidade eu posto, ok?
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Eduardo
Hoje eu finalmente consegui ir até uma agência do correio para poder despachar o meu 1300.
O processo foi extremamente fácil. Tive de preencher um formulário chamado "Exporta Fácil", onde eu preenchi os meus dados , os dados que a Garmin me forneceu junto com o número do RMA, declarei que estava enviando um "GPS Garmin nüvi 1300" e um "Carregador veicular para. nüvi". Não precisei informar o número de série do equipamento, mas, por indicação do agente dos correios, categorizei a remessa (campo 8 do formulário) como "Mercadoria (venda)".
Também declarei para efeito de seguro, o valor de R$ 400,00 que foi o valor aproximado do meu GPS lá nos Estados Unidos (cerca de US$ 200,00). Este seguro me custou uma fortuna! Exatamente R$ 2,00 (dois Reais). O preço da embalagem de sedex também foi de R$ 2,00. O valor total da remessa foi de R$ 62,00.
Existem dois tipos de SEDEX neste modelo Exporta Fácil. Um com prazo de entrega de até 5 dias úteis e outro com o prazo de entrega de 15 dias úteis. O preço acima foi para o SEDEX mais rápido.
Agora, de posse do número para rastramento (tracking number) só me resta esperar e acompanhar o processo.
Espero que para me mandarem de volta não me cobrem imposto... segundo o agente do correio, apenas com este formulário que preenchi já é suficinete, pois é no retorno que a Garmin deve informar que o material está voltando de concerto...
Assim que tiver alguma novidade eu posto, ok?
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Eduardo
- eduardosr
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- Registrado em: 17 Mar 2010, 00:00
Pessoal,
Seguem os detalhes do envio do meu equipamento para a Garmin.
1) Postei no correio que existe no Shopping Morumbi, aqui em São Paulo, no dia 05/04/2010 às 16:10.
2) No mesmo dia, perto das 20:00h, ele foi encaminhado para a central dos Correios (CTCI - GEEXP) para exportação.
3) Por volta das 6:00 da manhã do dia 06/04/2010, ele seguiu para FISCALIZAÇÃO / CUSTOMS.
4) Por volta das 11:00 da manhã do mesmo dia 06/04, ele já foi liberado e seguiu para o embarque para a Garmin.
5) No dia 07/04/2010, por volta da 11:00 da manhã (não sei se daqui o Brasil ou dos EUA), foi confirmada a chegada no país de destino.
6)No dia 08/04/2010, por volta das 9:00 da manhã, foi confirmada a entrega no destinatário.
Ao contrário do que me haviam passado, o rastreamento da remessa foi até o destinatário e não apenas até o país de destino. Talvez isto aconteceu devido ao método de envio que usei (Exporta Fácil - até 5 dias úteis).
Resumindo, em menos de três dias úteis o equipamento já estava na Garmin.
Agora é só esperar "no escuro" pelo retorno dele...
Ôôôôô ansiedade!!!!!!
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Eduardo
Seguem os detalhes do envio do meu equipamento para a Garmin.
1) Postei no correio que existe no Shopping Morumbi, aqui em São Paulo, no dia 05/04/2010 às 16:10.
2) No mesmo dia, perto das 20:00h, ele foi encaminhado para a central dos Correios (CTCI - GEEXP) para exportação.
3) Por volta das 6:00 da manhã do dia 06/04/2010, ele seguiu para FISCALIZAÇÃO / CUSTOMS.
4) Por volta das 11:00 da manhã do mesmo dia 06/04, ele já foi liberado e seguiu para o embarque para a Garmin.
5) No dia 07/04/2010, por volta da 11:00 da manhã (não sei se daqui o Brasil ou dos EUA), foi confirmada a chegada no país de destino.
6)No dia 08/04/2010, por volta das 9:00 da manhã, foi confirmada a entrega no destinatário.
Ao contrário do que me haviam passado, o rastreamento da remessa foi até o destinatário e não apenas até o país de destino. Talvez isto aconteceu devido ao método de envio que usei (Exporta Fácil - até 5 dias úteis).
Resumindo, em menos de três dias úteis o equipamento já estava na Garmin.
Agora é só esperar "no escuro" pelo retorno dele...
Ôôôôô ansiedade!!!!!!

