Sistema de Transito Garmin - FM Traffic/ Smartphone Link

Forum do Software de Navegação Garmin
Cmagalha
Usuario 0
Usuario 0

Re: Sistema de Transinto Garmin - FM Traffic

Mensagem por Cmagalha »

Dentro do tema, mas um pouco fora do contexto atual nesse tópico:

alguém que já tenha efetivamente usado o sistema de tráfego, notou inconsistências nele ?

Explico:
hoje, num trajeto dentro de New Jersey, o sistema estava com o indicativo vermelho e me mandou pegar uma saida lateral da estrada, retornando para ela cerca de 200 metros adiante.
Dois dias atrás, também em New Jersey, saindo de uma local, houve a indicação de sair da rodovia principal, tomar uma saída para direita, rodar quase 1km e retornar para a mesma rodovia, sendo que o "atalho" estava bem congestionado, me fazendo perder tempo.

Suponho que não deveria funcionar assim, certo ?
.
wschayder
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por wschayder »

Caro Cmagalha, se o seu GPS lhe informou algo que no momento não era necessário realizar, o meu conselho para você é não arriscar muito nos desvios informados pelo sistema, pois eu já estive em MIAMI, FLORIDA. Utilizei cegamente o GPS sem auxílio de sistama FM Traffic, e tudo terminou bem até mesmo quanto eu errava a rota.

fica com deus e ADSUMUS.
O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever; e

Sustenta o fogo que a vitória é nossa.

ADSUMUS!!!
Cmagalha
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Cmagalha »

O problema é que, na hora, não há como saber se será ou não necessário pegar o novo caminho sugerido.
wschayder
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por wschayder »

Prezado Cmagalha, atualmente você está utilizando o GPS com o sistema fm traffic no Brasil ou EUA?

ADSUMUS!!!
jpgon

Mensagem por jpgon »

wschayder,
Bom dia.
Pelo que Cmagalha postou, ele está nos USA atualmente, e usando o GPS.

Explico:
hoje, num trajeto dentro de New Jersey, o sistema estava com o indicativo vermelho e me mandou pegar uma saida lateral da estrada, retornando para ela cerca de 200 metros adiante.
Cmagalha
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Cmagalha »

Sim, Estados Unidos e Canadá.

Mas somente pude notar o "problema" em New Jersey, pelo desvio de apenas uns 200 metros da rua na qual circulava.

Não tenho conhecimento de como o sistema funciona. Após voltar, colocarei pergunta no GSM Noeman, para ver se alguém explica.
wschayder
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por wschayder »

O sinal do sistema fm traffic depende do sinal de fm local ou da área onde você está, portanto como você está transitando possa ser que naquele momento o sinal estava fraco e a atualizacão do trânsito não estava em tempo real.

Resumindo este sistema de informacão de trânsito depende das antenas das transmissoras de fm

ADSUMUS!!!
Cmagalha
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por Cmagalha »

Sim, claro, a teoria eu conheço.
Me refiro à lógica por trás da decisão de mudar o trajeto e com que antecedência isso deve ocorrer para ser efetivo, incluindo, claro as condições de tráfego na nova rota.
wschayder
Usuario 0
Usuario 0

Mensagem por wschayder »

Bom meu amigo aqui no Brasil rj ele funciona normalmente ainda não tive este problema.

ADSUMUS!!!
jauvane
Moderador
Moderador

Mensagem por jauvane »

Trago mais notícias interessantes... Conforme a especificação do modelo nuvi 2580TV acabo de adquirir uma destas unidades para substituir o nuvi5000 que uso já a mais de 3 anos. Algumas caracteristicas únicas do nuvi5000 darão saudade, como atela maior e o fato dele ser o único nuvi que pode carregar trilhas GPX e apresentá-las na tela, permitindo um uso eficiente em trilhas offroad.... Bom, mas isso seria tema para outra mensagem... Voltando ao tema desta "thread". Usando o cabo GTM36 que veio no nuvi 3460LT, o nuvi2580TV recebe sinal de trânsito sem problemas. Ademais, fiz um teste rápido e mesmo com o mapa tracksource selecionado (e não selecionando o mapa navitec), o sinal de trânsito continuou sendo apresentado no GPS! faltou fazer testes com respeito ao roteamento utilizar a informação com o mapa tracksource, farei este teste na próxima oportunidade.

O modelo 2580TV está se mostrando upgrade interessante para o nuvi5000, mantendo a entrada de vídeo para a cãmera de ré inclusive! Um detalhe é que o conector do 2580 tem um conector a menos que o que era usado pelo modelo 5000. Deste modo, usando o mesmo cabo basta não conectá-lo até o final... Vou ver se consigo um cabo específico para evitar isso. infelizmente o transmissor FM, tela maior do 5000, implementação completa de trilhas, tocador de MP3 e outros detalhes do nuvi5000 darão saudade, mas a inclusao de sinal de trânsito (principal motivo do upgrade) justifica. A TV nem me interessa muito, mas já que etsá lá...

