Comando de Voz em Português Garmin 2587, 2569, 2689, 3597

Forum do Software de Navegação Garmin
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0

Re: Garmin Nuvi 3597/2597 - Comando de Voz em PT-BR

Mensagem por MarcosHayun »

Oi C3PO,

Novamente, posso estar enganado, e tem gente mais qualificada por aqui pra te esclarecer. Mas acho que só conseguirias instalar o Navigator na memória interna comprando-o diretamente no site da Garmin, e instalando via Garmin Express. Que os gurus me corrijam se eu estiver errado.
O aparelho está no carro agora e joguei a caixa dele fora. Assim que eu o tiver em mãos, tento achar esse número e te passo, ok?

Abraços e boa sorte,
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

C3PO escreveu:MarcosHayun, bom dia!

Obrigado pela ajuda, enquanto isto poderia informar o número de seu aparelho, exemplo: 010-xxxxx-xx

Retificando a mensagem anterior onde se lê: PMC, leia-se: MPC
Ao pesquisar agora pouco se trata: MAPSOURCE PRODUCT CREATOR, inclusive há muitos outros modelos da garmin com esse código MPC, onde é possível encontrar sem mapa!!!

Daí reforçando a dúvida: MPC permite instalar na memória interna o CNSA? Caso afirmativo, ainda assim estará implícito (oculto) na memória interna o mapa do EUA..etc?!!

A espera de novos esclarecimentos....
Obrigado.
Mapsource Product Creator é o compilador de mapas da Garmin, nao tem relaçao com códigos de aparelhos gps.
Voce pode instalar mapas tanto na mémória interna quanto no cartao SD. Eventualmente pode haver algum problema de compatibilidade com algum mapa nao oficial, como o gratuito Tracksource, mas em geral tudo deverá funcionar bem.
O 3590 é um ótimo aparelho, mas nao tem ainda comando de voz em portugues habilitado pela Garmin (e nao deve ter tão cedo por questoes de mercado).
É possível habilitar o comando de voz no 2597 sem riscos, basta copiar os arquivos indicados no post 1 e nao querer inventar, isto é, experimentar arquivos diferentes. Lembro que sao arquivos especificos para cada versão de mapa, no caso, o mais atual é o City Navigator South America (CNSA) 2015.10, mas breve deverá sair o 2015.20. O ruim da versão importada é que voce ficará dependendo sempre que disponibilizem tais arquivos no forum, mas creio que isso nao será problema, sempre teremos colaboradores dispostos a ajudar os demais.. Enfim, desde que o preço do aparelho esteja convidativo, vale a pena compra-lo, sem dúvida.
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0

Oi Angelone,

Motivado pelo seu otimismo resolvi tentar copiar e colar os tais arquivos do post nº 1. Consegui uma cópia do Navigator 2014.40 para fazer o teste, mas já surgiu uma dúvida... no tutorial diz para copiarmos os arquivos para as pastas presentes no 3597 (lembrando que o meu é o 2597). O problema é que já configurei para exibir as pastas ocultas e mesmo assim não aparecem pastas com o mesmo nome.
ASD, SID e SQ Lite, não aparecem nem como pastas, nem como subpastas, nos diretórios do meu 2597.
Pode me ajudar?

Desde já, obrigado.
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0

Caro C3PO,

Busquei o GPS e estou com ele em mãos agora. Onde encontro o tal número que vc solicitou?
O número de série dele eu tenho e posso te passar, se quiser...

Abraço,
C3PO
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por C3PO »

Angelone: Muito obrigado pelos seus esclarecimentos!

MarcosHayun: qual a versão do seu 2597, isto é, 010-0xxxx-xx e firmware x.xx, inclusive observei que a mais atual é de nº 4.40

segue abaixo o link do grupo: 2xx7 nuvi (observei que a última do grupo 3xx7 é a 4.40)

[Link externo oculto para visitantes]
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0

O firmware já é o 4.40. A versão não estou encontrando... assim que achar, posto aqui.
Impresso no próprio aparelho está apenas Nuvi 2597LMT.
Nenhum outro número nele e nem nos dados recolhidos pelo Garmin Express... se for ignorância minha, perdoe. :D
C3PO
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por C3PO »

MarcosHayun: vamos deixar assim, ora não precisa indicar o código de série.

É que a partir do código 010-xxxxx-xx (ao que tudo indica fica somente na caixa do produto) ajuda a entender de que região/país o mapa pré-carregado se refere. A próposito identifiquei nuvi 2597 LMT a venda no Brasil ao preço entre R$ 550 a 565 (c/ desconto à vista, enquanto preço normal perto de R$770), só que não sei nada sobre o mapa pré-carregado nele, o que encaminhei mensagem aos sites para esclarecimentos, porque se for o CNSA será que teríamos acesso as subpastas? Depois posto maiores informações sobre as respostas a serem obtidas.

Abraço.
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0

Comprei o meu nos EUA há cerca de 20 dias e veio apenas com os mapas norte-americanos pré-instalados. Aproveitei uma promoção da Best Buy por 145 dólares (o preço normal dele era cerca de U$ 210). Comprei-o por necessidade pois estava viajando de carro. Já tinha um 1490T em casa, mas esse pareceu-me especialmente interessante pois dispunha de comando de voz, seria um belo upgrade. Desde então fico sonhando em dispor dos mesmos recursos que tinha por lá, realmente fantásticos. Mas tô mais enrolado que o Luizito Suarez depois do gancho que tomou... um dia eu chego lá!
Ah sim... acabei jogando a caixa e manuais fora, daí pq não achei esse número que vc pedia.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

C3PO escreveu:MarcosHayun: vamos deixar assim, ora não precisa indicar o código de série.