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Eduardo
- eduardosr
- Usuario 0
- Mensagens: 9
- Registrado em: 17 Mar 2010, 00:00
Boa noite pessoal,
Ainda estou aguardando o meu GPS voltar da Garmin, mas ao entrar no site, em myGarmin, já está aparecendo a seguinte mensagem:
"Substituição de dispositivo
Processámos o RMA 19852765 e alterámos o seu nüvi® 1300 (número de série 1NVXXXXXX) por um dispositivo de substituição"
Bom, de qualquer forma, o prazo inicialmente passado por eles termina nesta sexta-feira...
Ôôôôôô ansiedade!!!!
[ ]s
Edu
Ainda estou aguardando o meu GPS voltar da Garmin, mas ao entrar no site, em myGarmin, já está aparecendo a seguinte mensagem:
"Substituição de dispositivo
Processámos o RMA 19852765 e alterámos o seu nüvi® 1300 (número de série 1NVXXXXXX) por um dispositivo de substituição"
Bom, de qualquer forma, o prazo inicialmente passado por eles termina nesta sexta-feira...
Ôôôôôô ansiedade!!!!
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Edu
- Thundercel
- Fundador
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- Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00
Eduardo,
já tinhamos conhecimento que a Garmin é uma empresa séria nesse ponto. Deu problema ela troca o aparelho.
Esperamos que chegue logo e que sua ansiedade vire satisfação.
[]s
já tinhamos conhecimento que a Garmin é uma empresa séria nesse ponto. Deu problema ela troca o aparelho.
Esperamos que chegue logo e que sua ansiedade vire satisfação.
[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
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- Lisa
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- Registrado em: 30 Mai 2010, 00:00
Meu Nuvi 1300 também morreu
Caros,
Ao ler esse tópico percebi que teria que seguir os mesmos passos do Eduardo. Após várias tentativas de ressussitar o GPS e muitas pesquisas, entrei em contato com o suporte técnico da Garmin e recebi exatamente as mesmas coordenadas que foram passadas para o colega. Endereço de Envio e número de RMA.
Até pensei em esperar que ele receba seu aparelho, para ver como se dá o término do trâmite, pois fiquei na dúvida quanto as taxas alfandegárias cobradas para esta substituição.
Uma vez que este produto foi comprado nos EUA e o valor está dentro dos limites de importação de mercadoria trazida por turistas, será que eles cobrarão pelo imposto do produto?
De qualquer forma, amanhã vou a uma agência de correios e postar o "danadinho", afinal, não tenho o que fazer com ele aqui sem funcionar, além de continuar perdida pelas ruas de SP.
Obrigada pelo post e parabéns pelo site!
Bjs, Lisa.
Ao ler esse tópico percebi que teria que seguir os mesmos passos do Eduardo. Após várias tentativas de ressussitar o GPS e muitas pesquisas, entrei em contato com o suporte técnico da Garmin e recebi exatamente as mesmas coordenadas que foram passadas para o colega. Endereço de Envio e número de RMA.
Até pensei em esperar que ele receba seu aparelho, para ver como se dá o término do trâmite, pois fiquei na dúvida quanto as taxas alfandegárias cobradas para esta substituição.
Uma vez que este produto foi comprado nos EUA e o valor está dentro dos limites de importação de mercadoria trazida por turistas, será que eles cobrarão pelo imposto do produto?
De qualquer forma, amanhã vou a uma agência de correios e postar o "danadinho", afinal, não tenho o que fazer com ele aqui sem funcionar, além de continuar perdida pelas ruas de SP.
Obrigada pelo post e parabéns pelo site!
Bjs, Lisa.
- Thundercel
- Fundador
- Mensagens: 9273
- Registrado em: 06 Nov 2008, 23:00
Lisa,
não creio que a receita taxaria um produto acompanhado do RMA. Afinal RMA significa que você enviou um aparelho para troca.
De qualquer forma certifique-se disso.
[]s
não creio que a receita taxaria um produto acompanhado do RMA. Afinal RMA significa que você enviou um aparelho para troca.
De qualquer forma certifique-se disso.
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Marcio M Soares
- Thundercel -
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Garmin NUVI 3597 LMT
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Garmin NUVI 3597 LMT
- Lisa
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- Mensagens: 4
- Registrado em: 30 Mai 2010, 00:00
Recebi meu NUVI 1300
Olá pessoal,
Recebi ontem meu NUVI 1300 de volta da Garmin. Eles trocaram o dispositivo por um novo e todo o processo foi bem rápido. Só que o meu receio se confirmou. Eles enviaram o aparelho novo pela UPS e provavelmente eles não tem a informação de que a documentação emitida pelo Correio que saí do Brasil precisa voltar para o Brasil, por fora da embalagem.
