Etrex_20 com problemas

Forum do Software de Navegação Garmin
Angelone
Administrador
Administrador

Re: Atualização do Etrex_20 com problemas

Mensagem por Angelone »

bemorais escreveu:Joelsobrinho, talvez você possa me ajudar. Comprei recentemente um etrex 20, que uso em trilhas. Eu carrego uma rota previamente criada no tracksource, já devidamente roteada (obedecendo as curvas das trilhas) e quando vou visualizá-la no meu gps, ela está sem o roteamento automático (não faz as curvas das trilhas, só possui linhas retas). É possível configurá-lo para que as linhas retas sejam substituídas por rotas coincidentes com as curvas? Como fazer? Obrigado!
Enquanto o Joel não aparece, vou adiantar alguma coisa. Para evitar problemas primeiro use sempre o Basecamp para enviar ou receber rotas, waypoints e tracks do gps para o computador e vice-versa. O seu problema parece ter a ver com a diferenciaçao entre rota e track. Quando vc passa rota feita no computador para o gps, este tem que estar configurado exatamente da mesma maneira que o programa de origem, no caso de trilhas, para off-road o com o mesmo perfil do Basecamp (trilha, montanhismo, Mountain bike, etc..), para que fique igual no gps, mas mesmo assim não recomendo passar rotas para navegaçao off-road. Para evitar problemas desse tipo é simples, passe o caminho traçado para o gps na forma de trilha (track) que ele nao sera alterado. O track é passado nao como um possível trajeto a ser navegado (rota), mas como um caminho que já foi traçado/feito e por isso nao é alterado. De qualquer forma ele também pode ser navegado a partir do Menu Para Onde/Trajeto.

(Obs.: por favor, nao poste o mesmo assunto em mais de um tópico, ok?)
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Mensagem por joelsobrinho »

EU tb observei este efeito no meu. Porém quado eu mandava seguir a rota, ele mapeava corretamennte. Com um detaklhes, não era offroad. sempre asfalto!
Mas o Angelone, ja deu a dica para resolver o problema.
Diego Pires
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Diego Pires »

Estou com o mesmo problema!!!! PRECISO DE AJUDA!!!!!! Fico no aguardo e desde ja agradeço.
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Diego, leia a resposta do Angelone acima e proceda igual. Vc terá a solução do problema. Caso tenha mais alguma dificulade escreva claramente o que esta acontecendo.
e tentaremos ajudá-lo.
Joel
Andressa Portella
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Andressa Portella »

Olá, também estou com uma dúvida, se alguém puder me ajudar ficaria muito grata.

Instalei mapas de Minas e do Rio (Mogeo e tracksource) pelo Mapsource na memória interna do gps e gostaria de saber qual a forma mais segura de retirá-los da memória interna sem danificar nada e colocá-los no cartão de memória.
É um etrex 20 mesmo...
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Andressa Portella escreveu:Olá, também estou com uma dúvida, se alguém puder me ajudar ficaria muito grata.
Instalei mapas de Minas e do Rio (Mogeo e tracksource) pelo Mapsource na memória interna do gps e gostaria de saber qual a forma mais segura de retirá-los da memória interna sem danificar nada e colocá-los no cartão de memória.
É um etrex 20 mesmo...
Andressa, se voce instalou os mapas pelo Mapsource então o programa ajuntou os dois mapas em um arquivo chamado gmapsupp.img e instalou na pasta Garmin da memória interna. Para passar esse arquivo (com os mapas embutidos) para o cartão de memória basta criar uma pasta Garmin nesse cartão e copiar/transferir o mapa para ela. Todos os mapas podem, e devem, ser instalados com qualquer nome na pasta Garmin (mem.interna ou cartão), por exemplo, mogeosp.img, mas sempre com terminaçao img. Não é necessário usar o Mapsource para enviar mapas, por sinal, nao é recomendavel usa-lo para qualquer tipo de comunicaçao com o seu modelo de gps, isto porque ele nao é 100% compatível, fonte de muitos problemas. Use o Basecamp no lugar dele, pois além de compatível tem inumeras vantagens, como poder mostrar na tela os mapas instalados no aparelho, entre muitas outras.
Andressa Portella
Usuario 0
Usuario 0

Obrigada pela ajuda! Não sabia deste outro programa, e que ele é melhor que o Mapsource, já tive alguns problemas com ele, como dar pane no buscador de ruas do gps depois de instalar os mapas. Mas ele voltou a funcionar. E para os tracklogs e geocaches no cartão de memória, é a mesma coisa? Ou outra(s) pasta(s) é/são necessária(s)?

O Basecamp também partilha os mapas de acordo com a região que eu quero? Porque imagino que passar o mapa todo deixa o gps mais lerdo né...
Andressa Portella
Usuario 0
Usuario 0

Eu baixo o basecamp pelo próprio site da Garmin? Vi que tem outro site com 60 dias grátis para ele...
jpgon

Mensagem por jpgon »

Andressa Portella,
Boa tarde.

