nuvi 205w transformado em 465 - Aceita entrada ROTAS/ROUTE

Forum do Software de Navegação Garmin
narbow
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por narbow »

Pessoal, Feliz ano novo!!

Tenho um Nuvi 255W, e ainda não sei qual é o HWID dele (irei checar de noite). Mas mesmo assim fiquei com uma dúvida:

O que exatamente faz essa função de traçar rotas (deste firmware em questão?) Com ela, seria possível enviar ao GPS apenas e tão somente a rota que irei fazer, e me guiar por ela?

Sei que meu Nuvi não tem a função de Trackback (o que é uma pena), mas aparentemente, a capacidade de traçar rotas previamente e importá-las no Nuvi parece que resolveria em parte a falta do trackback, certo? Ou estou redondamente enganado?

Agradeço a ajuda!! :) :) :)

Grande abraço a todos,
narbow
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por narbow »

narbow escreveu:Pessoal, Feliz ano novo!!

Tenho um Nuvi 255W, e ainda não sei qual é o HWID dele (irei checar de noite). Mas mesmo assim fiquei com uma dúvida:

O que exatamente faz essa função de traçar rotas (deste firmware em questão?) Com ela, seria possível enviar ao GPS apenas e tão somente a rota que irei fazer, e me guiar por ela?

Sei que meu Nuvi não tem a função de Trackback (o que é uma pena), mas aparentemente, a capacidade de traçar rotas previamente e importá-las no Nuvi parece que resolveria em parte a falta do trackback, certo? Ou estou redondamente enganado?

Agradeço a ajuda!! :) :) :)

Grande abraço a todos,
Confirmando... O HWID do meu Nuvi é o 827. Hoje fui checar atualizações no site da Garmin, e vi que ele avisou que há disponível uma atualização de software para meu modelo. Se fizer essa atualização, ela pode alterar o HWID dele?

Gostaria ainda de uma resposta para minha pergunta anterior. A possibilidade de traçar rotas com o firmware (assunto deste tópico) poderia me ajudar a seguir visualmente um caminho previamente montado por mim no PC (mesmo que meu Nuvi não tenha o Trackback)?

Obrigado pela a ajuda e um abraço,
narbow
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por narbow »

Então...

Tentei fazer o update de firmware seguindo os passos da primeira página, mas quando arrastei o arquivo *.rgn sobre o updater.exe, obtive uma mensagem de erro, dizendo que o dispositivo não estava respondendo. O estranho é que fiz tudo como na descrição do primeiro post (entrei no modo de coordenadas pressionando o simbolo da bateria por 10 segundos, depois conectei o cabo usb nele e no PC, depois arrastei o *.rgn sobre o updater, selecionei a porta de comunicação de USB ao invés da porta serial COM1, e cliquei em OK)

E confirmei também que o HWID dele é o 827. Ahhh.. e tentei com as duas versões de *.rgn do post original, sempre obtendo os mesmos resultados.

Alguma dica de algo que fiz errado ou não fiz?

Obrigado!

Edit: Outra coisa que fiz foi dar um hard reset nele e tentar novamente, mas de nada adiantou... :cry:
narbow
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por narbow »

Pessoal,

Fiz a atualização do software para a versão 7.10, e continuei com o HWID 827, conforme o programa GTtoWin informou:

nüvi 255W Software Version 7.10 ID: 827
Unit ID: XXXXXXXXX; USB Comm via Bulk Pipe
VERBMAP None
VERSMAP None
VERTZMAP Time Zone Map 6.00
VERAUD Audio Missing Raquel 1.10
VERSPLSCRN -15 4.3" Splash Screen, TTS + Traffic 2.00
VERSMAP1 City Navigator Brazil 2010.30 0.00

Mas sempre que tento atualizar o firmware via procedimentos do primeiro post, recebo o mesmo erro de sempre.

