Problema: Valores de Pedágios x TourGuide x PoiLoader

Forum do Software de Navegação Garmin
Responder
hctomio
Moderador
Moderador

Problema: Valores de Pedágios x TourGuide x PoiLoader

Mensagem por hctomio »

Inspirado numa funcionalidade do gps iGO, tentei criar um alerta visual com os valores de pedágio para o gps Garmin.

Ao se aproximar da praça de pedágio (+/- 1 Km), seria exibido na tela do gps Garmin, os valores do pedágio.

Os valores dos pedágios são obtidos do Openstreetmap, através de uma consulta pelo Overpass ([Link externo oculto para visitantes]):
[Link externo oculto para visitantes]

Através dela, obtenho o dados de longitude, latitude, valores do pedágio e alguns outros dados.

Copiei e colei no excel, ajustei os textos através de localizar/substituir e obtive uma tabela em csv:

Esta tabela está preparada para usar no PoiLoader, na sequencia: longitude, latitude e name (no "name" tem os valores de pedágio).

Desta forma, o gps informa numa label, os valores do pedágio.

Em testes com o simulador de gps (gps desligado/uso interno), não obtive bons resultados.

Testei ainda, configurando o arquivo .csv nos formatos:
- longitude, latitude, name, description (no "description" tem os valores de pedágio)
- longitude, latitude, name, comment (no "comment" tem os valores de pedágio)

Foi utilizada a função TourGuide (na compilação no PoiLoader), para criar o arquivo .gpi e exibir na tela a informação do pedágio.

Os testes foram feitos em um garmin 2580 e um garmin driveassist50.

Posso dizer que funcionou, mas os resultados não foram práticos. Embora a informação sempre esteve presente.
Ora o texto ficou muito pequeno na label, ora exibido muito rápido na tela (talvez pq estava no modo desligado?), ora precisava clicar sobre o alerta para exibir a informação.

O problema pode ser devido aos modelos de gps utilizados, a resolução da tela dos mesmos, os testes feitos no modo "uso interno", o uso de arquivo csv invés de gpx,...

Descrevo aqui minhas tentativas neste projeto, na esperança que a experiência e os conhecimentos de vcs possam ajudar a corrigir os problemas e possamos juntos criar uma funcionalidade extra aos nossos gps Garmin, para todas as pessoas da Comunidade.

Resultado usando o TourGuide em um nuvi 2580tv:

Imagem
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Thundercel
Fundador
Fundador

Re: Problema: Valores de Pedágios x TourGuide x PoiLoader

Mensagem por Thundercel »

Veja se ajuda:

Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
hctomio
Moderador
Moderador

Re: Problema: Valores de Pedágios x TourGuide x PoiLoader

Mensagem por hctomio »

Obrigado Thundercel.

Sim, essas informações ajudam. Mas a Garmin detalhou pouco.

Achei mais alguns sites que tem alguma informação:

Talvez o problema podem ser os modelos de gps que estou usando para testes, mas é apenas um palpite.
Outra hipotese é abandonar o sistema de TourGuide e tentar compilar como alerta de proximidade. Esse teste ainda não fiz.

A idéia era montar um alerta que ao clicar, abrisse uma tela com as informações do pedágio, tipo:

Imagem

Imagem
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin: nuvi 50, Drive Assist 50 (mapas CocarDL)
Smartphone (mapas OSM): Osmand, Maps.Me
Responder