Etrex_20 com problemas

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador

Re: Etrex_20 com problemas

Mensagem por Angelone »

Baixe desse link: [Link externo oculto para visitantes]
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
andrepanzetti
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por andrepanzetti »

Olá tenho um etrex 30 com o mesmo problema... porém uso MAC OS Lion, alguem tem arquivos de repositório que rodem no update do MAC?
Gurgelis
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Gurgelis »

Ola boa noite, o meu GPS é etrex 30, não consegui alterar o modo como estava. Já havia perdido um GPS desses, deste modo, ele não tinha garantia. Agora após 4 meses da compra de outro, estava alocando mapas e deu este problema novamente, mas agora tenho garantia. Gostaria de saber de voces, se sabem o pq este modelo dá estes problemas? e o que deve ser feito pra evitar?
Obrigado
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Ola, você tem q ser mais claro explicando o ocorrido. Travou na inicialização a partir da instalação de qual mapa? A causa ai deve ser o mapa corrompido. Recomenda-se sempre instalar os mapas no cartão SD, pois caso dêem problemas basta retira-lo. Qdo são instalados na memoria interna e estão corrompidos trava tudo, ai é necessário um firmware cure (provisório) para conseguir entrar em modo usb e apagar os arquivos/mapas problemáticos e depois reinstalar o firmware normal novamente. Aqui no forum tem o passo a passo dos procedimentos. Pesquise tópicos sobre etrex 20 e 30, mais ou menos recentes, q vc entendera como fazer..

confira aqui: viewtopic.php?f=210&t=7074
rmello
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por rmello »

Preciso de ajuda. Tenho um Garmin eTrex 20 com o último software 3.90, baixado do site da Garmin através do Garmin Express. Noto que agora o ponteiro de direção no menu Mapa fica sempre se movimentando mesmo o GPS estando imóvel, completamente em repouso...a linha azul do movimento fica fazendo umas rotas estranhas em torno do ponto fixo onde ele está....antes não acontecia isso. Ele permanecia parado e estático, quando movimentado mostrava o movimento. O ponteiro da bússola do GPS dentro do menu bússola também sumiu...
Será que meu GPS está com problemas?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

rmello escreveu:Preciso de ajuda. Tenho um Garmin eTrex 20 com o último software 3.90, baixado do site da Garmin através do Garmin Express. Noto que agora o ponteiro de direção no menu Mapa fica sempre se movimentando mesmo o GPS estando imóvel, completamente em repouso...a linha azul do movimento fica fazendo umas rotas estranhas em torno do ponto fixo onde ele está....antes não acontecia isso. Ele permanecia parado e estático, quando movimentado mostrava o movimento. O ponteiro da bússola do GPS dentro do menu bússola também sumiu...
Será que meu GPS está com problemas?
Uns esclarecimentos: o "ponteiro de direçao" representa a posiçao do usuário no mapa, em outros gps esse icone pode ser um carro, pessoa ou outro simbolo qualquer. A vantagem do icone triangulo é que ele aponta a direçao para qual o gps esta apontado, MAS, atenção: como o Etrex 20 nao tem bussola real (como o Etrex 30) a direçao só será corretamente indicada quando em movimento, pois a bussola e os pontos cardeais são representaçoes apenas, que provem de calculos de posicionamento em relaçao aos satélites sintonizados e nao por meios magneticos, como ocorre com a bussola e no caso de aparelhos eletronicos, magnetômetro. Por isso mesmo o icone que representa o Norte q aparece na tela, no canto superior esquerdo, só indicará a direçao correta qdo se estiver em movimento.
O que ocorre no seu exemplo é que o gps esta registrando em tracklog um movimento que nao há, e isso pode acontecer quando estamos em algum local sem vista direta do céu e onde há muitos reflexos de sinais de satélite , comum em centros urbanos com muitos edificios. Em locais abertos também pode acontecer por outros motivos, como interferências atmosféricas.. De qualquer forma já vi isso acontecer inúmeras vezes com gps, mas nao preocupa nada; note a escala que aparece na tela do seu gps que é de apenas 5 metros, assim as oscilaçoes (registradas) nao interferirão na navegação em trilha ou rua/avenidas, já que estão dentro da margem de precisão do gps. Incomoda mas nao é nada grave, somente polui a tela. Se acontecer em locais abertos com muita frequência, eventualmente pode ser um bug dessa versao de firmware, ai seria o caso de instalar a versão anterior, mas francamente eu nao acredito nisso. Teste em locais diferentes com ampla vista do céu e veja o resultado. Lembro que as "linhas" q aparecem na tela são registros de trajeto, mesmo que virtual. Para evitar basta desabilitar a funçao gravar trajetos" em Configur/Trajetos/Registro de Trajetos, escolhendo a opçao "Nao Gravar". Utilize a funçao "Gravar, Mostrar no Mapa" (ou Gravar, Não Mostrar) somente no inicio de uma trilha ou trajeto qualquer que deseje gravar, desabilitando sempre ao final.
Quanto ao ponteiro da "bússola" normalmente nao aparece mesmo, voce deve estar confundindo-se. A bussola, como dito, "funciona" qdo o usuário se movimenta e o ponteiro qdo se utiliza a opçao "Avistar e Seguir" (opçao do etrex30, deve ter no 20), em que o ponteiro ira indicar o angulo em relaçao ao norte geografico/magnético (dependendo da configuraçao) entre voce e o ponto escolhido como alvo/destino no horizonte (azimute).
rmello
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por rmello »

