Alertas Radar - Lombada - Polícia - Pedágio - Voz da Raquel

Forum do Software de Navegação Garmin
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Phillipe,
para nos ajudar e obter sua resposta solicito que faça a pergunta em um unico ambiente.
Seu comentario anterior foi feito de mesma forma aqui, no forum ninrag e na comunidade garmin do orkut oq ue me obrigou a responde-los em todos esses foruns.
Agora acabei de responder essa sua colocação feita a mim por msg privada e onbservo que a fez aqui também no forum. Espero que nao tenha que responde-la nos outros foruns também.
Resposta a msg privada escreveu:Phillipe,
infelizmente não temos mais os pacotes disponibilzados em fevereiro para lhe oferecer.
Entenda que estamos tentando disponilizar gratuitamente pacotes contendo radares e não monopolizamos a preparação desses. Em nosso forum ensinamos como prepará-los e disponibilizamos, à excessão dos pontos com coordenadas, todos os arquivos necessários para a preparação do arquivo personalizado.
Nos valemos, como explicamos no tutorial, de dados contidos nas bases TrackSource e MapaRadar e se torna impraticavel identificarmos individualmente cada ponto de forma a saber qual esta em posição errada ou que falta um semaforo com camera agregado ao radar de velocidade. Isso depende da colaboração e informação do usuário ao detentor da base de dados.
[]s
Marcio
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
jauvane
Moderador
Moderador

Mensagem por jauvane »

Para mim o arquivo atual está perfeito (com a supressão de avisos quando muito abaixo do limite de velocidade). Se a velocidade estiver próxima do limite o aviso também é dado. O que notei na Av. das Américas foram muitos radares da pista lateral (de 60Km/h) sendo dados quando eu estava na pista central (cujo limite é de 80Km/h).

Há de se lembrar que a Av. das Américas tem muitas arapucas, quando o sinal amarelo aparece por apenas dois segundos (quando 4 são sugesridos pelo Denatram para esta velocidade) e o vermelho começa a multar depois de 1seg. I.e. se a pessoa estiver a 65m a até 80m do sinal quando ele fica amarelo não dá tempo de passar, tampouco de parar com segurança... A 80Km/h é necessário cerca de 64m para imobilizar o veículo. Como o tempo de resposta não é nulo, esta distância chega cerca de 80m... O que se pode fazer nestes casos é recorrer da multa...

Com respeito ao pacote aqui gentilmente disponibilizado, o melhor que podemos fazer é ajudar a corrigir o registro de pardais e afins na base do projeto TrackSource. Eu tinha VÁRIOS dos arquivos antigos no disco de um notebook, mas infelismente aquele disco se foi, motivo pelo qual também não tenho como te fornecer o arquivo. O ideal é usares arquivos mais atuais, pois o de fev como mencionas estará obsoleto em algum tempo... Vamos acertar a base do TrackSource?

Márcio, independente de problemas da fonte dos radares, creio que estamos chegando muito proximo do ideal neste arquivo atual.

Abraços,

JVc.
jauvane
Moderador
Moderador

Mensagem por jauvane »

Márcio,

Qual a definição que usaste para "abaixo o suficiente" em relação à supressão de avisos? 10%? 20%? Achei legal não receber um monte de avisos quando em engarrafameto, ou saindo de um sinal vermelho, que tenha radar próximo.

Abraços,

JVc.
Thundercel
Fundador
Fundador

Jauvane,
nao sou eu que configuro a velocidade abaixo da monitorada que o alarme começa a atuar. É o próprio POI Loader quando nos valemos do recurso de colocar o sinal de @.
Por exemplo:
Para um radar 60 nomeamos o ponto como Radar 60 e é esse nome que aparece na tela do GPS quando do alarme.
Se após o nome colocarmos o sinal de @ seguido de um número. Por exemplo: Radar 60@60, estaremos com isso dizendo ao POI Loader que naquele ponto deve ser ativado o alerta de velocidade de 60 Km/h.
Não li em lugar algum, mas a prática tem demonstrado que com o uso da @ seguido da velocodade o alarme é ativado quando a velocidade estiver abaixoeditado de aproximadamente 20% da monitorada.

