Arquivos Cartao SD

Forum do Software de Navegação Garmin
Thundercel
Fundador
Fundador

Arquivos Cartao SD

Mensagem por Thundercel »

Amigos,
se ficarmos retirando duvidas por mensagem privada não nos atualizaremos com comentários de outros e tempouco ajudaremos a outros que tem a mesma duvida.

Mensagem recebida em meu private:
Marcio,
Olha eu de novo pertubando.
Comprei o NUVI e ele veio com cartao SD. Tenho as seguntes dúvidas quanto aos arquivos contidos nesse cartao.

1) Se comprar um novo cartao SD Zerado, como posso "preparar" esse novo cartao com os arquivos do GPS?

2) No cartao tem a seguinte estrutura de diretorios o que significam ?
JPEG, POI, Vehicle, Voice , Font , sei o que são e estão bem claros mas os outros nao tenho a menor ideia

Garmin
! Apps
! Cache
! Eula
! Font
! GPX
! Images
! JPEG
! POI
! Vehicle
! Voice

Obrigado
[]s
A excessão do cartão vendido pela garmin contendo o mapa City Navigator, qualquer cartão zerado pode ser utilizado no GPS Garmin.

Confesso que não entendi essa estrutura de pastas e arquivos contida no cartão já que no cartão normalmente se hospeda o mapa e, se desejarmos, POIs.

Compre um cartão zerado e carregue nele o mapa que desejar utilizando o MapSource.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
guilhermeassuncao
Usuario 0
Usuario 0

Dados no Cartao SD Nuvi 255W

Mensagem por guilhermeassuncao »

Amigo,
O cartão SD que recebi com o 255W já veio com esses arquivos. Quando vou enviar os mapas para o GPS , o MAPSOURCE está reconhecendo como se fosse um drive I padrao Garmin MObile XT. Acho que o cara da loja que gerou os dados desse cartão pelo jeito fez uma confusão daquelas então.
Vou formata-lo e enviar novamente os dados pelo MAPSOURCE.

Grato
Thundercel
Fundador
Fundador

Guilherme,
verifique, com o GPS espetado na USB do PC, se tem dentro da pasta garmin arquivos gmapprom.img e gmapsupp.img

Existindo, desconecte e ligue o GPS fora do PC, sem o cartão.

No GPS navegue até a função mapa e em info mapa dessa função verifique que mapas estão instalados na memoria interna. Eles são apresentados na tela.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
valdenirdaniel
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por valdenirdaniel »

Caro Marcio,
Também estou tendo dificuldades com meu cartão SD 2gb no meu Nuvi 765t.
Quando ligo o GPS ele inicia a leitura de mapas (barra de progressão) e repentinamente desliga sem mensagem alguma.
O que eu fiz para isso ocorrer :
_ Estava com um cartão de 256mb e a maioria dos mapas estava na memória principal (2gb) e tudo funcionada bem;
_ consegui um pack (img) com CNB 2011+4RD+TS e resolvi gravar em um cartão de 2gb para economizar a memória principal e tornar mais ágil jogando só o TRC-PR via MAPSOURCE na memória principal pois é meu uso diário;
_ Deu o problema mencionado acima;
_ Então, só para testes, retirei o cartão e gravei o IMG(zão CNB2011+4RD+TS) na memória principal (funcionou normalmente exibindo os três mapas do brasil para escolher);
_ Daí para frente só roda com o cartão se o mesmo estiver vazio (a propósito testei no PC e o cartão está ok);
_ Tentei voltar para o cartão 256MB e continua o mesmo problema;
Você comentou que no cartão SD tem que ter também o arquivo gmapprom.img dentro da pasta garmin ? Sei que você também tem um NUVI 765T (você havia comentado em outro post que estava chegando o seu). Então qual é a exata estrutura de pastas e arquivo que tem no seu cartão. Li num outro post que tinha que formatar como FAT32 e já fiz isso sem sucesso.
Obrigado !
Valdenir Daniel Cavalheiro (Garmin nuvi 765T)
Colaborador do Projeto Tracksource
Thundercel
Fundador
Fundador

Valdenir,

também tenho um 765T. Na verdade tenho 4 (255W, 760, 765T e 885T).

Somente os de série 1XXX aceitam no Cartão mapas em formato IMG de qualquer nome. Os nossos, de série inferior a 1xxx, só aceitam mapa no cartão de nome gmapsupp.

Todos aceitam também no cartão POIs personalizados, em formato GPI e dentro da pasta POI.

Lembro que no cartão o gmapsupp.img deve ficar em uma pasta de nome Garmin. Se existir pasta poi essa deve ficar dentro da pasta Garmin.

Não me lembro ter comentado que no cartão tem de ter gmapprom uma vez que o sistema só reconhece esse nome se o arquivo estiver na memoria interna e não no cartão.

Já pequei alguns cartões aparentemente perfeitos, mas não reconhecidos pelo GPS. Sugiro que faça o teste com outro cartão.