Enfim, a parte de trânsito a cada dia se mostra mais flexível... Estou animado :D

Abraços,

JVc.
JVc.
Montana650
Oregon550
nuvi3640LT
nuvi2580TV
Viago
Thundercel
Fundador
Fundador

Mensagem por Thundercel »

Jauvane,
não sei se voce se referiu ao icone do carrinho que aparece no canto superior esquerdo do mapa e que representa o transito.
Se foi isso no meu 1490T, com GTM 21, ele aparece sempre que tem sinal FM só que muda de cor somente com o mapa CNBR. Com os mapas Tracksource e Autoguia ele aparece, mas fica sempre verde.
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

jauvane escreveu:....Algumas caracteristicas únicas do nuvi5000 darão saudade, como atela maior e o fato dele ser o único nuvi que pode carregar trilhas GPX e apresentá-las na tela, permitindo um uso eficiente em trilhas offroad.... Bom, mas isso seria tema para outra mensagem... Voltando ao tema desta "thread". Usando o cabo GTM36 que veio no nuvi 3460LT, o nuvi2580TV recebe sinal de trânsito sem problemas. Ademais, fiz um teste rápido e mesmo com o mapa tracksource selecionado (e não selecionando o mapa navitec), o sinal de trânsito continuou sendo apresentado no GPS! faltou fazer testes com respeito ao roteamento utilizar a informação com o mapa tracksource, farei este teste na próxima oportunidade...
Jauvane, em relação a carregar trilhas gpx, um método possivel para usar no novo gps é primeiro transformar trilhas em rotas pelo Basecamp, mas tomando o cuidado para restringir o numero de trackpoints (q pode chegar a milhares) que passarão a ser pontos de rota, obedecendo o limite do gps, algo como 500 a 1000 pontos de rota, dependendo do modelo, bastando transferir para o gps e fazer a navegação off-road sem problemas. Já escrevi detalhadamente sobre o processo, só nao me lembro em qual forum, mas se vc quiser vou pesquisar e repasso.
Outro detalhe importante: o sistema Traffic realmente funciona com o Tracksource e Autoguia, masss de modo limitado, ou seja, voce tem todas as informações texto, fora do mapa. Somente com o City Navigator voce consegue visualizar graficamente no mapa locais e intensidade do transito, atraves das cores amarela (transito intenso), vermelha (transito muito pesado) e verde (livre, mas essa indicação é raramente usada). Talvez vc nao tenha notado essa visualização gráfica porque ela realmente não se destaca muito nos novos firmwares e se confundem com as cores do mapas, dependendo do tema de mapa escolhido, ficando as vezes quase impercetivel. Experimente mudar de temas de mapas e escolha um em que as cores de rua nao sejam amarelas, laranja, vermelha ou cores proximas. Em relação aos modelos mais antigos, como o 13xx, 14xx realmente houve um retrocesso nesse sentido, pois a visualização no fluxo no ´mapa de transito´ é perfeita nesses modelos.. Falta a Garmin lançar um tema de mapa especifico nos modelos 2012 para visualizar transito, como nos 13xx, 14xx..

Thundercel escreveu: ...não sei se voce se referiu ao icone do carrinho que aparece no canto superior esquerdo do mapa e que representa o transito. Se foi isso no meu 1490T, com GTM 21, ele aparece sempre que tem sinal FM só que muda de cor somente com o mapa CNBR. Com os mapas Tracksource e Autoguia ele aparece, mas fica sempre verde.
Thunder, muito interessante a sua observação. Se aparece o icone dos carrinhos, normalmente indicaria que o Traffic esta funcionando e que a assinatura foi inserida no GTM 21 com sucesso. Voce confirma? Para mim, até o momento os GTM 20/21 seriam totalmente incompativeis com o traffic no Brasil, pelo menos juntos com os Nuvis de 3 digitos como o 775 e xxx em geral. Em relação a mudança de cores dos icones, pelo que tenho observado elas ocorrem com qualquer mapa. Também demorei um pouco a entender o porque, o normal, e que todos sabemos é que com rota ativa a cor do icone muda de acordo com o tipo de transito na rota (icone verde, amarelo ou vermelho). Mas quando nao há rota, aqui o diferencial, a cor do icone muda de acordo com transito à frente, no sentido em que estamos trafegando, mesmo que esse transtito esteja a muitos quilometros de onde estamos. Parece que, a confirmar, essa mudança de cores do icone é determinada pelo transito no sentido que seguimos, mesmo se estamos em ruas secundárias e sinuosas, mas indo em direção a alguma via importante. Pelo que me lembro, ocorre com qualquer mapa, mas vou conferir hoje...
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Thundercel
Fundador
Fundador

Angelone DESCULPE,

essa "PVC" é dose. :evil: O cabo que tenho é o GTM25 e não o 21.

EDITADO
Marcio M Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br | https://cocardl.com.br | [Link externo oculto para visitantes]
Garmin NUVI 3597 LMT
Angelone
Administrador
Administrador

Mensagem por Angelone »

Thunder, sem problemas, acontece. Realmente eu ia ficar em maus lençóis, pois ainda ontem reafirmei em um fórum internacional que os GTM 20/21 seriam incompatíveis com o nosso traffic. Claro que sempre baseado em relatos, pois nunca manuseei um deles pessoalmente. Aproveitando, voce poderia me dizer se os seus nuvis de 3 digitos (xxx) usam/tem o arquivo trafficproviders.xml?
Não respondo dúvidas por MP (Mensagem Privada)
Por favor, publique no fórum..
GPS Garmin: DriveLuxe50, Etrex 30x, Epix, Vivoactive HR.
Thundercel
Fundador
Fundador

voce poderia me dizer se os seus nuvis de 3 digitos (xxx) usam/tem o arquivo trafficproviders.xml?
Não tem e acredito até porque eles não tem o GTM. Acredito que o webupdater so fornece esse arquivo para os modelos que tem GTM.
Já testei jogando o do 1490 nos 760 e 765, usando nesses o GTM25 e não funcionou.
Marcio M Soares
- Thundercel -
Garmin NUVI 3597 LMT
Responder