RENAULT MEDIA NAV

neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Re: RENAULT MEDIA NAV - DUSTER -

Mensagem por neodarkman »

olhem o esquema da entrada de vídeo :
[Link externo oculto para visitantes]

SE o MediaNav 1.0 tiver esse chip, em tese, ele tem a entrada da câmera de ré... então o problema seria de software, não hardware.

Agora o esquema do circuito que mede a temperatura..

UPDATE: esse circuito é interno ao MediaNav....
Editado pela última vez por neodarkman em 16 Ago 2014, 18:52, em um total de 1 vez.
primexs
Usuario 100
Usuario 100

Mensagem por primexs »

neodarkman escreveu:Esse menu oculto é o ó do borogodó.... pode destruir o medianav, ví em fóruns gringos pessoas que perderam o media mexendo aí...
Ainda acho melhor ver se há o camera.dll no windowsCE que veio nesses medianavs citados.... o meu tem.
A firmware 1.2... como uparia ela para um media nav 1.0?

O HW é a versão de hardware....
O SW é a versão do firmware.. (uma espécie de BIOS) do MediaNav
Na hora que fui colocar a imagem ele falou que não dava para estimar o tamanho... deu erro... :evil:

Então depois que olhei as imagens que os amigos postaram dos códigos das centrais, acredito que o que deve habilitar possa ser ou a Firmware original do 1.2 ou no menu oculto.
Tipo pegar a atualização original para um media nav 1.2 e colocar no 1.0... apesar que se os arquivos que o Leonardo postou forem de um media nav 1.2 está minha hipótese não funciona, pois já instalei os arquivo do Leonardo e não mudou nada, apesar que não tenho certeza se é a FW completa ou somente os mapa modificado...

Também possa ser algo no Windows CE, tipo a versão de Fw é apenas otimização do sistema que roda no Windows CE e o bloqueio esteja no sistema nativo.

Cara me fala uma coisa, quando instala o menav rus, ele continua normal, tipo só ativa depois de inserir a licença? Pois, no meu instalei e ele continua normal, apenas na hora que verifico a versão ele aparece menav rus e não abre o gps!... mas não tem diferença nenhuma para o original!

Outra coisa que seria interessante seria ligar a central com o 1.2 e o modo eco em um carro que não tenha tipo Duster e o sandero antigo e verificar se o modo eco para de funcionar ou não, com estas informações podemos definir se realmente é necessário um modulo a parte, pois aparentemente as informações do pc de bordo vem pelo conector pelo qual ligamos a câmera de ré e aparentemente todos são iguais...
Não nasci sabendo e morrerei aprendendo.....
primexs
Usuario 100
Usuario 100

Mensagem por primexs »

Cara minha imagem é a do link o meu veio com HW 1.6.3 e FW 4.0.2 em tese é superior a sua e deveria vir já desbloqueado, por isso acho que estas informações não dizem muita coisa em relação ao nosso problema.
Sobre o sensor de temperatura, pelo que andei olhando, mesmo sem ar digital ele mede temperatura, aliás a temperatura me parece ser externa e não interna...
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

primexs escreveu:Cara minha imagem é a do link o meu veio com HW 1.6.3 e FW 4.0.2 em tese é superior a sua e deveria vir já desbloqueado, por isso acho que estas informações não dizem muita coisa em relação ao nosso problema.
Sobre o sensor de temperatura, pelo que andei olhando, mesmo sem ar digital ele mede temperatura, aliás a temperatura me parece ser externa e não interna...
Diz sim.
Acabei de ver num fórum romeno que um cara lá( google tradutor....) não conseguiu habilitar a câmera... o HW dele é um dos primeiros (pelo menos foi o que entendi)
HW 1.0.5... ele comparou com o manual de serviço e... não tinha o chip de vídeo !!!! Por fora era igualzinho aos nossos medianavs... daí ele comprou no e-bay uma outra central...
wrlara
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por wrlara »

alguem tem o arquivo de voz do igo do skin portugues brasileiro?
primexs
Usuario 100
Usuario 100

Mensagem por primexs »

neodarkman escreveu:
primexs escreveu:Cara minha imagem é a do link o meu veio com HW 1.6.3 e FW 4.0.2 em tese é superior a sua e deveria vir já desbloqueado, por isso acho que estas informações não dizem muita coisa em relação ao nosso problema.
Diz sim.
Acabei de ver num fórum romeno que um cara lá( google tradutor....) não conseguiu habilitar a câmera... o HW dele é um dos primeiros (pelo menos foi o que entendi)
HW 1.0.5... ele comparou com o manual de serviço e... não tinha o chip de vídeo !!!! Por fora era igualzinho aos nossos medianavs... daí ele comprou no e-bay uma outra central...
Entendi... mas a minha é a HW 1.6.3 chegou ver na imagem?
Ah parece que nem todas as versão dos carro com media nav 1.2 tem medidor de temperatura, como você já tinha mencionado, acabei de ver num fórum espanhol....
O media nav do sandero é o mesmo da duster em resumo ele aceita câmera sim, só que pelo método do menav rus, que tem um botão no software para acionar, não entra sozinho...
Acredito que de para ativar no menu oculto, pois dá para ativar o modo eco por lá, também dá para ativar a temperatura... deve ser lá o segredo!
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Analisem o diagrama de blocos do MediaNav.