Foi cobrado o imposto referente a importação do aparelho. A Documentação anexada ao pacote, não especifica, nem troca, nem assistência técnica. Acabei pagando uma taxa de 190,17 reais que segundo a UPS eu posso reaver entrando com um processo administrativo diretamente no Site da Receita Federal. Uma vez que eu enviei o aparelho do Brasil e havia um número de RMA.
Se alguém estiver com esse mesmo problema, aconselho mandar junto com o GPS uma carta esclarecendo que é necessário que eles devolvam toda a documentação enviada POR FORA DA CAIXA. Pois na Alfândega eles não abrem a embalagem, a menos que não tenha nada a identificando.
Fica a dica!
Abrs, Lisa
Recebi ontem meu NUVI 1300 de volta da Garmin. Eles trocaram o dispositivo por um novo e todo o processo foi bem rápido. Só que o meu receio se confirmou. Eles enviaram o aparelho novo pela UPS e provavelmente eles não tem a informação de que a documentação emitida pelo Correio que saí do Brasil precisa voltar para o Brasil, por fora da embalagem.
Foi cobrado o imposto referente a importação do aparelho. A Documentação anexada ao pacote, não especifica, nem troca, nem assistência técnica. Acabei pagando uma taxa de 190,17 reais que segundo a UPS eu posso reaver entrando com um processo administrativo diretamente no Site da Receita Federal. Uma vez que eu enviei o aparelho do Brasil e havia um número de RMA.
Se alguém estiver com esse mesmo problema, aconselho mandar junto com o GPS uma carta esclarecendo que é necessário que eles devolvam toda a documentação enviada POR FORA DA CAIXA. Pois na Alfândega eles não abrem a embalagem, a menos que não tenha nada a identificando.
Fica a dica!
Abrs, Lisa
- youngchoi82
- Usuario 0
- Mensagens: 5
- Registrado em: 30 Jun 2010, 00:00
Boa tarde.
Meu nome é Roberto Choi e é primeira vez que posto nesse forum. Bom, tenho um nuvi 1490T, comprado no Best Buy (USA), em junho de 2010. No primeiro dia de uso, o gps estava funcionando perfeitamente. No segundo dia, ao colocar o mapa city navegator, o gps começou a travar.
Sem ter muito conhecimento, achei que tivesse errado em alguma etapa da instalação e resolvi dar um "Hard Reset". Mas no meio do processo, a bateria do gps acabou.
Depois desse ocorrido, só tristeza. O GPS não sai da tela de inicialização. Só fica o logotipo da GARMIN e nao sai disso.
Ja entrei em contato com o suporte tecnico da Garmin do USA e eles fizeram algumas perguntas e por ultimo pediram o numero de série, etc etc.
Ainda não finalizei o contato com o pessoal da Garmin, pois fiquei com medo do aparelho ser tributado na hora de voltar ao Brasil.
Desculpa a minha ignorancia. Mas o que seria RMA? Com esse RMA, não sou tributado aqui no Brasil?
Obrigado pela atenção e aguardo o retorno dos colegas do Forum.
PS: Eduardosr, voce ja recebeu o seu GPS? Voce foi tributado?
Meu nome é Roberto Choi e é primeira vez que posto nesse forum. Bom, tenho um nuvi 1490T, comprado no Best Buy (USA), em junho de 2010. No primeiro dia de uso, o gps estava funcionando perfeitamente. No segundo dia, ao colocar o mapa city navegator, o gps começou a travar.
Sem ter muito conhecimento, achei que tivesse errado em alguma etapa da instalação e resolvi dar um "Hard Reset". Mas no meio do processo, a bateria do gps acabou.
Depois desse ocorrido, só tristeza. O GPS não sai da tela de inicialização. Só fica o logotipo da GARMIN e nao sai disso.
Ja entrei em contato com o suporte tecnico da Garmin do USA e eles fizeram algumas perguntas e por ultimo pediram o numero de série, etc etc.
Ainda não finalizei o contato com o pessoal da Garmin, pois fiquei com medo do aparelho ser tributado na hora de voltar ao Brasil.
Desculpa a minha ignorancia. Mas o que seria RMA? Com esse RMA, não sou tributado aqui no Brasil?
Obrigado pela atenção e aguardo o retorno dos colegas do Forum.
PS: Eduardosr, voce ja recebeu o seu GPS? Voce foi tributado?