É que a partir do código 010-xxxxx-xx (ao que tudo indica fica somente na caixa do produto) ajuda a entender de que região/país o mapa pré-carregado se refere. A próposito identifiquei nuvi 2597 LMT a venda no Brasil ao preço entre R$ 550 a 565 (c/ desconto à vista, enquanto preço normal perto de R$770), só que não sei nada sobre o mapa pré-carregado nele, o que encaminhei mensagem aos sites para esclarecimentos, porque se for o CNSA será que teríamos acesso as subpastas? Depois posto maiores informações sobre as respostas a serem obtidas.
Abraço.
Se o 2597 LMT (Lifetime Maps and Traffic) for comprado em grandes lojas, significa que é importaçao e distribuiçao oficial Garmin no Brasil e que o aparelho terá atualizaçao permanente de mapas, comando de voz nativo e detecçao de tráfego, portanto, nem se preocupe com pastas, subpastas e arquivos de terceiros, pois estará tudo instalado e a atualizaçao poderá ser feita normalmente dos sites da Garmin, de mapa e arquivos suplementares. Se a diferença de preço para o importado nao for grande, sem duvida compensa comprar o "brasileiro"..
jpgon

Mensagem por jpgon »

C3PO e MarcosHayun,
Boa tarde.

Complementando as informações de nosso colega Angelone:
Todo equipamento comprado fora do mercado brasileiro (lojas autorizadas Garmin) vem com mapa de origem do fornecedor (de onde ele foi importado). No caso de adquiridos no Paraguay e ou Uruguai, Argentina, provavelmente virão com mapa original dos USA.
O mapa original fica dentro da pasta oculta .System.
Para que o Sistema Operacional do computador possa mostrá-lo, é necessário habilitar algumas funções deste SO e as vezes do próprio navegador para que se tornem viziveis as pastas e arquivos ocultos.
C3PO
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por C3PO »

Angelone escreveu:
C3PO escreveu:MarcosHayun: vamos deixar assim, ora não precisa indicar o código de série.

Abraço.
Se o 2597 LMT (Lifetime Maps and Traffic) comprado em grandes lojas, significa que é importaçao e distribuiçao oficial Garmin no Brasil e que o aparelho terá atualizaçao permanente de mapas, comando de voz nativo e detecçao de tráfego, portanto, nem se preocupe com pastas, subpastas e arquivos de terceiros, pois estará tudo instalado e a atualizaçao poderá ser feita normalmente da Garmin, de mapa e arquivos suplementares. Se a diferença de preço para o importado nao for grande, sem duvida nenhuma compensa comprar o "brasileiro"..

Angelone, obrigado pela sua paciência conosco.

Encaminhei alguns questionamentos também a GARMIN do Brazil, bem como as importadoras nacionais situadas em POA, mas toh com a pulga atrás da orelha, achando que o 2597 LMT vem pré-carregado CNNT (outros até mesmo MAPEAR), e o pessoal salva localmente o CNSA?! Espero não estar escrevendo bobagem rs..rs...

Angelone: já que nas últimas atualizações de firmware, inclusive Ativado o recurso de comando de voz para a Argentina, o fato de eventualmente vir pre-carregado CNNT prejudicaria até mesmo o espanhol? ou pelo contrário, teria futuramente a oportunidade para o PT_BR? Enfim, penso que a rota do nuvi 2597 na região é proveniente da Argentina! escrevendo bobagem de novo?! rs...rs.rs

Muito obrigado.
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

A versao oficial vem com caracteres em portugues na caixa, e essa em cores e com imagens promocionais do aparelho. Existe uma versão remanufaturada de fabrica que vem em uma caixa nas cores branca e azul, sem fotos e detalhes. Portanto, se estiver tudo em portugues na caixa e essa for original, certamente nao haverá problema. Se o mapa pré-carregado pela Garmin na versão LMT for o CNNA, europeu, etc.., o comando de voz nativo será o desses países, mas no caso basta inserir os arquivos do post 1 para as respectivas versoes dos CNSA. Se alguém gravar o CNSA em um gps LMT importado, muito provavelmente sera uma versão pirata. Como disse, uma simples pergunta para o vendedor é sobre a cor/cores da caixa (melhor seria voce ver uma foto dela) e se o CNSA vem instalado de fábrica ou pelos vendedores.
C3PO
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por C3PO »

Angelone, a informar o seguinte:

Em Rivera/Uruguai - Nuvi 2597 (disseram que gravam mapas do mercosul)
Em POA - Nuvi 2597 LMT (a obter informações)

Preço: em análise! De fato, é importante priorizar as empresas nacionais em razão de garantia e atendimento pós-venda do produto em termo de atualizações etc.
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0

Oi Angelone,

Eu te fiz uma pergunta alguns posts atrás sobre a estrutura de pastas e subpastas no meu 2597 importado que é diferente daquela descrita no tutorial do post 1 deste tópico.
Você pode me ajudar?

Obrigado!
MarcosHayun
Usuario 0
Usuario 0

Oi Jpgon,

Obrigado pela explicação sobre as pastas ocultas. Tentei um procedimento de tocar o alto direito da tela por 10 segundos para acessar um menu de serviço, atê cheguei nele, mas nem sabia o que fazer depois para exibir as pastas ocultas. Vc poderia explicar como proceder?

Desde já agradeço.
Responder