Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 3597
- tadferreira
- Moderador
Re: Garmin Nuvi 3597/2597 - Comando de Voz em PT-BR
MarcosHayun,
Seu o seu GPS já estiver no modo Mass Storage(dentro do menu oculto - Diagnostic Page) então ao conectar ao seu Computador você terá o acesso as pastas.
Para visualizar as ocultas você deverá no Windows Explorer em Opções de Pastas habilitar - Exibir Pastas e Arquivos Ocultos e Exibir arquivos protegidos pelo Sistema.
Se ainda tiver dúvida procure no Google ou no Youtube que tem videos explicando como exibir pastas e arquivos ocultos.
Seu o seu GPS já estiver no modo Mass Storage(dentro do menu oculto - Diagnostic Page) então ao conectar ao seu Computador você terá o acesso as pastas.
Para visualizar as ocultas você deverá no Windows Explorer em Opções de Pastas habilitar - Exibir Pastas e Arquivos Ocultos e Exibir arquivos protegidos pelo Sistema.
Se ainda tiver dúvida procure no Google ou no Youtube que tem videos explicando como exibir pastas e arquivos ocultos.
-
- Usuario 0
Obrigado Tad,
Estou viajando, mas vou verificar assim que retornar. O windows explorer já está configurado para exibir pastas e arquivos ocultos, mas preciso confirmar essa configuração no GPS.
Abraço,
Estou viajando, mas vou verificar assim que retornar. O windows explorer já está configurado para exibir pastas e arquivos ocultos, mas preciso confirmar essa configuração no GPS.
Abraço,
-
- Usuario 0
Oi Tad,
Eu vinha tentando habilitar esse Mass Storage mode no menu errado, apertando o canto superior direito da tela na inicialização. Somente agora vi outro tópico ensinando como fazer, e é a partir do botão de volume... talvez por isso eu estivesse começando a acreditar que o meu GPS era único no mundo que não tinha esse acesso!
Agora acho que estou pronto para tentar seguir o tutorial para inserir os arquivos brasileiros de comando de voz.
Muito obrigado aos gurus, e depois eu retornarei para dizer o resultado, espero que positivo.
Abraços!!!
Eu vinha tentando habilitar esse Mass Storage mode no menu errado, apertando o canto superior direito da tela na inicialização. Somente agora vi outro tópico ensinando como fazer, e é a partir do botão de volume... talvez por isso eu estivesse começando a acreditar que o meu GPS era único no mundo que não tinha esse acesso!

Agora acho que estou pronto para tentar seguir o tutorial para inserir os arquivos brasileiros de comando de voz.
Muito obrigado aos gurus, e depois eu retornarei para dizer o resultado, espero que positivo.
Abraços!!!
-
- Usuario 0
Complementando o caso do meu 2597 comprado nos EUA, informo que o GPS está funcionando perfeitamente com o comando de voz em português. Evidente que ainda vai ser submetido aos testes do dia-a-dia, mas o básico já demonstrou que ficou 100%.
Agradeço imensamente a todos os que ajudaram com informações, links, tutoriais e, claro, disponibilizando os arquivos para que isso fosse possível.
Valeu, mesmo!!!
Agradeço imensamente a todos os que ajudaram com informações, links, tutoriais e, claro, disponibilizando os arquivos para que isso fosse possível.

Valeu, mesmo!!!
Boa tarde, tenho o modelo Garmin Nuvi 3597 comprado nos EUA e já baixei o arquivo de comando de voz em português. Gostaria de saber em qual pasta copio esses arquivos e se copio preservando as pastas?
-
- Usuario 0
MarcosHayun escreveu:Complementando o caso do meu 2597 comprado nos EUA, informo que o GPS está funcionando perfeitamente com o comando de voz em português. Evidente que ainda vai ser submetido aos testes do dia-a-dia, mas o básico já demonstrou que ficou 100%.
![]()
Valeu, mesmo!!!
MarcosHayun, boa tarde.