Caro amigo Angelone, muito obrigado por sua atenção e explicação detalhada, mas gostaria de registrar algumas coisas, já utilizo esse GPS ha uns 2 anos mais ou menos, sempre tudo ocorreu bem, sou analista de sistemas, mas GPS conheço sua funções,mas óbvio não tão bem quanto vocês. Por esse motivo pedi ajuda. Sei que o GPS não possui bussola real, mas sempre ele tinha uma seta de direção o qual não existe mais, mas quanto a isso tudo bem. O que me intriga é que: essa movimentação do ponteiro de direção com o GPS em repouso é recente, já testei em ambientes abertos e o mesmo problema acontece, já com os satélites capturados GPS + GLONAS. Nunca foi preciso deixar a opção não gravar no Registro de Trajetos. O GPS parece estar"maluco", pois nunca fica estático. Vejo GPS de amigos exatamente igual (não sei qual versão do software que eles estão) a minha como disse é a última 3.90, e isso não acontece. Claro que em Computador de Viagem ele não registra essas distâncias da sua "loucura", permanece zerado em distância mas contabiliza o tempo parado. Nessas movimentações do triângulo de direção, ele as vezes se distancia bastante do ponto de origem aonde está sendo testado pois antes já havia um ponto marcado no qual é minha casa.
Será que um Master Reset resolveria?
Desde já agradeço a atenção
Emir Neves
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Emir Neves »

Angelone Boa tarde !
Tive o mesmo problema com etrex 20, segui seus passos e dei mancada no item 8 ( não esperei o tempo suficiente )
Agora quando ligo aparece a tela GARMIN e fica travado, pode me dar uma luz ?
Obrigado.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Emir, sua instalaçao nao foi completada e por isso o gps nao inicializa corretamente.
Voce tem que reinstalar o firmware. Tente primeiro instalar o original rgn pelo Updater.exe. Caso nao resolva instale o Cure, apague o gupdate.gcd da pasta garmin, caso tenha, e depois reinstale o original.
Confira todos os passos no tópico atualizado que escrevi sobre os procedimentos (link abaixo).
Com esse método consigo entrar em pre-boot, sem qualquer dificuldade, em 100% das tentativas. Pré boot é o principal empecilho para instalar firmwares em Etrex sem inicialização..