Confesso a você que não está sendo fácil utilizar somente a base TrackSource. Infelizmente faltam muitos radares nessa base e alguns carecem de posicionamento adequado para que ativel o alerta somente quando necessário. Hoje passei a manhã inserindo alguns radares da Av. Das Américas - RJ, na base tracksource e espero que sejam aprovados pelo desenvolvedor do RJ e assim entrem na base.

Estou pensando sériamente voltar a utilizar em nossos pacotes a base MapaRadar para radar.

Quanto a distância de ativação do alerta modificamos nessa versão para 300 mts para radares fixos e pelos testes e feedback notamos que precisamos melhorar nesse aspecto. Estou imaginando configurar a distância de acordo com a velocidade como fez nosso amigo Schmidt.

O importante é o feedback para que possamos melhorar o produto. Afinal somos a ferramenta, o instrumento da comunidade.

[]s
Editado pela última vez por Thundercel em 09 Abr 2010, 12:57, em um total de 1 vez.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
phillipe
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por phillipe »

legal, sou novato com o GPS (3meses) e vou começar a contribuir
hj a noite vou dar uma volta na av das amerias, sei onde estao todos os radares (semaforos, 60km, 80km, e moveis que ficam em carros parados) pois moro aqui tem 16 anos.
se tiver algum q nao acusar vou salvar clicando no carrinho e posteriormente aviso vcs por esse canal.

bom, pelo que fiquei sabendo quando estou abaixo da velocidade (nao sei qts %) ele nao me avisa do radar, e qto ao radar de semaforo, se o sinal estiver verde ele nao avisa tb ?

sds.
phillipe
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por phillipe »

bom, voltei nesse exato momento da av. das americas, fui do meu cond(pedra de itauna) ate o downtown e voltei pela pista do canto.
verifiquei 5 falhas:

C1 - RADAR 60KM E SEMAFORO
C2 - RADAR 60KM E SEMAFORO
C3 - NÃO EXISTE RADAR 60KM NEM SEMAFORO
C4 - NÃO EXISTE RADAR 60KM NEM SEMAFORO
C5 - RADAR 60KM E SEMAFORO

Estou com isso gravado no meu gps, gostaria de passar para um de voces que sabem mexer no programa para alterar.
Pois, não possuo o programa e muito menos sei mexer nele.
Para quem passo ? Pode ser pra vc Marcio ?

Sds.
Thundercel
Fundador
Fundador

phillipe,

pode passar pra mim que me encarrego de inserir na base de dados TrackSource.

Thundercel@gpsinfo.com.br
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Schmidt
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Schmidt »

Thundercel escreveu:Não li em lugar algum, mas a prática tem demonstrado que com o uso da @ seguido da velocodade o alarme é ativado quando a velocidade estiver acima de aproximadamente 20% da monitorada.
Talvez isto não seja igual pra qualquer modelo, no meu caso o alerta dispara em uma velocidade um pouco inferior a velocidade monitorada (não sei dizer o %) e aparece uma mensagem piscando em cinza, quando estou acima da velocidade monitorada o alerta dispara e a mensagem pisca em vermelho.
Thundercel escreveu:Estou imaginando configurar a distância de acordo com a velocidade como fez nosso amigo Schmidt.
Thunder, coloquei a planilha que usei para calcular as distâncias [Link externo oculto para visitantes]. Procurei bolar um critério para calcular as distâncias, mas ainda não estou satisfeito, se você tiver alguma ideia de outro critério, ou de outros parâmetros para o critério que adotei me avise, acho que podemos melhorar estas distâncias.
Thundercel
Fundador
Fundador