Poderia me esclarecer uma dúvida, isto é, o seu mapa CNSA 2015.10 (ou 2014.40) está instalado de forma avulsa na raiz da memoria interna ou está dentro de alguma pasta específica?
Demais colegas: haveria a possibilidade de não mexer na memória interna (deixando-a intacta, isto é, refiro-me aos comprados no exterior, já que não tenho interesse na atualização do mapa pré-carregado: EUA..etc), ora trabalhando apenas com o SD, até porque foi dito que qdo a memória interna estivesse cheia, bastaria importar um arquivo de reconhecimento para a pasta Garmin do SD, que nas atualizações baixaria tudo para o SD (e não para a memória interna).
Pelo q já foi dito houve sucesso no reconhecimento de voz qdo os arquivos foram instalados no SD, enquanto o mapa CNSA na memória interna.
Então, com estas duas últimas situações: atualizações pelo SD (qdo adquirir CNSA e salvar na pasta GARMIN, ou, necessariamente só salva na memória interna mesmo?!) e arquivos de voz na pasta GARMIN/ASR, há chances de êxito?
Ficou feliz pelo êxito de vc's nos aparelhos: nuvi 3597 e 2597!
No mais, informo que as respostas da GARMIN brasil não foram nada satisfatórias, ora se limitando a procurar o produto nacional, todavia os questionamento que fiz a empresas brasileiras (importadoras), apenas uma dela informou que o nuvi vem pre-carregado com mapa do EUA. Lamentável a falta de consideração com o consumidor, pois não dizem nada no site deles sobre mapas da america do sul.
-
- Usuario 0
Na verdade, seguindo a orientação de outro comentário que li, copiei para uma pasta Map que criei no SD card.
E sim, concordo plenamente contigo, que o atendimento da Garmin aqui no Brasil é patético, meramente protocolar. Não respondem objetivamente a nenhuma questão técnica, e limitam-se a funcionar como ferramenta de vendas dos produtos nacionais.
E sim, concordo plenamente contigo, que o atendimento da Garmin aqui no Brasil é patético, meramente protocolar. Não respondem objetivamente a nenhuma questão técnica, e limitam-se a funcionar como ferramenta de vendas dos produtos nacionais.
Boa tarde, tenho um Garmin Nuvi 3597 comprado nos EUA, e já baixei o comando de voz em português aqui pelo site, porém não sei em qual pasta copiar e se devo copiar a pasta preservada quando se descompacta?
-
- Usuario 0
MarcosHayun,
Gostaria de compreender um pouco mais detalhado a configuração do seu GPS, se vc nos permitir fazer algumas considerações, assim vejamos:
Na memoria interna do GPS > .System > pasta ASR > vc copiou e colou os arquivos: 04B134.srx, 04B135.asr, 04B136.asr e pt_BR.srd (no caso referentes ao mapa 2014.40) ou apenas copiou e colou o arquivo (pt_BR.srd)?
obs.: se estiver utilizando o mapa 2015.10 (CNSA), por favor informe os exatos termos dos arquivos que copiastes/colastes na pasta ASR da memória interna!
Já no seu cartão SD está configurado em 03 pastas:
pasta Garmin > (JVC - ASR - outros )) -
pasta Map > ( Mapas.IMG's)) obs.: aqui salvastes o mapa 2014.40 (CNSA)
pasta Poi > (POI's))
Se porventura existir uma pasta ASR no seu cartão SD faria sentido salvar os arquivos supracitados nessa pasta, de modo que funcionasse o comando de voz? pergunto porque não haveria necessidade de modificar nada na memória interna, tudo por precaução.
Aguardo suas respostas.
Muito obrigado.
obs.: compreendo que há arquivos específicos da pasta ASR
Gostaria de compreender um pouco mais detalhado a configuração do seu GPS, se vc nos permitir fazer algumas considerações, assim vejamos:
Na memoria interna do GPS > .System > pasta ASR > vc copiou e colou os arquivos: 04B134.srx, 04B135.asr, 04B136.asr e pt_BR.srd (no caso referentes ao mapa 2014.40) ou apenas copiou e colou o arquivo (pt_BR.srd)?
obs.: se estiver utilizando o mapa 2015.10 (CNSA), por favor informe os exatos termos dos arquivos que copiastes/colastes na pasta ASR da memória interna!