viewtopic.php?f=210&t=8068
Emir Neves
Usuario 0
Usuario 0

Angelone, Não consigo entrar no pre boot mais, quando ligo o GPS ele fica na tela com a mensagem GARMIN e trava
tenho que tirar a pilha para desligar... nesse estagio não reconhece a porta USB,
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Voce esta fazendo tudo corretamente segundo os procedimentos q indiquei no link anterior? Resumindo: pressionando o joystick, sem soltar, enquanto liga o gps até aparecer a tela do diagnostic para só em seguida plugar o cabo USB (lembrando que o updater.exe já tem que estar ativo com o rgn carregado e selecionada USB Device). Muita gente tem dificuldade de entrar no pré-boot, mas em geral é questão de paciência e tentar várias vezes.
adrianomg
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por adrianomg »

Também estou com o mesmo problema, antes conseguia fazer o pre boot. Depois desse problema citado anteriormente pelo Emir não consigo mais. Ficando apenas na escura com a logo marca da empresa. não sendo reconhecido via usb.

Por favor me ajudem"
jansley felisberto
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por jansley felisberto »

Gente, o meu etrex 20 deu o mesmo problema, ao ligá-lo aparece na tela inicial apenas a palavra GARMIN, e assim fica.
Nao aparece o tal de "System software missing".

Ele nao aparece a opção armazenamento em massa com o USB... continua com a palavra garmin!
nao funciona aquele metodo de pressionar o joystick + ligar.

Só antecipando, meu GPS estava com problema de rotas, o mapa estava preto com rabiscos azuis no meio, e linguagem (misssing) nao havia mais nenhuma outra opçao, como o portugues,...
pesquisei pelo recurso do angelone na net... e meu etrex20 ele deu pau após começar a fazer O cure que o angelone passou!

Alguem ja resolveu um problema semelhante?? Onde só aparece GARMIN na tela inicial e mais nada?
Emir Neves
Usuario 0
Usuario 0

Continuo com meu etrex 20 encostado, não consigo de forma alguma colocar em pre-boot.
Estou a procura de alguem (orçamento) para enviar meu gps.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Emir,
Tente o procedimento abaixo, que é reinstalar o firmware mesmo qdo o gps nao é reconhecido pela USB, mas pelo Webupdater da Garmin. Se nao tiver instalado esse programa, baixe e instale primeiramente:

Aperte e mantenha pressionado o bastão do Joystick para baixo (ou para qq lado, desde que haja UM click) e pressione o botão para ligar o gps. Mantenha o joystick pressionado por pelo menos 10 segundos após ligar, mesmo que nao apareça nada na tela. Em situaçao normal deveria aparecer uma tela branca de diagnóstico, mas mesmo nao aparecendo, nao tem problema. Em seguida conectar o cabo USB. Nesse momento o gps será energizado e depois de alguns segundos a tela deverá ficar mais clara, ou menos escura caso nao esteja aparecendo o "Logotipo" Garmin ou outro dizer qualquer. A USB continuará a nao ser reconhecida pelo Windows. Abra o programa Webupdater da Garmin, clique em Avançar e o modelo do gps deverá aparecer em "Device" como "Etrex 20 ou 30 Version 4.10" (se aparecer 2.80 indica q o cure foi instalado), indicando a versao do firmware q esta instalada. Clique em Avançar para a instalaçao do Firmware. Aguarde o download e a instalaçao, que pode demorar alguns minutos (normalmente ela é feita com a reinicializaçao do gps).
Como já disse, essa etapa (reinstalaçao do firmware) deve resolver a maioria dos problemas. Confira se o gps é reconhecido pela porta USB como unidade de disco do Windows e se funciona normalmente. Caso nao esteja funcionando perfeitamente, sugiro nova atualizaçao pelo Webupdater, pois agora ele pode oferecer arquivos complementares de sistema. Feito isso e se ainda nao funciona, somente nesse caso, instale o cure pelas etapas descritas no tópico do link abaixo, lembrando que é desejável (mas nao obrigatório) apagar ou renomear o arquivo gpudate.gcd, que contém o ultimo firmware instalado e que será lido sempre nas inicializaçoes normais, o que nao é o caso qdo há travamentos, situação em que utilizamos o pre-boot para instalar um firmware (original ou cure), etapa anterior a leitura que o sistema faz do gupdate.gcd.

informaçoes atualizadas sobre recuperação dos Etrex 20/30: http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=8068
Responder