Dai vê-se que as funções do modo ECO² depende do módulo CAN que recebe via pinos 15 e 16 as informações de algum módulo externo no carro (ar digital?)
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Aqui:

https://translate.google.com.br/transla ... t=&act=url

parece que eles conseguiram, ativar a temperatura..... a tradução do google é um tanto tosca.
O chip que mencionei antes para temperatura, é interno ao medianav.... IC1201...

Uma curiosidade... no meu carro existem 2 sensores de temperatura.... um interno próximo à luz de cortesia (acredito que esse seja do ar digital) que é um mero NTC (ou PTC)... e um outro no retrovisor do lado direito (como havia no clio 2001 que tive, só que no clio era um NTC que se ligava diretamente no conector da "casinha" que havia sobre o painel). Creio que esse último, o do retorvisor, seja ligado na MCU do carro e via CAN a temperatura é enviada ao MediaNav.
primexs
Usuario 100
Usuario 100

Mensagem por primexs »

neodarkman escreveu:Aqui:

parece que eles conseguiram, ativar a temperatura..... a tradução do google é um tanto tosca.
O chip que mencionei antes para temperatura, é interno ao medianav.... IC1201...

Uma curiosidade... no meu carro existem 2 sensores de temperatura.... um interno próximo à luz de cortesia (acredito que esse seja do ar digital) que é um mero NTC (ou PTC)... e um outro no retrovisor do lado direito (como havia no clio 2001 que tive, só que no clio era um NTC que se ligava diretamente no conector da "casinha" que havia sobre o painel). Creio que esse último, o do retorvisor, seja ligado na MCU do carro e via CAN a temperatura é enviada ao MediaNav.
Ai ó está progredindo... hehehhehe já ativei o modo eco e a temperatura no meu.. da uma olhada
Imagem
Editado pela última vez por primexs em 16 Ago 2014, 13:53, em um total de 1 vez.
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

primexs escreveu:
neodarkman escreveu:Aqui:

Ai ó está progredindo... hehehhehe já ativei o modo eco e a temperatura no meu.. da uma olhada

cara tentei colocar a imagem, olha que aparece... Não foi possível determinar as dimensões da imagem.
Lá no photobucket clica no IMG do menu ao lado, ele copia o link...

Ah, redimensiona tuas imagens para 640x480 dá menos erros...

Bom, habilitou o ECO², né? Mas percebeu que não muda os valores?

Consumo médio, etc...

Pois é, o MediaNav recebe os valores da MCU do carro via barramento CAN. SE soubéssemos quais pinos da MCU vão para o MediaNav (pinos 15 e 16)...
ISSO se não tiver um outro módulo no meio do caminho....

Você viu o link que postei?
primexs
Usuario 100
Usuario 100

Mensagem por primexs »

sim estava lendo, também reparei que temn um monte de fio desligado debaixo do painel do carro... vou seguilos e ver se da no conector da central, pois parece que em termos de conector são iguais...
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Veja que para a câmera de ré ser funcional precisamos:

1- ter o hardware (fisicamente, chip, entradas etc.)
2- estar o software apto, ter o driver (camera.dll?)
3 - o S.O reconhecer a entrada de vídeo (entradas no registro que o menavrus parece fazer)
4 - ter a câmera ligada no MediaNav.

Para acionar automaticamente, deve-se ligar o pino 3 do conector traseiro (o mesmo onde se liga a câmera) no + 12VDC.

Vi em algum lugar que pode ligar esse pino (o 3 ) no 40 da UCH... que é o que vem da luz de ré... não tenho certeza se isso funciona...
Mas pode-se ligá-lo (o pino 3) no positivo da luz de ré... ou uma chave externa.

neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

wrlara escreveu:alguem tem o arquivo de voz do igo do skin portugues brasileiro?
tenta esse aqui:

dá uma olhada em http://blogdocaze.com.br/2011/09/17/dow ... -para-igo/
neodarkman
Usuario 300
Usuario 300

Ah... primexs eu instalei o menavrus mas nem rodei ele.... instalei e retornei para a 4.0.3 do Leonardo... o que sei sobre ele foi o que li nos fóruns...sobretudo o fórum russo. Na verdade quando li a parada da licença em euros €40 = +/- 100 dilmas e o site off eu desisti e já fui logo voltando ao 4.0.3...
wrlara
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por wrlara »

neodarkman escreveu:
wrlara escreveu:alguem tem o arquivo de voz do igo do skin portugues brasileiro?
tenta esse aqui:

dá uma olhada em http://blogdocaze.com.br/2011/09/17/dow ... -para-igo/
Obrigado mais uma vez.
Vou testar amanha e te falo.

Sobre a câmera de re, antes de funcionar naquele esquema eu estava testando o micommanager (certamente é o q gerencia a camera).
Nele mudei o comando satélite liguei e desliguei o eco e testei o botão LHD e X87. Na desfragmentação do upgrade exitem varias imagens de grade da câmera nessa pasta com nome x87.
Outra coisa e q o menavrus pede q antes de instalar VC deve atualizar o MediaNav para uma versão 4.0.1 ou superior para q todos os programas dele funcione.
Acho q para a câmera do colega funcionar falta algum detalhe.
Editado pela última vez por wrlara em 16 Ago 2014, 21:01, em um total de 1 vez.
Responder