Já no seu cartão SD está configurado em 03 pastas:
pasta Garmin > (JVC - ASR - outros )) -
pasta Map > ( Mapas.IMG's)) obs.: aqui salvastes o mapa 2014.40 (CNSA)
pasta Poi > (POI's))
Se porventura existir uma pasta ASR no seu cartão SD faria sentido salvar os arquivos supracitados nessa pasta, de modo que funcionasse o comando de voz? pergunto porque não haveria necessidade de modificar nada na memória interna, tudo por precaução.
Aguardo suas respostas.
Muito obrigado.
obs.: compreendo que há arquivos específicos da pasta ASR
-
- Usuario 0
Oi C3PO,
Como não sou expert nessa matéria fiz rigorosamente tudo que o tutorial manda. Copiei todos os arquivos de dentro de cada pasta e colei nas respectivas pastas (ocultas) da memória interna do GPS. Apenas o mapa (arquivo .img) foi copiado para o SD card numa pasta Map que criei.
Não deletei nada e apenas aceitei a substituição daqueles arquivos cujos nomes eram repetidos com aqueles que já estavam nesta, o que só aconteceu 4 vezes na pasta SQLITE. Nas demais, onde não haviam arquivos com o mesmo nome, eles foram simplesmente adicionados.
Como disse, não sou o mais indicado para esclarecer as questões técnicas envolvidas. Apenas segui à risca tudo que foi orientado, e deu certo.
Espero ter ajudado dentro dos limites da minha ignorância na matéria.
Um abraço e boa sorte!
Como não sou expert nessa matéria fiz rigorosamente tudo que o tutorial manda. Copiei todos os arquivos de dentro de cada pasta e colei nas respectivas pastas (ocultas) da memória interna do GPS. Apenas o mapa (arquivo .img) foi copiado para o SD card numa pasta Map que criei.
Não deletei nada e apenas aceitei a substituição daqueles arquivos cujos nomes eram repetidos com aqueles que já estavam nesta, o que só aconteceu 4 vezes na pasta SQLITE. Nas demais, onde não haviam arquivos com o mesmo nome, eles foram simplesmente adicionados.
Como disse, não sou o mais indicado para esclarecer as questões técnicas envolvidas. Apenas segui à risca tudo que foi orientado, e deu certo.
Espero ter ajudado dentro dos limites da minha ignorância na matéria.

Um abraço e boa sorte!
Comprei o mapa Brasileiro lá nos EUA tb, que está no cartão de memória de 4Gb......No cartão na pasta Garmin, apenas tem a pasta de POI, gmapsupp (GMA), gmapsupp (UNL), gmapsupp (Arquivo de imagem) e na memória interna na pasta Themes so tem a pasta Map com os arquivos, Belgium, Deutschland, Italia, Navigon, Osterreich, Slovakia, United Kingdom, Danmark, France, Luxembourg, Nederland, Polska, Suomi.
O mapa é o 2014.40
Dennysson Maicon ,
Boa tarde.
Voce comprou o mapa City Navigator South America NT 2014.40 pelo que está relatando.
Para este mapa voce terá os arquivos complementares/ suplementares correlatos.
Já estamos na versão atualizada do City Navigator South America NT 2015.20. (esta nova versão foi liberada a semana passada pela Garmin)
Cada mapa carrega consigo no fornecimento pela Garmin de uma gama de arquivos complementares/suplementares.
Como voce já escreveu, comprou e tem o nüvi 3597LMTHD (america do norte), com atualizações vitalicias do mapa americano/canadense
No primeiro post deste tópico tem disponibilizado os arquivos necessários para cada versão de mapa South America/brasileiro, com exceção dos arquivos do mapa 2015.20.