Baixe direto do site da Garmin.com. É gratuito.
Versão atual 4.1.0
Ele partilha os mapas tal qual o Mapsource.
abs
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Problema com o Etre3x 20.
Instalei o CNSA-BR 2012-40 em dois GPS, 3790T e Etrx-20.
No 3790T, todas as vezes que eu entrava em zomm o GPS reinicializava. Troquei o mapa e acabou o problema.
Esqueci de trocar o mapa do Etrex-20. Neste fim de semana, ao fazer uma operação de track, para correção de mapas, o GPS travou e eu precisei retirar as pilhas para funcionar outra vez.
Ao ser reinicializado o GPS não conseguia mais ler o mapa CNSA- Br. Substitui o mapa pelo TRC_Brasil e nada.
Troquei o SDcard, nada. Coloquei o mapa dentro do GPS, nada.
Fiz o reset pelo menu, nada.
Soh consegui fazê-lo voltar a ler o mapa com o master reset, conforme ensinadado no site da garmin:
Ao mesmo tempo pressione o centro do joy stick e a tela menu, na lateral direita do aparelho.
Aperte a tecla light, para ligar o GPS.
Qdo ele começar a funcionar, pode soltar SOMENTE A TECLA LIGHT.
Vai aparecer uma pergunta se vc realemtne quer dar um master reset.
Confirme se quer e espere um pouquinho soh.
feito e voltou a funcionar.... somente que... perdi todos os dados que eu tinha arquivado dentro dele.
Refiz o back up e tudo pronto novamente.
Angelone
Administrador
Administrador

Re: Etrex_20 com problemas

Mensagem por Angelone »

Pessoal, novo firmware para os Etrex 20 e 30.
Altamente recomendável a atualizaçao..
Leiam o post..
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=6641
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Os proprietários de Etrex 20 que queiram acrescentar vários recursos do Etrex 30, além de atualizar para a ultima versão do firmware (2.90) e acrescentar desbloqueio jnx birdseye (para trabalhar com fotos de satélite), sugiro conferirem esse post:
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=6658
joelsobrinho
Moderador
Moderador

Fiz o patched e percebi poucas mudanças no Etrex 20:
1. A bussula parou de funcionar. Pois a do E30 eh feita por hardware. e este não dispõe.
2. A calculadora melhorou.
3. Em whre to. Não notei nenhuma diferença.
4. MArk point: sem diferença
5. A pagina dos satélites agora pode ficar colorida e com orientação para a track up.
como estou sem poder sair, não percebi mais nada.
Se alguém quiser ajudar blz.

Angelone, vc sabe as diferenças dos menus dos E20 e E30?

[]s
Joel
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Joel, como o tema é off-topic, responderei no topico q trata do assunto:
http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=210&t=6658
Gerson Pinheiro
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Gerson Pinheiro »

Angelone escreveu:Segue mais um procedimento, que deve funcionar, se nao der certo muito provavelmente vc terá q retornar a uma assistencia técnica Garmin (para esse caso, esqueça outras), mas sejamos otimistas:

ETAPA A: (software, preparando o updater.exe)
1A - descompacte o arquivo baixado do link [Link externo oculto para visitantes]. Nele voce vai encontrar dois arquivos .rgn e o updater.exe. Um arquivo rgn é o cure para voce acessar a memória interna para renomear, incluir ou substituir arquivos. O outro rgn é o firmware normal que deverá ser instalado, no seu caso, depois de apagado o gupdate.gcd da pasta Garmin do cartão SD e/ou da memória interna. O arquivo Updater.exe é o executável para flashear (gravar no gps) os firmwares (cure e original).
2A - Seu uso é fácil: arraste primeiramente o arquivo cure 130501000280_cure.rgn com o mouse para cima do Updater.exe e escolha a opção “USB Device” e, importante, NÃO clique em OK por enquanto (ainda).

ETAPA B: (colocar o gps em pré-boot)
1. Certifique-se de que as pilhas estejam carregadas
2. Aperte e mantenha pressionado o joystick do gps enquanto liga o aparelho
3. Libere o botão do Joystick somente quando aparecer uma tela informativa no seu gps
4. Conete o cabo USB
5. Aguarde até o modelo do gps aparecer no campo “USB Device” do Updater.exe ( significa que o procedimento do pré boot esta correto, se não aparecer, repetir até chegar nessa etapa)
6. Em seguida clique em OK na janela do UPDATER.EXE
7. Aguarde o processo de instalação do firmware calmamente, é demorado
8. No final ele deve entrar no modo USB.
9. Faça todas as alterações necessárias nos arquivos, i.e., apague o gupdate.gcd da pasta Garmin do cartao de memória e da memória interna,
10. Desconecte o gps, desligue o aparelho
11. Repita ETAPA 2A carregando agora o arquivo original do firmware 130501000280.rgn no Updater.exe
12. Siga as instruções da ETAPA B até o item 10

Angelone, boa tarde!
Estou exatamente com este mesmo problema, e estou tentando resolver o meu problema exatamente como voce sugeriu, mas infelismente este link "link [Link externo oculto para visitantes]. " esta com problemas.

Voce poderia me ajudar?
Responder