Schmidt escreveu:Talvez isto não seja igual pra qualquer modelo, no meu caso o alerta dispara em uma velocidade um pouco inferior a velocidade monitorada (não sei dizer o %) e aparece uma mensagem piscando em cinza, quando estou acima da velocidade monitorada o alerta dispara e a mensagem pisca em vermelho.
Acredito ser igual para todos os modelos, pelo menos o é para os nuvi 255W, 760 e 885T, que são os 3 modelos que tenho. Os 3 ativam o alerta simultaneamente quando carregados com o mesmo GPI. Quando em testes rodo com os 3 no parabrisa.
Para um Radar 80, por exemplo, o alarme começa a ativar a aproximadamente 65 km/h e por isso citei que é em torno de 20% abaixo da velocidade monitorada.
A mensagem que aparece está vinculada ao nome do ponto.
Se você colocar no nome do ponto, por exemplo, Radar 60, esse Radar 60 aparecerá dentro da janela de alerta.
Se colocar Radar 60@60, somente os caracteres antes da @ (Radar 60) aparecerão na janela de alerta.
Antes estávamos errando porque abríamos o arquivo GPX no MapSource para trabalhar nele. O MapSource não aceita nomes de POIs com o mesmo nome e por isso colocava um sequencial de numeros para cada POI.
Esse sequencial de numeros após a @ no nome implicavam em erro de alerta de velocidade uma vez que ficava, por exemplo, Radar 60@60805, onde o 805 era relacionado ao sequencial inserido pelo MapSource.
Essa velocidade de 60805 é impraticavel e por isso em nossos primeiros arquivos GPI não tinhamos alerta de velocidade.
Agora estamos trabalhando com a edição do arquivo em CSV com o editor de CSV que disponibilizamos em nossa área de download. Com ele podemos corrigir muitas coisas no arquivo GPX baixado, transformado para CSV, ou pelo proprio arquivo CSV baixado, se disponivel.
Thunder, coloquei a planilha que usei para calcular as distâncias aqui. Procurei bolar um critério para calcular as distâncias, mas ainda não estou satisfeito, se você tiver alguma ideia de outro critério, ou de outros parâmetros para o critério que adotei me avise, acho que podemos melhorar estas distâncias.
Também ainda não consegui chegar a um denominador comum que agrade a todos. Existem os "pés de chumbo" que querem ser avisados a distancias maiores, os medianos que julgam estar boa a distancia, e os "tartaruga" que querem ser avisados mais proximo. Não é facil agradar a gregos e troianos.

Para radares móveis acredito que dado as peculiaridades do mesmo uns 1500 mts antes é adequado. É distante, mas é, em média, a distância em que o radar movel começa a indentificar a velocidade do veículo.

O a ser decidido fica para os radares fixos, semaforos com câmera e semáforos com câmera e radar.
Não sei se me considero "médio" ou "tartaruga", mas para mim 250 mts de distância é suficiente para ativação do alerta. No ultimo pacote que disponibilizamos aumentamos esse valor para 300 mts, mas nos testes identificamos que ficou muito distante.
Como sabemos, por características do Garmin, é criada uma área em torno do ponto de raio igual a distância configurada. Em se entrando nessa área, em qualquer parte dela, o alarme é ativado desde que o roteamento esteja passando pela via onde se encontra o radar.
O Garmin não tem como o iGO8, por exemplo, função de configuração do direcionamento do radar. Para o iGO8 se configura, para pistas paralelas onde existam 2 radares (um para cada pista), 2 radares tendo cada um seu direcionamento.
Já o Garmin não contempla isso, porém aceita um unico radar entre as pistas paralelas. Isso ativa para ambos os lados.
Se o radar estiver monitorando uma unica pista das paralelas devemos para o Garmin posiciona-lo a mais de 30 mts da pista que nao monitora. Assim ele ativa o alerta somente para a pista com menos de 30 mts do ponto.
De toda essa teoria confesso que ainda não cheguei a uma distancia adequada a ser configurada para radar fixo e semaforo.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Schmidt
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Schmidt »

Thundercel escreveu:Para um Radar 80, por exemplo, o alarme começa a ativar a aproximadamente 65 km/h e por isso citei que é em torno de 20% abaixo da velocidade monitorada.
Esse comportamento está coerente com o que observo no meu, é que no post anterior você tinha escrito "20% acima" ao invés de "abaixo".