Os mais experts neste quesito de comando de voz são: Angelone e TadFerreira, alem de alguns outros que já estão fazendo o trabalho de atualizações conforme são liberadas novas atuaizações.
Portanto, verifique estes parametros de compatibilidade com o mapa instalado em seu navegador GPS Garmin nüvi 3597 (USA)
Abs
Boa tarde.
Voce comprou o mapa City Navigator South America NT 2014.40 pelo que está relatando.
Para este mapa voce terá os arquivos complementares/ suplementares correlatos.
Já estamos na versão atualizada do City Navigator South America NT 2015.20. (esta nova versão foi liberada a semana passada pela Garmin)
Cada mapa carrega consigo no fornecimento pela Garmin de uma gama de arquivos complementares/suplementares.
Como voce já escreveu, comprou e tem o nüvi 3597LMTHD (america do norte), com atualizações vitalicias do mapa americano/canadense
No primeiro post deste tópico tem disponibilizado os arquivos necessários para cada versão de mapa South America/brasileiro, com exceção dos arquivos do mapa 2015.20.
Os mais experts neste quesito de comando de voz são: Angelone e TadFerreira, alem de alguns outros que já estão fazendo o trabalho de atualizações conforme são liberadas novas atuaizações.
Portanto, verifique estes parametros de compatibilidade com o mapa instalado em seu navegador GPS Garmin nüvi 3597 (USA)
Abs
Bom dia,
A dúvida agora é em qual pasta da memória interna devo copiar os arquivos descompactados, uma vez que não há a pasta system e nem as pastas ASR, SID e SQ Lite, como já mencionei antes apenas tem a pasta da Garmin e dentro o arquivo GarminDevice e uma pasta Diag que dentro tem o arquivo GarminOS.
A dúvida agora é em qual pasta da memória interna devo copiar os arquivos descompactados, uma vez que não há a pasta system e nem as pastas ASR, SID e SQ Lite, como já mencionei antes apenas tem a pasta da Garmin e dentro o arquivo GarminDevice e uma pasta Diag que dentro tem o arquivo GarminOS.
Dennysson Maicon,
Bom Dia
Configurar o GPS para ser reconhecido como uma unidade HD
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... 804#p34804
1-) Faça o seguinte para ajustar as configurações MTP na unidade nüvi:
a) Ligar a unidade nüvi com bateria carregada
b) Toque no símbolo de “Volume” na página “Onde”
c) Toque e segure no canto superior direito da tela de ajuste de volume (durante cerca de 10 a 20 segundos)
d) Quando das mudanças de página, toque na seta para baixo
e) Toque na linha MTP Settings (Configurações)
f) Toque na linha "Mass Storage"
g) Toque em “Salvar”
h) Toque e segure a seta Voltar para retornar à tela inicial “Onde”
i) Power Off”(desligue) a unidade nüvi
Nota: A configuração de modo de armazenamento em massa permite que os programas da Garmin possam se comunicar com a unidade nüvi através do computador.
Outra necessidade deve ser feita:
Configurar o seu computador para que o SO possa enxergar os arquivos com suas extensões, pastas e arquivos ocultos
Forma de habilitar seu computador com SO Windows para ver as pastas/arquivos e unidades ocultos, e arquivos protegidos (ocultos) de sistema do S.O.:
Primeiro procedimento: configurar corretamente o Windows para visualizar pastas e arquivos ocultos e arquivos de sistema:
Se estiver utilizando o Win7 e ele estiver configurado corretamente, você estará vendo no seu GPS as pastas ocultas, pois serão mostradas sem problemas.
A) Entre no site da Garmin e baixe para o seu computador o drive de conexão USB:
B) USB Drivers software version 2.XX neste link:
[Link externo oculto para visitantes]
Caso não tenha configurado e ainda não consiga ver todos as pastas e arquivos ocultos, vamos configurar o seu SO Win7.
