lortiz escreveu: 28 Mar 2021, 18:47
Eu vou de carro 4x4 e pretendo achar umas lagunas meio perdidas lá para os lados do Paso San Francisco... Vamos em 3 veículos e estamos levando localizadores GPS com socorro e rastreamento, e todo o necessário para se fazer uma expedição segura. Para esses trechos "menos conhecidos" eu não estou esperando muito dos mapas do GPS Garmin não. Quero eles, como disse, mais para traçar o roteiro de viagem com as pernoites e abastecimentos. Claro que se houver um mapa que cubra todo o percurso, seria excelente!
Acho q vc esta com um pouco de sorte porque eu conheço a regiao do Paso San Francisco, Ojos del Salado, Pisis, montanhas que ficam na região e já fiz vários trajetos de 4x4 por lá. Um lugar espetacular em termos de paisagem e desafios 4x4. Um roteiro q recomendo é ir até a base do monte Pisis, pelo q me lembro esta a uns 4.700m, na época fiz com uma Defender 110..
Tem um trajeto 4x4 q eu nao fiz, mas adoraria fazer, q é uma rota, dura, que sai das proximidades do Paso San Francisco e segue para o Salar de Antofalla, esse que fiz mas por outra rota mais ao norte. Esplendido também e bastante desafiador. Esse salar tem mais ou menos uns 140km de extensao, por nao mais de 10km de largura e é rodeado por altas montanhas. Tem ruinas arqueológicas pré-incaicas por lá e uma pequena vila do mesmo nome mais ou menos no meio do salar. Nao tem estrada é tudo off road pelas bordas do salar.. Desse povoado sai um caminho em direçao ao Salar de Alizaro, outro que vale a pena conhecer. Do Antofalla, proximo a vila, tem caminho para outro povoado, Antofogasta de la Sierra. O legal desse lugar é que tem muitos vulcoes (negros) que dá para subir, lagunas e muitas ruinas pre-incaicas. Um pouco mais ao norte tem o Salar del Hombre Muerto, esse e nao conheço. Mas sei que existe um trajeto 4x4 dele para El Penón, outro pequeno povoado mais al sul, regiao maravilhosa.. Mais ao norte, em direçao a San Antonio de Los Cobres nao gostei, o altiplano é chapado e as montanhas distantes, o povoado é horrivel rsrs.. Em outra oportunidade fiz um grande roteiro pelo antiplando, a partir da Bolívia, descendo mas pelo lado do Chile, nao gostei tambem: muito árido (fica ao lado do Atacama, deserto mais seco do mundo), e o visual pobre de montanhas. O lado argentino é infinitamente mais bonito e selvagem.
Um detalhe absolutamente fundamental é a altitude e o frio: voces estarão andando sempre acima dos 4.000 metros, ar super seco e temperaturas muito abaixo de zero TODAS as noites. Então tem que ir muitissimo bem preparado, isto é, levar bastante combustivel e comida, nem pense em se abastecer por lá, deve ser complicado conseguir combustivel.. Esses povoados sao super isolados, qdo eu fui nem posto tinha, tive q conseguir diesel na prefeitura de Antofogasta, depois de chorar bastante rsrs.. Outra coisa, muitos dos trajetos são em rippio (cascalho) e areia, em uma grande parte formado de pedras vulcanicas vítreas, que furam pneu com facilidade. Já havia sido alertado qdo fui e nao deu outra, furou um pneu e perdi totalmente outro. Minimo 2 estepes e ferramentas para reparar independente de borracheiro. Barraca para alta montanha (para frio e q suportam fortes ventos, neve..), colchonetes idem e sacos de dormir para temperaturas de -20 graus Celcius é recomendavel.. O gas para cozinhar deve ser propano, pois o butano que usamos por aqui congela e nao sai nada qdo esta muito frio. Tem que utilizar um anti congelante no diesel, mas isso voce consegue em cidadezinhas antes de subir ao altiplano, como Tinogasta, Fiambalá, Belém.. Igualmente tem q utilizar um EXCELENTE e certificado anti-congelante para o sistema de refrigeraçao senão a agua congela nas tubulaçoes e estoura tudo.. super cuidado nessa área. Outro "detalhe" absolutamente fundamental: nao vá no inverno de forma alguma. O frio é absurdo, se voces nao estiverem super bem equipados se ferram no pior sentido. A primeira vez que estive lá foi no inverno, um erro fatal. A intençao era subir o Ojos del Salado (2o. maior pico do hemisfério sul), que fica do lado do Chile, acessivel um pouco depois da fronteira pelo Paso San Francisco. Ocorre que qdo fui simplesmente nao havia manutençao da estrada e a neve ia se acumulando e com o frio absurdo devido a altitude nao derrete. Chegando no Paso foi impossível passar logo a partir do trecho de subida do lado argentino, depois da policia de fronteira. Na parte alta, o acumulo de neve pode atingir vários metros. Já peguei nevada por lá no verão. Por sinal, o Paso ficava fechado no inverno, nao tinha viva alma no posto fronteiriço e desde Fiambalá nao vimos uma unica pessoa, ou carro, no trajeto. Hoje deve estar menos pior, voce pode pegar informaçoes. Tenho um contato em Fiambalá, Johnson, que conhece tudo por lá e dá um super suporte para montanhistas e aventureiros, se quiser te passo. Outro item importante: o mal de altitude. Antes de chegar aos 4.000m e acima, voces devem ficar alguns dias em altitude intermediarias para aclimataçao. Se forem direto para essa altitude poderao passar muito mal, incluindo ter embolia pulmonar ou cerebral que pode levar a morte, entao muito cuidado com a aclimataçao.. Como pode se ver é esquema de expediçao no sentido mais completo, tudo tem q ser muito bem planejado.
Agora o mais importante: o melhor mapa de 4x4 que existe da Argentina, é o Viajeros4x4. O mapa tem curvas de nível e inumeras rotas 4x4 com legenda de gradaçoes. A desvantagem é que nao é um mapa roteável, mas é uma preciosidade, nao tem igual e é gratuito. Outro ótimo mapa, todos para Garmin, é o Mapear Argentino, roteavel, bem completo, um mapa tradicional. Obviamente nao tem caminhos 4x4, ou se tiver deve ser raridade. Outra alternativa é o mapa de construçao coletiva Open Street Map (OSM), veja os links abaixo. Outro seria o City Navigator da Garmin, o menos recomendável por priorizar mais as regioes populosas.
Viajeros4x4:
[Link externo oculto para visitantes]
*estava vendo agora no site que eles tem versao para app de celular, no caso o Oruxmaps, um app excelente, o melhor e mais completo q conheço. O bom de celular é ter tela grande e fluidez na manipulaçao do mapa, devido aos processadores rápidos q os de gps dedicados.
Mapear Argentino:
[Link externo oculto para visitantes]
*gratuito, mas tem que se cadastrar no site
Maps OSM:
[Link externo oculto para visitantes]
obs: mais fácil baixar o mapa Cocar America do Sul, é a mesma base, com atualizaçao a cada 30 dias
viewtopic.php?f=213&t=10868
ps.: entre outras vantagens, os mapas da Garmin podem ser usados no computador para o planejamento de rotas, etc.. No caso utilize o Basecamp, programa gratuito da Garmin..