E agora tem uma pasta no Nuvi chamada Debug, contendo um arquivo chamado GarminError.xls, com o seguinte conteúdo:

<xml>
- <Errors>
- <Model>
<PartNumber>006-B0827-00</PartNumber>
<SoftwareVersion>Software Version7.10</SoftwareVersion>
<Description>nüvi 255W</Description>
<PCB>nuvi 255W S2 P1 V6 2GB</PCB>
</Model>
<ID>XXXXXXXXXX</ID>
- <Map>
<PartNumber>006-F0057-01</PartNumber>
<FileName>gmapbmap.img</FileName>
<Version>0</Version>
</Map>
- <Map>
<PartNumber>006-D0322-03</PartNumber>
<FileName>gmapprom.img</FileName>
<Version>0</Version>
</Map>
- <Build>
- <ERR_RTL_TRAP>
<ErrorNumber>0x6e5d8002</ErrorNumber>
<Register>0x00c42170</Register>
<Register>0x0124054b</Register>
<Register>0x00105ea5</Register>
<Register>00000000</Register>
<Time>20:55:07</Time>
<Date>2011-01-03</Date>
<SoftwareVersion>Software Version 5.10</SoftwareVersion>
</ERR_RTL_TRAP>
</Build>
</Errors>

Reparem em verde o HWID 827, e em vermelho o erro que encontrei, mas não sei o que ele significa. Alguém poderia ajudar?

Abraços,
narbow
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por narbow »

Nova informação sobre a minha atualização (desculpem tantos emails, mas é que gostaria de resolver isso ainda esta semana).

Finalmente consegui rodar até o final a atualização de firmware no meu Nuvi, e após receber a mensagem (em Polonês) onde supostamente ele avisa que o processo foi concluído - aquela igual ao do primeiro post, cliquei em OK e desconectei o cabo. Imediatamente o Nuvi mostrou sinais de atualização de software enquanto apresentava o logo da Garmim, e em dado momento indicou na parte inferior o modelo Nuvi 465, e depois passou a carregar os mapas.

Aí, ele reiniciou automaticamente, e voltou a apresentar o modelo Nuvi 255 na tela inicial, e tudo continua como antes.

Tentei fazer um update pelo Webupdater, mas ele indica que não há mais o que ser atualizado além de vozes, carros, etc (o software já é o mais atual - 7.10). Mesmo assim, pedi para ele atualizar novamente o firmware, instalando de novo o software 7.10, o que foi feito sem problemas, mas ainda sim nada mudou no Nuvi. Ele continua sem a opção de importar rotas, e indicando modelo 255 quando da inicialização.

Percebi que o Webupdater indica o modelo do Nuvi como sendo Série 2, e consequentemente ele busca softwares para tal modelo (é isso mesmo ou eu viajei?). Ele não deveria mostrar o modelo 465, procurando softwares para este modelo?

Por favor, alguma ajuda?

E a luta continua!!

Abraços,
Editado pela última vez por narbow em 04 Jan 2011, 13:30, em um total de 2 vezes.
narbow
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por narbow »

Bom senhores,

Depois de fuçar aqui e ali, finalmente resolvi o problema, e agora está tudo certinho com meu novo Nuvi 465T (Rsss...)

Precisei baixar do site da garmin o software para o Nuvi 465T, versão 3.10, e instalá-lo direto no GPS. Após isso, apaguei o arquivo GUPDATE.GCD da memória do Nuvi, já que ele estava corrompido por algum motivo, e finalmente rodei um Webupdater para atualizar o software para a versão 3.30.

Ainda não pude testar o upload das rotas que criei no PC de casa, mas pude traçar uma rota direto no GPS, e achei bem interessante essa função...

A única coisa que estranhei foi o fato do 465T ser voltado para caminhões (não esperava isso), mas não tenho problema algum com isso também!

Obrigado ao criador do tópico por dar os passos iniciais do processo de atualização. Sem esse tópico, eu jamais teria tido este idéia!!

Um abraço a todos, :D
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

narbow,
Poxa, não deu nem tempo de te responder... rs
Você deu bastante sorte de ter dado certo o firmware do 465 baixado diretamente do site da Garmin.
Isso porque ele é feito específicamente para os GPS 465T nativos, e o bootloader dele é diferente do usado nos 255W.
Quando você coloca um boot diferente do que é feito especificamente para um modelo, em outro modelo, pode gravar informações em regiões "erradas" da memória, e isso pode matar o gps de vez. (sem volta)
Agradeça a Deus que não ferrou seu nüvi de vez.
Outra coisa, verifique se com a atualização acima da 3.10, se ele não ta dando problemas no áudio. As versões modificadas por mim testadas acima da versão 3.10, quando o gps vai dar um alerta de radar junto com alguma instrução de rota ele encavala tudo. Fica parecido com um CD riscado.
Faça o teste. Coloque os alertas de radar e saia para dar uma volta com alguma rota que passe por um radar qualquer. Provavelmente ele vai encavalar. A solução é voltar e deixar a versão 3.10 do fw 465.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada). Por favor, postem no fórum.

