Bom, fui a Porto Alegre ontem e voltei, somando cerca de 250 km de viagem por estradas com diversos "pardais" (radares fixos), lombadas eletrônicas, postos policiais e locais que sabidamente são pontos onde a PRE/PRF costuma utilizar radares móveis.
O funcionamento do alerta sonoro dos radares é bem eficiente, até demais... kkk
Na prática, o troço começa a dar o alerta a +/- 1 km de distância do local indicado no mapa. Na tela do Media Nav, aparece o limite de velocidade e a distância em metros do ponto de fiscalização. Quanto maior for a sua velocidade em relação ao limite exibido na tela, mais alto e contínuo é o alerta sonoro - que é bastante agudo e estridente. Ou seja, para tirar essa campainha do teu ouvido, só reduzindo a velocidade, ao menos até passar pelo local indicado...
Porém, apesar de eficiente, isso me parece um pouco exagerado - primeiro porque 1 km é bastante coisa, especialmente em locais com tráfego constante mas lento (abaixo dos 80 km/h). Então imaginem vocês a minha situação, andando por uma estrada estadual a cerca de 70/80 km/h e, dali a 1 km, tem um "pardal" (como chamamos aqui no sul os radares fixos) de 50 km/h... Se reduzir para 50 durante todo esse trecho, certamente você toma buzinada no ouvido; se não reduzir, o alerta continua constante e estridente.
Além disso, NÃO DÁ para baixar o volume do alerta - mesmo reduzindo o volume do Media Nav para zero, mesmo tocando no ícone que silencia as instruções do navegador, o alerta sonoro continua ALTO e estridente. As únicas saídas são desligar o Media Nav inteiro mesmo, ou ir às configurações do GPS, Alertas, e desmarcar "alerta sonoro para radares", algo assim. Só que desmarcando essa opção, o alerta sonoro pára, mas a localização visual dos radares no mapa também some da tela (por consequência, o limite de velocidade e a distância também deixam de aparecer).
Então, apesar de ter gostado bastante do recurso - afinal, é uma forma de forçar a gente a aliviar o pé direito, e isso não é lá tão ruim assim, né?

- eu só gostaria de saber se tem como configurar o volume do alerta sonoro, ou fazer com que ele seja "regulável" através do controle de volume... ou pelo menos trocar o tom do alerta sonoro para algo menos violento para as "oreias".
Alguma sugestão?
Valeu, obrigado novamente!!