1 - Botão direito do mouse no logo Windows na extrema esquerda da Barra de Ferramentas;
2 - Clicar em "Abrir o Windows Explorer",
3 - Clicar na palavra “Organizar"
4 - Clicar na linha "Opções de pasta e pesquisa",
5 - Na janela que se abre, clique na aba "Modo de Exibição",
6 - Nesta nova janela, percorra as linhas e na opção: ", "Ocultar arquivos protegidos do sistema (recomendado)" . desmarque esta linha
7 - Mais abaixo em "Pastas e arquivos ocultos", marque a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas".
8 - Volte lá para cima em "Modos de exibição de pasta" e clique no botão "Aplicar às Pastas"
9 – “OK”.
Obs.: Para o WinXP o caminho é semelhante, com pequenas alterações, mas bastante sugestivo.
Obs.: Para o Win8 não conheço ainda o caminho correto.
Quando eu instalar em uma máquina, farei as complementações neste pequeno tutorial.
Outra opção pode ser necessária e deve seguir estes procedimentos no próprio GPS para configurá-lo, obtendo-se os resultado pretendidos de torná-lo reconhecido como uma unidade de armazenamento:
Bom Dia
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php ... 804#p34804
1-) Faça o seguinte para ajustar as configurações MTP na unidade nüvi:
a) Ligar a unidade nüvi com bateria carregada
b) Toque no símbolo de “Volume” na página “Onde”
c) Toque e segure no canto superior direito da tela de ajuste de volume (durante cerca de 10 a 20 segundos)
d) Quando das mudanças de página, toque na seta para baixo
e) Toque na linha MTP Settings (Configurações)
f) Toque na linha "Mass Storage"
g) Toque em “Salvar”
h) Toque e segure a seta Voltar para retornar à tela inicial “Onde”
i) Power Off”(desligue) a unidade nüvi
Nota: A configuração de modo de armazenamento em massa permite que os programas da Garmin possam se comunicar com a unidade nüvi através do computador.
Outra necessidade deve ser feita:
Configurar o seu computador para que o SO possa enxergar os arquivos com suas extensões, pastas e arquivos ocultos
Forma de habilitar seu computador com SO Windows para ver as pastas/arquivos e unidades ocultos, e arquivos protegidos (ocultos) de sistema do S.O.:
Primeiro procedimento: configurar corretamente o Windows para visualizar pastas e arquivos ocultos e arquivos de sistema:
Se estiver utilizando o Win7 e ele estiver configurado corretamente, você estará vendo no seu GPS as pastas ocultas, pois serão mostradas sem problemas.
A) Entre no site da Garmin e baixe para o seu computador o drive de conexão USB:
B) USB Drivers software version 2.XX neste link:
[Link externo oculto para visitantes]
Caso não tenha configurado e ainda não consiga ver todos as pastas e arquivos ocultos, vamos configurar o seu SO Win7.
1 - Botão direito do mouse no logo Windows na extrema esquerda da Barra de Ferramentas;
2 - Clicar em "Abrir o Windows Explorer",
3 - Clicar na palavra “Organizar"
4 - Clicar na linha "Opções de pasta e pesquisa",
5 - Na janela que se abre, clique na aba "Modo de Exibição",
6 - Nesta nova janela, percorra as linhas e na opção: ", "Ocultar arquivos protegidos do sistema (recomendado)" . desmarque esta linha
7 - Mais abaixo em "Pastas e arquivos ocultos", marque a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas".
8 - Volte lá para cima em "Modos de exibição de pasta" e clique no botão "Aplicar às Pastas"
9 – “OK”.
Obs.: Para o WinXP o caminho é semelhante, com pequenas alterações, mas bastante sugestivo.
Obs.: Para o Win8 não conheço ainda o caminho correto.
Quando eu instalar em uma máquina, farei as complementações neste pequeno tutorial.
Outra opção pode ser necessária e deve seguir estes procedimentos no próprio GPS para configurá-lo, obtendo-se os resultado pretendidos de torná-lo reconhecido como uma unidade de armazenamento: