Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin Zumo

Forum de Mapas para Garmin
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin Zumo

Mensagem por MOSCA »

Amigos, montei um planejamento de viagem de 3 dias no basecamp utilizando o mapa COCAR BR v18.05. Visualizando o planejamento através do basecamp está tudo perfeito, o problema começa ao importar esse planejamento para o meu Garmin Zumo 595, ele bagunça tudo. Veja a ilustração abaixo:

Esse é o mapa completo traçado no basecamp
[Link externo oculto para visitantes]

Esse é o trecho que no basecamp está montado corretamente
[Link externo oculto para visitantes]

Evidencia do planejamento com os horários e kilometragem corretos
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]

Mapa todo bagunçado ao visualizar o planejamento no basecamp depois de ter importado para o GPS
[Link externo oculto para visitantes]

Fotos tiradas do gps com o planejamento importado, kilometragem total errada, horario errado e o planejamento bagunçado
[Link externo oculto para visitantes] [Link externo oculto para visitantes]

Estaria eu fazendo algo errado? Seria algum bug? Ou isso é esperado? Pois fiz um outro planejamento aleatório para outro lugar e acontece a mesma coisa. Alguém tem idéia do que possa ser?
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por Angelone »

O primeiro problema ao passar rota do PC para o gps é que este ultimo sempre irá recalcula-la de acordo com que esta configurado. Pior ainda quando é uma rota (planejamento de trajeto) que tem somente 2 pontos: partida e chegada. Para se evitar esse indesejável recalculo, quanto mais pontos de rota que inviabilizem alternativas de calculo, maior a chance da rota nao ser alterada. É fundamental também que as configuraçoes de calculo de rota estejam identicas no Basecamp e no gps.
Além disso, recomenda-se que o planejamento da rota no computador seja feita com um mapa original Garmin, cujos códigos e comandos internos serão plenamente reconhecidos pelo gps Garmin. Mapas de terceiros como os OSM (Cocar) e outros, tem codigos que seguramente nao serão reconhecidos pelo gps, dai poder gerar inconsistências. De qualquer forma, caso a opçao seja um mapa de terceiro, capriche no mumero de pontos de rota, como indicado acima, dessa forma é boa a chance da rota nao ser modificada no gps. Por fim, antes da viagem confira tudo muito bem na simulaçao da rota, para nao ter surpresas desagradáveis..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por MOSCA »

Obrigado Angelone, ontem eu estive em um evento em campos de jordão e por coincidencia tinha um estande da Garmin. Conversando com o vendedor ele disse algo semelhante ao que voce falou, pode haver configurações diferentes entre o basecamp e o meu GPS, só que eu não mencionei pra ele que estava usando mapas não oficiais rs. De qualquer forma agora estou com o mapa oficial da Garmin no GPS e vou refazer essa rota usando ele e batendo as configurações pra ver se não ficou nada de errado. Se mesmo assim não der certo vou acionar o suporte da garmin pra ver se eles me ajudam.

Obrigado por enquanto
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por MOSCA »

Acabei de refazer todo o planejamento usando o mapa oficial da garmin, infelizmente da o mesmo problema. Dei uma olhada nas configurações do GPS e basecamp e estão da mesma forma, então infelizmente não era o problema do mapa.

Só me resta fazer 2 coisas, ligar no suporte da garmin e pedir ajuda e testar esse mesmo planejamento em outro garmin
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por Angelone »

MOSCA escreveu:Acabei de refazer todo o planejamento usando o mapa oficial da garmin, infelizmente da o mesmo problema. Dei uma olhada nas configurações do GPS e basecamp e estão da mesma forma, então infelizmente não era o problema do mapa.

Só me resta fazer 2 coisas, ligar no suporte da garmin e pedir ajuda e testar esse mesmo planejamento em outro garmin
Voce tentou colocando inumeros pontos de rota que impossibilitem o recalculo por outro caminho? Em vias urbanas é uma tarefa ardua, mas em estradas é tranquilo, apesar de haver um limite do numero de pontos por rota. O padrão, obviamente, são 2 pontos: inicio e chegada, mas o limite gira em torno de 500 a 1000 pontos, mal me engano, dependendo do gps.
O fato da sua tentativa nao ter dado certo nao implica, necessariamente, que nao seja problema com o mapa também..
E quanto a recorrer ao suporte da Garmin, eu recomendo o dos Estados Unidos ou Portugal. O do Brasil é bem fraquinho..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por MOSCA »

Ola Angelone, eu tentei colocando alguns pontos, mas não muitos, infelizmente não surtiu efeito, pior que isso da o maior trabalho, ter que ficar montando e importando para o gps toda hora. Essa semana vou recorrer ao suporte da garmin mesmo do brasil, meu ingles não é dos melhores.

Uma outra coisa que vou tentar fazer é montar o mesmo planejamento só que direto do gps, e não do basecamp. Da trabalho, mas vamos ver se o problema resolve
Angelone
Administrador
Administrador
Mensagens: 1789
Registrado em: 11 Abr 2011, 13:46

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por Angelone »

Um detalhe, não custa lembrar: deixe habilitado somente 1mapa, senão fatalmente ocorrerão conflitos no roteamento..
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por MOSCA »

Ola Angelone, deixo apenas um mapa mesmo. Agora de manha eu montei do zero o planejamento direto do GPS utilizando o planejador de viagem. Pra minha surpresa não ficou nem um erro no mapa, detalhe, usei os mesmos POIS que criei através do base camp como referencia.

Então tem alguma coisa errada na hora de exportar. Ainda não liguei no suporte da garmin, mas queria fazer esse teste direto do gps antes pra ter certeza.

Ainda falta eu fazer um teste enviando o meu planejamento pra outro garmin e testando pra ver se da o mesmo erro.
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por hctomio »

Mosca, vc fez o planejamento usando o mapa da Cocar ou o oficial da Here?

O compilador usado para os mapas da Cocar (mkgmap) é atualizado frequentemente. Alguma dessas atualizações pode ter corrigido algum bug.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por MOSCA »

olá hctomio, mas o problema acontece com o mapa oficial do garmin também. Depois que postei aqui fiz vários testes para tentar isolar o problema até esse ultimo aonde posso ter certeza que é algo no momento da exportação, e não nos mapas
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por MOSCA »

Senhores, infelizmente continuo sem solução.

Recentemente mandei o arquivo GPX para um amigo que tem um zumo 395 e no gps dele apareceu perfeitamente.
Hoje de manha liguei no suporte da garmin e eles ensinam o arroz com feijão.. resetar de fabrica. Resetei, reinstalei os softwares do garmin e ainda assim o problema persiste.

A solução que o atendente da garmin passou é abrir um RMA, mas infelizmente não posso fazer isso já que meu mapa não é oficial e eles não vão dar assistencia.
Pior que não encontro ninguém que tenha o 595 para testar
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por hctomio »

Vc já tentou criar um roteiro gpx com outro programa para ver se o problema persiste?
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por MOSCA »

Ola hctomio, eu ainda estou pra fazer mais alguns testes até encontrar alguma possível solução.... um dos testes está incluso testar o basecamp em uma plataforma windows por ser um pouco diferente (estou usando atualmente em um mac) e também criar a rota através de algum sistema (como o google maps) e gerar um arquivo gpx a partir daí e torcer para dar certo.

A Harley possui um sistema de criação de rotas aonde posso gerar um arquivo gpx, vou tentar a partir dele: [Link externo oculto para visitantes]
Avatar do usuário
MOSCA
Usuario 0
Usuario 0
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Jan 2009, 23:00

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por MOSCA »

Amigos, parece que finalmente entendi o problema... a forma como eu estava criando minhas rotas através do planejador de viagens do basecamp por algum motivo fazia com que minha rota ao exportar para o zumo 595 ficasse bagunçada, mas se eu uso outro método de criar as rotas sem ser através do "planejador de viagens" ele funciona.

Por enquanto continuarei assim... valeu
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Moderador
Mensagens: 143
Registrado em: 17 Mai 2013, 20:14

Re: Planejamento bagunçado exportando via basecamp - Garmin

Mensagem por hctomio »

ótima notícia Mosca.

Se quiser experimentar, existem diversos sites que fazem rotas e exportam para gpx, usando dados do Openstreetmap:
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]
[Link externo oculto para visitantes]

Inclusive tem um que diz que é para motos, levando em consideração as curvas, podendo escolher traçados com mais ou menos curvas:
[Link externo oculto para visitantes]
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Responder