Quanto as distâncias, já pensei até em duplicar os radares e criar 2 zonas de ativação para cada um com velocidades diferentes, ex:
Radar 60@60 -> distância 200m
Radar 60@90 -> distância 300m

Assim tanto o "tartaruga" quanto o "pé de chumbo" seriam atendidos, o problema é que o pacote vai quase dobrar de tamanho.
Thundercel
Fundador
Fundador

Quanto as distâncias, já pensei até em duplicar os radares e criar 2 zonas de ativação para cada um com velocidades diferentes, ex:
Radar 60@60 -> distância 200m
Radar 60@90 -> distância 300m
Entendi, mas não compreendi uma vez que o mesmo ponto radar, para ser configurado com dois alertas de velocidade (60 e 90 no exemplo), terá que ser duplicado no arquivo. Sendo duplicado ativará o alerta 2 vezes caso o condutor esteja a uma velocidade que ative ambos.

Cada ativação de alerta requer processamento interno. Sabemos das limitações dos processadores nos GPS. Não sei o quanto é prudente aumentar a carga neles.

Copiando um pouco nosso amigo Seggia que disponibilizou arquivos para uso em rodovia e para uso em cidade, sou mais favorável, em vez de duplicar o ponto, disponibilizar arquivos para "pés de chumbo", "médios" e "Tartarugas".

Triplicaria o trabalho, mas dentro da técnica atual disponivel seria, a meu ver, a unica forma de atender a todos.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Schmidt
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Schmidt »

Thundercel escreveu:Entendi, mas não compreendi uma vez que o mesmo ponto radar, para ser configurado com dois alertas de velocidade (60 e 90 no exemplo), terá que ser duplicado no arquivo. Sendo duplicado ativará o alerta 2 vezes caso o condutor esteja a uma velocidade que ative ambos.
Minha idéia é exatamente duplicar o ponto dentro dos arquivos, assim como fiz nos semáforos com velocidade.
Quanto a receber dois alertas, isto certamente vai acontecer se o motorista não tirar o pé ao receber o primeiro (no exemplo a 300m). Assim que ele entrar na zona de ativação do segundo (no exemplo a 200m) será disparado o alerta novamente. Já se a velocidade for suficiente para disparar os dois, fiz alguns testes preliminares, e me parece que só o de menor velocidade é disparado.
Outro coisa que vem de graça se os pontos forem duplicados é a possibilidade de colocar mensagens diferentes para cada zona de ativação, por exemplo se o alerta com @90 for disparado pode-se emitir uma mensagem como "velocidade muito acima do limite de 60"... coisas desse tipo.

Ainda tenho que fazer mais testes, se funcionar, vou acabar adotando esta estratégia.
Thundercel escreveu:Copiando um pouco nosso amigo Seggia que disponibilizou arquivos para uso em rodovia e para uso em cidade, sou mais favorável, em vez de duplicar o ponto, disponibilizar arquivos para "pés de chumbo", "médios" e "Tartarugas".
Essa técnica é boa, a desvantagem é ter que trocar o SD ao mudar de região (cidade/estrada) durante a viagem.
joanim
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por joanim »

Olha, pessoal. Tenho testado os pacotes de alerta e realmente todos são muito bons. Sempre tem alguns alertas que não aparecem, mas todos nós já sabemos porque.
No meu caso preferiria escutar o alerta apenas uma vez,pois entendo que fica chato ficar escutando varios alertas sobre o mesmo radar mesmo estando na velocidade correta e em engarrafamentos. Um alerta só já estaria de bom tamanho pois já saberiamos que estariamos passando por um radar a X metros (entre 150m ou 250m no maximo ou 1500m para radares móveis). E me parece que qualquer motorista de bom senso já diminui a vel. do veículo ao escutar o primeiro aviso. Entendo, portanto, que em ruas e rodovias com muitos radares(ou em qualquer situação), o alerta radar já cumpriria com o seu objetivo avisando apenas uma vez. O que esta acontecendo hoje é que o alerta radar está mais para babá do motorista com pouca consciência de trânsito do que uma ferramenta eficaz e prazerosa de se usar.
phillipe
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por phillipe »

marcio, te passei o email, recebeu ? abço.
Thundercel
Fundador
Fundador

Recebi sim Phillipe, obrigado
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Trancado