Por fim, mesmo sabendo que ajuda nos mapas do Paraná, não recomendo ficar colocando e retirando o TRC-PR na memoria interna. Por alguma razão ainda desconhecida já vi GPS travando no meio da trasnferência e depois impedindo de deletar o arquivo corrompido.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
fujita
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por fujita »

Valdenir,

já vi relatos de casos em que ocorre este travamento quando existe o mesmo mapa simultaneamente no aparelho e no SD. Como no IMGzão já tem o TRC-BR, pode ser o caso de estar conflitando com o TRC-PR.

[]s
valdenirdaniel
Usuario 0
Usuario 0

Caros,
Acho que vou mesmo testar outros cartões futuramente para ver o que ocorre.
Adotarei a seguinte solução enquanto isso não ocorre:
1. Tem uma ótima dica do Marcio em outro post onde sugere retirar o CN USA (que ocupa 1.5 Gb !!) da memória principal (2Gb) (além de outras limpezas gerais), já retirei;
2. Assim jogo o imgZÃO na memória principal (+-650mb) e ainda fica muito espaço livre para agilizar o GPS;
3. Vou jogar só músicas e audiobooks no cartão para ouvir nos engarrafamentos pois tenho todos os mapas que preciso na memória principal;

Muito obrigado pela ajuda pessoal !
fujita
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por fujita »

O único inconveniente é ficar manipulando com frequencia a memória interna do aparelho. O TRC-BR tem atualização mensal e o Autoguia a cada 20 dias, então tenho atualizado este IMGzão (gostei do nome, uns chamam de pacotão) duas vezes por mes... talvez o melhor cenário seria deixar o CNBR que não é atualizado tão frequentemente na memória interna e deixar o TRC e Autoguia no SD.
Thundercel
Fundador
Fundador

Fugita,
na minha opinião você está corretíssimo e ainda coloco mais um complicador nisso tudo.

Segundo entendi:
jogando só o TRC-PR via MAPSOURCE na memória principal pois é meu uso diário
Se for levar ao pé da letra e desejar estar com o TRC-PR super atualizado basta fazer o download dele [Link externo oculto para visitantes]

Olhando rapidamente esse link identifico que o TRC-PR teve sua ultima atualização HOJE (2010-08-04 09:20:00).

Para que tenham idéia os TRC Estaduais ( não os resgatados do TRC Brasil) tem atualização constante e isso depende do trabalho dos desenvolvedores dos municipios do estado. Na medida que um mapa de um municipio do estado é enviado para compilação o TRC do estado é todo atualizado.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

valdenirdaniel
2. Assim jogo o imgZÃO na memória principal (+-650mb) e ainda fica muito espaço livre para agilizar o GPS;
Pela experiência que tenho, não aconselho de forma alguma você fazer isso.
Primeiro porque ficar mexendo na memória interna é um tanto arriscado, pois qualquer arquivo adicionado que esteja corrompido na mesma, causa o travamento do GPS. (geralmente ele fica em looping, resetando toda hora)
E segundo porque o tal imgZÃO é um arquivo com os mapas unidos pelo gmaptool, e por diversas vezes esses arquivos quando são unidos ficam com sua estrutura modificada e é muito fácil de dar problema.
Se eu fosse você, deixava somente o CNBR na memória e o restante colocava no cartão.
Pergunte pro pessoal que já teve problemas com o gps o porque aconteceu o problema. Geralmente a resposta vai ser: por ter colocado arquivos na memória interna.
Abraço
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
valdenirdaniel
Usuario 0
Usuario 0

Beleza pessoal, :D
Vou evitar manipular constantemente a memória interna. É que, no momento, não estou conseguindo usar o meu cartão. Inclusive acho que tenho uma pista do motivo do problema:
Na verdade é um cartão MiniSD com adaptador que estou usando. Quando disse que testei o tal cartão, isso foi sem o adaptador no PC :oops:. Fiz novo teste usando o adaptador e não consegui ler no PC, o que me leva a acreditar que o problema é com o adaptador.
Acho que, para evitar esse tipo de problema, vou comprar um VERDADEIRO cartão SD. Daí vou seguir o conselho do pessoal:
_ CNBR na memória principal (atualização anual);
_ TrackSource no cartão SD.
Obs.: Não gostei nada desse Autoguia (Ruas com nomes abreviados dificultado a pronúncia da Raquel, poucos WAYPOINTS em Curitiba e região, e visualização bem ruim), mas a idéia era testar para ver o que melhorar no projeto.
Alguém sabe como "quebrar" o IMGzão nos três que eu citei ? Sei que dá para juntar usando o MapTool mas será que dá para separar os três mapas ?
Abraços
Thundercel
Fundador
Fundador

valdenir,

fui obrigado a enviar meu nuvi 765T semana passada para a Garmin recuperar porque, mesmo conhecendo todos os procedimentos não consegui recuperar o aparelho por possivel corrompimento da memoria interna dele. A memoria flash estava boa.