[Link externo oculto para visitantes]
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
narbow
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por narbow »

Alexandre,

Não esquenta com o atraso na resposta... como gosto de fuçar acabei conseguindo resolver de outra forma (mesmo que contando com um pouco de sorte - hehehe)

Bem, quanto ao encavalamento de voz com os alertas de radar, não notei diferenças do que tinha antes da atualização. Quando ainda tinha o 255W, se estivesse ouvindo os avisos de radar, sempre que a Raquel precisasse dar alguma instrução de navegação, ela interrompia o aviso de radar onde quer que fosse. Assim que ela terminasse as instruções, o aviso de radar voltava de onde tinha parado (temperamental essa moça, não? - hehehehehe). E isso continua igualzinho depois da atualização. Nada mudou...

Porém, uma coisa que notei é que a Raquel passou a puxar o S com som de X, mesmo no meu mapa, que ainda é o CN2010.30 (ao contrário do que o Thunder comentou sobre a Raquel fazer isso a partir do CN2011.30). Eu ia atualizar o mapa essa semana, mas como mês que vem deve sair nova atualização do CN, acho que vou ficar mais este mês com o CN2010 mesmo...

Outra coisa: Sabe se é possível alterarmos o tipo de veículo na tela nesta versão 465? Tinha uns modelos bem bacanas antes no meu 255, e agora o 465 está com o famigerado triângulo azul...

De qualquer forma valeu pela a dica! Se tiver qualquer novidade por aqui eu posto!!

Abraço,
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Sorte sua que não ta dando o encavalamento aí com o seu...
A Raquel passou a puxar o S com som de X por conta do novo arquivo de voz (o .vpm). Isso não tem nada a ver com o mapa.
Quanto ao veículo, funciona sim, é só você colocar os personalizados na pasta Garmin\Vehicles. Só não coloque muitos senão da pau.
Abraço

Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

A Raquel está puxando o X somente no mapa CNBr. Se trocar para o TRC ou o AutoGuiia, identificar-a que isso não ocorre.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por mhfernandes »

olá amigos,

meu nuvi 205w é HWID 1092, será que tem como converter para o 0827?
narbow
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por narbow »

A não ser que o Alexandre e o Thunder me desmintam, acredito não ser possível mudar o ID de seu GPS.

HWID se refere ao ID do hardware (HardWareID). Isso já vem de fábrica, logo não há como ser alterado.

Abraço,
mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Caro narbow,

Muito obrigado pela explicação, então isso significa que meu NUVI 205W so presta para rotear.
acleite
Administrador
Administrador

Mensagem por acleite »

Thundercel
Depois vou fazer testes. Mas é estranho ela puxar o sotaque só no CNBr. Essa pra mim é nova, mas se você diz, acredito.

narbow
Você está correto.
Quando colocamos um firmware alterado no gps, ele até "muda" de hwid, mas na verdade, essa "mudança" é somente para ele fazer atualizações corretas pós-mudança. Na verdade, o que importa é o hwid original, que define as especificações/funções de cada mainboard.
Ou seja, tentar mudar de HWID para usar estes fws hackeados não adiantaria.
Talvez se fizéssemos um fw hackeado baseado nos 1091 (usando o bootloader deles e outras seções do outro) poderia ser que funcionasse. Mas isso é meio arriscado de testar. (e eu mesmo não tenho nenhum 1091 aqui pra fazer testes)

mhfernandes
Eu acho melhor você não arriscar. Com firmware não da pra ficar brincando muito se não souber o que se está fazendo.
Se, por exemplo, colocar um bootloader errado, pode ferrar ele duma vez, sem volta.

mhfernandes
Usuario 0
Usuario 0

Até bem que tenho um Map 60CSx pra gravar meus tracks e POIs, o jeito vai ser usar o 205W so pra viajar, mas uma coisa que observei é os tracks gravados na pasta GPX do 205W não são muito ruins, as linhas batem encima das ruas no mapSource, o prob são as curvas, tem de fazer a passo de tartaruga pra ficarem rasurável.

De qualquer forma fico muito grato pelos esclarecimentos em relação ao GPS 205W.
Responder