Usava eu em meus nuvis o CNBR e o TRC na memoria interna e o AutoGuia no cartão. O AutoGuia no cartão porque é esse o que tem menor periodicidade de atualização (20 dias).

Depois da experiência com o 765T só uso mapas no cartão.

Venho mantendo contato com o pessoal da Multispectral e esses já estão cientes dos problemas acarretados pelo uso indiscriminado de abreviaturas nos nomes das vias no mapa AutoGuia. Se prontificaram a corrigir isso.

Mesmo com o inconveniente das abreviaturas o AutoGuia já em muito superou seus concorrentes em algumas regiões do Brasil e algumas cidades só ele as tem mapeadas. Isso justifica mante-lo no aparelho para qualquer necessidade.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
valdenirdaniel
Usuario 0
Usuario 0

Caro Marcio,
Agora você me assustou mesmo ! Vou comprar um cartão ONTEM para colocar tudo que puder nele.
Sobre o autoguia, foi só um teste preliminar já que faz pouco tempo que estou usando, e ainda não viajei com ele.
Nessas férias fui de Curitiba a Serra Gaúcha e, usando TRC-PR + TRC-SC + TRC-RS, tive várias mensagens de "Não foi possível calcular a rota". Mas acho que o problema ocorreu porque eu não usei o TRC-BR (eu quis os mapas mais atualizados e os estaduais sempre são os mais recentes) e o GPS (pelo menos o nuvi 765T) tem dificuldades de unir mapas separados numa única rota (mesmo selecionando os três na configuração). Cheguei a essa conclusão pois, sempre que cruzava uma fronteira estadual, o GPS travava ou perdia a rota.
Também notei que, principalmente em Santa Catarina, não estão traçadas várias cidadezinhas no caminho da BR-116. Daí fui no projeto Tracksource para pegar algumas para desenvolver. A dificuldade é que uso o Google maps e a imagem de satélite está ruim nessa região e não tem nomes de ruas ainda. Eu teria de conseguir um mapa de prefeitura e por aí vai.
Thundercel
Fundador
Fundador

Valdenir,
também desenvolvo mapas para o TrackSource há mais de 1 ano e aprendi muito fazendo isso. Não contei, mas acredito que desenvolvo uns 25 municípios, em sua grande maioria no RJ.

Tenho 4 nuvis porque em campo testo mapas simultaneamente. Alem dos 3 mapas do Brasil testo também o TRC Estadual de onde estou rodando.

Muitos podem perguntar porque não testo os mapas simulando rotas no MapSource e respondo que a sensibilidade do MapSource é diferente da sensibilidade do navegador. Isso tem sentido ja que os processadores que executam a tarefa são bem diferentes em termos de velocidade.

Não culpe seu 765T. Ele é um excelente aparelho e não é só com ele que ocorre problemas de roteamento.

Usando os TRC Estaduais a rota em cruzamento de alguns estados não se completa e aparece aquela famosa mensagem de impossibilidade de calculo de rota. Fomos buscar respostas para isso e concluímos que o algoritmo Garmin é bastante sensivel a fragmentação de mapa. Ele já é sensivel navegando no mesmo estado onde o mapa estadual é fragmentado em mapas municipais. Imagine isso envolvendo mais de um estado. Se desejar anular esse problema selecione seu GPS para calcular rota pelo caminho mais curto. Nessa função o algoritmo tem menos trabalho e não fica tão sensivel a fragmentação como no modo caminho mais rapido.

Atenção! Só se deve utilizar essa configuração de caminho mais curto quando em viagem interestadual. Em cidades deve-se usar a função caminho mais rapido porque com ela não teremos surpresas de roteamento por dentro de áreas não recomendáveis e perigosas.

Lembro que a imagem satelite do Google Maps não é a mesma imagem satélite do Google Earthy. Tudo é Google, mas já experimentei a imagem satelite no Earthy atualizada para a cidade de Campos dos Goytacazes - RJ e no Maps não.

Lembro ainda que o nome da rua é importante, porém de maior importância é a rua propriamente dita. Se essa não estiver desenhada não teremos roteamento no local. Priorizo o desenho da rua mesmo que não encontre referência do nome dela.

[]s
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Nubem Medeiros
Usuario 0
Usuario 0

Re: Arquivos Cartao SD

Mensagem por Nubem Medeiros »

Thundercel Fundador
Minha esperança. Ainda sem foto, pois recém sou usuário, peço ajuda.
Meu Garmin Nüvi 256W não ê o SD, embora ele tenha todos os dados de que necessito.
O SD é bem-lido quando enfiado no leitor de cartões do micro. Chego acessar meus mapas (via cartão enfiado) usando GMAPTOOL, e o windows reconhece a existência do cartão quando ele está enfiado no GPS, só que diz "insira um disco na unidade F".
Desconfio (desconfio, eu disse) que é porque NA MEMÓRIA INTERNA há uma pasta de nome GARMIN, onde estão meus mapas. Será isso? Desde já, agradeço.
Responder